O que fazer na Eslovênia

O que fazer na Eslovênia e outras curiosidades

Se você tem o costume de viajar, com certeza tem uma longa lista de países que gostaria de conhecer, estou certa?! Afinal de contas, conhecer novos lugares e culturas é uma das experiências mais recompensadoras que existe. E quanto mais nós viajamos, mais nós queremos sair dos destinos tradicionais e explorar locais incríveis e não tão divulgados pela mídia.Por conta disso, pensando em te tirar da caixa e te fazer enxergar novas possibilidades de destinos incríveis de viagem decidi falar sobre o que fazer na Eslovênia e outras curiosidades do país que tem ganhado visibilidade midiática por conta do Big Brother Brasil – BBB, após a divulgação de marketing dos participantes.

Quando você ouviu pela primeira vez o nome Eslovênia no BBB, o que veio a sua cabeça: uma grande incógnita sobre “onde fica, qual a capital, é mesmo um país?” ou já veio à sua mente o que fazer na Eslovênia e os locais incríveis para conhecer na Eslovênia  e que você sonha em conhecer por lá? 

Na minha já veio imediatamente todos os locais que eu sempre sonhei em conhecer no país. Mas também sei que não é um país tão comum de imaginar quando falamos de uma viagem para Europa, por exemplo. Afinal de contas, quando se fala em viajar, é normal ouvir as pessoas falarem que tem o sonho de conhecer Paris, Roma ou Londres, por exemplo. E isso acontece porque são países cujo turismo é muito forte e, portanto, há uma grande comoção.

Mas o que falar em relação à Eslovênia? 

Trata-se de um país com uma aura de um certo mistério, uma vez que não é comum ouvir pessoas falando de forma turística do local. É claro que é um país recheado de coisas para fazer, e com certeza será uma experiência inesquecível. Se você quer saber o que fazer na Eslovênia, bem como os seus pontos turísticos, é só continuar nesse artigo, onde iremos falar tudo sobre o assunto. Confira!

Como é a Eslovênia

Por ser uma local do qual existe um certo desentendimento, a primeira coisa que se deve fazer é procurar saber algumas informações do país. Em suma, trata-se de um pequeno país no Leste Europeu, localizado no encontro de quatro grandes regiões europeias, que são:

  • Alpes;
  • Dinárica;
  • Panônica;
  • Mediterrânica.

Fora isso, é um país um tanto novo, uma vez que conquistou a sua independência em 1991. Ademais, a capital de nome difícil da Eslovênia, Liubliana, é também a mais populosa cidade do país, além de fazer parte da União Europeia.

A capital de nome difícil da Eslovênia tem pouco mais de 200 mil habitantes, além disso o rio Liublianica marca e divide o centro da cidade em dois. De um lado há o acesso ao castelo, do outro existe a parte mais comercial e política.

Nos últimos anos, o país tem apresentado uma ótima melhora nos indicadores socioeconômicos. Não é à toa que, de acordo com a Organização das Nações Unidas, no ano de 2018, a Eslovênia tinha o 24° maior IDH do mundo.

Curiosidades sobre a Eslovênia

A Eslovênia possui algumas curiosidades das quais é interessante que você saiba, até mesmo para aguçar a sua vontade de conhecer o local que está em alta por conta do Big Brother Brasil, o BBB. A primeira grande curiosidade diz respeito à capital de nome difícil da Eslovênia.

O nome “Liubliana” remonta a um passado de mitologia celta do ano de 1114. Segundo a lenda, a cidade era dominada por um dragão, o qual costumava atear fogo para aterrorizar os habitantes, a partir das torres do castelo.

Fora isso, de acordo com o Índice de Paz Anual, a Eslovênia ocupa o 7° lugar entre os países mais tranquilos do mundo, ou seja, um excelente lugar para você viajar e quem sabe morar?!

Além disso, é importante destacar que a moeda da Eslovênia é o euro e que além do esloveno, a língua inglesa, bem como a língua alemã, são muito faladas no país.

O que fazer na Eslovênia

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a Eslovênia, esse país que ficou conhecido por conta do Big Brother Brasil – BBB, com certeza está mais preparado e com mais vontade de conhecê-lo. 

Por isso, nos tópicos abaixo, iremos falar sobre o que fazer na Eslovênia, as coisas que você não pode deixar de fazer na Eslovênia. Confira!

Lago Bled

paisagens fantásticas na Eslovênia
Eslovênia, o que fazer? Conheça o Lago bled

Provavelmente vocês não sabem, mas um dos meus maiores sonhos como viajante é conhecer a Eslovênia e suas paisagens de tirar o fôlego, dentre elas o Lago Bled.

Muitos turistas se hospedam na cidade de Bled para conhecer o lago homônimo, o qual é considerado um dos mais belos do mundo. É um local que remete a uma paisagem de contos de fadas, uma vez que há elementos mágicos.

Em suma, trata-se de um lago glacial, cerceado por grandes montanhas e uma natureza de perder o fôlego. No meio desse lago, há uma pequena ilha, onde fica uma igreja muito charmosa. Já deu para entender o porquê do local ser tão cobiçado, né?

É possível pegar um barco para conhecer a ilha e toda a igreja, que possui uma arquitetura linda. 

Mas, ao conhecer a cidade, não deixe de conhecer também o Castelo de Bled, que fica bem no topo, capacitando uma vista panorâmica do lugar.

Lago Bohinj

O que fazer na Eslovênia
O que fazer na Eslovênia? Conhecer o Lago Bohinj. Foto por berndthaller.

Ainda nesse contexto, se você gostou do Bled, não pode deixar de conhecer esse outro lado. Trata-se de um local um pouco mais “selvagem” e não tão conhecido. Mas é uma das paisagens que você ficará sem ar ao ver, é mais uma das paisagens de tirar o fôlego na Eslovênia.

