Comece a planejar sua viagem agora com descontos imperdíveis

HOTÉIS

Boipeba

Ilha de Boipeba

Hotéis

Muitas vezes sonhamos em explorar o mundo, conhecer novas culturas, desbravar a natureza do outro lado do globo, mas esquecemos que somos um país incrível, de uma cultura e biodiversidade ímpar. Uma ilha paradisíaca, cercada pela mata atlântica preservada, com um mar turquesa e um povo acolhedor: essa é a Ilha de Boipeba.

Quer saber como chegar na Ilha de Boipeba? Saiba como chegar na Ilha de Boipeba.

Onde fica a Ilha de Boipeba

Situada no baixo sul da Bahia, no Arquipélago de Tinharé, a Ilha de Boipeba é um patrimônio natural reconhecido pela UNESCO como Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade.

Por isso, é o local ideal para os viajantes que desejam descansar, desacelerar do ritmo frenético dos grandes centros urbanos e se conectar com a natureza.

Em outras palavras, a Ilha de Boipeba tem um tempo próprio, capaz de recarregar as energias, renovar nossas forças e nos fazer querer voltar todo ano.

ilha de boipeba

A maior dificuldade dos visitantes talvez seja escolher qual dos diversos ecossistemas presentes na ilha é o mais bonito. Você não tem contato só com uma densa Mata Atlântica preservada, mas também com áreas de restinga, dunas e extensos manguezais.

Além disso, você irá se deparar com praias paradisíacas e faixas de areia com coqueirais, com um mar turquesa, com inúmeros corais e recifes, com todas suas cores e biodiversidade.

O que fazer na Ilha de boipeba

Conhecer a Velha Boipeba- onde o fascínio começa

Vila Velha Boipeba
Centrinho da Vila da Velha Boipeba

Se quer saber o que fazer em Boipeba, não poderia deixar de citar a charmosa Vila da Velha Boipeba.

Assim também pelas histórias que ela guarda. São pacatas ruelas,  com calçamento  secular e vários pontos históricos que vale a pena dar uma parada para conhecer.

Esta Vila fica às margens do Rio do Inferno, sendo o ponto de parada das embarcações que trazem os visitantes. Desse modo, pode ser visitada assim que se chega na Ilha.

Portanto, antes de cair no mar e se esticar na areia, explore essa vila incrível. Pare para conhecer as histórias que ali circulam e para conversar com os nativos. Tenho certeza que não irá se arrepender.

A Igrejinha do Divino Espírito Santo

Igreja de Boipeba
Igreja do Divino Espírito Santo

O encanto aqui está especialmente no tempo que essa Igreja tem de vida. É um relevante monumento histórico do lugar. 

Primeiramente, é importante citar que a igrejinha foi erguida no século 17,  em 1610, pelos Jesuítas. Ou seja, foi erguida quando o Brasil tinha pouco mais de um século, época em que os jesuítas vinham reforçar o processo de colonização.

Na decoração interior há a presença de azulejos com temas bíblicos . Atualmente, a Igreja do Divino Espírito Santo se encontra em processo de restauração.

Além disso, para chegar à Igreja siga pela vila da Barra, você passará pela Boipeba Expedições e já irá avistar a Igreja no alto.

O Mirante do Divino

Vista panorâmica de Boipeba
Mirante do Divino, Ilha de Boipeba

Posteriormente, ao lado da Igreja há um mirante que permite uma visão panorâmica do restante do oceano e arredores. Após visitar a Igrejinha admire Boipeba em toda sua majestosa singeleza natural. 

Dá para ver o oceano , o rio e as paisagens do entorno. Você sai dali renovada pela visão de tanta simplicidade e beleza.

Além disso, se esperar o pôr do Sol por ali, aí sim é que entenderá o significado do termo “imperdível!”

As coloridas casas de Boipeba

Eu não sei vocês, mas eu tenho uma queda por casinhas coloridas e portas bonitas e Boipeba é um paraíso instagramável para isso. 

