Chamonix é um destino que não deixa a desejar. Há muito o que fazer por ali . Se engana quem acredita que passar por essa cidadela não vale a pena. Por isso, descobra o que fazer em Chamonix, o paraíso escondido nos Alpes Franceses.
Por isso, se você ainda não conhece este destino, posso te apresentar. E começo dizendo que é um lugar onde a aventura se revela a protagonista principal.
Trata-se de uma singela cidade francesa, próxima à fronteira com a Suíça e Itália, com 9 mil habitantes. Se estende por uma área de 245,5 km².
Olhando superficialmente, essa pequenina cidade parece não ter o que oferecer, mas é um local que encanta quem passa por ali.
Os europeus são testemunhas do quanto pode ser vivenciado em Chamonix, pois, esse é um de seus destinos preferidos, especialmente durante o inverno.
Aqui, o frio não é motivo para ficar em casa, pelo contrário, quanto mais frio melhor! Isso porque Chamonix é conhecida justamente por estar situada aos pés do Mont Blanc, a montanha mais alta dos Alpes, com uma das melhores pistas de esqui do mundo.
Para nós brasileiros, esta terra é uma excelente oportunidade para conhecermos a neve e poder praticar esportes tão incomuns. Sendo assim, muita gente aproveita a viagem a Chamonix para realizar sonhos da infância, como fazer um boneco ou um anjo de neve.
Chamonix nos traz muitas possibilidades. Quer conhecer essa encantadora cidade nos Alpes franceses? Continue lendo que vou te contar muito mais.
Economizar nunca é demais, né?! E já imaginou economizar bastante no seu transporte até o destino sonhado?! Leia também os posts:
Onde achar passagens aéreas baratas: Google Flights Voos
O que este artigo aborda:
- O que saber sobre Chamonix: Dicas da Lu
- … continuação Dicas da Lu sobre o que fazer em Chamonix
- O que vestir em Chamonix
- Como evitar o mal da altitude: soroche
- Qual a melhor época para visitar Chamonix?
- No Inverno
- Primavera
- Outono
- Verão
- Como chegar em Chamonix?
- Onde se hospedar em Chamonix
- Onde comer em Chamonix
- O que fazer em Chamonix: principais pontos turísticos
- O Ski
- Snowboard
- Aiguille du Midi
- Plan de l’Aiguille
- Step into the Void
- Montenvers e Mer de Glace
- Glaciar Mer de Glace (Mar de Gelo).
- Nadar numa piscina com vista para os Alpes em Chamonix
- Explorar a charmosa cidade
- O Mont Blanc Unlimited Pass vale a pena?
- Roteiro em Chamonix 3 dias
- • Dia 1: chegada, passear pela cidade.
- • Dia 2: Aiguille du Midi e Montenvers à tarde
- • Dia 3: Snowboard ou Ski
- • Dia 4: Day Use no Hotel com piscina e almoço
O que saber sobre Chamonix: Dicas da Lu
Tem muita coisa que você deve saber antes de pegar o primeiro voo, desembarcar em aeroporto próximo e seguir para Chamonix. Algumas dicas podem ajudar muito no planejamento de sua viagem.
Chamonix fica nos Alpes da França. Sua localização geográfica a coloca bem próximo à fronteira com a Itália e também com a Suíça. Sendo assim, essa localização favorece a chegada pelo aeroporto de Genebra, na Suíça, que fica a apenas 1 hora de distância.
É nesta terra que encontra-se Mont Blanc, a mais alta montanha europeia que se conhece, simplesmente imbatível com sua altitude de 4.810 metros. Sendo assim, esse é o principal motivo que atrai, para Chamonix, muita gente interessada em esportes do gelo.
Mas, não pense que esta cidade, metida em um vale entre os maciços montanhosos de Aiguilles Rouges e Mont Blanc, só apresenta diversão no gelo. Há muito mais em qualquer das estações do ano.
Quem gosta de esportes na neve se esbalda , mas tem diversão também para quem não curte aventuras radicais no gelo. É por isso mesmo um destino bastante eclético. No entanto, o forte do lugar , sem dúvida, são os esportes na neve.
