egito mar vermelho

Egito: Mergulho em Marsa Alam, no Mar Vermelho

Aqui você encontrará as melhores dicas para mergulho no Egito, mais especificamente em Marsa Alam, no Mar Vermelho, com indicação das melhores praias e recifes, além dos melhores locais para mergulho com snorkel.  

Em primeiro lugar, gostaria de dizer que nessa região de Marsa Alam no mar vermelho existem provavelmente os melhores recifes de todo o Egito, sendo um dos melhores locais para fazer mergulho.

mergulhar no egito
Corais no Mar Vermelho, Egito. Foto por Mathias Apitz

Além disso, o turismo em Marsa Alam, ainda, não é tão forte quanto  em Hurghada ou Sharm El Sheikh, o que se deve em parte ao fato de que especialmente os turistas não estarem dispostos a pagar um pouco mais caro para praticar o mergulho nesse paraíso do mar vermelho, no Egito.

Você encontrará em  Marsa Alam hotéis e resorts incríveis que tornarão sua viagem ao Egito ainda mais inesquecível.

Você sonha em viajar, mas tem medo? Leia também o post O que te impede de realizar seus sonhos e descubra como vencer seus medos.

Mar Vermelho no Egito: mergulho e Snorkeling em Marsa Alam

Quanto mais ao sul você vai em direção ao Sudão, mais belos os recifes se tornam. 

Em  Marsa Alam, o destino ideal para você aproveitar no Egito o mar vermelho, você irá encontrar o Elphinstone, um recife que é interessante, que atrai diversos mergulhadores experientes, uma vez que você irá encontrar diferentes espécies de tubarões e raias manta cavort. Lembrando que pela profundidade do local, não é ideal para mergulhadores inexperientes. 

Raia no mergulho egito
Mergulho no Mar Vermelho, Egito

Contudo, é importante ressaltar ainda que o local não é adequado para snorkeling, pois os grandes pescadores e predadores gostam de atacar os mergulhadores, afinal para eles parece que a presa está flutuando na superfície.

Você vai fazer a sua primeira viagem internacional? Veja como tirar o passaporte brasileiro.

Mergulho em Marsa Alam, Egito –  os melhores recifes do mar vermelho

Os recifes e baías a seguir são ideais para mergulhadores, já que a corrente não é forte e o recife é claramente visível da superfície. 

Mesmo sendo um iniciante, você pode se divertir muito em Marsa Alam e conhecer o impressionante mundo da água. A pausa perfeita na vida cotidiana.

Você sabia que existem corais que só se abrem à noite porque não toleram a luz do sol. Os peixes dormem no resto dos corais. Assim, tenho certeza que um mergulho noturno custa algum esforço, mas é definitivamente uma experiência de viagem única.

É bem importante tomar alguns cuidados antes de viajar quando você vai mudar o fuso horário. Leia também o post aqui no blog quiser saber como minimizar os efeitos do Jet Lag.

Mergulho em Marsa Alam, Egito: Abu Dabbab – o recife com peixes-boi e tartarugas

A praia de Abu Dabbab fica a cerca de meia hora de carro de Port Ghalib. A melhor maneira de fazer isso é pegar um motorista particular na sua acomodação. 

Aqui você pode definir a hora de saída e retorno do hotel.  

A praia faz parte de um complexo hoteleiro e custa cerca de € 10 a entrada. Mas vale lembrar que você estará no Egito, ou seja, não há preços fixos e SEMPRE vale a pena pechinchar.  

Você irá encontrar, ainda, algumas pequenas lojas de souvenirs e bares. 

Aos amantes do mergulho, informo que a principal razão para visitar esta praia é a oportunidade de ver o raro dugongo (vaca do mar). 

A água é entrecruzada por algas marinhas, razão pela qual os peixes-boi costumam vir aqui para pastar. 

A zona de ervas marinhas é enquadrada por 2 recifes, o recife esquerdo está localizado perto da superfície da água e você pode ficar parcialmente em pé. 

Embora o recife seja tão próximo e facilmente acessível, ele está perfeitamente preservado. É possível encontrar peixe crocodilo, peixe-leão, peixe-gatilho de Picasso, peixe-cirurgião, peixe-balão e peixe-palhaço, entre outras coisas.

