cidades turísticas sp

Cidades turísticas de SP

Sabia que há várias cidades turísticas em SP? É fato que viajar é uma experiência incrível! Sair da sua zona de conforto e desbravar novos lugares, culturas, aproveitar para aprender um pouco mais da fauna e da flora de outro local é algo inesquecível.

No entanto, enganam-se aqueles que imaginam que para aproveitar e ter uma verdadeira experiência de viagem deve-se investir um alto valor, que nem sempre é acessível a todos, Você poderá fazer isso há poucos km da sua casa, na sua própria região e sem gastar uma alta quantia para ter uma viagem incrível. Como eu sei que tenho muitos leitores do estado de São Paulo, preparei uma lista com as melhores cidades turísticas de SP para vocês!

Há várias cidades turísticas de SP e se você já mora no estado, ou está visitando e quer conhecer algo além de Sampa, deve ler até o final. Sendo assim, sem mais delongas, vamos conferir as principais cidades turísticas de SP.

Quer saber os melhores restaurantes em São Paulo para visitar a dois? Leia também Restaurantes românticos em SP.

São Paulo é um estado turístico?

Não podemos afirmar que todo o estado de São Paulo é turístico. Afinal de contas, mesmo que esse estado seja alvo de visitantes ao longo de todo o ano, o estado em si não sobrevive apenas dessa prática. Então, na teoria, São Paulo não é um estado que se enquadra nessa categoria.

Contudo, várias cidades dentro do estado podem sim ser consideradas turísticas. Inclusive, muitos municípios têm como principal fonte de renda o dinheiro que advém dos turistas. Não é à toa que SP possui cerca de 70 cidades em estância turística.

Fora isso, não podemos deixar de citar que São Paulo possui cerca de 646 municípios, o que é um número bem grande. E, levando em consideração que desses mais de 600, 70 podem ser considerados turísticos, trata-se de um número bem interessante.

Economizar nunca é demais, né?! E já imaginou economizar bastante no seu transporte até o destino sonhado?! Leia também os posts:

Onde achar passagens aéreas baratas: Google Flights Voos

Passagem barata de ônibus: Buser e FlixBus

Como Ganhar Milhas aéreas

Dessa forma, ainda que o estado não seja inteiramente turístico, as possibilidades de viagem, conquistar novas experiências e explorar novas cultura, com certeza são bem extensas, em especial levando em consideração outros estados brasileiros.

Sendo assim, podemos afirmar com tranquilidade que São Paulo é uma região muito bem servida em relação a cultura rica e pontos turísticos de tirar o fôlego. E, no decorrer desse artigo iremos falar um pouco mais de detalhes sobre cada um deles.

Você está planejando fazer uma viajar sozinha?! Leia também o Guia completo para te ajudar a planejar a sua viagem solo!

O que é estância turística?

No tópico anterior, citamos que SP possui cerca de 70 municípios em estância turística. Mas você sabe o que quer dizer isso? Apesar de o nome poder confundir um pouco, trata-se de um conceito um tanto simples, e iremos explicar de uma maneira bem clara.

Estância turística é um termo cunhado e concedido pelo governo do estado de São Paulo. Nele, se enquadram municípios que apresentam características turísticas e determinados requisitos. Dentre eles, podemos citar:

  • Condições de lazer;
  • Recreação;
  • Recursos naturais;
  • Recursos culturais específicos.

Ademais, para que uma cidade se encaixe nessa categoria, ela deve dispor, também, de uma infraestrutura e serviços dimensionados à atividade turística no geral. Quando uma cidade conquista esse título, ela se torna apta para receber aportes financeiros.

Essa “ajuda” financeira deve ser usada apenas para incentivar ainda mais o turismo naquela região. Fora isso, não podemos deixar de citar que há 4 estâncias, sendo elas: turística, balneária, climáticas e hidrominerais.

Estância turística: aquele estado que possui vários pontos turísticos, onde o visitante pode aproveitar diferentes tipos de sensações através das paisagens, passeios etc.

Estância climática: é aquela cidade que possui um clima atípico para os brasileiros, ou seja, frio mais intenso. Portanto, as cidades que se enquadram nessa categoria geralmente são mais baixas, levando em conta a posição do mar.

Estância climática: nessa categoria, se enquadra cidades que possuem um clima mais praiano. Cidades como Bertioga, Ilhabela e Santos, por exemplo, e encaixam nela

Estância hidromineral: essa faz jus ao nome, visto que se refere a cidades que possuem a hidromineração como um dos pontos principais do município e, ao redor ou próximo, desenvolve-se toda uma estrutura que chama atenção de visitantes.

Por que viajar para o estado de São Paulo?

Querendo ou não, São Paulo é um dos locais que mais tem referência. Afinal de contas, praticamente quaisquer novas ideias são testadas lá. Fora isso, os viajantes que vêm de fora do país tendem a conhecer São Paulo e/ou Rio de Janeiro. 

O estado como um todo é muito rico e diverso. Sendo assim, é possível obter novas sensações todos os dias, caso você tenha como meta conhecer uma cidade de SP durante o período que ficar hospedado na região.

São Paulo é muito bom de rodovias de fácil acesso e, portanto, a depender do local que você pretende se hospedar, você pode alugar algum carro e conhecer locais próximos, que são tão bons quantos ou que oferecem algo ainda melhor.

