porto seguro ponto turístico

Porto Seguro: principais pontos turísticos

Você sabe quais são os principais pontos turísticos de Porto Seguro? Se você está planejando a sua viagem para esse destino baiano incrível, eu recomendo que você saiba quais são, justamente para aproveitar e explorar o máximo possível a região. Por isso, eu separei os melhores pontos turísticos de Porto Seguro para apresentar para vocês. 

Porto Seguro possui pontos turísticos bem conhecidos. Não é à toa que a cidade atrai milhares de turistas anualmente para conhecer as suas belezas e encantos. Portanto, leia tudo com bastante atenção para não deixar passar nenhum detalhe, viu?!

Você está planejando fazer uma viajar sozinha?! Leia também o Guia completo para te ajudar a planejar a sua viagem solo!

Onde fica Porto Seguro?

passarela do álcool porto seguro

Porto Seguro é um município que fica no sul do estado da Bahia, no Brasil. A cidade é bastante conhecida no nosso país por questões históricas. Lá nos idos de 1500 a região recebeu os primeiros portugueses em solo brasileiro, evento popularmente conhecido como “descobrimento”do Brasil.

Curiosamente, ao que tudo indica o local exato da chegada da frota de Pedro Álvares Cabral se deu na praia da ​​Barra do Cahy, tal qual a descrição de Pero Vaz de Caminha, localizada no município baiano de Prado.

Nos primórdios, Porto Seguro era apenas um vilarejo e foi fundado em 1535. Contudo, nos dias atuais, pouco restou das primeiras construções portuguesas da região (lembrando que a região já era ocupada pelos índios Tupis muito antes da chegada dos nossos colonizadores, segundo dados os índios já ocupavam a região há mais de 1000 anos), uma vez que praticamente todo o antigo vilarejo encontra-se em ruínas Vale lembrar que tais ruínas fazem parte do patrimônio histórico nacional e, como tal, deve ser cuidado e preservado. 

De acordo com o último censo do IBGE, a população local é de pouco mais de 152 mil habitantes. Além disso, atualmente é possível encontrar a Reserva Indígena Pataxó da Jaqueira, onde vivem os índios Pataxós.

A forma de viajar vem mudando. Cada dia que passa o turismo de massa é substituído por viagens com significados. Quer aprender mais sobre o tema? Recomendo a leitura do post Slow Travel: uma nova forma de viajar. 

Como é a geografia de Porto Seguro?

Essas são informações das quais você precisa saber se pretende visitar um local. Afinal de contas, você precisa se precaver, saber se tem tendência para chuva, se o clima é mais seco etc. Mas, uma curiosidade, é que Porto Seguro está inserido no bioma da mata atlântica.

Não é à toa que a vegetação típica de lá são de áreas costeiras, como mangues e restingas. Agora, em relação ao clima, ele tende a ser sempre quente no verão. Nessa época, a temperatura pode chegar até 35°C.

Agora, no inverno, não é tão quente, mas nem tão frio. A média para esse período é de: máxima 25°C e mínima de 19°C. No entanto, como é um local bem úmido, acaba que a sensação térmica aumenta a sensação de calor.

Porto Seguro – Salvador: qual distância?!

Se você está planejando uma viagem para Porto Seguro, é bem provável que queira ter a melhor experiência na sua viagem, estou certa?!. Sendo assim, por que não aproveitar e conhecer locais próximos? Diante disso, é bem provável que você queira saber a distância entre Porto Seguro e Salvador, a sua capital.

Trata-se de uma viagem de quase 600 km, ou seja, é um tanto longe. Para viagens desse tipo, o ideal é que você vá de avião. Afinal de contas, é muito mais confortável e você chega no seu destino em apenas 1 hora.

Contudo, os preços das passagens podem lhe desanimar um pouco. Afinal de contas, uma passagem dessa pode chegar a valores bem altos, como R$800,00 por pessoa. Então, se você quer mesmo sair de Porto Seguro para Salvador, você precisa se planejar muito bem.

Você até consegue passagem com valores mais em conta, mas para isso, você precisa aplicar algumas dicas. Dentre elas, a principal é você procurar por passagens fora de temporada ou aproveitar alguma promoção que esteja ocorrendo.

Fora isso, existem ótimas opções de ônibus. Contudo, você precisa ter em mente que a viagem é um pouco mais demorada e isso pode comprometer um pouco as suas férias, principalmente se você tiver pouco tempo. Talvez uma boa opção sejam os ônibus noturnos.

Economizar nunca é demais, né?! E já imaginou economizar bastante no seu transporte até o destino sonhado?! Leia também os posts:

Onde achar passagens aéreas baratas: Google Flights Voos

Passagem barata de ônibus: Buser e FlixBus

Como Ganhar Milhas aéreas

Porto Seguro: aeroporto

Porto Seguro possui apenas um aeroporto, mas com certeza isso já facilita muito coisa. Dessa forma, você pode sair de praticamente qualquer estado e pousar direto na cidade, sem a necessidade de procurar um outro que seja mais próximo da cidade.

