como tirar o visto americano

Visto para turista EUA

Se você quer viajar para fora do país, saiba que para muitos países é essencial obter uma autorização prévia, o famoso visto. Contudo, ainda que seja um processo necessário, algumas pessoas não entendem muito bem como funciona, como tirar e qual a validade, por exemplo. Portanto, no artigo de hoje, iremos falar com mais detalhe sobre o visto para turista EUA. Confira!

Viajar para o exterior, principalmente para os Estados Unidos, é o desejo de muitas pessoas. No entanto, para quem é brasileiro, é preciso se atentar a alguns pontos, como o fato de ser necessário tirar o visto para turista dos EUA. 

Mas, por possuir algumas regras, você deve ficar atento a alguns pontos, os quais iremos esclarecer no decorrer deste artigo. Então, não deixe de conferir.

Você sonha em viajar, mas tem medo? Leia também o post O que te impede de realizar seus sonhos e descubra como vencer seus medos.

O que é um visto?

visto americano de turista
Nova York

Antes de tudo, você tem que entender o que é um visto e como ele funciona. Em suma, para que você viaje para qualquer outro país, é preciso passar por uma série de avaliações, para que se possa traçar o seu perfil.

No caso dos Estados Unidos, por exemplo, para que você possa visitar o país, você precisa obter essa permissão. Esse visto é colocado no seu passaporte, que também é outro documento de viagem emitido pelo país da cidadania do viajante que, no nosso caso, é o Brasil.

Ademais, não podemos deixar de citar que cada país possui os seus pré-requisitos para conceder ou não o visto para alguém. Ou seja, com isso estamos querendo dizer que, caso você consiga tirar o seu visto para turista EUA, não quer dizer que você pode ir para outros países.

Caso você queira viajar para outro local, como o Japão, por exemplo, você deve passar por esse processo de novo, mesmo que o seu visto Americano esteja em dia. Apenas alguns viajantes não precisam de visto, mas iremos falar sobre isso um pouco mais a frente.

Além disso, os cidadãos dos EUA não precisam de visto para entrar lá, obviamente. Contudo, caso estejam pensando em viajar para qualquer outro lugar do exterior, torna-se necessário procurar a emissão deste documento.

Também é preciso lembrar que o passaporte brasileiro é um dos mais fortes do mundo, ou seja, você poderá entrar em mais de 150 países do mundo sem a necessidade de obter um visto prévio.

Você está planejando fazer uma viajar sozinha?! Leia também o Guia completo para te ajudar a planejar a sua viagem solo!

Preciso de visto para entrar nos Estados Unidos?

visto de turista estados unidos
Hollywood

Na grande maioria dos casos, sim. Em especial quando você possui nacionalidade e passaporte brasileiro. Do contrário, caso você compre a sua passagem, sem realizar nenhum desses procedimentos, você será barrado ainda no aeroporto de origem, na hora de fazer o check-in.

Ou, ainda que você consiga passar no check-in no Brasil, com certeza você será barrado na imigração, nos EUA. Portanto, para que você faça uma viagem sossegada, sem maiores problemas, você deve se preocupar em tirar o seu documento.

Ademais, não basta apenas ter o visto em mãos. Ele precisa estar em situação regular. Então, ainda que você tenha o visto para turista EUA, mas ele esteja fora do prazo de validade, por exemplo, também irá acontecer de você ser barrado.

Além disso, você deve possuir o visto correto. Se você está viajando como um turista, é preciso solicitar o “visto americano B1/B2”. Esse, exige um processo de solicitação, pagamento de taxa e uma entrevista. Então, você também deve se atentar a esse ponto. Falaremos mais sobre isso a seguir.

Visto Americano B1

O visto B1 destina-se às pessoas que querem ir aos Estados Unidos por razões profissionais. A exemplo, podemos citar o fato de querer visitar uma filial de uma empresa, ministrar aulas ou fazer palestras como convidado de um evento.

Contudo, ao tirar esse visto, a pessoa que visita o país não pode receber pagamentos por seus serviços, tampouco colocar em risco o emprego de outros cidadãos americanos.

Visto Americano B2

O B2 é o mais comum, já que se destina às pessoas que querem visitar o país apenas a turismo ou passeio. Ademais, pessoas que vão para fazer algum tratamento médico especializado também podem usufruir desse visto.

Nesse visto, até é possível estudar, mas apenas em cursos cuja carga horária seja pequena.

Em quais situações não preciso de visto?

Como citamos em parágrafos anteriores, há algumas situações nas quais o visto não é obrigatório, mas são casos bem específicos. O Estados Unidos possui um Programa de Isenção de Vistos, o que permite que alguns cidadãos possam viajar sem visto.

Contudo, essas viagens devem possuir um cunho turístico ou de negócios. Fora isso, o visitante deve permanecer no país por um período igual ou inferior a 90 dias, não podendo ultrapassar isso. Então, brasileiros que possuem passaporte em outra nacionalidade, podem aproveitar essa vantagem.

No entanto, nesses casos, é preciso que já tenha em mãos a passagem de volta, além do fato de possuir autorização de viagem ESTA (Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem) preenchida e paga.

O valor para essa solicitação é de US$14, e, dentre os países que não precisam de visto para entrar nos EUA, podemos citar os seguintes:

  • Portugal;
  • Austrália;
  • Bélgica;
  • França;
  • Alemanha;
  • Itália;
  • Espanha;
  • Suíça;
  • Reino Unido.

Como tirar o visto para turista EUA?

visto americano
Ponte Golden Gate

É um procedimento um pouco complicado e que demanda um certo tempo. Fora isso, você precisa de alguns documentos. Trata-se de um processo cheio de detalhes e, para facilitar as coisas, iremos detalhar o passo a passo nos tópicos seguintes.

