quarta-feira, 19 de junho de 2024 - 19/06/2024 21:18:30
Viagem e Cura


Bem-vindo ao guia viagem e cura sobre o Parque Geres em Portugal! O que fazer nos Geres? Como chegar nos Geres? Onde se hospedar nos Geres? Leia até o final e descubra o Parque Nacional Peneda Gerês, um paraíso escondido no norte de Portugal.
Se estas são algumas de suas dúvidas sobre essa forma de hospedagem, leia este post-guia com bastante atenção, pois vou esclarecê-las, além de dar dicas úteis e informações importantes para ajudá-lo na sua viagem ao paraíso.

Você está planejando fazer uma viajar sozinha?! Leia também o Guia completo para te ajudar a planejar a sua viagem solo!

O que este artigo aborda:

Sobre os Gerês


O Parque Nacional Peneda-Gerês, ou apenas Geres para os íntimos, é o único Parque Nacional de Portugal e fica localizado no extremo norte do território português.Para os amantes da natureza é um local perfeito para renovar as energias.

Eu confesso que nunca tinha ouvido falar sobre o local até conhecê-lo quase que ao acaso! Eu estava passeando na cidade de Braga, quando um amigo local e um motorista começaram a tecer elogios ao local.

O nome ficou em minha memória e ao pesquisar sobre os Geres ao chegar em casa, meu coração bateu mais forte. Mudei todos os planos que eu tinha e embarquei sozinha no dia seguinte!

Aos que já leram meu post sobre o Vale do Capão, na Bahia, sabem meu amor incondicional pela natureza e por locais que permitem essa imersão. E ouso dizer que os Gerês tem uma energia bem parecida com a Chapada Diamantina.

Desde o momento em que vi as fotos na internet, eu sabia que eu ia amar esse lugar e não me enganei!

A maior parte dos portugueses conhece e desfruta desse paraíso, mas o turismo de massa ainda não chegou. Então é um local que você consegue desfrutar a natureza na sua mais plena forma, um local para se desconectar do mundo e se conectar com a mãe natureza.

Você sonha em viajar, mas tem medo? Dessa forma, leia também o post O que te impede de realizar seus sonhos e descubra como vencer seus medos.

Como chegar nos Geres

A maneira mais fácil de chegar é com carro alugado, a estrada é bem sinalizada e bem fácil de chegar.
Se você é do transporte público aqui vão as dicas: vá até a cidade de Braga (pode ser de trem, autocarro, carro) e pegue um autocarro (ônibus) na Central de Camionagem.

Quem faz o trajeto é a Empresa Hoteleira do Gerês e é possível acompanhar os horários no site deles. Em dezembro de 2019 eu paguei € 7 pelo trajeto.

Aluguel de carro para o Geres: dicas

Como eu estava sozinha e nem sempre estou bem para dirigir, preferi ir de ônibus, mas quando voltar aos Gerês pretendo alugar um carro para ter ainda mais liberdade para desfrutar o lugar!

Fiz uma simulação no site da RentalsCars, empresa que eu sempre utilizo para fechar minhas locações de carro nas viagens e achei ofertas 30 euros a diária, já incluído o seguro completo e franquia zerada.

Onde se hospedar nos Geres

Os Gerês possuem uma infinidade de boas opções para você se hospedar! Você poderá escolher hotéis luxuosos, a campings, glampings, hostels, casas na árvore, etc.

• Adelaide Hotel

Foi minha escolha de hospedagem nos Geres e eu recomendo!

Localizado no coração do Parque Nacional Peneda-Gerees, este hotel oferece uma vista excelente das montanhas ao redor. Ao contrário da maioria dos hotéis europeus, o Adelaide Hotel oferece um delicioso café da manhã com uma vista sem igual!

Valor: € 26,52/dia (quarto duplo)

Hostel Selina Gerês

Quem costuma viajar com frequência já sabe que apesar do nome Hostel, a rede Selina é muito mais do que isso! A rede fornece um conceito de hospedagem diferenciada e por preços incríveis! Dessa forma, nos Gêres não poderia ser diferente.

Valores:

Dormitórios (diárias a partir de 15 euros).

Quartos privados (50 euros)

Tendas no melhor estilo “glamping” (a partir de 35 euros).

