quinta-feira, 20 de junho de 2024 - 20/06/2024 00:37:05
Viagem e Cura


Os Cânions de Sao Francisco formam um complexo de formações rochosas que proporciona uma das vistas mais belas e exóticas do Brasil.

O que torna a paisagem ainda mais linda é o fato das rochas possuírem tons avermelhados e serem cortadas pelo rio que, em certos trechos, apresenta cor de esmeralda.

Eu já visitei o lugar e posso afirmar para você: você ficará completamente encantado com a beleza natural dos cânions de xingó!

Vai viajar sozinha?! Leia também o Guia completo para te ajudar a planejar a sua viagem solo!

O que este artigo aborda:

Onde ficam localizados os cânions de Sao Francisco

Os Cânions de São Francisco ficam localizados na cidade de Canindé do São Francisco, município sergipano.

A maneira mais fácil de chegar é de carro, já que a cidade fica aproximadamente 213 km de Aracaju, a capital de Sergipe.

Se você tem vontade de (re) visitar a capital sergipana, leia também os posts Aracaju: a capital de Sergipe e O que fazer em Aracaju.

O Rio São Francisco, nasce em Minas Gerais e é um dos rios mais importantes do Brasil, e atravessa diversos estados brasileiros como a Bahia, Alagoas, Pernambuco e Sergipe.

Além disso, não é difícil de entender o motivo pelo qual a região atrai tantos turistas!

Eu, Luana, tenho um carinho especial pela região. Por alguns meses eu tive a oportunidade de trabalhar, ainda que remotamente, na Comarca de Canindé do São Francisco, conhecendo de perto o dia a dia dos ribeirinhos.

Cânions de Sao Francisco, Cânions do xingó

Os Cânions de São Francisco, também conhecidos como Cânios do Xingó, foram classificados em uma lista que compreende os 5 maiores cânions navegáveis do mundo. É, o Brasil é cheio de surpresas como essa!

As rochas são tão perfeitas que até parecem esculpidas à mão! O mais legal é que, ao navegar pelos Cânions de São Francisco, eu reparei em algumas formações rochosas curiosas. 

Elas receberam nomes como Ponta do Papagaio, por lembrar um bico, e Pedra do Japonês, porque a pedra realmente parece uma daquelas casinhas que vemos nos filmes orientais, com as pontinhas levantadas para o céu.

Quando você viajar até lá, me conta nos comentários quais formas você visualizou nos cânions! 

Está viajando pelo Estado de Sergipe?! Que tal conhecer a cidade de Pirambu?! Recomendo a leitura do excelente artigo Pirambu, Sergipe, muito mais que uma praia.

O que fazer ao chegar em Canindé de São Francisco?

como chegar em xingó
Cânios de Sao Francisco

A cidade de Canindé do São Francisco é pequena e bem pacata. É um destino ideal se você quer curtir a natureza e se reenergizar nas águas do velho chico. 

Se o seu objetivo é se afastar um pouco do agito da cidade grande e descansar, é um ótimo destino!

A cidade pode servir como base para que você faça os seus passeios pelos Cânions de São Francisco, e por isso, acaba sendo um ponto estratégico. Eu recomendo considerar essa opção!

De outro modo, existe ainda a opção de atravessar a ponte e se hospedar na cidade vizinha, localizada em Alagoas: Piranhas.

Piranhas foi tombada como Patrimônio Histórico Nacional, e também é bem pacata. Você encontrará um centrinho com restaurantes maravilhosos e uma vista de tirar o fôlego! 

Está viajando pelo Nordeste e quer saber mais sobre o que fazer em Salvador? Leia também o post 10 atrações turísticas gratuitas em Salvador.

Como chegar em Canindé do São Francisco

Caso esteja indo em família ou vá conhecer outras atrações em Sergipe, talvez alugar um carro seja a melhor opção para sua locomoção. Sempre que eu viajo faço minhas locações com a RentCars e já chego nos locais com tudo certinho.

São mais ou menos 3 horas de viagem de carro de Aracaju a Canindé de São Francisco. Por isso, se você chegar tarde de viagem, o melhor é pernoitar na capital e seguir para Canindé no dia seguinte!

