principais pontos turísticos de Lisboa

Principais pontos turísticos de Lisboa

Se vai visitar Lisboa  e quer descobrir quais os principais pontos turísticos de Lisboa, veio ao lugar certo! 

Antes de mais nada, neste artigo, explico tudo  que você precisa saber para descobrir a cidade, os principais pontos turísticos de Lisboa, no seu próprio ritmo em um final de semana de alguns dias.

Lisboa é um dos meus destinos preferidos no mundo, já estive mais de uma vez e em breve te contarei tudo sobre essa cidade portuguesa incrível.

Lisboa é uma cidade realmente agradável de descobrir e compreenderá imediatamente o porquê aqui no post.

Decidi organizar os principais pontos turísticos de Lisboa em um Roteiro de Viagem de Lisboa para melhor otimização do seu tempo.

Lembrando que a sugestão dos principais pontos turísticos de Lisboa e a organização das atrações foram pensadas no deslocamento, para que ocorra de forma natural, de um local para o outro. Lembrando que o roteiro de viagem sugerido pode ser feito ao contrário. Além disso, você poderá alterar a ordem dos dias de viagem de acordo com os ingressos encontrados. 

Você vai fazer a sua primeira viagem internacional? Veja como tirar o passaporte brasileiro.

Principais pontos turísticos de Lisboa: roteiro de viagem de Lisboa

O que fazer em Lisboa em 3 dias: Dia 1 

O distrito de Alfama e Baixa: Principais pontos turísticos de Lisboa

roteiro de viagem Lisboa
Miradouro Portas do Sol, Alfama

Começamos de imediato este roteiro de viagem de Lisboa em 3 dias, indicando um dos principais pontos turísticos de Lisboa, a zona histórica da cidade: o bairro de Alfama.

Este é o meu bairro preferido, tanto que por dois anos seguidos eu fiquei hospedada em um airbnb na região. 

O bairro de vielas estreitas e cheias de charme, com Miradouros com uma vista incrível para o mar, não pode ficar de fora em um artigo sobre o que fazer em Lisboa. 

O bairro de Alfama é o bairro mais antigo de Lisboa. Foi inicialmente um bairro ocupado por pessoas sem nenhum poder aquisitivo, com os anos passou a ser habitado por marinheiros e atualmente é um dos bairros mais autênticos e visitados da cidade.

Você está planejando fazer uma viajar sozinha?! Leia também o Guia completo para te ajudar a planejar a sua viagem solo!

É também neste distrito que se encontra a lendária linha 28 e o seu elétrico amarelo que remete às outras épocas. Eu recomendo que você faça algumas paradas para explorar esta área a bordo do famoso bonde. 

3 dias em Lisboa o que fazer
Elétrico 28 Alfama, Lisboa

E por falar nisso, uma curiosidade desse distrito, que é um dos principais pontos turísticos de Lisboa, é que foi o único distrito Lisboeta que escapou do terremoto de 1775, o maior já registrado na Europa e que ocasionou o raro tsunami que atingiu o Brasil.

Além disso, não hesite em caminhar e se perder neste bairro. Há lugares inacreditáveis ao redor dos becos pequenos 🙂

Se não souber o que fazer em Lisboa durante os seus 3 dias, vá à Alfama!

Você está pensando em mudar para Portugal?! O Robba, do blog De Lugar Nenhum, explicou maravilhosamente bem Qual o custo de vida em Portugal! Recomendo a leitura!

Conheça o Castelo de São Jorge: principais pontos turísticos de Lisboa

Ao caminhar pelo distrito de Alfama você provavelmente irá avistar o nosso próximo ponto turístico: o Castelo de São Jorge.

Não é à toa que o Castelo de São Jorge é um dos principais pontos turísticos de Lisboa, no programa de muralhas fortificadas é possível ter uma vista deslumbrante do mar, bem como da capital portuguesa. 

