Porque visitar São João Del Rei

O que fazer em São João Del Rei

São João Del Rei, com mais de 300 anos de existência, faz parte da lista de destinos do interior de Minas Gerais, pura história. Se você deseja saber tudo o que você pode fazer em São João Del Rei, continue neste artigo e veja todas as dicas imperdíveis que trazemos para você.

Perto da capital mineira, podemos destacar que a cidade de São João Del Rei é um dos destinos que são mais procurados dentro do interior do estado. Principalmente para quem gosta de turismo sagrado, visitando igrejas centenárias.

A cidade sempre está precisando de gente para trabalhar na área do turismo, portanto qualifique o seu currículo através de um Certificado de Conclusão de Curso da área do turismo.

Está fazendo um planejamento para uma viagem internacional a dois? Leia também Viagens de casal baratas 

Porque visitar São João Del Rei

Assim como outras cidades do interior de Minas Gerais, São João Del Rei é o destino ideal para quem curte um passeio fascinante e prático com um toque de história.

A cidade é conhecida por seu rico centro histórico, com casarões, igrejas e praças bem preservadas, com mais de 300 anos e oferece diversos passeios super interessantes.

Com cerca de 90.000 habitantes, foi um importante local para o ciclo áureo da região dos Campos das Vertentes e o período da Inconfidência Mineira.

Além do seu marco histórico, a cidade oferece diversas oportunidades de conhecer lindas cachoeiras.

Você vai viajar pelo Brasil? Que tal conhecer bem o estado de Minas Gerais?! Não deixe de ler o post sobre O que fazer em Ouro Preto.

Onde fica São João del Rei

São João Del Rei fica a 190 km de Belo Horizonte. A cidade possui uma localização estratégica, ficando entre as cidades de Tiradentes e Bichinho.

O que fazer em São João Del Rei e dicas

São João del Rei está localizada a aproximadamente em média de 190 km da cidade de Belo Horizonte. Além disso, a cidade está estrategicamente localizada entre as cidades de Tiradentes (15 km) e Bichinho (23 km).

Atividades e dicas em São João del Rei São João Del Rei é uma parada estratégica para quem deseja conhecer Tiradentes e Bichinho em Minas Gerais, pois a hospedagem é mais barata. Como tudo é muito próximo e sinalizado, basta pegar o trem ou dirigir alguns quilômetros.

Como São João de Del Rei é muito maior que seus vizinhos, existem diversos restaurantes, lojas, museus e igrejas para visitar. Mesmo assim, um passado ainda vivo e quase intocável pode ser visto no centro histórico, caminhando pelas ruas de antigos e coloridos casarões e ouvindo o badalar dos sinos das igrejas.

O sino toca diretamente, uma forma de comunicação com as massas e o desfile. À noite, você encontrará muita animação no bar de samba.

Quer saber como economizar em uma viagem? Leia e conheça mais sobre 7 aplicativos para organizar e economizar na sua próxima viagem

Como chegar em São João del Rei

Como não existem aeroportos perto da cidade, você deverá escolher entre os aeroportos mais próximos em Belo Horizonte ou Rio de Janeiro, depois alugar um carro ou comprar uma passagem de ônibus para chegar na cidade.

Para quem for viajar de carro, a melhor forma é colocar o trajeto no Waze ou Google Maps, claro que saímos de Ouro Preto e pegamos a MG-129 até a BR-040, depois a BR-383.

Passeie pelo centro histórico

Porque visitar São João Del Rei
Foto cedida por @euvinimello, influencer de viagens e um apaixonado por São João Del Rei

Podemos destacar que a arquitetura é uma das principais características do centro histórico da cidade, ela tem cerca de 700 prédios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional com o objetivo de preservar a história da antiga cidade colonial.

Sem dúvidas Minas Gerais é um destino incrível para uma viagem a dois. Quer saber mais sobre as cidades em MG para os casais apaixonados? Leia o post 7 Cidades românticas em Minas Gerais.

Igrejas de São João del Rei

Uma das coisas que se deve fazer em São João del Rei é explorar as igrejas da cidade. A rua principal do centro histórico é a Getúlio Vargas, lá se encontra a igreja de Nossa Senhora do Carmo e a igreja de Nossa Senhora do Rosário.

Ao longo desse caminho, há diversas lojas, e você também encontra a Igreja Nossa Senhora do Pilar e o Museu de Arte Sacra.

Ainda na Rua Getúlio Vargas, você passará por casarões históricos como o Solar dos Neves (antiga residência de Tancredo Neves) e o Museu de Arte Sacra.

Atravesse a Ponte do Rosário, uma das atrações mais populares da cidade, e você encontrará a Igreja de São Francisco de Assis de frente para uma praça ladeada por várias palmeiras reais.

A igreja de São Francisco de Assis foi construída no ano de 1749 e a sua fachada foi projetada pelo artista Aleijadinho.

Vai viajar e quer economizar na sua viagem? Que tal aprender como ganhar milhas aéreas?

Andar na Rua das casas Tortas

Natural de São João Del Rei, Tancredo Neves é o palacete familiar construído no século XIX no Solar dos Neves, junto à igreja de Nossa Senhora do Rosário. Desça a rua ao lado da igreja e você chegará à rua com as casas curvas, que são curvas e inclinadas para dentro. Esta é a velha maneira dos pioneiros.

Artesanato

Várias lojas vendem belas decorações feitas de estanho, que é um dos principais materiais que é encontrado dentro da região. Candelabros, conjuntos de café, pequenas esculturas são fáceis de encontrar, assim como tecidos e marcenaria de outras cidades vizinhas.

Saboreie a comida local

Podemos destacar que o estado de Minas Gerais é famoso pela sua comida. Portanto, saboreie o feijão Tropeiro, frango caipira com quiabo e o ora-pro-nóbis.

Os doces caseiros são tão viciantes que não dá vontade de levar para casa um doce de leite, fica ainda melhor com queijo.

Através de Cursos Online de gastronomia, você encontra diversas receitas da região.

Maria Fumaça de São João del Rei a Tiradentes

Maria fumaça entre são joão del rei e tirandentes mg
Foto cedida pelo Moisés, do blog Viajando com Moisés

Podemos destacar que um dos passeios imperdíveis dentro da cidade é o da Maria Fumaça de SJR a Tiradentes.

Ande em uma bela e bem preservada trem de madeira ao longo de um belo trecho de 12 quilômetros. O custo é de R$ 70 ida e volta e R$ 60 só ida, com descontos para alunos e professores.

Ao lado fica o Museu Ferroviário, que exibe algumas locomotivas e até uma carruagem usada pelo imperador Pedro II.

Cachoeiras em São João Del Rei

Existem muitas cachoeiras em São João Del Rei, e é comum as pessoas tomarem banho nos finais de semana. As mais famosas são a Cachoeira do 14, o Bom Despacho e a Reserva do Cala Boca. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com