E prepare-se existem caminhos que te permitem chegar a diversas cachoeiras escondidas. 

Aposto que você não imaginou nada disso quando escutou o nome Eslovênia na chamada do BBB, né?!

Ljubljana

o que fazer em Ljubljana
Canal na capital de nome difícil da Eslovênia: Ljubljana

Quando eu era pequena tinha a mania de decorar a capital de todos os países do mundo, sonhando em conhecê-los e Ljubljana sempre foi uma das minhas capitais favoritas, acreditam?!

A capital de nome difícil da Eslovênia, Ljubljana,  também tem os seus pontos turísticos e que não podem ficar de fora de uma lista sobre o que fazer na Eslovênia! 

Conhecer a cidade, mesmo que de forma despretensiosa, já é um grande feito. Afinal de contas, a cidade é muito colorida, animada, enfeitada e cheia de artes na rua.

Fora isso, em 2016, a Liubliana, como também pode ser chamada, foi considerada a capital verde da Europa. E isso só se tornou possível porque houve várias transformações sustentáveis no menor espaço de tempo. 

Dentre os pontos turísticos da cidade, podemos destacar:

  • Mercado Central;
  • Parque Tivoli;
  • Praça Prešeren;
  • Castelo de Liubliana;
  • Bairro Metelkova.

Caverna Postojna

Essa é sem dúvidas uma das maiores atrações da Eslovênia e deve sempre constar em uma lista sobre o que fazer na Eslovênia, uma vez que recebe quase um milhão de visitas por ano. 

A caverna possui 24 km, onde é possível visitar 5km delas. E, no interior, há várias esculturas maravilhosas!

A caverna tem várias formações rochosas, as quais foram feitas de forma totalmente natural, o que garante ainda mais beleza. Dentre essas “esculturas”, há várias estalactites e estalagmites. Fora isso, é possível fazer o tour em um trem, o que deixa tudo ainda mais gostoso.

Castelo de Predjama

Esse é um lugar que você deve conhecer assim que sair da caverna, uma vez que fica a apenas 10km. 

O Castelo de Predjama é considerado pela Unesco um dos Patrimônios da Humanidade. Isso acontece porque ele foi construído em um penhasco! Então, como deixar de fora desse texto sobre o que fazer na Eslovênia?!

Não, você não leu errado! O castelo é incrustado nas pedras de um penhasco muito imponente e, em virtude disso, no seu interior, há um túnel secreto que dá para um sistema de cavernas. Impressionante, né?

Vintgar Gorge

eslovênia no bbb
O que fazer na Eslovênia? Visitar o Vintgar Gorge. Foto por Dejan Hudoletnjak

Você é do tipo de pessoa que gosta de cânions? Então que tal percorrer por um que tem cerca de 1 quilômetro e 600 metros? O Vintgar Gorge percorre o rio Radovna, que possui uma cor verde bem forte.

Para que a experiência fosse ainda mais agradável, construíram passarelas de madeiras coladas às paredes íngremes das pedras. 

Dessa forma, você consegue transitar por todo o local sem dificuldade, desfrutando de uma paisagem natural praticamente intocada.

Há várias cachoeiras durante o trajeto que deixam o passeio ainda mais mágico. No entanto, o ideal é que você procure visitar o local pela manhã. Afinal de contas, como é um ponto turístico muito conhecido, várias pessoas vão até lá.

Begunje na Gorenjskem

Essa é uma cidade da Eslovênia que mais se assemelha a uma vila. Não por acaso, o simples fato de apesar passear pelo local já vai valer a pena a visita. Trata-se de uma cidade muito aconchegante e tranquila, com ares de interior.

Ou seja, é a parte mais “rural” da Eslovênia. Portanto, é um pouco mais longe da zona turística, ideal para quem quer ter uns dias de sossego. 

No entanto, se estiver de carro, fica fácil chegar a Bled ou ao lago Bahinj, por exemplo.

Você ao assistir a Eslovênia no BBB imaginou tantos locais incríveis assim?!

Sendo assim, é interessante conhecer os pontos turísticos em outras cidades próximas e voltar a Begunje na Gorenjskem para ter um momento de paz, ao final do dia. Fora isso, na própria cidadezinha, você pode aproveitar e conhecer:

  • Museu Talcev;
  • Museu Avsenik;
  • Elan Alpine Ski.

Vale do Soca

O vale é amplamente conhecido devido a sua beleza natural selvagem. Não é à toa que muitos vão para lá com intenção de ter boas aventuras ao ar livre. Sendo assim, é o local ideal para quem quer fazer trilhas, rafting e canyoning e não poderia ficar de fora sobre o que fazer na Eslovênia.

Fora isso, o rio do Vale do Soca é um dos raros rios no mundo que tem uma cor uniforme durante todo o percurso. Ou seja, a coloração turquesa e cristalina se estende por todo o caminho. Inclusive, o Vale já foi palco de um dos filmes da franquia “Crônicas de Nárnia”.

Kranjska Gora

Essa é a estação de esqui mais conhecida do país. Não é à toa que as principais competições de esqui, durante o inverno, ocorrem lá. Então, se você quer um bom lugar para praticar ou iniciar nesse esporte, esse é um dos melhores locais na Eslovênia, país que ficou famoso no BBB.

Mas, se você for durante o inverno, o local não fica menos interessante. Durante essa época do ano, é possível se aventurar em trilhas pelos Alpes Julianos, por exemplo, ou chegar ao pico de algumas montanhas. 

3 respostas

  1. Realmente nunca pensei em viajar para lugares não tradicionais, após ler esse seu post Lua sobre o que fazer na Eslovênia e outras curiosidades despertou minha curiosidade. Parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com