Formulário DS-160

A primeira coisa que você deve fazer para tirar o seu visto é preencher o formulário DS-160, que está disponível no site do Consulado Americano. Contudo, todo o formulário deve ser feito em inglês, com informações precisas e atualizadas.

Atente-se a isso, pois qualquer divergência de dados pode resultar em algum erro. Todo o site é em inglês, contudo, algumas partes já foram traduzidas para o português. Para conferir a tradução, basta posicionar o cursor acima da frase desejada.

Tome cuidado para que a página não expire. Do contrário, você terá que refazer todo o procedimento, que já é um pouco demorado. Segundo o próprio site, pode demorar até 90 minutos para preencher por inteiro.

Valor da taxa e pagamento

No caso do visto para turista EUA, ou visto B1/B2, o valor da taxa é de US$160. Mas fique atento às informações do site, pois o valor pode variar. Além disso, o pagamento deve ser feito pelo próprio site onde foi feito o agendamento.

Contudo, também há possibilidade de pagar pelo telefone, em dinheiro, em qualquer agência do Citibank ou por boleto bancário. Até então, essa é a única taxa. Não há mais taxa de envio do passaporte, por exemplo.

Agendar entrevista

Assim que o seu pagamento for confirmado, você deve entrar na fase de agendar a sua entrevista. Mas, para agendar, você deve ter em mãos o número do boleto DS-160, número do passaporte e o recibo de pagamento. Você pode agendar pelo site ou pelo call center.

O tempo de espera para marcar a entrevista varia de acordo com o local escolhido. Além da entrevista, você também deve agendar a data para coleta dos seus dados, através dos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto USA (CASV).

CASV

A coleta dos seus dados deve ser feita antes da entrevista propriamente dita. Então, ao marcar um horário, você deve comparecer. Lá, será coletado as suas impressões digitais e foto. Isso serve para complementar a solicitação do visto.

Fora isso, não se esqueça de ter em mãos o formulário DS-160 e passaporte. Não podemos deixar de citar que pessoas acima de 66 anos e com até 15 anos são isentos da coleta de impressões digitais.

A forma de viajar vem mudando. Cada dia que passa o turismo de massa é substituído por viagens com significados. Quer aprender mais sobre o tema? Recomendo a leitura do post Slow Travel: uma nova forma de viajar. 

Entrevista do visto

Após todos esses procedimentos, você deve comparecer até a entrevista, no dia marcado. Para tal, é preciso ter em mãos o passaporte válido e a página de confirmação com o código de barras do formulário DS-160.

Agora, se você for menor de 16 e maior de 65 anos, a entrevista não é um elemento obrigatório. Contudo, pode-se convocá-los para a mesma embaixada ou consulado, caso se julgue necessário. Na grande maioria das vezes, esse é o passo mais “temido”.

Mas fique calmo. Apenas seja verdadeiro e consistente nas suas respostas. Lembre-se que todas as suas respostas devem bater com as que você apresentou no formulário da solicitação. E essa é a importância de você manter todos os dados atualizados e precisos.

Entrega do visto americano

Feito todos esses procedimentos, é muito provável que você seja aprovado. Afinal de contas, nos dias de hoje, estima-se que a maior parte pedidos de brasileiros são aceitos. Os que não são, geralmente é porque possuem algum tipo de inconsistência nos dados.

Assim que o seu pedido for aceito, é possível receber o passaporte com o visto americano na sua casa ou no CASV pré-escolhido, conforme acordado na hora de agendar a sua entrevista. Fora isso, o visto pode ser entregue pela transportadora, e a entrega costuma ser bem rápida.

Quais cuidados preciso ter ao pedir o visto para turista para os EUA?

Os cuidados que você deve ter ao pedir o visto para turista para os EUA referem-se apenas a atenção. Ou seja, ao fazer a solicitação, atente-se de que todas as suas informações estão corretas e atualizadas. Afinal, qualquer divergência pode ser motivo de negação.

Fora isso, procure sempre levar todos os documentos que são solicitados para a entrevista. E indicamos isso porque, caso você esqueça de levar o formulário DS-160 impresso, você terá que fazer isso na hora. Contudo, a média de preço é de R$20,00 por folha.

E, considerando que o DS-160 possui duas páginas, e o comprovante mais três, você teria de desembolsar em média R$100,00, só com impressão. Sendo assim, para evitar gastos desnecessários, mantenha atenção nesse ponto.

Além disso, é importante levar todos os documentos que comprovem seu vínculo com o Brasil, todos os documentos que comprovem que você terá condições de se manter durante a viagem, todos os documentos solicitados.

Se você está planejando uma viagem e quer um Roteiro de Viagem Personalizado, contrate uma personal Travel Desgin. Quer saber mais?! Leia o post Roteiros Personalizados!

Por fim, você ainda ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo ou aproveite e compartilhe a sua experiência. Vou adorar saber mais.

Enfim, se quiser conferir outras dicas sobre praias de nudismo e praias naturistas no Brasil, ou quer saber mais sobre outros destinos nacionais e internacionais, deixe o seu comentário aqui embaixo. Quem sabe este pode ser o próximo post, não é?

E se curtiu as dicas sobre os vistos para turistas EUA, compartilhe com as amigas. 

5 respostas

  1. Desconhecia essa lista de países em que o visto não é obrigatório pra ingressar nos RUA! Texto muito instrutivo e esclarecedor. Obrigada!

  2. Adorei as dicar para tirar o visto de turista para os EUA. Em breve terei que renovar o meu.

  3. Essa exigência de visto para turistas nos EUA já deveria ter sido abolida, muitas pessoas deixam de ir por terem o visto negado ou pensarem que podem ter o pedido negado, já que não é barato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com