onde viajar sozinha

Top 10 lugares para viajar sozinha no Brasil

Viajar nos proporciona vivências inesquecíveis. Cada vez que eu saio de minha casa para explorar o novo, ainda que seja dentro da minha própria cidade, crio novas memórias e me enriqueço mais um pouco. Contudo, muitas pessoas acreditam que tais experiências somente podem acontecer na companhia de mais uma (algumas) pessoas. Porém, é realmente uma delícia compartilhar essas vivências, mas também é único poder desfrutar da nossa própria companhia e não depender da  vontade alheia para viver aquilo que sempre sonhamos.Por isso, no artigo de hoje, separei para vocês os melhores lugares para viajar sozinha no Brasil.

Quando falamos em viajar sozinha, é normal que você sinta um certo frio na barriga. Afinal de contas, se é a sua primeira vez, a insegurança pode tomar conta da situação. Mas calma, viajar só não é nenhum pesadelo, tampouco um bicho de sete cabeças.

Há várias vantagens de viajar só, sendo a principal delas o fato de você curtir a sua própria companhia e aproveitar para conhecer os lugares que você de fato tem vontade. Por isso, é interessante conhecer alguns lugares para viajar sozinha no Brasil.

Viajar sozinha é para quem topa desafios, mas, no fim, tamanha é a recompensa. Então, sem mais delongas, para saber quais são os melhores lugares para viajar sozinha no Brasil, é só continuar nos próximos tópicos.

Você está planejando fazer uma viajar sozinha?! Leia também o Guia completo para te ajudar a planejar a sua viagem solo!

Salvador

melhores praias de salvador
Praia do Farol da Barra, Salvador, Bahia.

Salvador é uma das cidades mais antigas em território brasileiro, e isso, por si só, já é motivo para ser um dos lugares para viajar sozinha no Brasil. Fundada em 1579, a cidade foi a primeira capital colonial do país, além de ser sede da Monarquia Portuguesa.

E, até os dias de hoje, todas essas relíquias estão no território baiano. Engana-se quem pensa que Salvador se resume em praias. O local respira cultura e história. Por isso, nos próximos tópicos, iremos falar sobre alguns dos destinos da capital.

Catedral Basílica

Inaugurada em 1648, a Catedral é a quarta edificação religiosa erguida no mesmo local. O seu interior é todo decorado em ouro, prata e móveis de jacarandá. Fora isso, o seu exterior é todo de pedra polida, com um design elegante e imponente.

Igreja e convento de São Francisco

Mesmo que você não seja católico, essa é uma visita que você não pode deixar de fazer. E isso acontece porque, de acordo com o IPHAN, a igreja é uma das sete maravilhas de origem portuguesa do mundo. 

Farol da Barra

Esse é um dos cartões postais mais famosos de Salvador. A sua construção remete à 1534, sendo uma das primeiras do Brasil colônia. Por fazer parte do Circuito Barra Ondina, a sua imagem é garantida durante o período carnavalesco.

Vai viajar também pela capital baiana? Leia mais sobre Salvador:

As 8 melhores praias em Salvador

Onde ficar: Salvador

O que fazer no Pelourinho.

10 atrações gratuitas em Salvador.

Morro de São Paulo

Não, a cidade não fica no estado de SP! Apesar do nome, o local fica no arquipélago baiano de Tinharé. É um destino com ótimas praias e com visuais de tirar o fôlego. Mas, se você não conhece o lugar, daremos algumas dicas abaixo.

Mirante da tirolesa

O mirante tem 320 metros de extensão e, por isso, garante uma ótima experiência. Através dele, você tem uma vista panorâmica de toda a cidade, inclusive das praias. Ademais, ao final do passeio, você pode mergulhar em uma das praias.

Praia da Gamboa

Gamboa é um povoado próximo de Morro de São Paulo, ideal para quem gosta de locais mais privados. Fora isso, é possível chegar ao local caminhando, o que dá para aproveitar e aproveitar a ambientação.

Primeira praia de Morro de São Paulo

Essa é a porta de entrada dos turistas e é por esse motivo que ela se chama “Primeira Praia”. O local tem águas cristalinas, no entanto, não é tão frequentado pelos visitantes, o que é ideal para aqueles que gostam de um local menos badalado.

