Hostel é perigoso

O que significa Albergue

O que significa Albergue? Como é se hospedar em um Albergue? É seguro se hospedar nele? 

Se estas são algumas de suas dúvidas sobre essa forma de hospedagem, leia este post-guia com bastante atenção, pois vou esclaracê-las, além de dar dicas úteis e informações importantes para ajudá-lo a decidir a sua forma de hospedagem.

Muitos se questionam o que é um Albergue e como é ficar nesse tipo de hospedar. Alguns viajantes descartam a opção imediatamente exatamente por não conhecer ou por não entender como funciona.

Contudo, os acostumamos a ter aquela visão distorcida dos filmes sobre esse tipo de hospedagem, mas a realidade é bem diferente. Então, vamos desmistificar o que é Albergue e como funciona.

O que é Albergue

Inicialmente, é importante acabar com essa dúvida sobre o que é um Albergue e decifrar que Albergue é a mesma coisa que Hostel.  

Se você tem medo de viajar, leia também o post 3 vilões que te impedem de realizar a viagem dos seus sonhos!

A maior parte dos Hostels/Albergues que eu já me hospedei são bem organizados e com inúmeras regras para organização e segurança.

O que é e como funciona um hostel: albergue como funciona

o que é um albergue
Quarto compartilhado hostel

Agora que já entendemos o que é um albergue, vamos decifrar o que é e como funciona um Hostel.

O hostel nada mais é do que um tipo de hospedagem econômica e que possui como foco principal a interação entre os hóspedes.

Na maior parte dos hostels você irá encontrar quartos individuais, quartos com 4, 6, 8, 12 camas (mistos ou exclusivos para determinado sexo) e com banheiro individual ou compartilhado. Assim, ao escolher a opção do quarto compartilhado não irá reservar um quarto, mas sim uma cama.

O local propicia a formação de uma verdadeira comunidade entre os hóspedes e para isso, normalmente, os locais oferecem: salas de convivência com jogos e outros atrativos, cozinha onde os hóspedes podem preparar suas refeições, etc.

Vantagens de se hospedar em um hostel/ albergue

– Você provavelmente pagará mais barato pela diária em um quarto de hostel comparando com outros tipos de hospedagem. Isso em uma viagem em uma viagem que você não terá ninguém para dividir os gastos é importante.

– Conhecerá outros viajantes solo, nômades digitais, pessoas mais abertas ao diálogo e a fazer amizades.

Você sabia que é possível trocar hospedagem por trabalho em muitos hostels pelo mundo? A Marcela, do blog Caminhos me Levem, explica tudo direitinho no post Como Usar o Workaway. Recomendo a Leitura.

Mentiras que te contam sobre Hostel ou Albergue 

1 – Eu precisarei obrigatoriamente dividir o quarto e o banheiro com homens! Não me hospedo porque não me sinto confortável.

MENTIRA! Nos hostels, além da opção dos quartos compartilhados mistos, existe a opção dos quartos compartilhados femininos. Existe, ainda, a opção de pegar um quarto individual em um hostel, sabia?!

2 – Já tenho uma certa idade, não sou mais jovem, já não é mais para mim esse tipo de hospedagem!

MENTIRA! Como eu falei anteriormente, caso você não se sinta confortável em compartilhar quartos, poderá reservar um quarto individual e deixar as interações apenas para as áreas comuns.

Para quebrar esse preconceito que permeia nossas mentes, que induzem a acreditar que esse tipo de hospedagem é apenas para jovens dispostos e baladeiros, vou te contar que eu já encontrei algumas pessoas 70+ hospedadas em hostel.

3 – Hostel/Albergue é sempre uma loucura e tem festa o dia inteiro!

Hostel party
Hostel party

MENTIRA! Existem diversos tipos de Hostels. Alguns são os também chamados de hostel party, nesses existem sim festas, mas também existem aqueles que nem sequer oferecem esse tipo de serviço.

4- Albergue é perigoso

MENTIRA! Talvez essa ideia tenha sido disseminada por alguns filmes de décadas passadas, incluindo um filme de terror com esse nome.

