o que levar em uma trilha

Como fazer trilha em SP – As melhores dicas para iniciar no trekking

Sempre que o assunto tem a ver com a saúde e o bem-estar, os esportes e as atividades físicas ganham destaque. A partir disso, o trekking ganhou atenção porque permite cenários motivadores e animadores. Abaixo, descubra como fazer trilha em SP. As suas caminhadas nunca mais serão as mesmas!

Você sonha em viajar, mas tem medo? Leia também o post O que te impede de realizar seus sonhos e descubra como vencer seus medos.

Como iniciar no trekking

fazer trilha é seguro para mulher

Antes de qualquer coisa, saiba que para iniciar no trekking o ideal é entender o que é essa atividade física. É uma caminhada feita em locais que permitem o maior contato com a natureza. O objetivo é central: explorar trilhas, montanhas e percursos exuberantes. 

Enquanto as caminhadas mais tradicionais são trilhas mais curtas, o trekking é um tipo de caminhada mais longa, que permite pernoites em florestas ou campings, por exemplo. Ainda assim, existe o meio termo entre a caminhada e o trekking, que é chamado de hiking.

Para que não fiquem dúvidas, considere! O trekking é uma caminhada mais longa que dura mais do que um único dia. É comum que tenha obstáculos e exija mais cuidados. Já o hiking é uma trilha mais curta, que dura até um dia e permite que tudo caiba na mochila. 

Quer conhecer um pouco mais sobre a Chapada Diamantina? Leia também os posts:
Vale do Capão

O que fazer no Vale do Capão

Onde comer no Vale do Capão

Como fazer trilha pela primeira vez

Se você tem disposição para essas caminhadas em meio à natureza, com certeza, tem o principal combustível para se aventurar nessa atividade física. Por outro lado, isso não basta. O mais aconselhável é que você faça treinos e simulações para esse tipo de esporte radical.

Afinal, as caminhadas são bem mais intensas do que ir à é na padaria, ok? Logo, vai exigir fortalecimento muscular, resistência e uma boa capacidade cardiorrespiratória. Portanto, quem quer fazer trilha pela primeira vez comece pelos treinos.

Depois disso, vem: faça um planejamento. Mesmo que seja preciso improvisar em algum momento, esse tipo de estratégia vai ajudar você e os seus companheiros de viagem a tomar as melhores decisões durante os percursos na terra. 

Onde fazer trilha no interior de SP

Mais do que aprender o nome dos caminhos, o ideal é entender que as trilhas são separadas por níveis de dificuldade. Obviamente, quem nunca fez isso antes deve começar pelas trilhas menores, menos intensas e mais fáceis. 

Ou seja, são aquelas que possuem terrenos menos acidentados e sem muitas subidas. Outra dica interessante na hora de escolher um dos lugares para fazer o trekking em SP é pensar em limites para que a experiência seja positiva. Logo, 5 quilômetros é um bom começo.

Para quem já praticou antes e tem um bom preparo físico, a partir de 10 quilômetros, o percurso se torna interessante. E para os mais experientes em trilhas, a partir de 20 quilômetros, sendo que algumas trilhas de SP passam facilmente dessa distância. 

O que levar no trekking em SP

o que levar na trilha

Quem optou por fazer essa atividade em meio à natureza também precisa considerar os acessórios importantes e que garantem a segurança durante o trajeto. Afinal, não basta ter calçados apropriados para essa caminhada ao ar livre.

Bom, de todo modo, esse é um começo: as roupas devem ser confortáveis, assim como o tênis, que tem que ser próprio para a caminhada. E o que mais? Protetor solar, repelentes, água, os snacks (lanches rápidos e nutritivos), óculos de sol e o kit de primeiros socorros.

Para quem vai fazer o camping no destino final, os acessórios ainda se somam com os sacos de dormir, barracas, lanternas, etc. E aí vem o detalhe? Onde guardar todos esses objetos? Em uma mochila de trekking da Thule, por exemplo. Hoje em dia, são vários modelos disponíveis.

Como fazer uma trilha em SP

Acima você viu os primeiros passos sobre como fazer trilha em SP. Agora está na hora de irmos para os preparativos para essa viagem a pé. Em primeiro lugar, comece pela alimentação: estar bem alimentado e hidratado vai dizer muito sobre os seus primeiros passos – literalmente.

Também vale dizer que mesmo que exista uma certa ansiedade para o primeiro trekking da vida, o ideal é que o esportista tenha tido uma boa noite de sono. Isso tudo já considerando o nível da caminhada, que tem que ser condizente com o preparo físico de cada pessoa.

A última dica para iniciar a sua trajetória é dar a devida atenção para as dicas de segurança. Ou seja, siga as placas e respeite as sinalizações de cada lugar. Evite usar caminhos que não tenham sido marcados e até mesmo checar as condições climáticas.

O que preciso saber antes de fazer uma trilha

dicas para primeira trilha

Para terminar o conteúdo de um modo bastante informativo e reflexivo, trouxemos algumas dicas valiosas especialmente para quem vai trilhar a natureza pela primeira vez. Evite fazer isso sozinho! Hoje, existem grupos e agências que possibilitam as trilhas de forma segura.

Ainda que você queira ter um tempo para si mesmo, de maneira solitária, saiba que as companhias durante essas caminhadas são importantes. Vale a pena pesquisar na internet sobre a idoneidade de empresas e guias que fazem esse trabalho.

Inclusive, aqui vem a próxima dica para fazer trilhas em SP: tenha espírito coletivo. Isso porque conforme o nível de dificuldade vai ter momentos que será preciso atravessar obstáculos e é comum que as pessoas se ajudem entre si.

Partiu fazer trilha em SP

A partir daqui você tem muitas informações importantes para começar a sua vida no trekking. Então, respire fundo e dê os primeiros passos. Adquira equipamentos e acessórios de qualidade, que vão garantir segurança durante suas caminhadas.

E lembre-se de aproveitar o caminho, do primeiro ao último passo. Ainda que o objetivo possa ser o de chegar até uma cachoeira ou um mirante, saiba que no meio do trajeto que você encontrará as mais belas paisagens e os mais incríveis silêncios para canalizar a sua energia!

Se você está planejando uma viagem e quer um Roteiro de Viagem Personalizado, contrate uma personal Travel Desgin. Quer saber mais?! Leia o post Roteiros Personalizados!

Por fim, você ainda ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo ou aproveite e compartilhe a sua experiência. Vou adorar saber mais.

Enfim, se quiser conferir outras dicas sobre trilhas em SP ou cidades turísticas de SP, ou quer saber mais sobre outros destinos nacionais e internacionais, deixe o seu comentário aqui embaixo. Quem sabe este pode ser o próximo post, não é?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com