Passeando pela rua do Porto a gente pode apreciar a simplicidade e  a singeleza estampadas nas fachadas cheias de cores das casinhas. Genuína demonstração de  criatividade desse povo, que traz certa vivacidade e muita paz. 

Por exemplo, as inúmeras casinhas são pintadas de alegria, com tons que vão do verde vibrante, ao amarelo, azul, rosa, laranja, branco, em uma diversidade de cores.

Além disso, lembra o colorido das casinhas do Largo do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador. 

Vai fazer um tour pela Bahia e visitar Salvador juntamente com Boipeba? Não deixe de ler os posts:

O que fazer no Pelourinho

Estes são bons exemplos do que fazer na Ilha Boipeba, mas é só o começo. O melhor ainda está por vir e te conto abaixo.

Melhores praias em Boipeba

Depois de fazer amizade com a Velha Boipeba e passar a entender melhor os costumes e a consciência  ecológica presentes neste lugar,  é hora de conhecer o mar e as praias em Boipeba. 

Nesse sentido, esta parte do litoral baiano não deixou a desejar. Em que lugar do mundo você entra diversas praias de mar cristalino emolduradas pelo verde da Mata Atlântica preservada?! 

O que fazer em Boipeba

Para se ambientar a Ilha de Boipeba e suas belíssimas praias eu aconselho fazer o passeio de volta à Ilha de Boipeba. Eu recomendo muitíssimo o Boipeba Expedições!

Ao mesmo tempo, sou cliente deles há anos e confio plenamente! Além da simpatia de Mabel e Expedito, as lanchas são sempre novinhas e eles vão explicando ponto a ponto durante os passeios.

Em volta à ilha,  o passeio pode se estender às praias:  Boca da Barra, Tassimirim, Praia da Cueira, Moreré, Bainema, Praia da Cova da Onça e Praia da Ponta dos Castelhanos.

Além disso, quer conhecer as principais entre elas, antes mesmo de viajar?

As Praias de Boipeba

Como te falei anteriormente, há muito para ver e curtir.

Saiba o que fazer em Boipeba e quais são as melhores praias de Boipeba. 

Praia da Boca da Barra 

pôr do sol na Velha Boipeba, Ilha de Boipeba
pôr do sol na Velha Boipeba, Ilha de Boipeba

E o que você acha de começar pela praia que é a porta de entrada da Ilha? Bora visitar a Praia da Boca da Barra.

Nesta parte da ilha há uma ótima infraestrutura turística. Você irá encontrar inúmeras pousadas, restaurantes, comércio local.

Nem todo mundo acha que Boca da Barra  é a representante mais bonita de Boipeba,  mas dali se  tem uma  vista privilegiada do pôr do Sol, coisa que  deixa a gente extasiada. Sabe aquele momento em que você tem certeza que Deus existe?! Ver o pôr do sol ali tem sempre esse efeito em mim.

Bem como, é nesta praia onde acontece o deságue  do rio no mar, em virtude disso há uma mistura entre as águas do oceano com as fluviais, gerando  uma  água de cor mais turva, mais escura. 

Para chegar até ela é bem fácil, você conseguirá chegar caminhando, sem muito esforço da Vila de Boipeba, seguindo as margens do Rio.

Além disso, por estar localizada em um ponto central e de fácil acesso na Ilha é bem localizada e possui uma boa estrutura com restaurantes e bares.

Outro fator importante em relação à Praia da Boca da Barra é que ela serve de ponto estratégico para chegada e saída das embarcações que chegam à Ilha. 

Sendo assim, há  um constante fluxo desses meios de transporte. Além disso, é também o ponto de partida dos passeios de volta à Ilha.

