Caminho de Santiago da Compostela: de Portugal até a Espanha

O Caminho de Santiago de Compostela é usado por admiradores de Jesus Cristo e por pessoas que gostam de fazer caminhadas longas e vai de Portugal até a Espanha. É um tipo de viagem que mistura história, religião e uma sensação de autoconhecimento – como dizem as pessoas que já fizeram o trajeto.

Agora, você sabe que não é preciso optar pelo caminho tradicional para se chegar a Santiago de Compostela, na Espanha? Isso porque existem roteiros mais curtos e mais rápidos. Assim, a sua viagem que duraria 30 dias pode ser feita em um terço disso. 

Qual o Caminho de Santiago mais curto 

O Caminho Português até Santiago de Compostela é considerado o mais curto entre as opções atualmente disponíveis para os peregrinos. Assim, o trajeto tem 240 quilômetros, aproximadamente; o que é bem menos do que os 800 quilômetros do caminho original.

Para quem não sabe, o caminho mais tradicional para se chegar até Santiago de Compostela é partindo de Saint-Jean-Pied-de-Port, que fica no sul da França. 

Na média, essa alternativa leva 11 dias para ser concluída a pé, isto é, na caminhada. A partida acontece em Porto, em Portugal e vai até Santiago de Compostela, na Espanha. Se a pessoa optar por sair de Lisboa, também em Portugal, a distância aumenta para 600 quilômetros.

A boa notícia para quem nunca fez essa peregrinação pelo Caminho de Santiago é que existem várias agências de turismo e guias particulares que permitem esse passeio. A média é de 24 quilômetros de caminhada por dia, com pernoite em alojamentos.

Os atrativos do Caminho Português

Quem opta por esse roteiro mais curto não deixa de aproveitar as belas paisagens da caminhada. Isso porque a saída de Porto, pela Costa Portuguesa, envolve belíssimas praias e bosques. Já no terreno espanhol, a trilha passa por cidades históricas, como Óia e Padrón.

Atualmente, a rota Portugal-Espanha para fazer esse Caminho é a segunda mais comum do mundo, ficando atrás apenas do Caminho Francês. O percurso pode ser feito a pé ou de bicicleta e leva o peregrino em um contato direto com a natureza.

O Caminho de Santiago partindo de Portugal já foi muito feito por reis, celebridades e líderes mundiais. Inclusive, as pessoas que optam por ele passam por povoados que têm uma cultura muito diferente das práticas da sociedade moderna. Por isso, as hospedagens são bem simples.

Uma curiosidade é saber que para os brasileiros, esse caminho que começa em Portugal é um grande atrativo por si só, afinal, a comunicação é bem simples e compreensível devido ao idioma dos países. Além do mais, ele tem a vantagem de ser o mais curto.

Vai fazer o roteiro de Santiago da Compostela? Saiba como dirigir no exterior (PID).

O roteiro do Caminho de Santiago por Portugal

Aliás, na internet, a gente encontrou uma ideia de roteiro turístico para fazer o Caminho de Santiago de Compostela com base em uma caminhada de 15 dias. Dessa forma, o passeio inclui as seguintes cidades e na seguinte ordem:

  • Porto – Matosinhos
  • Matosinhos – Povoa de Varzim
  • Povoa de Varzim – Esposende
  • Esposende – Viana do Castelo
  • Viana do Castelo – Vila Praia de Ancora
  • Vila Praia de Ancora – A Guarda
  • A Guarda – Óia
  • Óia – Baiona
  • Baiona – Vigo
  • Vigo – Cesantes
  • Cesantes – Pontevedra
  • Pontevedra – Caldas de Rei
  • Caldas de Rei – Padrón
  • Padrón – Santiago de Compostela

Com base no estudo feito, esse roteiro português para Santiago de Compostela exige um investimento de 2.330 euros. Isso porque a maioria das hospedagens são em cidades rurais e pequenas, o que quer dizer que acontecem em hotéis de 3 estrelas.

