cama de hotel

O que são bed bugs e quais os cuidados devo tomar

Bed bugs é o nome do bichinho popularmente conhecido no Brasil como percevejos. Já imaginou você ir descansar depois de um dia incrível no destino dos seus sonhos, ir dormir e acordar com um grande incomodo? Acordar com o corpo todo mordido por esse pequeno e insolente inseto: o bed bug?

Uma das causas mais prováveis são os bed bugs. Mas afinal, o que são bed bugs? Como eu posso me proteger contra essa ameaça quase invisível e quais medidas tomar caso eu seja uma vítima?

Vai viajar sozinha?! Leia também o Guia completo para te ajudar a planejar a sua viagem solo!

Então vamos lá!

O que são os bed bugs

Os bed bugs são mais conhecidos como percevejos, e nos últimos anos, os casos aqui no Brasil começaram a aumentar. O que é curioso, porque eles já tinham sido erradicados (pelo menos é o que se pensava).

Mas se você está viajando para os Estados Unidos ou para a Europa deve tomar cuidado, eles são um inconveniente bem frequente nas hospedagens estrangeiras.

O bed bug adora lugares quentes, escuros e protegidos, como por exemplo o interior dos colchões, armários e tapetes.

Lembrando que como o principal alimento desses bichinhos é o nosso sangue, acabamos virando presa fácil durante a noite. Embora sua mordida não cause dor (apenas um incômodo na hora), pode causar alergia, coceira e inchaço. E eles incomodam muito mais do que você imagina!

Como identificar os bed bugs

Eles são bem pequenos, lembram um pouco o piolho, só que um pouco maiores. São arredondados e de cor marrom e se reproduzem em uma velocidade absurda.

Talvez você esteja pensando nesse momento que os bed bug são mais prováveis em hostel ou associem ele a lugares mais simples e até mesmo sujo. Contudo, não funciona bem assim! Eles podem (e costumam estar) em absolutamente toda parte desde redes de hotéis luxuosos até as mais simples hospedagens.

Meu conselho é assim que chegar no quarto do hotel, hostel ou airbnb, com a ajuda da lanterna do celular, procure pequenos pontos marrons no colchão, tapetes, cortinas e outros possíveis lugares.

Uma outra dica é você olhar e procurar também no próprio colchão e não apenas nas roupas de cama da hospedagem por pequenas manchas ou marrons, uma vez que podem indicar que outros hóspedes já foram vítimas de um bedbug.

O que fazer se eu me deparar com um bed bug

O que são bed bugs
Bed Bugs by Lauren

Eu mesma já tive problemas com bed bugs, e por isso, tenho algumas sugestões do que você pode fazer caso esteja hospedado(a) em um hotel, pousada ou Airbnb.

Nunca se hospedou em Hostel e quer saber como funciona? Leia mais o guia da hospedagem em Hostel

A primeira coisa que você deve fazer é entrar em contato imediatamente com a pessoa responsável pela hospedagem, a recepção do hotel ou hostel, ou ainda o anfitrião do airbnb. Afinal, a responsabilidade de arcar com os gastos de uma dedetização é deles, bem como solicite a mudança para um novo quarto!

Em seguida, lave todas as roupas. Caso você esteja hospedado em algum lugar, peça a troca imediata das roupas de cama, bem como solicite que lavem toda a sua bagagem. Existe uma chance muito grande de um deles estar lá dentro ou de ter ovos do bedbug por lá.

É importante também que você deixe as roupas secando de 20 a 30 minutos em uma secadora, porque caso tenha algum bichinho ainda, a alta temperatura poderá resolver esse problema.

Não existe um produto específico que mate os bed bugs ou que os afaste, como um repelente. Acabar com essa praga não é fácil, e na maioria das vezes é necessário contatar uma empresa especializada!

Por fim, caso você não tenha a oportunidade de lavar de forma imediata todas as suas roupas, é bem importante isolar todos os seus pertences (principalmente roupas e sapatos) em sacos plásticos, uma vez que caso algum bed bug ou ovinho ficar para trás, a chance de você levar o parasita junto é grande!

Como o local deve ser tratado?

Como eu disse, é importante que todas as roupas, lençóis, cobertores e tapetes sejam retirados e lavados. Todo cuidado é pouco na hora de eliminar os bed bugs!

Normalmente, as empresas que dedetizam os ambientes realizam pulverização com materiais químicos em rodapés, tapetes, colchão e, algumas vezes, em armários.

O mais comum é que essas pulverizações sejam feitas a cada 10 dias (de duas a três vezes, dependendo do nível de infestação), uma vez que o veneno não penetra os ovinhos, e por isso, é preciso esperar a eclosão para que os bed bugs sejam eliminados.

Bem, agora você sabe o que são bed bugs. Mas e no caso de você ser atacado(a)? Calma, eu tenho dicas para isso também! Dá uma conferida abaixo.