Moreré

Praia de Moreré
Praia de Moreré, Ilha de Boipeba, Bahia, Brasil

Moreré é uma pequena vila em outra parte da ilha, onde o destaque fica com a praia ali encontrada. É um povoado rústico, com pouca estrutura, em que o comércio não se faz tão presente, mas que é encantador.

Por exemplo, suas ruas não possuem calçamento, sendo o chão de areia, não possui muita estrutura de vila e conta com apenas algumas pousadas, restaurantes e bares. 

O encanto do local fica por conta de sua orla. A  Praia de Moreré está situada a mais ou menos 5 quilômetros da Vila da Velha Boipeba.

Além disso, é uma praia muito bonita, enfeitada de coqueiros e com águas serenas que te convidam a entrar. 

Você pode ir até lá de trator ou quadriciclo, a partir de Velha Boipeba, mas também consegue chegar andando, em uma das trilhas mais lindas que fará na vida. Logo ao chegar nesta praia já vem ao nosso encontro o azul intenso do céu e o som carinhoso do mar.

Além disso, possui outra atração que é um dos cartões postais da Ilha de Boipeba: suas piscinas naturais que se formam quando a maré fica baixa. Trata-se das Piscinas Naturais de Moreré. Você já deve ter ouvido falar. 

Piscinas de Moreré

O que fazer em Boipeba
Piscinas Naturais de Moreré, Bahia, Brasil. Foto por Nino, do @boipeba_emfotos

Estas Piscinas de Moreré são famosas e muito bem faladas por toda a Região Nordeste. Mesmo quem nunca veio aqui, conhece  sua beleza, só de ouvir outros contarem. 

Contudo, elas surgem apenas na maré baixa,  bem em frente à praia de Moreré. Sua fama tem justificativa. Surpreende a todos com suas águas super cristalinas. Em síntese, é de impressionar  a cor que apresentam. 

Todavia, Boipeba é um lugar realmente privilegiado, não são somente estas as piscinas naturais que se formam,  a Praia de Bainema  e  Ponta dos Castelhanos também contam com este privilégio.

Praias de Boipeba
Piscina Natural de Moreré, Boipeba, Bahia, Brasil

Piscinas Naturais de  Castelhanos

Estas também se formam quando acontece a maré baixa. Contribuem para o cenário de beleza e para momentos de muita diversão e encantamento, que esta Ilha nos concede.

A Ponta de Castelhanos é acessível por meio de barco, a partir da Praia de Bainema. Para chegar até as piscinas naturais que surgem na vazante  tem que ser de barco ou lancha, pois se formam longe da faixa de areia. 

Chegando no ponto em que estão as piscinas,  os turistas descem da embarcação para aproveitarem as águas mornas, cristalinas  e bem rasinhas. Qualquer pessoa consegue nadar ou ficar por ali sem problemas, pois  dá pé. 

Do mesmo modo que as piscinas naturais de Moreré, as piscinas naturais de Ponta de Castelhanos só aparecem na maré baixa. Portanto, visitá-las depende  essencialmente da Tábua de Marés,  que informa em que  horários a maré estará na vazante. Isso é que define a visitação a estas piscinas. 

Porém, fica muito fácil visitá-las, e sem ter nenhum trabalho,  através do passeio de Volta à Ilha. Estas lindíssimas piscinas estão incluídas na rota desse tour. Te conto sobre este imperdível atrativo mais abaixo.

A Praia  de Castelhanos – roscas e pastéis

Praias da Ilha de Boipeba
Ponta de Castelhanos, Ilha de Boipeba, Bahia, Brasil.

Esta praia em Boipeba também está incluída na rota do passeio em volta à Ilha. O local já foi mais deserto do que atualmente, mas hoje em dia existe uma certa estrutura, em virtude da quantidade de visitantes que passou  a receber.

O movimento mais intenso é  no tempo do verão. Neste período o trecho perto do rio, onde os visitantes desembarcam, fica mais cheio. É uma aglomeração natural onde está concentrada a pouca estrutura da praia. 