O que levar no Caminho de Santiago de Compostela

Para quem se interessou por esse caminho curto para chegar a Santiago de Compostela, considere que existem alguns itens básicos que são necessários para a sua caminhada. E a lista é bem extensa, mas passa pelas roupas fitness para caminhada, assim como calçados. 

Vale a pena levar em conta também a mochila para carregar pertences, lanternas, cantil, luvas, bonés, óculos de sol, medicamentos, filtro solar, hidratantes e alimentos energéticos.

Isso sem contar com a parte documental da viagem. O motivo é que brasileiros que vão para o país espanhol ou português precisará do passaporte original valido, além do seguro viagem com assistência médica hospitalar inclusa. 

O cicloturismo no Caminho de Santiago de Compostela

Sobre o que levar na sua viagem para Santiago de Compostela, também é legal dizer que há uma tendência muito grande nesse roteiro que envolve as pedaladas. É isso mesmo: o turismo feito a partir de bikes, no que ficou conhecido como cicloturismo.

Desse modo, o roteiro mais comum é pelo Caminho Francês, que é o tradicional e envolve aqueles 800 quilômetros de distância. Mas, por estar sob duas rodas, saiba que você não deve demorar mais do que 10 dias para se chegar ao destino final, que é a cidade de Santiago.

Da mesma forma que existem agências e guias para quem vai caminhando, também existe essa especialização para quem vai pedalando. E com a opção de fazer o aluguel de bicicletas Specialized ou Trek. No entanto, o valor costuma ser alto e até despachar a bike para lá sai mais barato.

Já para quem tem um carro alugado na Espanha, também é possível usar a própria bike. Essa é uma ideia legal para quem conhece a própria bike e não abre mão dela. Afinal, existe um tipo de suporte para bicicletas que é preso no carro e pode transportar a bike desde o hotel. 

Uma ideia de roteiro de bike no Caminho de Santiago é: Madrid, León, Murias de Rechivaldo, Ponferrada, Cebreiro, Portomarin, Arzua e Santiago de Compostela. O valor para esse passeio é bem próximo da caminhada, sendo de 2.500 euros conforme relatos da internet. 

Quem pode fazer o Caminho de Santiago de bike

Todo mundo pode desde que tenha um bom condicionamento físico para isso. O motivo é que o mais comum é que as pessoas façam trajetos de 53 quilômetros por dia. E isso envolve trechos de terra, no asfalto e em várias condições climáticas diferentes. 

A hospedagem, com pernoites, costumam ser as mesmas de quem caminha, porém, com a diferença que o roteiro final leva menos dias. Aliás, aqui tem uma dica interessante: entre Maio e Outubro é mais fácil encontrar hospedagens no Caminho de Santiago de Compostela.

Ainda sobre fazer o Caminho de Santiago de bike, saiba que é uma possibilidade para quem gosta de viajar sozinho. Isso porque vai ser muito comum encontrar pessoas, isto é, centenas de pessoas, em cada novo dia de pedaladas. 

Curiosidade: existe um caminho ainda mais curto

Vamos retomar uma parte do texto que fala sobre as rotas portuguesas para Santiago de Compostela. A opção que mencionamos acima é a que parte de Porto, que é considerado o trajeto mais tradicional saindo de Portugal. Só que há outras ideias também.

Por exemplo, daria para você sair de Portugal partindo de Lisboa também. No entanto, esse roteiro levaria mais do que 600 quilômetros e isso pode não ser tão legal assim. Aí vem a terceira alternativa, que é um caminho ainda mais curto do que aquele que sai de Porto.

Para quem quer fazer uma caminhada de menos de 7 dias ou fazer um trajeto de bike que não levam nem 4 dias inteiros, a partida pode ser de Valença mesmo. É uma cidade que fica em Portugal e faz fronteira com a Espanha. O percurso até Santiago é apenas 120 quilômetros.

O curioso é que é um caminho que também permite a você receber o “Certificado de Distância Percorrida no Caminho de Santiago de Compostela”. Isso porque o mínimo exigido é de 100 quilômetros. Esse novo caminho passa por cidades como Torriño, Arcade e Padrón.

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com