Dentre as principais companhias que atendem, podemos citar a TAM, Gol e Trip/Azul. Fora isso, caso você queira ir para Salvador, como citamos no parágrafo anterior, saiba que isso é possível, mas mediante as condições descritas acima.

Além disso, a localização do aeroporto de Porto Seguro é muito boa, uma vez que fica bem próximo ao centro, bem como da rodoviária. Sendo assim, caso você queira se deslocar do aeroporto para algum outro lugar, é muito mais fácil.

Fora isso, o aeroporto fica a apenas 5km da balsa, a qual leva para Arraial d’Ajuda, que também é um ótimo lugar para conhecer. Ademais, uma viagem de táxi entre o aeroporto e grande parte dos hotéis possui um valor de, em média, R$30,00.

Porto Seguro: melhores pousadas

onde se hospedar em porto seguro
A lindíssima youtuber Jô Vilela, do canal Jô Vilela, aproveitando todos os pontos turísticos de Porto Seguro

Pelo fato de Porto Seguro ser uma cidade que recebe muitos turistas, é normal que ela possua uma quantidade bem grande de pousadas. Você pode ficar à vontade para escolher a que mais gostar, mas você deve sempre se atentar à localização. Nos tópicos abaixo, daremos algumas indicações

Capoeira Village

Nessa pousada, você tem ótimas opções para toda a sua família, uma vez que há opções de até 120m², com capacidade para até 10 pessoas. Ademais, as acomodações contam com varanda, sala de jantar, cozinha equipada etc.

Reserve via Booking.com, empresa parceira do blog.

Aldeia portuguesa

Essa é uma opção para quem quer se hospedar próximo do mar, numa área um pouco mais afastada do centro da cidade. É uma ótima opção para descansar, visto que é mais distante de toda aquela agitação. A pousada fica em frente à praia da coroa vermelha.

Reserve via Booking.com, empresa parceira do blog.

Pousada Brisas do Espelho

Quer uma hospedagem mais luxuosa? Então essa é a ideal para você. Afinal de contas, ela foi eleita uma das pousadas mais “cool” do Brasil, de acordo com o jornal The Times. Além de todo o luxo e conforto, você tem fácil acesso às praias: Espelho, Outeiro e Amores.

Reserve via Booking.com, empresa parceira do blog.

Outras opções de hospedagem em Porto Seguro

Caso você queira verificar outras opções de hospedagem em Porto Seguro, poderá fazer através do site Booking.com*. Lembrando que as notas na plataforma variam entre 0 e 10.

*a empresa é parceira do blog. Ao reservar por este link você não pagará nada a mais e ajudará a manter esse blog funcionando.

O que fazer em Porto Seguro?

Certo, acho que se você leu a parte introdutória e chegou até aqui já tem alguma no

noção sobre como é Porto Seguro, Onde fica, Como chegar, Onde se hospedar, etc/ agora vamos para a pergunta central do texto, O que fazer em Porto Seguro? Quais os principais pontos turísticos de Porto Seguro?

É sobre isso que iremos falar a seguir.

Centro Histórico

porto seguro o que fazer
O Marco de Posse da Coroa Portuguesa, instalado em 1506, no lugar do primeiro, que tinha sido instalado em 1503. Foto por @jo.villela

Esse é um dos locais mais emblemáticos da cidade. O centro histórico foi onde o Brasil começou e, lá, estão as construções do período de descobrimento do país e pontos de interesse marcantes de toda a nossa história.

Esse centro reúne diferentes pontos de interesse, sendo eles: Cidade Alta, Cidade Baixa, Marco do Descobrimento, Casa da Câmara e Cadeia, Igreja de Nossa Senhora da Penha, Igreja Nossa Senhora da Misericórdia etc.

Então, por ser um local de fácil acesso a outros pontos turísticos e interessantes, com certeza você deve adicionar no seu roteiro de viagem.

Praias

Porto Seguro possui várias praias, para todos os gostos. Portanto, ao chegar lá, com certeza você deve conhecer pelo menos uma delas. Dentre, as principais, ou as que são mais requisitadas, podemos citar as seguintes praias:

  • Mundaí;
  • Mutá;
  • Taperapuã;
  • Coroa Vermelha.

Sabendo disso, você pode até procurar por uma hospedagem que fique próximo a uma dessas praias, afinal, não há nada melhor do que levantar e já dar de cada com uma passagem praiana, não é mesmo?

Contudo, se você está procurando uma vibe festeira na praia, você precisa conhecer em Porto Seguro um dos seus principais pontos turísticos: a praia de Taperapuã. 