Nestas barracas os visitantes se fartam com a culinária local. Um dos petiscos muito procurado, que já se tornou  famoso, são os pastéis. Ninguém passa por aqui sem prová-los. 

Outro petisco original de Ponta de Castelhanos são as roscas de cacau. E  como acompanhamento há uma bebidinha original da Ilha, feita com 2 frutos, o cacau e uma fruta exótica dali: o Biribiri. Eu sou louca por essa combinação.

O que comer em Boipeba
Pastel de Lagosta e roska de cacau com biribiri

Além disso, como curiosidade o Biribiri ajuda no mal estar causado pelos barcos. 

Paraíso quase intocado Praia dos Castelhanos na Ilha de Boipeba

Por outro lado, se você deseja uma maior privacidade junto à natureza, basta ir caminhando pela orla até os coqueirais. Este ponto é bem menos  ocupado pelos turistas e mais deserto. 

Em Ponta de Castelhanos a mata nativa e original , quase intocada,  nos revela uma  natureza preservada.  A maior parte dos turistas vêm para apreciar os bancos de areia e as piscinas naturais formadas pela maré baixa. Desse modo, a prática de snorkel também é uma diversão comum por aqui.

Um ponto de atenção por aqui é a hora da saída da praia. Fique atento a isso, pois se as embarcações partirem, você teria que pernoitar na praia. E não há estrutura boa para isso. Quem se aventura ficar, precisa estar preparado com barracas de camping. 

Contudo, sem os barcos, somente  há como voltar pela trilha. E este acesso atravessa mais de 1hora e 30 de  caminhada e exige a travessia de mangues e rio.

Por isso, é bem importante saber que não é viável a quem não conhece o local . 

Praia de Bainema

praia de Bainema
Praia de Bainema, Ilha de Boipeba, Bahia, Brasil

Primeiramente, gostaria de destacar que a praia de Bainema é uma das minhas praias favoritas na Ilha de Boipeba.

Bainema é uma praia consagrada pelos turistas, por ser muitíssimo bela. É uma praia quase deserta e esta condição contribui para torná-la  um dos cenários mais lindos de Boipeba. 

Além disso, fica próxima a Moreré e possui areia bem plana que favorece as caminhadas pela orla.  Outro ponto forte é a calmaria do mar e a limpidez de suas águas translúcidas e de temperatura muito agradável.  

Assim como em Moreré e Castelhanos, aqui também surgem as piscinas naturais, quando as águas ficam rasas e surge a maré baixa. 

Na Praia de  Bainema, não há infraestrutura turística,  uma única barraca pode ser vista  no chamado pontal do Bainema, no final da praia.

Trilha pelo Mangue – Praia de Bainema

Passeio volta à Ilha de Boipeba
Mangue da Praia Bainema, Boipeba, Bahia, Brasil.

Há um passeio muito curioso , a partir da Praia de Bainema. Este   é composto por caminhada através de manguezal. Saindo do Pontal de Bainema  a caminhada pelo mangue  leva até a Praia de Castelhanos. 

A trilha pelo manguezal começa passando inicialmente pela porteira de uma fazenda e segue até  que se começa a avistar a  vegetação característica de mangue 

A superfície da trilha é composta de lama e trechos alagados com água salobra. Nessa lama  vivem centenas de caranguejos. A população desses bichinhos é bem abundante. À medida que a gente vai pisando no chão lamacento, eles vão surgindo e se afastando e escondendo-se em suas tocas. 

À princípio dá  medo, de algum caranguejinho desavisado estranhar nossos pés com suas garrinhas, mas depois até nos divertimos, vendo os bichinhos correrem de lado e tentando se afundar,  na lama do mangue, para se esconderem em suas tocas. Acaba que  são até  fofos! 

Ao fim da trilha é preciso atravessar um trecho do Rio Catu. Isso é feito em barcos de pescadores dali. Tem gente que atravessa nadando, mas depende de cada um.  Chega-se então à Praia Ponta de Castelhanos. 

