quarta-feira, 19 de junho de 2024 - 19/06/2024 22:48:36
Viagem e Cura


Uma viagem ao exterior é uma atividade incrível e bastante enriquecedora. Afinal, você estará indo para um outro país, que fala um idioma diferente do nosso, que possui leis, hábitos, costumes e uma cultura diferente, e muito mais.

E tudo isso, de alguma forma, contribuirá para o seu aprendizado e para a sua bagagem da vida.

Agora, para que uma viagem desse tipo seja realmente divertida, proveitosa e enriquecedora, é fundamental se planejar bem, isto é, se planejar com antecedência e levando cada item e cada tópico da viagem em consideração.

E como parte de um planejamento de viagem, estão as reservas – itens de suma importância e que abordaremos a seguir!

Portanto, continue acompanhando o artigo para não esquecer de reservar tudo o que for importante para sua viagem ao exterior.

Você está começando o planejamento e o roteiro de uma viagem? Não deixe de ler o post Como fazer o planejamento de uma viagem online.

O que este artigo aborda:

5 reservas importantes para fazer para uma viagem ao exterior

1. Assento

Muitas companhias aéreas, após você comprar as passagens, permitem que você escolha o assento para ficar no avião – isso, desde que feito com alguma antecedência.

Por isso, se você se importa com o lugar que ficará sentado no avião, é importante entrar em contato com a companhia aérea que você adquiriu as passagens e verificar sobre a possibilidade de reservar o seu assento. 

Muitas pessoas, por exemplo, gostam de ficar na janela para observar as belas paisagens durante o voo. Já outras, têm medo.

Além disso, há pessoas que viajam com a família, ou com o companheiro (ou a companheira) e, normalmente querem ficar juntos no avião, isto é, em assentos próximos, de preferência um ao lado do outro.

Portanto, considere a reserva de assento para a sua viagem ao exterior, ok?

Viajar é o sonho de todo mundo, mas viajar e se endividar por isso pode virar um pesadelo. Quer evitar esses tipos de perrengue? Leia o post Planejamento Financeiro para viagens.

2. Hospedagem

Outra reserva extremamente importante para a sua viagem, é a da hospedagem, isto é, do lugar onde você ficará durante dias ou semanas enquanto estiver no destino.

Aqui, é de suma importância que, primeiro, você faça pesquisas com antecedência, meses antes de viajar. Assim, você terá tempo suficiente para avaliar as opções disponíveis, assim como os valores cobrados.

E segundo, nessas pesquisas, é essencial que você avalie:

  1. A localização da hospedagem (se é muito afastada, se fica próxima de áreas turísticas, se possui fácil acesso ao transporte público, etc.);
  2. As condições e vantagens da hospedagem (o café da manhã está incluído? Ela tem piscina? Ela oferece algum tipo de benefício e comodidade?);
  3. A segurança da hospedagem (a região onde ela fica é segura? Tem bastante movimento? Já teve casos de assalto?);
  4. O preço da hospedagem (o valor cobrado é elevado? Faz jus ao que oferece? Quanto os concorrentes estão cobrando?);
  5. Comentários e depoimentos de pessoas sobre a hospedagem (assim, você terá um guia, um parâmetro para se basear e avaliar se ela realmente vale a pena ou não).

Vai viajar e está na dúvida qual o melhor tipo de hospedagem? Leia os posts O que significa albergue (O que é hostel) e Qual a diferença entre hotel, pousada e resort.

3. Bilhetes e ingressos

Normalmente, em uma viagem ao exterior, as pessoas querem fazer passeios, conhecer atrações, visitar pontos turísticos, assistir a shows e espetáculos, etc.

E apesar de algumas dessas atividades serem gratuitas, existem aquelas em que há um custo envolvido, ou seja, que você precisa comprar um bilhete ou ingresso.

Sendo assim, para esses casos, é essencial que reserve, com antecedência, bilhetes e ingressos para a sua viagem – especialmente se ela for para um destino mais conhecido e badalado.

Isso porque, dependendo da quantidade e da disponibilidade, esses bilhetes ou ingressos podem esgotar e, assim, você pode não conseguir visitar e aproveitar aquilo que gostaria – o que, claro, não é nada legal.

