O que fazer em Boipeba

Como ter uma experiência de viagem única

Primeiramente, eu garanto a vocês viajar, viajar figura na lista de desejos da maioria da população mundial. Para alguns, é simplesmente o momento de reenergizar as baterias, enquanto para outros é para experimentar as coisas em primeira mão ou se desconectar do estresse em casa. Para mim, e muitos outros que optam por dar um passo adiante e viajar mais fundo, a viagem é uma cura. E foi depois que eu vivenciei o Slow Travel, mesmo que sem saber, que eu tive uma experiência de viagem única.

Você pode me questionar e falar que toda experiência de viagem é única e singular, mas algumas têm o poder de nos transformar de uma forma que nunca antes poderíamos imaginar. 

Embora muitas pessoas ainda liguem experiências de viagem significativas estritamente ao trabalho voluntário, existem muitas maneiras diferentes de viajar de uma forma mais intensa, explorando-o mais a fundo, conhecendo o mundo com propósito e tornando suas andanças ainda mais importantes. 

Lembre-se sempre que você é o único que pode determinar que tipo de experiência de viagem fará a diferença em sua vida, mas aqui estão algumas maneiras que podem ajudar a tornar suas viagens mais significativas:

Como ter uma experiência de viagem única: faça uma imersão cultural

viagem com experiência
Pedindo proteção ao Senhor do Bonfim. Apesar de turístico é um ritual bem baiano.

Infelizmente, quando pensamos em uma viagem “tradicional” do modo que sempre nos foi ofertado, chegamos no país estrangeiro e cometemos um grande erro: conhecemos o mundo novo, mas sem abandonar o nosso próprio mundo. 

Escolhemos a rota do turismo de massa, ou seja, o turismo que olha de fora para dentro, observando tudo como um mero telespectador ao assistir uma telenovela, mas sem nunca participar.

As cidades e destinos são meros programas televisivos vistos de pertinho e ao vivo. 

Do outro lado da moeda, quando começamos a sair da bolha que nos foi construída e passamos a almejar ter uma experiência de viagem única, percebemos que para ter essa experiência mais profunda é preciso imergir na cultura local.

É preciso sair da concha, deixar a zona de conforto do hotel e deixar-se submergir pelo mundo ao seu redor.

Nunca se hospedou em Hostel e quer saber como funciona? Leia mais o guia da hospedagem em Hostel do Viagem e Cura

Não tenha dúvidas de que uma viagem muito mais profunda acontece quando você se integra a uma comunidade participando ativamente, abrindo-se para interagir com os habitantes locais e compreender a maneira como os outros vivem. 

E não é difícil conseguir essa imersão cultural. Na verdade, é muito mais fácil do que você imagina. Que tal participar ativamente de um ritual religioso local, saborear os pratos típicos da região e conversar com os moradores para entender como aquela comunidade se tornou o que é até então?! 

Separei, ainda, algumas dicas para você ter uma experiência de viagem única.

Dicas para imersão cultural:

Que tal aprender algumas frases básicas na língua estrangeira e procurar oportunidades de interagir com as pessoas da cidade.

Quer aprender algumas palavras básicas para não passar perrengue na viagem? Leia também:

75 frases em inglês para viagem com tradução

50 frases em francês para viagem

 

Um roteiro composto unicamente de pontos turísticos e restaurantes ao seu redor talvez não promovam essa imersão. Que tal sair do caminho mais conhecido, beber nos pubs locais e nos locais frequentados pelos moradores?!

Se afaste dos estabelecimentos “pega” turistas. Mas caso acabe caindo na armadilha, converse com os funcionários e faça perguntas sobre como é viver, trabalhar e comer em sua cidade. Quais são os lugares favoritos deles para ir?

Seja paciente se estiver viajando para um país estrangeiro, pois o inglês é a nossa segunda língua ( e talvez também seja a deles) e a comunicação pode não fluir na velocidade que flui na nossa língua materna. 

Conecte-se com a natureza: como ter uma experiência de viagem única 

Gerês Portugal
Parque Nacional Peneda-Gerês: um tesouro português escondido

Do quanto a gente precisa para ser feliz? Eu acho que além de viajar, uma das coisas que me faz verdadeiramente feliz é a conexão com a natureza. Eu acredito na força do amor, o amor do sagrado coração, o amor incondicional. 

Quando achamos o caminho da conexão com esse amor, começamos a experimentar paz dentro da mente, bem como a experimentar a alegria e felicidade dentro do coração, pois eles são inexoravelmente conectados.

 E não há lugar melhor para ajustar os caminhos para essa conexão com o amor e com nós mesmos que em contato com a natureza, afinal somos parte desse grande todo.

Mas, ao contrário do que muitos estão pensando, essa conexão com a natureza não é somente em trilhas ou locais isolados. 