Uma dica legal para quem vai para esquiar é aproveitar o mês de janeiro para viajar para ali. Neste período a cidade esvazia um pouco, apesar de ainda ser tempo de alta temporada. E com menos turistas, você aproveita muito mais.
Outra dica sobre quando ir é: se puder evite o mês de dezembro. Você não vai se arrepender por isso. Com a chegada das festas de fim de ano, Chamonix fica repleta de visitantes.
Fevereiro também é tempo de aglomerar em Chamonix, pois é mês de férias dos escolares franceses, e as famílias querem aproveitar para realizar turismo de inverno. A cidade fica cheia.
Quer aprender a falar francês?! Veja os melhores filmes para aprender francês.
… continuação Dicas da Lu sobre o que fazer em Chamonix
Chamonix não é um local onde se desfruta da ociosidade suntuosa dos resorts. Por isso, engana-se quem vem achando que vai ter sombra e água fresca. Esse é um destino completamente ativo, para aventuras na natureza e atividades na neve, sabendo ou não esquiar.
Há todo tipo de pistas de esqui, desde as mais fáceis para iniciantes até as mais complexas para os veteranos. Há pistas tão excelentes que Mont Blanc já foi escolhida para sediar competições mundiais, como os Jogos Olímpicos de Inverno.
O que vestir em Chamonix
Outra dica da hora é sobre as vestimentas. Principalmente nos passeios às montanhas recobertas de neve, leve agasalhos quentinhos, casacos e luvas. Constantemente, a temperatura cai para abaixo de zero.
O uso de protetor solar é legal. Por mais que te pareça estranho usar protetor solar em meio ao gelo, ele é bem necessário, pois o Sol refletido na neve emite raios que queimam muito a pele.
Os óculos de sol também são importantes. Servem para proteção contra o reflexo destes mesmos raios solares sobre o gelo. A neve, por sua cor transparente, reflete com muita força os raios de Sol e isso recaindo sobre sua visão, prejudica seu bem estar.
Vai viajar para o frio? Leia também o post Como organizar mala de inverno inteligente
Como evitar o mal da altitude: soroche
Uma outra dica super show, que vai evitar muito mal estar é: quando for visitar as montanhas, como por exemplo, no passeio a Aiguille du Midi, fique atenta aos sintomas do Mal de altitude.
Trata-se de uma condição física alterada, provocada pela altura das montanhas. Lá em cima, quanto mais alto, mais rarefeito fica o ar. E isso provoca dificuldade de respirar, taquicardia e enjoos.
Para amenizar isso, evite comidas pesadas no dia que for fazer este programa. E não suba direto. Respeite seu organismo e faça a parada em Plan de l’Aiguille, para uma adaptação.
Pelo menos 10 minutos de descanso te ajudarão a respirar melhor. Seu corpo vai aos poucos fazendo a aclimatação. Cuide-se, pois tem gente que passa muito mal e nem curte o passeio.
Se você é um apaixonado pelos esportes no gelo , Chamonix te espera. Veja a melhor época para ir.
Qual a melhor época para visitar Chamonix?
Em qualquer estação do ano você pode visitar Chamonix, esta é a verdade. As pessoas que curtem esqui, snowboard e patinação no gelo, naturalmente devem ir no inverno, não é? Mas há atrações para todos os gostos.
Quer dizer que não é só de frio que vive esta terra. Fora do inverno, a temperatura não é tão baixa e a neve diminui, mas a cidade ainda recebe turistas de todas as partes. Veja como são as estações do ano.
No Inverno
Chamonix é muito procurada durante o período de inverno, então nessa época a cidade enche. Consequentemente, os hotéis ficaram um pouco mais caros e as filas das atrações serão maiores.
Por conta das festas de final de ano, dezembro é um mês bem agitado. Porém, em janeiro um pouco da multidão se despediu. Nessa época, o frio se intensifica e a probabilidade de ter nevascas é maior.
O inverno por aqui vai de dezembro a março. É alta temporada neste vale entre montanhas.