Você vai viajar sozinha para um destino litorâneo? Descubra como ir à praia sozinha

São Paulo

São Paulo não poderia ficar de fora nessa lista de lugares para viajar sozinha no Brasil. Afinal de contas, a cidade tem muitas opções capazes de agradar a todos os gostos. No entanto, nos próximos parágrafos, iremos dar algumas dicas de locais para conhecer.

MASP

O MASP é uma grande referência cultural da cidade de São Paulo, uma vez que tem um dos melhores acervos de arte no Brasil. Além do mais, ele é um dos pontos turísticos mais procurados de SP. No entanto, você ainda pode aproveitar e visitar outros espaços culturais, como:

  • Itaú Cultural;
  • Japan House;
  • Casa das Rosas;
  • Centro Cultural Fiesp e outros.

Ibirapuera

Além de oferecer contato com a natureza, o Ibirapuera é um parque que reúne outras atividades. Nele, você pode aproveitar para conhecer vários centros culturais, como por exemplo:

  • Museu Afro Brasil;
  • Museu de Arte Moderna;
  • Planetário;
  • Fundação Bienal etc.

Theatro Municipal

A arquitetura do Theatro Municipal já vale muito a pena de se conhecer, uma vez que mantém o estilo renascentista barroco, inspirado na Ópera de Paris. No entanto, você pode tentar ver alguma apresentação.

Está planejando viajar para Sampa? Leia também os artigos: 

O que fazer em Sampa

Restaurantes românticos em São Paulo

Rio de Janeiro

lugares para viajar sozinha no Brasil
Praia de Ipanema, Rio de Janeiro, Brasil

O Rio de Janeiro é outro dos lugares para viajar sozinha no Brasil, uma vez que ele é capaz de lhe proporcionar momentos inesquecíveis. Fora isso, engana-se quem pensa que o local se limita às lindas praias. Abaixo, iremos dar algumas ideias sobre o que fazer no local. Confira.

Jardim Botânico

Situado na zona sul, o Jardim Botânico é uma das maiores áreas verdes de toda a cidade. Inclusive, ele tem vários exemplares de plantas de diversas partes do planeta, por exemplo. Sendo assim, esse é um local que não pode ficar de fora.

AquaRio

Muita gente não sabe, no entanto, o AquaRio é o maior aquário da América do Sul. O seu tanque conta com vários peixes, crustáceos e outros. Então, visitar o aquário é uma experiência que não vai sair da sua memória, e é possível fazer tudo sozinha.

Praias

É claro que o Rio não se resume às praias, mas é impossível não falar delas. Afinal de contas, a cidade é palco de uma das melhores praias do Brasil. Fora isso, dentre as principais praias mais visitadas da cidade, podemos citar:

  • Copacabana;
  • Ipanema;
  • Leme;
  • Arpoador;
  • Praia Vermelha;
  • Praia da Barra.

Quer conhecer mais das praias incríveis do Rio de Janeiro? Leia também o post 10 praias no rio de janeiro de tirar o fôlego

Arraial do Cabo

Arraial do Cabo é considerado um dos melhores lugares para viajar sozinha no Brasil pelo fato de ser acessível. Fora isso, o local é destino constante daqueles que querem se manter conectados com à natureza. Mas, se você não sabe o que fazer lá, daremos algumas dicas.

Mergulho

A cidade possui várias praias de águas límpidas. Então, é normal que uma delas proporcione o mergulho de cilindro. Através dessa experiência, você pode aproveitar para conhecer os peixes e encontrar uma variedade de corais.

Trilhas

Mas, se o seu forte não é mergulhar, que tal aproveitar todas as paisagens através de uma trilha? Há várias opções de trilhas na cidade e, ao fazer isso, você garante a companhia de um lindo visual de toda a região.

Passeio de barco

Não tem como falar de Arraial do Cabo sem mencionar os famosos passeios de barco. Não é à toa que esse é o passeio mais procurado pelos turistas, por exemplo. Afinal de contas, é uma experiência que vale muito a pena, onde você pode aproveitar visuais inesquecíveis.

