Há quem diga que praia é tudo igual. No entanto, a Praia do Patacho está aí para provar o quanto esse tipo de pensamento está errado. Afinal de contas, trata-se de um local com a melhor vista paradisíaca.
Não é à toa que essa praia recebeu a premiação da Bandeira Azul. Para quem não sabe, trata-se de um prêmio ecológico e voluntário, o qual é concedido para algumas praias.
Para obter essa certificação, é preciso passar por uma série de critérios com foco em qualidade de vida, educação ambiental, segurança e serviços, responsabilidade social, gestão ambiental etc.
Ou seja, trata-se de uma das maiores premiações globais que uma praia pode receber! Sendo assim, ir à Praia do Patacho com certeza irá lhe render ótimas experiências. É sobre isso que iremos falar a seguir.
Você está começando o planejamento e o roteiro de uma viagem? Não deixe de ler o post Como fazer o planejamento de uma viagem online.
O que este artigo aborda:
- Onde fica a Praia do Patacho?
- Quando ir à Praia do Patacho?
- O que fazer na Praia do Patacho e arredores?
- Aproveitar a Praia do Patacho
- Passeio de barco
- Praia da Lage
- Observar os peixes-boi em Tatuamunha
- Visitar o centro do vilarejo
Onde fica a Praia do Patacho?
A Praia do Patacho fica no município de Porto de Pedras, o qual é um tanto desconhecido. Está localizado ao norte de Maceió, entre São Miguel dos Milagres e Maragogi.
Isso só mostra o quanto o litoral alagoano está cada vez mais badalado pelo turismo nacional, uma vez que possui algumas das melhores opções para quem gosta de praias.
A praia em si é uma das melhores opções para quem gosta de piscinas naturais, motivo pelo qual tem chamado a atenção de turistas do mundo todo nos últimos anos.
No entanto, apesar do seu reconhecimento, a depender da época do ano, é possível aproveitar aquele clima tranquilo que só aquelas pequenas vilas de pescadores podem proporcionar.
Ou seja, trata-se de uma alternativa para quem quer se isolar um pouco das grandes multidões e aproveitar o clima rústico do interior. Mas, se quiser sentir um pouco do gosto das muvucas, o local fica próximo de locais como Maragogi.
Leia também o post melhores resorts para crianças no Brasil.
Quando ir à Praia do Patacho?
Quem busca ir à praia, requer um dia ensolarado, a fim de aproveitar ao máximo todas as oportunidades que o local oferece. Quanto a isso, você será muito bem servido, uma vez que Alagoas faz sol quase que o ano todo.
Mesmo nos meses de maio a julho, que são os considerados mais chuvosos, há dias em que o sol dá as caras. No entanto, para evitar esse possível problema, o ideal é ir nas épocas mais adequadas.
A alta estação acontece entre os mês de dezembro e vai até depois do carnaval e, portanto, é a melhor época do ano para ir, mas também a mais cara. Por isso, algumas pessoas se programam para ir fora de época.
Isso até pode ser vantajoso para o seu bolso, mas tenha um pouco de cuidado. Afinal, durante o período de chuva, há pousadas e restaurantes que dão férias coletivas.
Sombra e água doce: lagos e lagoas para visitar em Bonito (MS), quer descobrir Leia mais.
O que fazer na Praia do Patacho e arredores?
Se você está se programando para conhecer a Praia do Patacho, com certeza quer saber quais são as atrações das quais é possível aproveitar na região. Iremos falar sobre elas a seguir.
Aproveitar a Praia do Patacho
A praia em si é um tanto reservada, o que é ideal para quem quer apenas relaxar à beira do mar. Não é à toa que muitos consideram o melhor lugar de todo o nordeste para isso.
O mar cristalino, os coqueiros, a areia branquinha e as piscinas naturais podem ser todas suas, uma vez que ela costuma ser quase que deserta.
Passeio de barco
Uma das melhores formas de curtir o seu passeio é andando de barco pelas piscinas naturais do Patacho. Inclusive, há barqueiros que vão até os arrecifes, os quais não costumam ser cheios.
O mar transparente junto com os corais cria um contraste maravilhoso. Mas é na maré baixa que se consegue ter vista para a praia lá no fundo, a qual é cheia de coqueiros.
Vai viajar pelo litoral nordestino? Separe um tempinho e leia o texto Passeios em Porto de Galinhas
Praia da Lage
Essa praia fica bem próxima do Patacho, uma vez que também fica em Porto de Pedras. A Praia de Lage vem ganhando mais destaque devido ao fato de ser mais deserta.
Fora isso, é possível ir caminhando pela areia até chegar nessa praia, aproveitando toda a paisagem que é de tirar o fôlego.
Observar os peixes-boi em Tatuamunha
Passando da Praia da Lage, mais ao sul, ainda na cidade de Porto de Pedras, há um pequeno povoado que se chama Tatuamunha, local onde se tornou um santuário para os peixes-boi.
O rio homônimo chega ao mar formando algumas ilhotas de areia, onde há presença de alguns coqueiros nas margens. No entanto, a associação responsável não permite alimentá-los ou tocá-los.
Visitar o centro do vilarejo
Além de aproveitar as praias da cidade, outra coisa que você não pode deixar de fazer é conhecer o formoso centro. Lá, é possível ir até o farol, através de uma ladeira.
Como possui um mirante, permite visualizar uma boa parte da costa da região, o que com certeza irá lhe render ótimas fotos. Fora isso, outro destaque é para o encontro do rio com o mar, bem como os inúmeros coqueiros.