É possível ter essa conexão através de breves fugas de um dia estressante de trabalho ou ao longo de um dia em um destino novo. 

Se prestarmos atenção ao nosso redor, perceberemos a natureza nos cercando por todos os lados. Pare um pouco para apreciar aquele lindo por do sol, sinta o cheiro da chuva, contemple uma flor que nasceu no meio da selva de pedra. 

Por um instante, o encontro acidental o energiza e o acalma ao mesmo tempo, mas você pode não ter certeza do motivo. 

Viajar oferece muitas oportunidades de estar entre a natureza e conectar-se conscientemente com ela em seu ambiente natural, não em um zoológico ou parque animal. 

Está procurando destinos para se conectar com a natureza? Leia também:

O que fazer no vale do Capão

Vale do Capão

Cânions de São Francisco

Pontos turísticos Rio Grande do Sul

 

Saia da sua zona de conforto

dicas de segurança mulher viajando sozinha
Quando eu fui esquiar sozinha.

Uma das coisas que irá tornar a sua viagem uma experiência única é você sair da sua Zona de Conforto. 

Expandir seus limites também é outra maneira de obter o máximo de sua experiência de viagem. Cada vez que você tentar algo pela primeira vez, você crescerá, um pequeno pedaço do medo do desconhecido é removido e substituído por uma sensação de fortalecimento.

Você deve sair de uma viagem dizendo: “Não acredito que tive coragem de fazer isso”.

Leia também sobre o Parque Nacional Peneda Geres, destino que eu fui no dia seguinte que eu descobri a existência e acabei me apaixonando.

Em uma viagem internacional, muitas coisas vão tirar você de sua zona de conforto; lidar com a barreira do idioma, navegar pelas ruas e pedir comida estrangeira. Mas também faça questão de fazer algo que o assuste um pouco. 

Agende algo novo e um pouco desconfortável todos os dias do seu roteiro de viagem. Coma algo bizarro, experimente uma atividade aventureira e explore os recantos secretos de uma cidade única.

Você sonha em viajar, mas tem medo? Leia também o post O que te impede de realizar seus sonhos e descubra como vencer seus medos.

Como ter uma experiência de viagem única: Faça uma viagem sozinho

viajando sozinha
Vendo um pôr do sol sozinha da Praia do Arpoador, no Rio de Janeiro

Eu já falei diversas vezes aqui no blog: viajar sozinha é uma experiência única que todo mundo precisa ter na vida.

Você pode fazer o que quiser, quando quiser e isso torna o planejamento muito mais fácil quando não há outras opiniões sobre o que fazer. 

Além disso, você está mais aberto para conhecer novas pessoas quando está sozinho, afinal temos a tendência de ficar somente com nossos companheiros de viagem quando viajamos acompanhados.

Você está planejando fazer uma viajar sozinha?! Leia também o Guia completo para te ajudar a planejar a sua viagem solo!

Compartilhe uma experiência com alguém especial: Como ter uma experiência de viagem única

Você já esteve em algum lugar, viu algo verdadeiramente incrível e desejou que houvesse alguém lá com você para compartilhar essa experiência? 

Assim como viajar sozinho pode ser uma experiência única, viajar com alguém especial também pode criar boas lembranças.

Um pôr do sol que se espelha sobre a água em Bora Bora, um chalé romântico no interior de Minas Gerais ou um jantar de harmonização de vinhos na Argentina no topo de uma colina com vista para a cidade pode ser mais mágico quando compartilhado com outra pessoa.

Viajar juntos cria laços.

Viajar junto pode fortalecer seus relacionamentos, construindo confiança e criando a oportunidade de aprender mais sobre seu companheiro.

Como ter uma experiência de viagem única: conheça e apoie os habitantes locais

experiencia de viagem
Boipeba Expedições, a melhor empresa de turismo da Bahia.

Muitas pequenas empresas, especialmente em locais mais isolados, dependem do turismo para sua sobrevivência econômica.

Gastar seu dinheiro apenas em uma rede internacional de hotéis e em restaurantes de rede, apesar de incentivar o comércio local, não é o ideal. 

Essas empresas criam empregos locais, mas uma parte substancial dos lucros pode ir para os proprietários das grandes corporações e não para o povo da região.

Apoiar ainda mais os habitantes locais nas cidades e países para os quais você viaja significaria reservar passeios com guias locais, comer em restaurantes familiares, ficar em hotéis de propriedade independente, fazer compras em mercados de rua ou comprar souvenirs diretamente do artesão que os fabrica. 

Faça a viagem globalmente; pense na mentalidade local e você terá o dobro da experiência.

Isso não só ajudará a economia local, mas também criará uma experiência mais autêntica.

As pessoas viajam por diversos motivos e existem várias maneiras de aproveitar melhor sua viagem. 

Dito isso, o mais importante é que sua experiência o faça feliz. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com