Se você tem vontade de (re) visitar a capital sergipana, leia também os posts Aracaju: a capital de Sergipe e O que fazer em Aracaju.

Passeando pelos Cânions de Sao Francisco

Ao passear pelos Cânions do São Francisco, vale a pena conhecer o Karranca’s, um dos restaurantes mais famosos da região. Seu diferencial é que ele oferece vários pacotes de passeios de barco pela região dos cânions!

O ponto de partida é a Praia de Dulce, e de lá o barco segue para a cidade de Olho D’água do Casado. A última parada dessa primeira rota é o Cânion do Talhado.

Ao chegar lá, o barco para e você pode descer para dar um mergulho. Eu recomendo que faça isso! As águas são cristalinas e é uma ótima forma de relaxar antes de continuar o passeio. 

Os catamarãs saem sempre às 10h30 ou 11h30. Por isso, você precisa planejar bem a sua agenda de acordo com o que vai querer visitar pela região. 

Contudo, fique atento porque, esses passeios costumam lotar! Além disso, por causa da pandemia, os horários podem ser alterados, por isso é importante se informar antes.

Além disso, ao navegar pelos cânions, é quase impossível não admirar a vegetação local formada por bromélias e cactos. É uma paisagem realmente bonita!

Em média, esse passeio dura 4 horas. É bastante tempo para que você admire tudo à sua volta, tire muitas fotos, relaxe e tome um banho no rio!

E se bater aquela fominha, o catamarã oferece serviço de bebidas e petiscos, mas isso é pago à parte!

Outra opção que você terá ao chegar lá é alugar lanchas. É uma forma muito legal de conhecer os cânions – e mais tranquila também, já que só estarão você e os seus no barco.

Por isso, o Cânion do Xingó é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros e um dos destinos mais cobiçados por estrangeiros.

O que mais eu posso encontrar na região?

Como chegar em Canindé do São Francisco
Passeio imperdível em um bate e volta de Aracaju, Sergipe

Se você quiser conhecer mais coisas além dos Cânions de São Francisco, eu recomendo que visite o Museu do Sertão, localizado em Piranhas, Alagoas. É uma maneira muito legal de conhecer mais sobre essa nossa cultura tão linda e rica: a cultura nordestina.

Perto de lá você encontrará uma vila composta de várias casinhas coloridas (são bem bonitinhas), que fica bem próxima à Rota do Cangaço (e de lá você poderá conhecer toda a história do cangaço nordestino e a vida de Lampião).

Outro passeio legal que você pode fazer, caso curta história e museus, é conhecer o Museu de Arqueologia de Xingó.

Lá você também terá um banho de cultura nordestina, além de conhecer objetos e artefatos encontrados séculos atrás nesta região.

Os Cânions de São Francisco são belezas naturais incomparáveis, como tantas outras que a gente só encontra no Brasil.

Essa é uma viagem espetacular, e eu recomendo que todo mundo faça pelo menos uma vez na vida. A conexão que você vai sentir com a natureza é muito forte. 

É uma bela forma de se desligar um pouco do mundo aqui e fora e se conectar mais com você mesmo(a). Além disso, é uma excelente opção de passeio bate e volta partindo da cidade de Aracaju.

Na região você poderá visitar ainda a Foz do Rio São Francisco. Quem descreve lindamente esse passeio inesquecível pela Foz do Rio São Francisco é Bárbara, do blog Experiência Bárbara. Recomendo a Leitura!

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Luana Lôpo

Por Luana Lôpo

Booking.com
1

Pode ser do seu interesse

Viagens de casal baratas

Viagens de casal baratas

5 lugares para visitar com crianças no nordeste

5 lugares para visitar com crianças no nordeste

Frases sobre viajar sozinha

Frases sobre viajar sozinha

Viajar Sozinha

Viajar Sozinha

O que significa Albergue

O que significa Albergue

Top 10 lugares para viajar sozinha no Brasil

Top 10 lugares para viajar sozinha no Brasil