Primavera
A primavera vai de março a junho. Neste período, as atrações começam a se diversificar. Passear pela montanha, por exemplo, se torna bem mais fácil. Além disso, principalmente em março, ainda dá para pegar algumas atrações do inverno.
A vantagem é que as temperaturas são bem mais toleráveis, ficando de 18 a 3 graus. Mesmo assim, você ainda verá um pouco de neve.
Chegando em abril, a neve começa a derreter e os preços também. Nesse mês, diversos hotéis preparam promoções especiais. Em maio e junho, a chance de neve é quase zero. O gélido branco só permanece mesmo no cume do Mont Blanc.
Outono
No outono, que vai de setembro até dezembro, as coisas são bem parecidas com a primavera. O clima se torna ameno e vai esfriando conforme chega o final do ano.
Em novembro, a cidade estará com menos movimento, no entanto, já dá para poder curtir um pouquinho do que será o inverno.
Verão
O verão vai de junho a setembro. É um tempo que também agita a cidade de Chamonix. Os esportes de inverno realmente desaparecem, mas para quem deseja se aventurar com o alpinismo ou trilhas pela montanha é um ótimo momento.
Como chegar em Chamonix?
Chamonix faz fronteira com Suíça e Itália, porém, a melhor forma de chegar até ela é vindo de Genebra, na Suíça. Chega ser engraçado, não é, pois muita gente pensa logo em vir pela França, que é o país onde Chamonix se situa.
Mas, a verdade é que esta cidade francesa está a apenas 1 hora de Genebra. O Aeroporto Internacional de Genebra (GVA) é o ponto de decolagem mais próximo . São só 60 minutos de viagem se escolher ir de carro ou 45 minutos se escolher ir de trem.
O transporte ferroviário é muito utilizado na Europa. Sendo uma das principais maneiras de conectar os países, portanto, não vai ser difícil encontrar um trem partindo para Chamonix.
Essa é uma ótima opção para quem gosta de apreciar as vistas pelas janelas. De dentro do trem você vê o Lago Léman. Além disso, atravessa Lausanne e verá um pouquinho dos vinhedos de Lavaux. A estação ferroviária mais próxima de Chamonix é Saint-Gervais-Les-Bains.
Para quem prefere pegar a estrada, são só 88km entre o aeroporto e a cidade dos Alpes Franceses. O carro é bom para garantir maior flexibilidade, então dá para parar, curtir a vista ou até aproveitar para conhecer locais por perto.
Apesar do carro ser uma boa pedida, os ônibus também facilitam o percurso. Há várias linhas rodoviárias que fazem a rota de Genebra para Chamonix . A viagem é rapidinha, dura em torno de 1h10m.
As empresas que comumente fazem o trajeto são a Swiss Tours, a BlaBlaCar Bus, a FlixBus ou Altibus. O preço da passagem é em torno de R$73,00
Onde se hospedar em Chamonix
Chegando na cidade, a primeira coisa a fazer é realizar o check-in no hotel reservado. Você pode achar que sendo uma cidade pequena, Chamonix não apresenta opções diversas de hospedagem, mas, fica tranquilo que esse não é o caso.
Dá para encontrar um hotel 5 estrelas, um apartamento ou até um chalé. São várias possibilidades espalhadas entre as 7 principais áreas de hotéis: Centro, Argentière, Les Houches, Entre Le Praz e Levancher, Vallorcine, Letour e Servouz.
Onde comer em Chamonix
Depois de uma longa trilha ou esquiar pela montanha, a barriga até ronca. Para nossa sorte, essa cidadezinha francesa conta com ótimos restaurantes para se deliciar depois de tanto passeio.
Lá no alto das montanhas tem diversas opções para o almoço. Sempre tem alguns restaurantes próximos às atividades. É uma alternativa para quem deseja fazer apenas um lanche rápido.
Agora, quem quiser experimentar uma gastronomia diferente deve procurar um dos restaurantes de culinária savoyarde. Os pratos são baseados principalmente em queijo, batata e creme. Uma combinação que não tem como dar errado.