A atividade custa menos de 10 € e oferece excelentes vistas da cidade. Além disso, você aprenderá um pouco mais sobre a história de Lisboa. Você pode retirar seus ingressos diretamente no site oficial do castelo.

Ingressos para visitar o Castelo de São Jorge

Existem duas plataformas que eu utilizo demais em minhas viagens internacionais para comprar, de forma antecipada, os ingressos de atrações turísticas concorridas (muitos com a opção fura fila), além de tours e passeios turísticos:  Getyourguide* e o Civitatis.com*. 

Além disso, ao clicar nos links acima você será redirecionado diretamente para comprar os ingressos do Castelo de São Jorge

*As empresas são parceiras do blog. Ao reservar por estes links você não pagará nada a mais e ajudará a manter esse blog funcionando.

Vai visitar Lisboa com os pequenos? Leia também o post o que fazer em Lisboa com crianças.

A Praça do Comércio

Descendo do bairro de Alfama e chegando às margens do Rio Tejo, chega-se ao Terreiro do Paço, a praça do comércio de Lisboa.

É um dos principais pontos turísticos de Lisboa e que não pode ficar de fora de uma lista sobre o que fazer em Lisboa em 3 dias. 

A praça é muito grande, uma das maiores praças da Europa, e fica em frente ao rio Tejo. É considerada um símbolo histórico do poder político e manifestação da capitalidade em Portugal. Esta simbologia é geralmente associada ao centralismo do Estado.

Os edifícios que envolvem a praça foram, por inúmeras décadas, utilizados por diferentes ministérios e outras instituições públicas. Atualmente, os ministérios e repartições departamentais dividem espaço com hotéis, restaurantes e cafés.

No meio da Praça do Comércio está a estátua de José I, o Rei de Portugal que reconstruiu a cidade em 1755 após grandes terremotos.

Rua Augusta

pontos turísticos portugueses
Rua Augusta enfeitada para o Natal, Lisboa, Portugal

Se afastando do rio Tejo, você avistará um arco triunfal que dará acesso à Rua Augusta. 

É um dos meus locais favoritos em Lisboa e é um dos principais pontos turísticos de Lisboa tanto durante o dia, quanto à noite.

A rua conta com diversas lojinhas, cafés com esplanada e locais maravilhosos para comer um bom pastel de nata e bons bolinhos de bacalhau (com queijo da serra da estrela).

Depois, dependendo do seu estado de cansaço, assista a um concerto de Fado em Alfama ou Bairro Alto, ou ainda curta uma noite na Rua Rosa. 

O que fazer em Lisboa em 3 dias: Dia 2

Bairro de Belém: Principais pontos turísticos de Lisboa

Depois de um sono reparador, é hora de começar este segundo dia em Lisboa e conhecer outros dos principais pontos turísticos de Lisboa.  

Pode-se chegar facilmente a partir da Praça do Comércio, pegando o bonde E15 ou o autocarro 201, do Cais do Sodré, e demorará cerca de 35 minutos para chegar a Belém.

Padrão do Descobrimento

Aqui é um dos principais pontos turísticos de Lisboa em que a história do Brasil se confunde com a história de Portugal.

O grande monumento à beira do Rio Tejo foi construído em 1960 e tem a forma de uma caravela. Dentro da caravela estão grandes figuras da era dos descobrimentos como Fernão de Magalhães, Vasco da Gama, Camões e o nosso velho conhecido das aulas de história, Pedro Álvares Cabral.

Você poderá observar e admirar uma grande bússola antiga encravada no chão. O belo mosaico compõe um conjunto lindíssimo.

Quer ler sobre mais destinos europeus incríveis para flanar por ai? Leia também:

Principais pontos turísticos de Barcelona: atrações imperdíveis

Torre de Belém 

A Torre de Belém é um forte do século XVI que serviu para proteger Lisboa de ataques e invasões. Hoje é uma visita obrigatória durante uma visita a Lisboa e é o emblema da cidade.