É por lá que você encontrará as mais famosas e grandiosas barracas de praia como a Axé Moi, Tôa Tôa e Barramares, que irão te garantir diversão diurna e noturna, no melhor estilo férias com os amigos no paraíso! É um local perfeito para aqueles que viajam com os amigos, mulheres viajando sozinhas e que querem curtir com segurança e jovens casais.

Passarela do Descobrimento

Essa passarela é o local mais tradicional de Porto Seguro. E isso acontece porque lá há várias barraquinhas que vendem bebidas, drinks e artesanato local. Fora isso, a passarela também é conhecida como “Passarela do Álcool”, e você já deve imaginar o motivo.

Se você está com viagem marcada já anota na agenda: você precisa provar o drink mais popular da região, o famoso drink “capeta”.

Reserva Pataxó da Jaqueira

Os primeiros habitantes de Porto Seguro foram os índios. Por isso, a cultura indígena é bem forte lá e, por isso, um dos passeios é você aproveitar para conhecer a reserva indígena Pataxó da Jaqueira. Lá, os visitantes são guiados por moradores e podem assistir uma palestra para aprender mais sobre a cultura.

Ilha dos Aquários

É uma verdadeira atração a parte em Porto Seguro. Sabe aqueles pontos turísticos que você vê direto no instagram quando viajam para a região?! Pois bem.

A Ilha dos Aquários é famosa por funcionar tão somente pela noite e, além dos tanques com peixes e tubarões, bem como dos seus jardins, funcionam na ilha diversos bares e boates que garantem a diversão para todos os gostos. 

Você encontrará músicas e bares para escutar um pouco de tudo: axé, sertanejo, forró, reggae, música eletrônica, etc.

A Costa do Descobrimento: um dos patrimônios naturais mundiais pela Unesco

O que falar da Costa do Descobrimento, patrimônio natural mundial pela Unesco?! 

É uma zona turística situada no sul do estado da Bahia e que leva o nome exatamente por ser o local de aporte dos Portugueses no Brasil nos idos de 1500. 

A Costa do Descobrimento compreende os municípios de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte e situa-se entre a Costa das Baleias e a Costa do Cacau.

Além da importância histórica para nosso país, a Costa do descobrimento dá um show no quesito beleza natural. Sendo assim, se você está procurando um local para descansar e relaxar, cercado por praias, falésias, recifes de corais, piscinas naturais, coqueirais, manguezais, rios e uma infinidade de paisagens paradisíacas, você deve arrumar suas malas e partir imediatamente.

Vai viajar para a Bahia para descansar e desfrutar das paradisíacas praias baianas?! Leia também o post Dicas de Caraíva Bahia. 

E apesar de estarmos falando de Porto Seguro e seus pontos turísticos, não poderemos deixar de fora algumas outras cidades, em que é possível fazer um bate e volta, e que são muito procuradas por aqueles que conhecem a região. Podemos citar as seguintes praias abaixo: 

Arraial d’ajuda

porto seguro ponto turístico

Lembra que falamos que o aeroporto é bem próximo do Arraial d’Ajuda? Então, o que você acha de conhecer esse local, já que é praticamente ao lado. O local possui algumas praias e algumas opções de pousadas bem legais.

Fora isso, Arraial d’Ajuda possui uma vida noturna muito boa, detendo várias opções de restaurantes e bares, algumas lojinhas e até atrações históricas. É uma ótima opção para relaxar assim que você chegar de viagem. Para chegar nesse local, você deve apenas atravessar a balsa, mas é bem rápido. 

Trancoso

Esse lugar é conhecido pelo seu charme e pelas ótimas praias. Ele é uma boa opção de passeio porque você pode conhecer em apenas um dia. Fora isso, Trancoso possui bons restaurantes e se tornou um destino muito procurado nos últimos tempos.

Ademais, não podemos deixar de citar que é em Trancoso que fica um dos melhores hotéis do Brasil, que é o Uxua Casa Hotel & Spa. Sendo assim, não deixe de aproveitar todas as experiências que esse local tem a oferecer.

Por fim, você ainda ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo ou aproveite e compartilhe a sua experiência. Vou adorar saber mais.

Se quiser conferir outras dicas de viagem para a Bahia ou quer saber mais sobre outros países, deixe o seu comentário aqui embaixo. Quem sabe este pode ser o próximo post, não é? Grande abraço e até a próxima página!

3 respostas

  1. Fui a Porto Seguro há uns 30 anos e ainda quero voltar lá. O seu post me inspirou a marcar uns dias nesse destino maravilhoso.

  2. Adorei seu post com os Pontos Turísticos em Porto Seguro. Quero ir esse ano de 2022, vou usar suas dicas com toda a certeza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com