Lista Completa para acampar

Lista Completa para acampar

Será que dá para criar uma lista completa para acampar sem que fique faltando nada do que é importante? Essa resposta é muito individual, só que nós encontramos um jeito de te ajudar a resolver esse problema…

Separamos as categorias que são imprescindíveis e isso vai permitir a criação de um checklist completo do que levar para o acampamento

Dessa forma, a nossa lista ficou dividida entre as principais categorias sobre o que não pode ser esquecido em casa. Logo, no decorrer desse conteúdo vai encontrar os seguintes tópicos:

  • Lista de comida para acampamento
  • A roupa de acampamento
  • Os equipamentos para acampar
  • Os itens pessoais para acampar
  • Outras coisas legais para acampamento

Ao começar a leitura do próximo tópico, fica a dica: separe uma folha de papel e comece a anotar tudo o que é importante dentro de cada categoria. No fim do texto, você vai ver que criou o próprio checklist a partir dos seus interesses.

O que levar para acampar 

Agora sim chegamos a nossa lista completa para acampar. Considere que para cada um dos tópicos/categoria existirá o que é necessário para acampar a partir do seu ponto de vista. Afinal, nem tudo o que é importante para uma pessoa será para a outra – e vice-versa. 

Vamos lá?

Lista de comida para acampamento

o que levar para acampar

Vamos começar falando da lista de comida para acampamento. Afinal, quais os melhores alimentos para levar para esse tipo de viagem radical? Apesar de não serem tão recomendados do ponto de vista nutricional, os alimentos embalados podem ser melhores.

Como assim? Bolachas e pães industrializados podem ser mais viáveis do que frutas e pães caseiros, por exemplo. Tudo por conta da logística. Mas, sem dá para levar frutas e legumes, você só terá que se adaptar a isso. Uma boa ideia é pensar em alimentos ricos e fontes de proteínas e carboidratos integrais que trazem a sensação de satisfação por mais tempo.

E dependendo do tipo de comida que estará na mala do acampamento, saiba que vem a parte dos acessórios, isto é, dos itens de “cozinha”. Como é o caso do fogareiro e de um botijão de gás. Exceto se alguém do grupo for usar os dotes escoteiros para acender o fogo com pauzinhos.

Está procurando uma viagem de fim de semana?! Descubra como fazer trilha em SP

A roupa de acampamento

A roupa de acampamento é outro ponto importante que deve ser considerado na sua lista de coisas para acampar. E isso também depende de cada viajante. Afinal, você vai até o acampamento através de trilhas, fazendo trekking? Então, os calçados devem ser apropriados.

Outro exemplo é levar na mala a bermuda tactel. Ela é uma peça-chave porque permite facilidade e versatilidade, já que é feita de poliéster, um tecido mais resistente, leve e macio. Portanto, ótima para várias situações: dormir, nadar, correr, caminhar, etc.

Para as mulheres, as leggings ou ciclistas são modelos básicos e para várias ocasiões. Para todo caso, a dica é: pense em roupas leves, de fácil secagem e que podem te ajudar na hora de improvisar. Combinado? 

Os equipamentos para acampar

equipamentos de trilhas

Nesse tópico, os equipamentos para acampar devem ser vistos como aqueles que montarão a estrutura do acampamento. Ou seja, a barraca, o colchão inflável ou os sacos de dormir e assim por diante. Travesseiros, cobertores, roupas de cama… Tudo será opcional de cada um.

Uma boa dica é pensar no planejamento que foi feito para essa viagem. Isso porque quanto mais dias você e a sua turma ficarem acampados, então, mais possibilidades de se levar equipamentos, como é o caso de cadeiras e mesas desmontáveis, por exemplo.

Aqui no tópico dos equipamentos, também vale a pena a gente lembrar daqueles acessórios que são funcionais, sabe? É o caso do power bank que pode carregar vários tipos de eletrônicos ou o estilete que serve para cortar vários tipos de materiais, de cordas a lonas.

Os itens pessoais para acampar

Diferente das roupas para acampar, a ideia dessa categoria é pensar em itens pessoais como óculos de sol, luvas, gorros, chapéus, capas de chuva, bastões para caminhadas, eletrônicos, aparelhos de GPS, máquinas fotográficas, entre outros.

Além disso, você só vai ter uma lista completa para acampar se lembrar de adicionar na sua mochila os produtos para cuidados pessoais e de higiene. Por exemplo, os repelentes, o protetor solar e aquele kit de primeiros socorros, que tem remédios e muito mais. 

Uma dica importante e que muitas vezes passa despercebida é sobre levar sacolas de lixo – porque ninguém vai deixar a bagunça esparramada no meio da natureza, vai? Além do papel higiênico, álcool em gel, sabonetes ou sabão, etc.

Outras coisas legais para acampamento

Para finalizar esse checklist sobre o que levar no acampamento, vem o tópico extra, que é para falar de acessórios, produtos e itens que são bem pessoais de cada pessoal ou grupo que vai fazer essa viagem.

Por exemplo, por mais incrível que seja, algumas pessoas precisam de uma certa iluminação para dormirem, que vai além da luz da lua, sabe? Então, além da lanterna, pensar nesse tipo de equipamento que ilumina pode fazer sentido.

Entre as coisas legais, a gente poderia mencionar um livro para quem gosta de ler ou até mesmo uma bola para quem gosta de futebol. Se o foco está em praticar atividades radicais, aí a lista se torna ainda mais extensa, com capacetes, meias, coletes salva-vidas, cordas, etc. 

Dá para levar crianças no acampamento?

O último tópico é uma reflexão: será que as crianças também podem ir nessa viagem? Podem sim, o que vai depender do nível de experiência dos adultos, que serão responsáveis por ela. Nessa hora, vale muito a pena prezar pelos cuidados preventivos e contar com guias ou agências especializadas nesse tipo de passeio.

Considerando que se tenha crianças no acampamento, saiba que a lista completa do que levar na viagem em meio a natureza se mantém. No entanto, é possível adicionar novos itens dentro da categoria infantil, como é o caso de roupas apropriadas para eles, assim como os itens de higiene e cuidados, das fraldas aos alimentos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com