É um dos principais pontos turísticos de Lisboa e por isso costuma ser um local de intenso movimento turístico.

Mosteiro dos Jerônimos

Atravessando o Jardim da Praça do Império, você sairá da Torre de Belém e chegará ao Mosteiro dos Jerônimos, um dos mais belos pontos turísticos de Lisboa. 

O Mosteiro dos Jerônimos impressiona a todos os turistas com sua  arquitetura imponente, em estilo manuelino, misturando elementos góticos e do renascimento. Não é à toa que ele é considerado uma das grandes obras arquitetônicas de Portugal. 

Ingressos para visitar a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerônimos

Existem duas plataformas que eu utilizo demais em minhas viagens internacionais para comprar, de forma antecipada, os ingressos de atrações turísticas concorridas (muitos com a opção fura fila), além de tours e passeios turísticos:  Getyourguide* e o Civitatis.com*. 

Além disso, ao clicar nos links acima você será redirecionado diretamente para comprar os ingressos do Mosteiro dos Jerônimos

*As empresas são parceiras do blog. Ao reservar por estes links você não pagará nada a mais e ajudará a manter esse blog funcionando.

A pequena pausa doce: principais pontos turísticos de Lisboa

Logo após estas duas visitas, dirija-se à Fábrica Pastéis de Belém. 

É aqui que vai encontrar os verdadeiros Pastéis de Belém, que só é vendido nesse local. A receita não mudou por mais de 150 anos, ou seja, se procura o que fazer em Lisboa em 3 dias, não pode deixar de provar. 

Museu Berardo: o que fazer em Lisboa em 3 dias

Se gosta de museus, tem o Museu Berardo ao lado e a entrada é gratuita. 

É uma enorme coleção particular de arte moderna e contemporânea oferecida por um colecionador particular chamado José Berardo.

Mercado da Ribeira ou Time Out Market Lisbon

É um daqueles locais realmente imperdíveis em Lisboa. Eu não sei vocês, mas eu sou louca pela gastronomia portuguesa e o Mercado da Ribeira é um dos meus locais favoritos na cidade.

Dessa forma, funciona como uma grande praça de alimentação, com mesas no centro e algumas mesas compartilhadas, em que é possível escolher entre diversos restaurantes, inclusive de chefes estrelados. 

Você tem que ir lá pelo menos uma vez durante a sua estadia em Lisboa

Oceanário de Lisboa: principais pontos turísticos de Lisboa

O Oceanário de Lisboa é uma excelente opção para quem viaja com crianças, mas eu já aviso, talvez os adultos saiam encantados de lá também.

Muitas vezes quando viajamos não queremos visitar os Oceanários, somente quando estamos com os pequenos, mas te garanto que o Oceanário de Lisboa vale a pena a visita.

Teleférico de Lisboa ou Telecabine

O teleférico, na verdade, se chama Telecabine para os portugueses.  

Contudo, apesar de não entrar em todos os textos sobre o que fazer em Lisboa, te digo que se o tempo colaborar serão 8 minutos lindíssimos de sua estadia em Lisboa. 

O teleférico percorre 1.230 m, sobre o rio Tejo, de onde se vê o Parque das Nações, o Oceanário, a Doca dos Olivais, o Pavilhão de Portugal, o Pavilhão Atlântico, o Pavilhão da FIL e a estação do Oriente, as torres S. Gabriel e S. Rafael, a Torre Vasco da Gama e a ponte Vasco da Gama.

​O que fazer em Lisboa em 3 dias: Dia 3

Não restam dúvidas que ainda existem diversos pontos turísticos incríveis em Lisboa, uma vez que citei apenas os principais. Mas se você tiver apenas três dias em Lisboa, sugiro que você vá explorar Sintra. 

Pode chegar de carro ou comboio a partir de Lisboa em cerca de 40 minutos.

No programa do dia, você irá explorar e conhecer o Castelo dos Mouros e o Palácio da Pena. 