Cansada!!Ufa! Nem tanto! Por incrível que pareça, caminhar na lama e nas águas  do mangue produz uma inexplicável satisfação. Junto com o cansaço vem uma sensação de leveza e relaxamento.

Este passeio pelo manguezal é muito interessante, mas é preciso tomar os cuidados que  uma zona praieira exige.

Além disso, leve chapéu e não esqueça o protetor solar. Também é bom usar calçado adequado às trilhas. Por fim, a presença de um guia vale a pena e  só vai te ajudar, bobeira tentar ir sem ajuda.

Cova da onça – Delicioso almoço na parada do Passeio em Volta à Ilha de Boipeba

o que comer em Boipeba
Moqueca de Polvo na Praia de Cova da Onça, Ilha de Boipeba, Bahia, Brasil

Logo em seguida, chegamos na Cova da  Onça que é um lugarzinho tranquilo, que  fica ao Sul de Boipeba. Há aqui uma pequena vila de pescadores. Além disso, serve de parada para o almoço no decorrer do Passeio Volta à Ilha. 

Eu recomendo para o almoço uma moqueca de polvo, um maravilhoso prato típico da região.

Portal das Ostras – Pôr do sol

pôr do sol em Boipeba
Pôr do Sol no Portal das Ostras

O Portal das Ostras é um  restaurante/ bar flutuante.  É outro atrativo incrível do passeio Volta à Ilha de Boipeba. 

É o único passeio que não fica efetivamente na Ilha de Boipeba, mas possui como base uma outra ilha do município de Cairu, a Ilha de Tinharé (que abriga as famosas praias de Morro de São Paulo e de Gamboa). 

Ali os pratos com ostras fazem a honra da casa. 

Além de preparações fresquinhas, você tem a oportunidade de ver como são pescadas e cultivadas as ostras. Tudo que você pediu a Deus tem ali. 

Como resultado, peixes, ostras e outros tipos de frutos do mar preparados de todo jeito, aquela cervejinha geladíssima, uma paisagem de arrancar todos os sentidos  do coração e um pôr do Sol lindíssimo. 

Maior vida boa a bordo desse bar flutuante, com o sussurro das águas e um céu  dourado fulgurante, enfeitando o fim do dia,  se pondo lentamente. 

Feche os olhos e sonhe com esse lugar. Mas não fique só no sonho, você pode estar ali quando quiser. 

Por isso, para curtir tudo isso, basta um passeio à volta da ilha de Boipeba.

Boipeba passeio em volta à Ilha 

Desde já, o Passeio chamado de volta à Ilha de Boipeba é um dos melhores e mais encantadores atrativos dessa ilha mágica e que é dona do meu coração. 

Primeiramente, é a forma mais prática e mais fácil de conhecer o que há de mais belo e melhor. Se não quiser perder nada de Boipeba é desse passeio que você tem que participar. Eu recomendo fazer como uma espécie de reconhecimento da Ilha e nos demais dias, retornar às praias que mais gostou.

Eu sou suspeita, eu já fiz esse passeio diversas vezes e toda vez que eu volto à Ilha de Boipeba quero fazer de novo.

É um passeio de lancha por todo o litoral de Boipeba, passando pelas praias e algumas vilas. 

Vou te contar aqui como é esse passeio que é uma atração completa. Fazendo,  você consegue conhecer tudo que a Ilha tem de melhor.

Início do passeio volta à Ilha de Boipeba

A embarcação sai da Praia da Boca da Barra e segue em direção ao alto mar, destino: Piscinas naturais de Moreré, paraíso que já te contei como é, acima. Nesse ponto a distância da orla é de mais ou menos 1 quilômetro. 

Aqui é possível admirar  piscinas naturais com suas águas quentinhas e claríssimas. Quem curte snorkel até dá para mergulhar nas águas rasas e ver os peixes e corais.