Você está planejando fazer uma viajar sozinha?! Leia também o Guia completo para te ajudar a planejar a sua viagem solo!

Mar Vermelho Egito: Marsa Imbarak – o recife com garantia de tartarugas

Se você está querendo um recife com garantia de ver tartarugas, o Marsa Imbaraka é o lugar certo para você. Além disso, a praia é extremamente tranquila.

Como o hotel da praia está abandonado, o fluxo de turistas na praia é menor, portanto, as as tartarugas passam a 5 metros da praia e em paz de espírito.

Assistir a tantas tartarugas tão próximas, é certamente uma experiência de viagem única. 

Os belos e intocados recifes Ras Trombi e Ras Shouni: Mar Vermelho Egito

Esses dois recifes ficam localizados a aproximadamente 60 minutos ao norte de Port Ghalib e são um roteiro certo para os turistas. Embora só possam ser alcançados de barco, afinal, não é possível entrar aqui pela praia. 

Existem 2 belos recifes que estão próximos um do outro. Mas é complicado para iniciantes aqui, porque há uma forte tendência. Tive que reunir muita força para seguir em frente.

No meio de Ras Shouni existe uma espécie de planalto onde crescem os corais. Existem incontáveis ​​raias pintadas de azul no fundo, inclusive, você poderá dar a sorte de ver tubarões nessa praia. Isso é raro porque os tubarões preferem ficar em águas mais profundas e frias.

Quase toda a diversidade do Mar Vermelho pode ser encontrada aqui. As tartarugas jazem no fundo e os recifes brilham em milhares de cores diferentes pela manhã. 

Mergulho livre em Marsa Alam, Egito – Dolphin House (Sha’ab Samadai)

A chamada Dolphin House está localizada a cerca de 2 horas de barco de Port Ghalib. Um habitat protegido para milhares de golfinhos no mar. Aqui, o recife de proteção é isolado para que você não possa penetrar no habitat dos animais. Às vezes, os golfinhos chegam muito perto, porque são animais incrivelmente espertos, mas também curiosos.

Por que viajar para o Egito para mergulhar no mar vermelho agora?

egito mar vermelho
Marsa Alam. Foto por Mathias Apitz

O mar vermelho está ameaçado. Os recifes são vítimas de grupos de turistas famintos que pisam os corais com os pés descalços. Infelizmente, tenho visto essas fotos com muita frequência. A composição de nossa pele danifica os corais e mais cedo ou mais tarde eles morrem. Infelizmente, existem campos inteiros cheios de corais mortos no Mar Vermelho – principalmente nas fortalezas turísticas.

O que você pode fazer? Esteja ciente de seus arredores e aprecie o que você vê. Destruir uma maravilha natural em uma excursão de mergulho com snorkel não  deve ser uma opção no seu planejamento. 

Veja o biótopo marinho tão somente como uma visão. 

Lembre que você não tem permissão para tocar em nada.

O Mar Vermelho, no entanto, apresenta todo o seu esplendor sem proteção. Quanto tempo, ninguém sabe. 

Quer saber como ter viagens com mais experiência? Leia também o post Como ter experiência de viagem única. 

Dicas para a sua viagem ao mar vermelho no Egito, Marsa Alam.

Melhor época para conhecer mergulhar no Egito

Como faz muito calor no Egito no verão e as temperaturas podem subir mais de 40 graus, recomendo evitar os meses de junho, julho, agosto e setembro. Em abril e maio, bem como em outubro e novembro o mar já está agradável, mas nos outros meses você sempre pode nadar, mergulhar ou fazer outras excursões.

Como chegar a Marsa Alam, Egito

Eu recomendo chegar de avião, uma vez que Marsa Alam tem seu próprio aeroporto.

Caso esteja indo de Hurghada, o trajeto leva cerca de 5 horas e as estradas não estão em boas condições.

Ainda tem dúvidas sobre mergulho com snorkel em Marsa Alam e Port Ghalib, no mar vermelho, no Egito?

Você já fez snorkel em Port Ghalib ou Marsa Alam? Ou você tem outra dica de mergulho para mim? Por favor deixe-me um comentário!

Compartilhe esta postagem

Uma resposta

  1. Eu estava na dúvida entre marsa alam ou hurghada para fazer um mergulho no mar vermelho. Obrigada por compartilhar essas dicas do Egito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com