Um prato típico da região é o tartiflette. Uma receita com batata, creme, queijo e presunto. Esse prato quentinho no inverno não tem como não agradar. Aproveite o friozinho que dá fome, para comer bastante em Chamonix, você não irá se arrepender.
O que fazer em Chamonix: principais pontos turísticos
Estar em Chamonix desperta na gente uma sensação única diante da majestosa beleza de Montblanc e paisagens de gelo. Este é um destino que oferece muita diversão, mas em especial estão os esportes na neve. Por isso, fica difícil escolher e saber o que fazer em Chamonix diante de tantas opções.
Sua estação de esqui é a que tem a melhor estrutura. Aqui você encontra diversas lojas para locação de equipamentos de esportes de inverno, escolas preparatórias e muitos instrutores e guias.
Veja o que acontece por aqui.
- Ski e Snowboard
Estas são as atividades mais comuns em Chamonix. Aqui é oferecida uma estrutura excelente, até para quem nunca pisou a neve. Veja como estes esportes são.
O Ski
Este é sem dúvida o mais popular aqui nestas montanhas gélidas. Simplesmente todo mundo, experimenta esquiar em Chamonix. E realmente é uma experiência incrível.
Se você não sabe nada deste esporte, pode tomar algumas aulas por aqui. E depois que pega o jeito, cara, não tem coisa melhor! É muito show descer a montanha, sentindo aquele ventinho geladinho sobre você.
E esquiar fica mais encantador quando se vem descendo e observando o passar das paisagens encantadoras. Não tem preço a visão linda do verde revestido de neve, das árvores da montanha.
Snowboard
O snowboard também vale muito a pena. Mas, se não está acostumado, é bom ter algumas aulas antes de subir na prancha. Equilibrar-se na prancha e deslocar-se por uma montanha coberta de neve não é tão simples quanto pode parecer.
Para praticar estes esportes em Chamonix o ideal é contratar um passeio para este fim. Há operadoras de turismo que oferecem todo o suporte.
O turista tem desde o transporte, inclusive teleféricos de subida à montanha, até os equipamentos e roupas adequadas para a prática. Mas, uma dica é certificar-se de tudo que terá direito antes de fechar seu pacote.
Aiguille du Midi
Aiguille du Midi é uma das montanhas do Maciço do Mont Blanc. Há vários cumes rochosos que são parte do Vale de Chamonix. Estes são chamados Aiguilles de Chamonix. Entre estes cumes o mais alto é Aiguille du Midi.
No topo deste cume de mais de 3 mil metros de altitude está a parada do teleférico de Aiguille du Midi. A estação deste teleférico fica um pouquinho abaixo do cume. Este é alcançado, a partir dali, por meio de um ascensor, um elevador que leva até o topo.
Além disso, da Aiguille du Midi dá para ter uma visão espetacular de Chamonix, dos Alpes franceses e também do Alpes na Suíça e Itália. Daqui do topo se tem a mais incrível visão de Mont Blanc. Observar tudo lá de cima é um momento digno de suspiros de encantamento e admiração.
Por isso, esse passeio constitui uma das principais atividades turísticas de Chamonix. Subir até o cume de Aiguille du Midi, para visualizar a mais linda paisagem já vista por alguém.
O percurso pelo teleférico tem uma duração de 20 minutos. Imagina! 20 minutos nos ares dos Alpes Franceses apreciando todo aquele esplendor de geleiras e montanhas envoltas em neve.
Plan de l’Aiguille
Neste percurso é feita uma parada em Plan de l’Aiguille ,um ponto nas alturas( fica a 2310m de altitude), antes da chegada ao cume. Deste ponto pode ser visto todo o vale de Chamonix. Nesta parada há um bom restaurante, onde você pode restaurar a energia com um lanche quentinho.
Quando você chega no topo de Aiguille du Midi tem a seu dispor uma estrutura toda especial para te proporcionar a melhor apreciação de tudo. São diversos mirantes para observação, terraços, passarelas, escadas de ferro e elevadores, que favorecem sua exploração da montanha.
