como tirar a permissão internacional para dirigir

Dirigir no exterior: como tirar a Permissão Internacional para Dirigir (PID)

Poder dirigir em uma viagem oferece mais liberdade, autonomia, agilidade e possibilidade de explorar melhor o local onde está conhecendo. Ter a opção de alugar um carro no estrangeiro pode ser uma forma de economizar, pois em alguns locais táxis e transportes para turistas podem ser bem caros. Por isso, se você quer dirigir no exterior, hoje vou te ensinar como fazer para tirar a sua Permissão Internacional para Dirigir (PID).

Viajar é o sonho de todo mundo, mas viajar e se endividar por isso pode virar um pesadelo. Quer evitar esses tipos de perrengue? Leia o post Planejamento Financeiro para viagens.

Vantagens de tirar a Permissão Internacional para Dirigir (PID)

De antemão, sabemos que depender de ônibus e metrôs podem ser opções mais baratas, entretanto pode não ser uma tarefa fácil, pois você precisaria ter um bom domínio da língua e da região. 

Outro ponto negativo é você ficar refém de horários específicos que podem atrapalhar os seus planos e ainda assim não te levam ao destino final, para isso você precisará andar ou utilizar táxis/uber. 

Além disso, no caso das viagens em família, locar o carro pode ser uma excelente opção. Viajar com crianças faz com que você precise levar mais bolsas, carrinhos e outros acessórios necessários para o bem estar dos pequenos. Nada mais confortável do que poder colocar tudo que você precisa dentro do carro e sair despreocupado.

Opções de transporte como coletivos ou particulares podem ter seus pontos positivos, mas dificilmente você vai encontrar uma desvantagem em alugar um carro no exterior e dirigir. 

Pense em como seria retornar para um país que amou ter ido, mas desta vez dirigindo? Seria ainda melhor não? Ou retornar àquele país no qual passou por vários perrengues, agora dirigindo. Provavelmente, a viagem seria mais fácil né?

Veja abaixo tudo o que você precisa saber para dirigir em outro país e ter essa experiência libertadora na sua próxima viagem.

Você está começando o planejamento e o roteiro de uma viagem? Não deixe de ler o post Como fazer o planejamento de uma viagem online.

O que é Permissão Internacional para Dirigir?

carteira de motorista internacional

A Permissão Internacional para Dirigir, ou PID, é um documento emitido para que um condutor habilitado no Brasil possa dirigir nos países que fazem parte da Convenção de Viena e que atendem ao princípio da reciprocidade. Consideram-se habilitados aqueles que têm Permissão para Dirigir ou CNH. Ou seja, se você pretende dirigir no exterior talvez precise tirar uma permissão internacional para dirigir (PID)

Essa permissão se trata de um documento simples, impresso, que traduz a carteira de motorista do condutor brasileiro para 7 línguas. O PID permite que tanto locadoras como autoridades de outros países tenham acesso inteligível aos seus dados/informações pessoais. As línguas incluídas são português, inglês, espanhol, alemão, árabe, chinês e russo.

O PID tem o papel de representar a carteira internacional, mas precisa ser apresentado juntamente com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em territórios estrangeiros. A carteira de motorista internacional não serve, portanto, para substituir a carteira de motorista brasileira.

A validade da Permissão Internacional para Dirigir é a mesma da CNH do motorista ou 3 anos, depende do prazo que expira primeiro.

Quer ler sobre mais destinos europeus incríveis para flanar por ai? Leia também:

Principais pontos turísticos de Barcelona: atrações imperdíveis

Preciso da Permissão Internacional para Dirigir (PID) para dirigir no exterior?

Para saber o que é necessário para dirigir no exterior, precisa conhecer o regulamento do país de seu interesse. Em alguns países, com apresentação da sua CNH do Brasil, você está apto a dirigir. Em outros, exige-se a PID (Permissão Internacional para Dirigir) que deve ser utilizada juntamente com a CNH brasileira.

Ainda que um país não faça exigência da PID, pode ser interessante tê-la, pois a utilização desta pode facilitar autoridades locais na sua identificação ou em obter informações ao seu respeito pela tradução do documento em várias línguas. 

Mesmo que você domine a língua local, algumas situações podem ser mais facilmente resolvidas se a documentação que você apresentar possa ser claramente lido por autoridades/funcionários do estrangeiro.

Alguns países como Chile, EUA e Argentina recomendam a PID, porém este documento não é obrigatório. As locadoras de carros não exigem o documento, se contentam com a nossa CNH.

Em países europeus, as locadoras não costumam pedir, mas em ocorrências raras, essa solicitação pode ocorrer. Na África do Sul, Austrália, Nova Zelândia, países do Oriente Médio e Itália, a PID é exigida nas locadoras.

Se uma viagem internacional estiver nos seus planos, entre no site do Detran do Estado que emitiu a sua CNH e também consulte o site do consulado do país de destino para obter todas as informações necessárias para emissão da PID e a exigência deste documento.

A internet nos possibilita obter informações importantes acerca de todo processo referente à habilitação, desde simulado detran pb para se preparar melhor, quanto informações referente a multas, as exigências de cada país para dirigir e outros assuntos relacionados a CNH.

Você vai fazer a sua primeira viagem internacional? Veja como tirar o passaporte brasileiro.

Como tirar a Permissão Internacional para Dirigir?

posso dirigir com a cnh

Se você está na dúvida como tirar a permissão internacional para dirigir (PID), preste atenção. 

Para solicitar a sua PID, você precisa acessar o site do Detran do estado em que a sua última CNH ou permissão de dirigir foi emitida. No site tem todas as orientações para a emissão desse documento e o valor a ser cobrado.

Na página do Detran é disponibilizado um formulário no qual você precisa preencher com dados pessoais tais como o seu nome completo, a sua data de nascimento, o nome da sua mãe, o seu CPF e o número da sua CNH. 

Após preenchimento do cadastro, gera-se um boleto para pagamento e o valor varia de acordo com o Estado. O ideal é que você inicie esse processo de 60 a 90 dias antes da sua viagem para que tenha tempo suficiente de receber em casa.

Se você está planejando uma viagem e quer um Roteiro de Viagem Personalizado, contrate uma personal Travel Desgin. Quer saber mais?! Leia o post Roteiros Personalizados!

Por fim, você ainda ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo ou aproveite e compartilhe a sua experiência. Vou adorar saber mais.

Enfim, se quiser conferir outras dicas sobre praias de dirigir no exterior ou como tirar a permissão de habilitação internacional, a PID, ou quer saber mais sobre outros destinos nacionais e internacionais, deixe o seu comentário aqui embaixo. Quem sabe este pode ser o próximo post, não é?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com