O que fazer se eu for mordido por um bed bug

Mordida de bed bugs
Mordida de bed bug Oliver Arend, CC BY-SA 3.0 , via Wikimedia Commons

Como eu anteriormente, ao ser mordido não há qualquer reação ou dor, a picada do bed bug não dói de forma imediata. Mas infelizmente não leva muito tempo para que a região começar a ficar vermelha e a coçar bastante.

E acreditem em mim: a coceira é terrível!

Pelo menos, a boa notícia se você for vítima desses bichinhos é que os bed bugs não transmitem doenças. Podem ficar tranquilos em relação a isso!

Caso você seja mordido, lave com bastante água corrente e sabão a região da picada. Na hora de passar o sabão, faça um pouco de espuma e espere um tempinho antes de enxaguar. Evite a usar álcool para limpar a região, uma vez que o álcool pode intensificar ainda mais o processo inflamatório causado pelo bed bug.

Outra dica legal é para usar uma compressa de água fria ou gelo para aliviar a coceira. Lembrando que coçar qualquer picada de mosquito, inclusive a dos bed bugs é como espremer espinha: a marca pode não sair mais! E mais importante do que deixar marcas, ao coçar as mordidas, você poderá infeccionar a região, uma vez que podemos a região das unhas é um local comumente habitado por fungos e bactérias.

Caso as dicas anteriores não tenham ajudado no martírio das coceiras, existem diversas pomadas vendidas em farmácias que ajudam a aliviá-las. Mas é sempre bom lembrar a todos que o ideal não é a automedicação, mas sim procurar um médico que te prescreva a medicação mais indicada.

Os cuidados ao retornar à sua casa

Agora, você sabe o que são bed bugs, o que fazer e como evitar. Mas o que fazer ao de viagem vindo de um local que estava infestado?

Ao chegar de viagem, minha dica é colocar todas as suas roupas na máquina de lavar em alta temperatura, para que, caso tenha restado algum bed bug, ele morra.

Vai viajar e ainda não tem passaporte? Veja Como tirar o passaporte brasileiro.

A segunda opção é colocar as roupas em sacos plásticos bem fechados e esperar alguns dias, porque com a falta de oxigênio, os bichinhos podem ser eliminados também.

E não se esqueça de fazer toda aquela revisão ao voltar para casa. Confira sua roupa de cama, dê uma boa olhada debaixo do estrado, nos tapetes, dentro dos sapatos e dentro dos seus armários.

Os bed bugs são grandes o suficiente para que você enxergue a olho nu (isso porque são quase do tamanho de uma semente de maçã).

E caso você tenha levado os bichinhos na mala de volta para casa, chame urgentemente uma empresa especializada em dedetização!

Por fim, eu espero que tenha ajudado você a se prevenir desse problema que atormenta os amantes da estrada!

Você já passou por alguma situação parecida? O que fez para se livrar dos bed bugs?

Conta aqui para mim nos comentários abaixo! 😊

ESTÁ PLANEJANDO SUA PRÓXIMA VIAGEM?

Organize e planeje sua viagem através do Viagem e Cura. O blog é parceiro de grandes empresas de destaque no mercado de viagens e que possuem preços incríveis e serviços de excelência. Somente indico parceiros que eu conheço e que eu utilizo nas minhas próprias viagens! Ahh, você não pagará nada a mais por isso, na verdade, garantirá o melhor preço e ainda ajudará a manter o blog no ar!

SEGURO VIAGEM

A gente nunca quer passar perrengues nas viagens, né?! Mas e se acontecer alguma coisa?!. Devemos sempre viajar seguros! Por isso indico o SegurosPromo, uma dos maiores agregadores de seguro de viagem do Brasil. Lá você pode comparar preços e planos de diversas empresas de seguro de viagem em um só lugar. Use o cupom VIAGEMCURA5 para receber 5% de desconto em seu seguro de viagem.

HOSPEDAGEM

Já reservou o seu hotel? Se não, recomendo o Booking.com. Eles têm a maior variedade de hotéis e pousadas em todo o mundo. Além disso, na maioria dos casos, você pode cancelar sua reserva sem quaisquer custos até alguns dias antes da data de chegada!

Para os mochileiros que não abrem mão dos albergues, eu recomendo o HostelWorld.com! Possuem uma variedade incrível de opções, além de fotos, comentários reais e possibilidade de reservar sem qualquer custo até a data da hospedagem.

PASSAGENS

Vai viajar para Europa e está pesquisando trens e ônibus, além das passagens aéreas? Recomendo pesquisarem no Omio.com, um buscador completo em que é possível visualizar todas as opções citadas antes de decidir qual a melhor forma de se locomover no velho mundo.

CHIP DE CELULAR

Vivemos em um mundo digital, o que facilitou demais aos desbravadores do mundo! E o Viaje Conectado vai te deixar mais perto de todas as informações que você precisa durante a viagem e em tempo real, além de aproximar daqueles que estão fisicamente distantes!

7 respostas

  1. Desde que soube pela primeira vez sobre os bed bugs, atualmente sempre que chego em um hotel, dou uma olhada no colchão independente do tipo de hospedagem. Mesmo não transmitindo doenças, pode ser um transtorno na viagem ser picado por um desses bichos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com