Agora, se você já for de São Paulo, as coisas vão se tornar ainda mais fáceis. Afinal, além de o custo ser bem menor, você pode viajar de carro, por exemplo, e ainda aproveitar toda a vista fornecida durante a sua viagem.

No entanto, outras pessoas podem considerar o fato de morar em SP como um dos motivos de não conhecer o estado. Afinal, muitos acreditam já possuir a experiência completa, e que não irão visualizar nada de novo.

Isso é até entendível, mas, na prática, não é desse jeito. SP é muito grande, então há várias coisas que você nem sequer sabe que existe. Você sabia que existe um bar todo de gelo, situado dentro do estado de SP?

E há várias outras coisas semelhantes a essa. Sendo assim, conhecer o estado, mesmo você já sendo de SP, é muito benéfico, haja vista que você vai poder entender melhor do local onde vive, além de conhecer as diferentes culturas de um único estado.

Já ouviu falar no Free Walking Tour? Descubra o que é esse tipo de programa que já conquistou inúmeros viajantes.

Quais são as cidades turísticas SP?

Como falamos, de acordo com o que já foi estabelecido, há cerca de 70 municípios que se enquadram como sendo turísticos. No entanto, há vários outros locais que são tão bons quanto, e que detém coisas das quais você deve conhecer.

Portanto, nos tópicos abaixo, listamos algumas das cidades turísticas SP, mas sem levar em conta apenas a contagem oficial. Algumas das cidades que iremos apresentar nos tópicos seguintes não necessariamente fazem parte das estâncias turísticas.

Serra negra

Esse é o local ideal para quem quer aproveitar belezas exuberantes e ficar em contato com as montanhas e natureza. Fora isso, ela possui uma boa estrutura hoteleira, além de deter um clima serrano. Ademais, várias pessoas vão ao local por conta do comércio, que é famoso pelos produtos de couro e lã.

Campos do Jordão

Essa é uma outra cidade cujo destino é ótimo para quem gosta de um clima mais frio. Campos do Jordão fica a 170 km da capital, e detém o título de ser a “Suíça Brasileira”. E isso acontece porque toda a sua arquitetura remete bastante à Europa.

A cidade chega a bater temperaturas negativas e, fora o clima, há vários passeios para fazer na cidade. É lá que fica o bar de gelo que citamos em parágrafos anteriores. Mas, fora essa atração, há várias outras que são bem interessantes.

Cunha

A cidade de Cunha é bem conhecida por ser a terra dos ceramistas. Sendo assim, há vários ateliês para que você possa conhecer e levar uma lembrança. Essa cidade faz divisa com o Paraty, Rio de Janeiro. Portanto, ela é circundada pela Serra do Mar e da Bocaina.

Ademais, há outras atrações, como campos de lavanda, Pedra da Macela, trilhas, cachoeiras e coisas do tipo, que são naturais. Além disso, Cunha fica a 220 km da capital.

Eldorado

Eldorado é conhecida por ser a Amazônia Paulista, e não é por acaso. A cidade é 70% coberta pela Mata Atlântica. Contudo, um dos destaques é a Caverna do Diabo, que é a maior de todo o estado. Apesar do nome, trata-se de uma das mais belas grutas do Brasil.

Outro destaque é a Cachoeira de Meu Deus. Ela detém uma queda d’água de 53 metros de altura, o que é algo gigantesco! A cidade fica a cerca de 249 km da capital.

Itu

Não se engane pelo nome pequeno, pois a cidade é conhecida pelo exato oposto. Ela tem por fama ser a “Terra dos Exageros”. Contudo, é na Praça da Matriz que estão os “exageros” mais comuns: o Orelhão de Itu, que possui cerca de 7 metros de altura.

Fora isso, ainda há o Semáforo Gigante que, mesmo sendo enorme, funciona muito bem. Ademais, a cidade fica a cerca de 100 km da capital.

Boituva

Esse é o destino que irá te deixar nas alturas! Afinal de contas, Boituva é conhecida por ser a capital do Paraquedismo. Sendo assim, é o local ideal para quem gosta de esportes radicais. Várias empresas oferecem a possibilidade de saltar em queda livre de uma altura de quase quatro mil metros.

Agora, se você preferir algo um pouco menos radical, saiba que há possibilidade de viajar com balões. Boituva fica a 117 km da cidade de São Paulo, mais ou menos.

Holambra

Holambra é muito conhecida pelo seu design que remete muito a Europa. Portanto, se você quer sentir um pouco do gosto de como é viver lá, a cidade pode lhe dar uma certa noção. E toda essa estética se dá porque a região foi colonizada por holandeses, sendo que muitos ainda vivem por lá.

Fora isso, Holambra é a capital das flores. Tanto que várias agências oferecem passeios por plantações que exalam perfume e muita beleza. Além disso, o Moinho Povos Unidos é outro lugar imperdível, uma cópia muito fiel dos tradicionais moinhos holandeses.

Se você está planejando uma viagem e quer um Roteiro de Viagem Personalizado, contrate uma personal Travel Desgin. Quer saber mais?! Leia o post Roteiros Personalizados!

Por fim, você ainda ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo ou aproveite e compartilhe a sua experiência. Vou adorar saber mais.

Enfim, se quiser conferir outras dicas sobre praias de nudismo e praias naturistas no Brasil, ou quer saber mais sobre outros destinos nacionais e internacionais, deixe o seu comentário aqui embaixo. Quem sabe este pode ser o próximo post, não é?

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com