Portanto, para não ter uma surpresa desagradável depois, garanta os bilhetes e os ingressos para o que você deseja conhecer/fazer no destino com antecedência.

4. Mesa em restaurantes

Muitos destinos no exterior, por conta da fama, das atrações, dos pontos turísticos, entre outros aspectos, recebem inúmeros turistas regularmente.

E isso quer dizer que, certas coisas para fazer e conhecer, são mais concorridas, ou seja, há uma busca maior por parte dos turistas.

Sendo assim, levando isso em contexto, é interessante que, caso você queira muito ir a um ou mais restaurantes, que você veja se é possível reservar uma mesa com antecedência.

Dessa forma, quando estiver no destino, você só terá que se deslocar até o restaurante e aproveitá-lo, evitando, por exemplo, filas, longos períodos de espera ou indisponibilidade de mesas.

5. Estacionamento

Para ir até o aeroporto no dia da viagem, cada pessoa tem seus gostos e preferências. 

Algumas optam por chamar um táxi ou um Uber, outras conseguem uma carona com um amigo ou parente, outras utilizam o transporte público, e tem ainda aquelas que preferem ir com o próprio carro.

Sendo assim, se este último tipo de pessoa é a que mais se encaixa com o seu perfil, então há mais uma reserva para você fazer antes de viajar… estamos falando aqui sobre uma vaga em um estacionamento.

Isso porque, durante dias ou semanas você estará fora, você estará em outro país, e deixar o seu veículo desprotegido, na rua, durante todo esse período, não é a melhor e mais segura escolha a se fazer.

Portanto, se você vai viajar e, no dia da sua viagem, ir com seu carro até o aeroporto, não deixe de reservar, algumas semanas antes, uma vaga em algum estacionamento para o seu veículo.

Por exemplo, se você vai embarcar em SP, pesquise na internet por um estacionamento no aeroporto de Guarulhos. Você verá que existem diversas opções para escolher e com certeza uma irá te agradar.

Bônus: hotel para pet

Muitas pessoas possuem um animalzinho de estimação, como gato, cachorro, coelho, entre outros. Porém, nem sempre é possível levá-los em uma viagem ou deixá-los com alguém para poderem ser cuidados.

Por isso, se esse for o seu caso, outra reserva que você deve fazer antes de viajar é de uma vaga em um hotel para pet.

Dessa forma, o seu animalzinho não ficará sozinho em casa, e será cuidado, diariamente, por profissionais!

Se você está planejando uma viagem e quer um Roteiro de Viagem Personalizado, contrate uma personal Travel Desgin. Quer saber mais?! Leia o post Roteiros Personalizados!

Por fim, você ainda ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo ou aproveite e compartilhe a sua experiência. Vou adorar saber mais.

Enfim, se quiser conferir outras dicas sobre reservas para fazer antes de sua viagem internacional, ou quer saber mais sobre outros destinos nacionais e internacionais, deixe o seu comentário aqui embaixo. Quem sabe este pode ser o próximo post, não é?

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Luana Lôpo

Por Luana Lôpo

Booking.com
1

Pode ser do seu interesse

7 aplicativos para organizar e economizar na sua próxima viagem

7 aplicativos para organizar e economizar na sua próxima viagem

Melhores locais para fazer os enxovais de bebê nos Estados Unidos

Melhores locais para fazer os enxovais de bebê nos Estados Unidos

Quais são as comidas típicas de portugal

Quais são as comidas típicas de portugal

7 países que não precisam de passaporte para entrar" title="7 países que não precisam de passaporte para entrar">

7 países que não precisam de passaporte para entrar

Poses para foto sozinha: 7 poses para foto sozinha em sua viagem" title="Poses para foto sozinha: 7 poses para foto sozinha em sua viagem">

Poses para foto sozinha: 7 poses para foto sozinha em sua viagem

Praias tranquilas no carnaval: Confira os melhores destinos para uma viagem para praia

Praias tranquilas no carnaval: Confira os melhores destinos para uma viagem para praia