Estando ali, você vai precisar de algumas horas para uma visitação bem legal. Algumas coisas são imperdíveis como o The Pipe, o túnel de aço gigantesco, suspenso sobre uma geleira, que possibilita a passagem por dentro do cume do Aiguille du Midi.
E você também pode alcançar o topo final da montanha, por meio de um elevador que te leva a este ponto mais alto de observação.
Step into the Void
Uma coisa que você não pode deixar de experimentar é a cabine de vidro do Aiguille du Midi. Esta plataforma é chamada “Step into the Void”. Nela você caminha sobre o precipício, ou seja, por ser toda de vidro, a sensação é que a pessoa está solta no ar a 4 mil metros de altitude.
Funciona assim: primeiramente, o visitante veste pantufas para não danificar a estrutura transparente de vidro. Em seguida o cubo de vidro é projetado para fora, saindo do terraço em direção ao nada! Tem que ter coragem, galera!
A impressão é única, emocionante e ao mesmo tempo apavorante, pois a ideia é de que você está pisando o nada, soltos no espaço a milhares de metros de altura. Lindo e inesquecível!
Quando fechar os olhos à noite, para dormir , se verá novamente ali, e uma sensação de estar no vazio em direção ao abismo te invadirá novamente. É assim que é!
Uma visita ao Aiguille du Midi deve custar em torno de 70 euros.
Montenvers e Mer de Glace
Em Chamonix, os passeios incríveis não tem fim. São inúmeros os programas que valem a pena fazer para aproveitar o lugar, ao máximo. Um dos imperdíveis dali é o Trem para chegar ao topo de Montenvers e a descida para o Glaciar Mer de Glace( mar de gelo).
O passeio é todo fascinante. Desde a viagem de trem pela subida íngreme, em um percurso de 5 quilômetros, até a chegada ao Refúgio Montenvers. Este ponto de observação situado a 1.913m de altitude proporciona uma visão maravilhosa da região.
Para chegar até este refúgio no alto da montanha é preciso seguir para a estação de Montenvers , que está a apenas 5 minutos do centro de Chamonix. Siga andando e chegue rapidamente à ferrovia de Montenvers.
Tome então o simpático trenzinho vermelho para o alto de Montenvers. É um percurso em aclive que segue atravessando a floresta, pela encosta da montanha.
Além disso, o caminho é de paisagens belíssimas e revela a natureza privilegiada do vale de Chamonix. Pela janela do trem você pode registrar os mais belos quadros naturais do lugar, com fotos que vão te fazer ganhar muitos seguidores no Instagram.
Chegando no alto da Estação Montenvers você pode admirar as redondezas pelos mirantes de observação ou pelos imensos terraços panorâmicos ali dispostos.
Também pode fazer parte do passeio saborear algum lanche no Glacier Bar ou no restaurante Refúgio de Montenvers.
Neste local um ponto de interesse é a Galeria dos Cristais, onde estão expostas pedras raras achadas em escavações na região.
Mas a aventura continua. Da estação de Montenvers pode-se descer ao Mar de Gelo.
Glaciar Mer de Glace (Mar de Gelo).
Da Estação de Montenvers gôndolas teleféricas descem levando os visitantes ao mar de Gelo. O teleférico te leva, penhasco abaixo, até um certo ponto da geleira, onde há uma escadaria de ferro, com mais de 400 degraus.
Descendo esta escadaria chega-se, então, à Gruta do Gelo ou Grotte de Glace. Entrando caverna adentro você terá belas surpresas com o ambiente gelado e diferente.
É esta a rota que te leva a conhecer o Mer de Glace, o maior glaciar (geleira) de Mont Blanc. Este é um passeio que dura em torno de 3 a 4 horas.
Ingressos para Mer de Glace custam a partir de 33 euros. Vá preparado, com calçados adequados à caminhada sobre pedras, e roupas esportivas, mas quentinhas. E não esqueça dos óculos e protetor solar.