Depois de conhecer as piscinas, seguimos para a Praia de Bainema, com suas águas cristalinas e sua mata atlântica completamente preservada.

Em seguida, chegamos na Praia de Castelhanos, que também tem  piscinas naturais lindíssimas. Estas obras da natureza só são possíveis de apreciar quando a maré está baixa. 

melhores praias da bahia
Viagem e Cura na Ilha de Boipeba, Bahia, Brasil

Ponta de Castelhanos tem também uma praia linda! Sabia que esse local chama Castelhanos por causa de um naufrágio, ocorrido em 1535?! Exatamente! Um navio espanhol afundou aqui por estas águas, na entrada do Rio Catu. 

Almoço durante o passeio volta à Ilha de Boipeba

A gente pode entrar na água e aproveitar  para uma boa refrescada antes do almoço. Esta refeição é feita na Cova da Onça, um povoado bacaninha e pitoresco, que não tem muita estrutura não, mas tem comida boa!

Depois desse descanso seguimos para um estuário de mangues  no Rio do Inferno . Logo em seguida, vamos visitar o povoado de Canavieiras, onde há cultivo de ostras . Quem nunca provou ostra é hora de degustá-las. Tem de todo jeito: crua, gratinada, grelhada, com pasta, com palmito e mais…

E assim chega o final da tarde. É  hora do astro rei se esconder. E ele faz isso com toda majestade. Com toda pompa, o Sol de Boipeba reveste o céu de laranja, vermelho e dourado e vai aos poucos saindo de cena. Deixa atrás de si um céu que é um misto de cores. 

Por fim, é nesse momento que paramos e nos damos conta da natureza inigualável que temos aqui.  Na cidade, na correria do dia a dia, quem pode parar para apreciar tão belo espetáculo? 

Um show  incrível, que em nenhum outro palco pode acontecer. Somente estando onde estamos, entre o céu e o mar, podemos testemunhar esta beleza.

Boipeba Expedições

O que fazer em Boipeba
Boipeba Expedições

A princípio, eu quero compartilhar com vocês que eu já perdi as contas de quantas vezes eu visitei a Ilha de Boipeba. A ilha tem uma energia mágica que me atrai e não importa quantas praias, cidades e países eu conheça, a ilha sempre me atrai de volta.

Além disso, com o tempo você passa a conhecer bem a ilha, passa a conhecer exatamente os serviços como funcionam e experimenta o serviços de diversas empresas, restaurantes, bares.

Depois de todos esses anos e retornos, eu posso recomendar tranquilamente para vocês a minha empresa favorita na Ilha para realizar os meus passeios: a Boipeba Expedições.

Além disso, eles possuem um serviço efetivamente diferenciado e se destacam pela simpatia, energia e segurança que passam. 

O que fazer em Boipeba
Boipeba Expedições

Para os que nunca foram à Ilha, os preços dos passeios são tabelados pela Associação de condutores. Então, tirando o valor da equação, eu procuro sempre aqueles que me oferecem o melhor serviço.

Como entrar em contato com o Boipeba Expedições

Você pode entrar em contato com o Boipeba Expedições, falar com Mabel ou Expedito, e reservar seus passeios. Além dos passeios, eles são uma agência de turismo, ou seja, podem te ajudar a reservar hospedagem, transporte até a ilha. Por isso, a Boipeba expedições organiza sua viagem inteira para você!

Como entrar em contato:

Através do telefone (whatsapp): +55 75 99211-7718

Redes Sociais: @boipebaexpedicoes

Quando ir para Boipeba: melhor época para ir a Ilha de Boipeba

O clima tropical garante ao mar águas quentes e permite que a Boipeba receba viajantes durante todo o ano.

Por isso, mesmo durante seu período de chuva, entre maio e julho, a temperatura permanece amena e as chuvas duram apenas poucos instantes, garantindo aos viajantes diversão garantida durante o ano inteiro.