O castelo dos mouros

Começamos a visita pelo castelo dos Mouros que oferece uma vista soberba sobre os arredores. Só para constar, este castelo foi construído no século IX pelos mouros do Magrebe. Este castelo servia para vigiar a cidade de Sintra.

Hoje só restam ruínas, uma vez que o castelo foi abandonado após a reconquista de Portugal.

Existem os que dizem que caminhar pelas ruínas do Castelo dos Mouros lembra a caminhada na Muralha da China.

Além disso, a visita demora cerca de uma hora.

Ingressos para visitar o Castelo dos Mouros

Existem duas plataformas que eu utilizo demais em minhas viagens internacionais para comprar, de forma antecipada, os ingressos de atrações turísticas concorridas (muitos com a opção fura fila), além de tours e passeios turísticos:  Getyourguide* e o Civitatis.com*. 

Além disso, ao clicar nos links acima você será redirecionado diretamente para comprar os ingressos do Castelo dos Mouros

*As empresas são parceiras do blog. Ao reservar por estes links você não pagará nada a mais e ajudará a manter esse blog funcionando.

A visita do Palácio da Pena

o que fazer em sintra
Palácio da Pena, Sintra.

É o palácio mais visitado de Portugal com quase um milhão de turistas todos os anos e um dos palácios mais bonitos que eu já conheci na Europa. 

Em outras palavras, suas cores e formas chamam atenção e quebram as expectativas de tudo que você imaginou sobre um palácio. No local é possível observar elementos mouriscos, detalhes arabescos, góticos, manuelinos e renascentistas.

O Palácio da Pena está rodeado por um parque, é muito agradável passear por lá e pode-se voltar a descer até à vila de Sintra fazendo o percurso no meio deste enorme parque.

Para visitar todo o palácio (exterior e interior) demora cerca de 2h30.

Quer descobrir mais destinos portugueses? Conheça o Parque Nacional Peneda Geres: um tesouro escondido no Norte de Portugal.

Ingressos para visitar o Palácio da Pena

Existem duas plataformas que eu utilizo demais em minhas viagens internacionais para comprar, de forma antecipada, os ingressos de atrações turísticas concorridas (muitos com a opção fura fila), além de tours e passeios turísticos:  Getyourguide* e o Civitatis.com*. 

Além disso, ao clicar nos links acima você será redirecionado diretamente para comprar os ingressos do Palácio da Pena

*As empresas são parceiras do blog. Ao reservar por estes links você não pagará nada a mais e ajudará a manter esse blog funcionando.

À noite, aconselho-o a tomar uma bebida numa esplanada lisboeta enquanto aprecia a vista e o pôr-do-sol.

Por fim, espero que este post sobre Os Principais Pontos turísticos de Lisboa lhe dê algumas ideias se você não souber o que fazer em Lisboa em 3 dias, nem organizar as atrações imperdíveis nos dias de viagem.

Se você está planejando uma viagem e quer um Roteiro de Viagem Personalizado, contrate uma personal Travel Desgin. Quer saber mais?! Leia o post Roteiros Personalizados!

Por fim, você ainda ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo ou aproveite e compartilhe a sua experiência. Vou adorar saber mais.

Enfim, se quiser conferir outras dicas sobre praias de nudismo e praias naturistas no Brasil, ou quer saber mais sobre outros destinos nacionais e internacionais, deixe o seu comentário aqui embaixo. Quem sabe este pode ser o próximo post, não é?

 Acima de tudo, tenha em mente uma dica importantíssima: aproveite o tempo presente e aproveite ao máximo todos os pequenos prazeres e momentos agradáveis que a capital portuguesa tem para te oferecer. Portanto, se você tiver outras sugestões de monumentos para ver ou outros destinos para visitar, não hesite em informar nos comentários.

Uma resposta

  1. Vendo seu post principais pontos turísticos em Lisboa fico impressionada com os detalhes que vc se preocupa e relata. Viajar com tudo organizado deve ser bom demais 😃

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com