Nadar numa piscina com vista para os Alpes em Chamonix
Em Chamonix há hotéis que oferecem piscina aquecida e almoço. É bem legal nadar tendo como cenário uma bela visão dos Alpes. A vista é linda e a água quentinha. E depois do banho saboreie um almoço delicioso.
Explorar a charmosa cidade
Chamonix é uma cidadezinha simpática e cativante. Estando por ali vale muito a pena tirar pelo menos uma parte do dia para uma visita de conhecimento aos pontos mais legais.
Por isso, para você não ficar perdido sem saber por onde começar e para ter uma ideia de onde ir, vou te dar algumas sugestões interessantes.
Além disso, a cidade tem seu centro com muitas lojas, cafeterias e monumentos. Em alguns pontos, monumentos contam um pouco da história de Chamonix. Explorando a cidade você poderá ver estátuas dos fundadores.
William Windham e Richard Pocock foram os exploradores pioneiros. Eles iniciaram a marcante história de esportes nas montanhas de gelo de Chamonix. Suas estátuas estão expostas no centro da cidade.
Outro ponto legal para conhecer é o Museu Alpino , próximo ao rio, que expõe acervo com artefatos que têm tudo a ver com o turismo na neve. Também mostra como é a vida próximo às geleiras e montanhas.
O Mont Blanc Unlimited Pass vale a pena?
Para as estações de ski você pode adquirir alguns passes para ter acesso a mais de uma delas. O passe mais famoso e completo é o Mont Blanc Unlimited Pass.
Ele inclui as pistas de esqui de Les Houches, Grands Montets, Balme e áreas mais perto da cidade, Brevent – Flegere. Também dá para visitar Courmayeur, que fica na parte italiana de Montblanc e Verbier, na Suíça.
Ainda inclui o ingresso para gôndola de Aiguille du Midi. Dentro dela dá para ver uma vista incrível em 360 graus do topo das montanhas da cidade.
Os pontos são ligados entre um sistema de ônibus, incluso dentro do pagamento do pacote. O passe custa por volta de 67 euros.
É preciso colocar na balança se deve ou não obter o passe. Nesse caso, considere sua pretensão. Se você pretende conhecer todas as atrações, até que vale a pena adquirir.
Outro aspecto a ser considerado são as condições climáticas. Todas as atividades em Chamonix dependem do tempo e das condições climáticas que se apresentarem , no período de sua visita. Isso é importante, pois imagina adquirir o passe e não poder realizar nenhum dos passeios?
Sendo assim, antes de comprar o passe, decida se vai realizar a maior parte dos passeios e considere verificar as condições do tempo.
Roteiro em Chamonix 3 dias
Esse é exemplo de um bom roteiro para se fazer em Chamonix.
• Dia 1: chegada, passear pela cidade.
No primeiro dia é legal fazer um programa mais tranquilo e de mais reconhecimento do destino. Sendo assim, você até pode seguir algumas sugestões aqui do post, como por exemplo explorar a cidade.
• Dia 2: Aiguille du Midi e Montenvers à tarde
No segundo dia já é mais que tempo de partir para a aventura. Segure a adrenalina suba para explorar Aiguille du Midi , na parte da manhã.
Na parte da tarde, do segundo dia, conheça Montenvers e o Glaciar Mer de Glace.
• Dia 3: Snowboard ou Ski
No terceiro dia aproveite as pistas de esqui e snowboard. Existem várias pistas pela cidade. Desde as fáceis até as que exigem maior experiência no esporte. Veja o que melhor se adapta a seu perfil e aproveite.
• Dia 4: Day Use no Hotel com piscina e almoço
Neste último dia, relaxe. Conheça a piscina térmica de Chamonix. E curta a vista maravilhosa de neve , enquanto mergulha em águas bem morninhas. É tudo de bom! E depois deste gostoso banho , saboreie um delicioso almoço.Chamonix espera sua visita. Agora que você já tem inúmeras informações e dicas, faça seu roteiro, apronte-se e venha curtir este destino de neve e adrenalina. E não deixe de compartilhar o post com quem tem, como você, um coração aventureiro.