Bancos e Caixas Eletrônicos 

Aqui é um ponto bem importante no seu planejamento: boipeba NÃO possui caixa eletrônico, ou seja, você não será capaz de sacar dinheiro durante a sua estadia na ilha.

A maioria das pousadas, restaurantes e estabelecimentos aceitam cartão de crédito e PIX, mas é sempre bom ter uma reserva em dinheiro para eventual necessidade.

Locomoção Singular  de Boipeba – Transporte na Ilha de Boipeba

Antes de tudo, o deslocamento por aqui também é diferente de tudo que você já viu. Não é permitida a circulação de carros. De maneira idêntica, há até mesmo uma Lei proibindo a entrada de ônibus , máquinas agrícolas e veículos de uso particular na Ilha. 

Sendo assim, apenas são permitidos 1 carro para emergências , pertencente ao setor de  Saúde e o carro para recolher o lixo. 

O objetivo é preservar um ambiente livre de poluição. Além disso, não há trecho terrestre, nem ponte  que faça ligação da ilha com o continente, inviabilizando a chegada desses veículos. 

Os meios de deslocamento usados são inusitados e curiosos. Se você quiser ir de um lado para outro, o negócio é caminhar ou seguir de charretes ou tratores  com jardineira/quadriciclo (autorizados). 

Como se locomover na Ilha de Boipeba
Trator Ilha de Boipeba

Os tratores com jardineira levam até  Moreré e outros pontos da Ilha de Boipeba e cobram R$10,00 pelo percurso. Contudo, os tratores somente saem com lotação de 6 pessoas, o que pode dificultar a saída em determinados dias.

Além disso, como opção individual, existem os quadriciclos autorizados a transitar tão somente por dentro da Ilha, nunca pelas praias. Eles funcionam como uma espécie de táxi local. O valor cobrado por pessoa de Boipeba até Moreré é R$ 25,00 e de Boipeba até Bainema R$ 35,00.

Pega celular na Ilha de Boipeba? Operadoras de telefone em Boipeba

Antes de mais nada, você pode ler alguns textos desatualizados informando que não pega celular na Ilha de Boipeba. Uma vez que até meados de 2021 era praticamente impossível pegar sinal de telefone da Ilha de Boipeba! O sinal aparecia tão somente quando queria e era bem precário. A comunicação ficava inteiramente por conta da internet, em locais que ofereciam Wi-Fi.

Contudo, em agosto de 2021 a operadora Vivo instalou uma torre de celular e agora funciona bem em toda a ilha. Além disso, a comunicação possibilitou a chegada do PIX na Ilha, por exemplo.

Contudo, o conselho que eu te dou é: aproveite para se desconectar com o mundo exterior e se conectar verdadeiramente com a Ilha. Aproveite o tempo em Boipeba para desacelerar e recuperar as energias sugadas pelo mundo caótico que vivemos. 

Em Boipeba você tem a natureza, a simplicidade e a quietude a seu favor.  Então, não se intimide, abrace tudo isso, relaxe, esqueça a rotina e curta o verde, a praia cheia de sol e a beleza do mar.

Onde se hospedar em Boipeba

Se você estiver querendo um pouco de civilização, deve se hospedar perto da Velha Boipeba, onde fica o centrinho da ilha, onde você encontrará restaurantes, lojas, etc., já que o trajeto a noite do seu hotel até lá pode não ser viável.

Caso seu desejo seja desconectar por completo, existem opções maravilhosas de hospedagem, para todos os tipos de viajante, por toda a ilha.

Gastronomia: Onde comer em Boipeba

A gastronomia de Boipeba é um atrativo a parte. Dessa forma, a base da gastronomia local está essencialmente ligada ao mar e ao manguezal: peixes, crustáceos e moluscos.