Mas o ambiente do hostel é de uma grande comunidade. Se você ainda está inseguro, leia e pesquise sobre o estabelecimento que irá escolher, as resenhas de outros viajantes ajuda demais no processo de escolha.

Outra dica que eu dou é sempre carregar cadeados com você. Assim você poderá trancar toda a sua bagagem nos lockers oferecidos.

 VAI VIAJAR SOZINHA?! LEIA AS DICAS PARA VIAJAR SOZINHA COM SEGURANÇA.

5- É barato, então é ruim

O que é um albergue
Garth Youth Hostel in 1976, Perth and Kinross. Foto por Roger Kidd

MENTIRA! É definitivamente uma das maiores mentiras que já ouvi! Tem hostel que é boutique, bem cuidados e as vezes até mais caros que hotéis (quartos individuais). Alguns possuem piscinas, estrutura de deixar qualquer hotel no chão!

Como fazer amizades viajando sozinho: amigos no hostel 

Muitos acreditam que a experiência de se hospedar em hostel só é válida para pessoas extrovertidas. Em verdade, o hostel é uma hospedagem para qualquer pessoa! Tímidos, extrovertidos, amigos, casais, famílias.

Mas se você é tímido e quer saber como eu faço para começar a interagir com os outros hóspedes, vou te dar duas dicas que eu utilizo.

A primeira é ser simpática, sabe quando você está paquerando alguém em um bar e rola troca de olhares e tal? A técnica é a mesma, mas utilizada com fins de amizade. Sorria, troque olhares, cumprimente educadamente e as coisas vão fluindo.

A segunda é existem coisas que funcionam como uma linguagem universal! Ou seja, outra forma de ser simpática e ganhar o coração dos outros hóspedes é com comida. Se você está comendo um chocolate ou petisco ofereça para aquela outra viajante solo um pouquinho e deixe as coisas fluirem naturalmente.

Como reservar um hostel

Você me convenceu a considerar o hostel como uma possível opção de hospedagem, mas como eu faço para achar?!

Existe uma plataforma que eu utilizo muito e recomendo chamada Hostelworld. Com eles vocês conseguem pesquisar locais no mundo inteiro, ler avaliações, ver fotos.

*a empresa é parceira do blog. Ao reservar por este link você não pagará nada a mais e ajudará a manter esse blog funcionando.

12 respostas

  1. Ótimas dicas. Realmente eu tinha muito receio de hostel, com seus esclarecimentos fiquei com segurança. Muito obrigada pelos seus conteúdos.

  2. Quando comecei a viajar sozinha, pro exterior, há 40 anos, eu só me hospedava em hostel e adorava porque conhecia muita gente, terminava fazendo amizade e saindo pra conhecer a cidade. Mas lembro que em Barcelona peguei um hotel misto, inclusive, com banheiro misto. Boas lembranças… um aprendizado pro resto da vida.

  3. Hostel é uma excelente opção econômica de viagem. E também tem os hotéis para famílias, que facilitam ainda mais a vida das famílias viajantes. Adorei os esclarecimentos.

  4. Adorei as suas dicas de Hostel! eu já me hospedeial duas vezes, mas confesso que sempre pensava na questão da segurança.

  5. Parabéns pelo post. Ele esclarece como funciona um hostel e desconstrói alguns preconceitos que esse tipo de hospedagem sofre.

  6. Adorei suas dicas sobre hostel. eu nunca me hospedei em um, sempre usando a desculpa do item 2.(rs), Mas vou mudar isso prometo!

  7. Me hospedei em hostel 3x na minha vida. Uma em Buenos Aires (ainda solteira), uma em Mendoza(ainda solteira) e uma vez no Chile (quando namorava com meu marido). E posso dizer que os 3 hostels que já fiquei, ganha de 10×0 em muita pousada simples. Era tudo lindo, limpo, tinha rede de computadores, cozinha para fazer a propria comida se quisesse, café da manhã gostoso, area publica.. O hostel Suites florida em Buenos Aires tinha até balada com show ao vivo e console de Wii pra jogar na balada.

  8. Muito esclarecedora sua postagem sobre hostel. Já me hospedei em vários deles e concordo que é um tipo de hospedagem que pode ser interessante e adaptável ao orçamento e às necessidades de cada um.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com