Fernando de Noronha

Além de ser um local maravilhoso, Fernando de Noronha também é um dos melhores lugares para viajar sozinha no Brasil. Trata-se de um arquipélago vulcânico, o que é capaz de lhe render uma experiência inesquecível. Mas, se você não sabe o que fazer lá, iremos te dar algumas dicas abaixo.

Naufrágio Eleni Stathatos

Se você gosta de praticar mergulho, esse é um local do qual você não pode deixar de conhecer. O Eleni Stathatos é um navio grego que afundou em 1929. No entanto, devido a água cristalina, é possível ver toda a estrutura do navio. Hoje, ele é casa de tartarugas, peixes coloridos, arraias e outros.

Baía dos Porcos

Esse local foi eleito por oito anos consecutivos a praia mais bonita do litoral brasileiro. Por isso, não é difícil entender a razão pela qual você deve conhecer o local, né? A água tem tonalidade verde e várias piscinas naturais.

Baía do Sancho

Essa é a segunda praia mais bonita do Brasil, e também fica em Fernando de Noronha! No entanto, essa praia tem uma faixa de areia dourada, emoldurada por falésias de várias cores. Ademais, o mar tem uma tonalidade azul-escuro e diversos corais. 

Jericoacoara

Jericoacoara, ou apenas Jeri, como é conhecido, também é um dos ótimos lugares para viajar sozinha no Brasil. Não é à toa que o local foi eleito uma das melhores praias do mundo. Ademais, há várias opções de lazer, tais como: kite surf, wind surf, passeio de buggy, mergulhos e outros. Mas, se você quer dicas de o que conhecer lá, falaremos abaixo.

Pedra furada

Esse é o cartão postal de Jericoacoara. Em resumo, trata-se de uma atração que rende belas fotos. Ela é, literalmente, uma pedra com uma fenda, que fica à beira do mar. O mais legal é que, em determinado período do sol, ele se põe “dentro” da pedra.

Mangue seco

Localizado às margens do Rio Guriú, o cenário do mangue com árvores de raízes tortuosas é bem diferente e bonito. É um local mais tranquilo, ideal para quem quer ter um momento de descanso, apreciando belas vistas.

Praia de Jericoacoara

Ir até Jeri sem conhecer a principal praia da vila é o mesmo que não ir. O local costuma ser calmo e tende a mudar bastante, a depender da maré. Ademais, à frente do mar estão alguns hotéis e restaurantes, o que oferece um pôr do sol lindo.

Florianópolis

É a capital do estado de Santa Catarina e, por isso, também é um dos lugares para viajar sozinha no Brasil. Floripa é conhecida pelas suas praias, mas há várias outras coisas para aproveitar na cidade. Nos tópicos abaixo, vamos falar um pouco sobre eles.

Mirante Morro da Cruz

Fica apenas a sete quilômetros do centro e, através do mirante, você tem uma paisagem linda de toda a cidade. É ideal para quem quer tirar boas fotos ou apenas apreciar a vista de cima, que é de tirar o fôlego.

Canasvieiras

A praia de Canasvieiras tem uma extensão de mais ou menos 2.2km. Ademais, tem areias finas, brancas e com um mar bem tranquilo. Não é à toa que é uma das praias mais procuradas pelos turistas. No local, você ainda pode aproveitar para ter um passeio de lancha, escuna e mergulho.

Praia dos Ingleses

Se você gosta de um local mais badalado, então você não pode deixar de conhecer a praia dos Ingleses. Ela é bem movimentada durante todo o ano e, além de ter uma ótima estrutura, tem até um shopping center. As ondas são mais leves, também, ideal para tomar um banho de mar.

Praia da Galheta

O visual dessa praia é mais selvagem e semi deserta, e não é à toa que ela reserva um espaço para os adeptos ao nudismo. No entanto, você pode frequentá-la mesmo que não seja naturista. A praia é linda e mais isolada, o que é ideal para quem gosta de mais sossego, por exemplo.

Quer saber mais sobre Floripa? A Jô, do blog ViaJô, descreveu perfeitamente o sul da Ilha de Florianópolis. Recomendo a leitura!