• Casa do Avô Xico – Gerês Lake House 

Com vista para o lago, Casa do. O Avô Xico oferece acomodações com jardim, instalações para esportes aquáticos e churrasqueira, a cerca de 4,4 km do Spa Termal de Geres. Dessa forma, a propriedade fica situada em frente ao lago oferece acesso ao Parque Geres Portugal, estacionamento privativo gratuito e Wi-Fi gratuito.
Além disso, é uma excelente opção se você vai em família ou um grupo de amigos


Quando ir ao Parque Gêres em Portugal?

Eu fui no inverno e por conta disso não consegui aproveitar todas as trilhas, nem as águas termais! Mas tive dias incríveis e com uma proposta completamente diferente do que os passeios realizados no verão.

Contudo, é preciso deixar um alerta, como o verão é a época do ano de maior pluviosidade é mais comum que os locais fiquem bem mais cheios no verão e, consequentemente, os preços dos serviços, passeios e hospedagens aumentem.

O que fazer nos Geres

Conhecer estradas Romanas

Já imaginou percorrer uma estrada Romana? Nos Geres você pode conhecer a estrada Romana, Geira, que nos tempos remotos ligava duas cidades importantes do noroeste da Península Ibérica: Bracara Augusta, a atual cidade de Braga, em Portugal, e Asturica Augusta, a atual cidade de Astorga, em Espanha, num percurso de cerca de 318 km.

Você vai fazer a sua primeira viagem internacional? Veja como tirar o passaporte brasileiro.


Fazer trilhas e desfrutar cascatas e miradouros

Algumas serão facilmente acessíveis de carro, ou seja, é possível ir em qualquer época do ano e com qualquer preparo físico. Contudo, outras exigirão uma caminhada para poder apreciá-las.
Dessa forma, durante o verão, é possível esticar sua canga e renovar as energias nas águas geladas de várias delas, indico a cascata de Tahiti e a Cascata da Portela do Homem.
Para quem busca águas quentes, poderá seguir até o lado espanhol e se deliciar com as piscinas naturais de água quente de Torneros (Termas de Lobios).
Além disso, para quem ama a natureza, a biodiversidade dos gerês é impressionante, com bosques de carvalhos e sobreiros nativos. Os garranos, cavalos selvagens, são os reis e donos do local. Ah, se você é apaixonado por equinos, diversas empresas oferecem passeios e trilhas de cavalo para explorar a região.

Principais cascatas (cachoeiras) e miradouros (mirantes) dos gerês

Para facilitar a vida de vocês vou listas as que eu considero as principais (e melhores) cascatas (cachoeiras) e miradouros (mirantes) do Parque Geres em Portugal. Por isso, já salva a lista abaixo.

  • Cascatas do Tahiti (Fecha das Barjas)
  • Cascata do Arado
  • Portela do Homem (Cascatas do Rio Homem)
  • Barragem de Vilarinho das Furnas
  • Fenda da Calcedônia
  • Miradouro da Pedra Bela

Roteiro de um dia nos Geres – bate e volta do Porto – Geres

Caso você tenha dias disponíveis para visitar e se hospedar nos Gerês é possível contratar empresas que fazem roteiros de um dia, bate e volta, do Porto para os Gerês.

Dessa forma, gostaram das dicas sobre o Parque Nacional Peneda Geres em Portugal? O local é um verdadeiro tesouro escondido no Norte de Portugal e ainda tem muitos outros passeios legais para fazer por lá.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Luana Lôpo

Por Luana Lôpo

Booking.com
1

Pode ser do seu interesse

O que fazer no Vale do Capão na Chapada Diamantina

O que fazer no Vale do Capão na Chapada Diamantina

O que fazer em Sampa

O que fazer em Sampa

Alpes suíços: os mais belos lagos Suíços

Alpes suíços: os mais belos lagos Suíços

10 dicas para quem vai viajar de avião pela primeira vez (e para passageiros frequentes)

10 dicas para quem vai viajar de avião pela primeira vez (e para passageiros frequentes)

Viagem de compras: conheça as lojas do Brás em São Paulo

Viagem de compras: conheça as lojas do Brás em São Paulo

Quanto custa uma viagem para Disney?

Quanto custa uma viagem para Disney?