Voo cancelado ou atrasado na Europa

Voo cancelado ou atrasado na Europa

Os cancelamentos de voos não são tão raros quanto parecem à primeira vista. Os motivos podem variar. Se o voo foi cancelado pouco antes da partida, é mais provável que seja devido às condições meteorológicas ou problemas técnicos. Mas o que acontece quando o voo é cancelado várias semanas ou até um mês antes da partida, o que fazer? Não se preocupe, vou explicar o que fazer em cada caso específico de cancelamento de voo.

Economizar nunca é demais, né?! E já imaginou economizar bastante no seu transporte até o destino sonhado?! Leia também os posts:

Onde achar passagens aéreas baratas: Google Flights Voos

Passagem barata de ônibus: Buser e FlixBus

Como Ganhar Milhas aéreas

Voo Cancelado Antes Da Partida

Cancelamento de um voo com vários dias, semanas de antecedência, etc.

Nesse caso, você precisa entrar em contato imediatamente com o local onde comprou a passagem .

Importante ressaltar que apenas o agente que emitiu o bilhete pode trocar ou reembolsar um bilhete, ou seja, você deverá entrar em contato com a empresa que lhe vendeu os bilhetes.

Dessa forma, se você comprou uma passagem de uma companhia aérea – entre em contato com eles, se em uma agência – então um agente. A maioria das companhias aéreas não pode reembolsar ou trocar bilhetes comprados por meio de agentes. Somente o vendedor tem o direito de fazê-lo.

Observe que, independentemente de onde você comprou a passagem, a companhia aérea confirmará o reembolso forçado e o fará muito lentamente.

Além disso, como regra, o dinheiro será creditado em sua conta dentro de 3 meses (três faturas do cartão de crédito). Em casos raros, esse período se estende até 6 meses.

Está fazendo um planejamento para uma viagem internacional a dois? Leia também Viagens de casal baratas 

Cancelamento de um voo no dia do embarque

Se no quadro de check-in ao lado do seu voo constar a inscrição “cancelado”, a primeira coisa a fazer é contactar o funcionário da companhia aérea que opera o voo.

Você pode encontrá-lo no balcão de check-in, na bilheteria da companhia aérea no aeroporto ou perguntar ao pessoal do aeroporto.

Em seguida, ele irá sugerir opções e explicar o curso de ação posterior. Se você decidir devolver o bilhete, deverá entrar em contato com o vendedor que o comprou.

O que você pode esperar quando um voo é cancelado por culpa da companhia aérea?

De acordo com as regras, a companhia aérea deve oferecer a você uma escolha de duas opções:

Voo alternativo. Em regra, são oferecidas rotas alternativas para esta transportadora, por exemplo, um voo com ligação, uma hora ou dia de partida diferente. As opções estão sujeitas a disponibilidade.

Observe que você não pode alterar o ponto inicial da direção. Aqueles. se o voo Brasil-Londres for cancelado , não poderá ser alterado para Brasil-Manchester.

Se o voo alternativo partir algumas horas após o voo original, o tempo entre o voo original e o novo será contado como um atraso de voo e você reivindicará os mesmos benefícios que os passageiros que sofreram um atraso de voo.

Uma opção de voo alternativa geralmente é oferecida imediatamente. Mas não perca muito tempo ao tomar uma decisão, um trajeto semelhante será oferecido aos demais passageiros, e sua utilização ou não depende da disponibilidade de assentos gratuitos.

Reembolso total do preço do bilhete , ou seja, retorno forçado. Existem certas sutilezas às quais você deve prestar atenção.

Se você comprou um voo de conexão com um bilhete, por exemplo Moscou-Berlim-Londres, poderá receber um reembolso para toda a rota. Se você tinha 2 bilhetes separados – Grécia-Berlim e Berlim-Grécia, você receberá um reembolso apenas para o voo cancelado, por exemplo Moscou-Berlim. Você terá que devolver a passagem aérea Berlim-Londres de acordo com as regras de tarifa.

Situação semelhante é observada com as passagens de ida e volta, se você comprou uma passagem de ida e volta, o reembolso será tanto para o voo de ida quanto para o de volta. Se você comprou 2 passagens separadas, o reembolso é permitido apenas para o voo realmente cancelado, por exemplo, um voo de ida, a passagem de volta deverá ser devolvida de acordo com as regras da tarifa.

Se o cancelamento do voo o pegou na metade do caminho, você também pode solicitar o reembolso da parte da rota que já voou. Por exemplo, você está voando Grécia-Berlim-Londres (por meio de passagem). Você chegou a Berlim e soube que seu voo para Londres foi cancelado. Se não lhe for fornecido um voo alternativo (o que é extremamente raro), a transportadora é obrigada a fornecer-lhe um bilhete de volta ao ponto de partida e compensação pelos voos Berlim-Londres e Atenas-Berlim. Porém, você deverá comprovar que sua viagem não é mais válida devido ao cancelamento do voo.

Quanto tempo leva para a companhia aérea devolver o dinheiro?

Normalmente, a companhia aérea emitirá reembolsos em 60 dias. O dinheiro pode ser cancelado em sua conta, tanto após 2 semanas como após 2 meses, na maioria das vezes é impossível influenciar a taxa de retorno.

Há compensação para os passageiros em conexão com o cancelamento do voo?

Em alguns casos – sim.

As companhias aéreas da UE são regidas pelas seguintes regras:

Nenhuma compensação é devida se o passageiro foi notificado do cancelamento 14 dias ou mais antes da partida.

Se foi informado sobre o cancelamento 13 – 7 dias antes da partida, desde que o voo tenha sido cancelado por culpa da transportadora, e não por motivo de força maior, e foi-lhe oferecida outra rota que não lhe permita descolar mais de 2 horas mais cedo do que o horário agendado e chegar ao destino final a menos de 4 horas após a hora programada de chegada;

ou

Se você foi informado sobre o cancelamento do voo menos de 7 dias antes da partida e foi oferecida uma rota diferente que permite que você decole no máximo 1 hora antes do horário de partida programado e chegue ao seu destino final menos de 2 horas depois do a hora de chegada planejada;

o valor da compensação será o seguinte:

  • € 250 para voos até 1.500 km;
  • 400 euros para voos na União Europeia com mais de 1500 km e todos os outros voos com mais de 1500 a 3500 km;
  • € 600 para todos os outros voos.

A compensação é reduzida em 50% se a nova rota oferecida ao passageiro permitir chegar ao destino final com um atraso em relação à hora de chegada do voo original não superior a:

  • 2 horas voando a uma distância não superior a 1500 km;
  • 3 horas para voos dentro da União Europeia a uma distância de 1500 km e todos os outros voos a uma distância de 1500 a 3500 km;
  • 4 horas em todos os outros voos.

De acordo com a lei Brasileira, os passageiros não têm direito a compensação, mas você tem o direito de exigir um reembolso ou trocar sua passagem por um voo alternativo oferecido pela transportadora.

Nos Estados Unidos,  a lei não compensa os cancelamentos de voos de forma alguma, e as regras são regidas por cada companhia aérea individual. Mas você deve fornecer uma rota alternativa ou devolver o dinheiro.

Se for necessário voar e a alternativa oferecida pela companhia aérea não for adequada, você pode encontrar um voo adequado com outra companhia aérea e convidar a companhia aérea a fornecer-lhe um bilhete para tal. Esta situação é mais provável de ser uma exceção, aqui é desejável ter documentos comprovativos sólidos de que você precisa para voar com urgência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com