Na ilha, que fica situada na costa do dendê, você encontrará uma diversidade de moquecas: peixe, polvo, camarão, lagosta, aratu, siri, caranguejo, siri mole. Caso não goste do dendê ou ache-o muito forte, é possível pedir o mesmo prato, sem a adição do famoso azeite baiano, nesse caso você pedirá um ensopado do fruto do mar escolhido.

Além disso, a melhor casquinha de Siri que eu já comi na vida fica no restaurante Paraíso, localizado na praia de Moreré. É de comer rezando.

Assim também, outra famosa iguaria em Boipeba é a lagosta do seu Guido, na Praia da Cueira.

A lagosta é assada sem o requinte e a sofisticação de um restaurante estrelado, ali na praia, em frente ao turista, em um fogãozinho de lenha improvisado e por um valor inacreditável. Enfim, eu te garanto que, mesmo sendo preparada com rusticidade, ela ficará para sempre na sua memória gastronômica.

O que beber em Boipeba

Mangaba, Cacau, Cupuaçu, Cajá, Cajú, Acerola, dentre outras frutas únicas e tipicamente tropicais, são carros chefes na gastronomia da ilha. Ao redor da ilha poderá experimentar os seus sucos e/ou caipi-frutas, feitas com a fruta in natura + vodka ou cachaça.

Caipifruta servida no Cacau na Praia de Bainema

Segurança

Boipeba é extremamente segura, mas ainda assim não aconselho ninguém a deixar suas coisas largadas. Tomar cuidado é sempre importante em qualquer lugar.

Boipeba não é apenas uma ilha incrível, é  um sonho que a natureza guarda com  zelo. Mas, só quem vem até aqui, tem o privilégio de vivenciar os encantos desse lugar. Quer ser uma dessas pessoas privilegiadas? Por isso, arrume as malas e embarca nessa aventura! Te garanto que não vai se arrepender!

Por outro lado, se você tem mais alguns dias de férias, eu sugiro conhecer também a Península de Marau! A Gisele, do blog Destinos por Onde Andei, tem dicas incríveis sobre esse local! Não deixe de conferir Península de Maraú a caminho do paraíso e conhecer mais sobre essa outra joia baiana! 

Se você está planejando uma viagem e quer um Roteiro de Viagem Personalizado, contrate uma personal Travel Desgin. Quer saber mais?! Leia o post Roteiros Personalizados!

Por fim, você ainda ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo ou aproveite e compartilhe a sua experiência. Vou adorar saber mais.

Enfim, se quiser conferir outras dicas sobre a Ilha de Boipeba ou praias baianas, ou quer saber mais sobre outros destinos nacionais e internacionais, deixe o seu comentário aqui embaixo. Quem sabe este pode ser o próximo post, não é?

12 respostas

  1. Que post completo! Simplesmente adorei! Confesso que nunca tinha ouvido falar nessa ilha e agora eu só penso em visitar! E graças a esse post! Parabéns pelo post, obrigada por compartilhar. Beijos

  2. Que lugar incrível!! Eu já tinha vistos fotos desse lugar, agora com mais informações detalhada, fiquei encantada com tudo. Obrigada por compartilhar. Amei!

  3. Ahhh Quantas memórias boas de Boipeba!!! Destino mais reservado, com belezas naturais incríveis e astral maravilhoso!!! Morro de vontade de voltar!!! Aproveitei muitas dicas de Luana quando fui, todas certeiras !!! Super recomendo!!

  4. Já tinha ouvido falar da Ilha de Boipeba mas com suas dicas fiquei ainda mais animada para visitar este paraíso. Obrigada por compartilhar. Bjs

  5. Oi, Luana, Boipeba está na minha lista faz tempo, espero conhecer em breve e poder seguir suas dicas. Obrigada por nos apresentar este destino brasileiro maravilhoso. Beijos.

  6. Tenho muita vontade de conhecer a Ilha de Boipeba. Seu post está incrível. Bem completo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • FLIXBUS

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com