Curitiba

Quando se fala de lugares para viajar sozinha no Brasil, grande parte das pessoas pensam logo em Curitiba. E não é em vão, uma vez que a capital é muito acessível e fácil de se deslocar dentro da cidade. Fora isso, ela é muito bem organizada e conta com alguns locais maravilhosos, por exemplo:

Centro Histórico

O Centro Histórico literalmente marca o ponto em que a cidade nasceu. Trata-se de um local preservado, com vários registros. Então, para conhecer mais do local, vale muito a pena aderir ao passeio. No centro, você pode conhecer os seguintes locais:

  • Casa Romário Martins;
  • Solar do Barão;
  • Casa Vermelha;
  • Paço da Liberdade;
  • Palácio Giuseppe Garibaldi e vários outros.

Parques

Curitiba tem vários parques, um mais bonito que o outro, o que torna a escolha ainda mais difícil. No entanto, os parques e bosques têm entrada gratuita, o que é ainda melhor! Ao todo, a cidade oferece mais de 60 m2 de área verde para cada habitante, o que dá mais de 30 parques.

Ópera de Arame

A arquitetura da Ópera de Arame com certeza é a mais conhecida de Curitiba. A cúpula tem uma estrutura tubular de vidro e é palco para espetáculos variados. Então, além de se exuberar com tamanho requinte, você pode ver alguma peça.

Curitiba é uma cidade imperdível para conhecer sozinha ou/e acompanhada! Quer saber mais dica? A Gisele, do blog Viajei bonito, tem inúmeros textos incríveis sobre Curitiba. Recomendo a leitura. 

Amazônia

A floresta tropical com certeza é um dos melhores lugares para viajar sozinha no Brasil. Trata-se de uma experiência única e inesquecível e, portanto, vale muito a pena. Contudo, se você não tem ideia do que fazer lá, aqui vão algumas dicas:

Imergir-se à natureza

Não tem como ir até o local sem vivenciar toda a experiência natural que o local pode proporcionar, né? Por isso, uma ótima dica é se hospedar em hotéis ou comunidades que ficam na selva! Que tal? A programação pode incluir passeio de barco, visita a comunidades e observar os animais noturnos, por exemplo.

Cachoeira em Presidente Figueiredo

Se você gosta de tomar um bom banho de cachoeira, não pode deixar de visitar o local. Presidente Figueiredo tem mais de 100 quedas d’água, criando um leque de possibilidades enorme!

Parque Nacional de Anavilhanas

A cidade dá acesso às atrações naturais, que fica a 180km de Manaus. O local é banhado pelas águas do Rio Negro, que se transforma de acordo com a estação. Na cheia as florestas de alagam, mas na seca surgem as praias. Fora isso, as trilhas e interação com botos acontecem o ano todo.

Se você está planejando uma viagem e quer um Roteiro de Viagem Personalizado, contrate uma personal Travel Desgin. Quer saber mais?! Leia o post Roteiros Personalizados!

Por fim, você ainda ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo ou aproveite e compartilhe a sua experiência. Vou adorar saber mais.

Enfim, se quiser conferir outras dicas sobre praias de nudismo e praias naturistas no Brasil, ou quer saber mais sobre outros destinos nacionais e internacionais, deixe o seu comentário aqui embaixo. Quem sabe este pode ser o próximo post, não é?

7 respostas

  1. Muito especial conhecer os top 10 lugares para viajar sozinha no Brasil. Ainda não viajei sozinha a lazer, apenas a trabalho, mas gostei de conhecer estes destinos. amei!!!

  2. Eita que você listou lugares top para viajar sozinha no Brasil. Costumo viajar acompanhada, mas concordo contigo nos destinos que você citou e adorei todas as dicas. Parabéns.

  3. Arrasou na lista de lugares para viajar sozinha no Brasil!!! De tempos em tempos eu deixo o marido em casa e me aventuro sozinha por algum lugar, é bom demais!

  4. Só destino top para viajar sozinha pelo Brasil, a lista está maravilhosa. Nunca fiz uma viagem sozinha, mas tenho uma amiga que já viajou para alguns desses lugares que você indica e adorou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com