pousada pé na areia

Entenda o que são as Pousadas Pé na Areia e conheça os melhores exemplos

Na hora de planejar uma viagem vem a escolha da hospedagem. Há quem opte por hotéis e quem prefira as pousadas. Do lado das pousadas, sabia que existem aquelas que dão acesso direto ao mar? Elas são as pousadas pé na areia e tem a vantagem de serem… pé na areia!

Ou seja, elas podem ter os próprios diferenciais, como incluir café da manhã, ter estacionamento, piscinas e vários tipos de acomodações. Mas, quando são pé na areia isso já indica um grande benefício: mais do que ter vista para o mar, você está a um passo dele!

Gostou desse assunto, não é? Então, continue lendo para saber tudo sobre as pousadas pé na areia e como fazer a escolha da melhor opção de hospedagem para a sua próxima viagem. 

O que é pousada pé na areia

A expressão “pé na areia” indica uma pousada que fica muito próxima da costa, isto é, do mar. Então, é quando o “quintal” da pousada dá direto para a praia, sem que seja preciso atravessar ruas ou avenidas. Esses espaços, geralmente, são ligados por portões de acesso.

Mas, aproveitando a expressão, muitas hospedagens criaram o nome de “pé na areia”. Dessa forma, existe uma Pousada Pé na Areia em no Guarujá (SP) e em várias cidades praianas do país, do Sul ao Nordeste. 

Só que para não confundir, saiba que nesse texto estamos falando sobre o fato de que “pé na areia” indica estar próxima do mar, combinado? E não o nome da pousada em si. Agora sim que definimos o que é pousada pé na areia, vamos à algumas ilustrações reais desses lugares.

As pousadas pé na areia do Brasil

Uma pergunta comum de se fazer logo após entender o que são essas pousadas é: qual escolher? Então, trouxemos aqui alguns pequenos tópicos para mencionar as opções que existem nas principais regiões praianas do país, veja.

Ah, e vale a curiosidade: até algum tempo muito se fala em hotéis beira-mar, o que significa que eles ficam bem próximos do mar, dando vista para o mar. Assim, é preciso atravessar a avenida principal para se chegar a areia da praia.

No caso das pousadas pé na areia, considere que elas realmente ficam ligadas à areia da praia, sendo que através de um portão você já tem acesso aos coqueiros, barracas e a água salgada do mar. 

As pousadas pé na areia no litoral norte de SP

O litoral norte de São Paulo pega aquela região toda de Caraguatatuba, o que inclui Maranduba também. É bem próxima a Ubatuba e a Praia da Enseada, além de São Sebastião.

Nessa região existem ótimos exemplos de pousadas pé na areia para conhecer. A Juquehy Praia Hotel é uma das mais conhecidas e fica à beira-mar, sendo que há um deck com piscina integrado a beleza da praia de Juquehy.

Para quem busca opções com melhor custo-benefício, vem a Villa Sapê Pousada e a Casatua Pousada. Elas são consideradas pousadas simples, mas tem a vantagem de serem pé na areia. Geralmente, lançam pacotes especiais para diárias durante a semana.

As pousadas pé na areia em Ubatuba (SP)

Ubatuba é uma cidade do litoral paulista que é muito procurada pelos brasileiros. Ao todo, são mais de 100 praias nesse lugar maravilhoso. E para quem curte a ideia de hospedagem à beira-mar, saiba que existem várias opções disponíveis atualmente.

Das pousadas mais econômicas até as mais confortáveis, vale considerar que as escolhas vão depender do foco de cada pessoa ou família que vai viajar. 

Entre as opções mais econômicas vem: Hotel Village Enseada e Pousada Peixes do Mar. Já entre as mais confortáveis, vem: Bangalô Romântico e Toninhas Flat

As pousadas pé na areia no Nordeste

E a verdade é que não tem como falar de uma viagem para a praia sem pensar no Nordeste Brasileiro, não é verdade? Opções não faltam. Assim sendo, tudo vai depender da sua escolha. Se for para Imbassaí, na Bahia, com certeza, vai querer conhecer a Pousada Capitú.

Ela tem um ar totalmente vintage, sendo que até o restaurante e a piscina dão vista para o mar. Já em Trancoso, também na Bahia, existe um monte dessas pousadas pé na areia porque o lugar é um tipo de vilarejo com vida própria.

Assim sendo, quem está em busca de um bom planejamento para a próxima viagem deve considerar essas pousadas nordestinas com acesso à praia: Pousada Xalés de Maracaípe, Pontal dos Carneiros Beach, Pousada do Toque e Pousada Camurim Grande.

As pousadas pé na areia de Santa Catarina

Para essa viagem do Nordeste ao Sul do país, agora vamos ver algumas ideias de pousadas pé na areia de Santa Catarina. Apesar de Penha ser uma das cidades mais incríveis para esse tipo de passeio, considere que a Praia do Rosa é sempre uma possibilidade.

A Pousada do Luz, por exemplo, é uma ideia para as férias em família. O ambiente é bem simples, familiar, com piscina, jardim e… a chance de colocar o pé na areia todo dia. 

Já na praia de Bombinhas, a variação de preços é maior, indo das hospedagens mais baratas até as mais chiques. Os exemplos são: Pousada Azores Bombinhas, Pousada Bora Bora e a Pousada Kia Ora Bombinhas.

Bônus: dicas importantes para uma viagem pé na areia

Para quem vai fazer uma viagem em uma das pousadas pé na areia deve considerar alguns cuidados para esse tipo de viagem. Isso porque como esses lugares dão acesso direto às praias, muita gente acaba deixando de lado esses detalhes importantes.

Mas, do que estamos falando? O cuidado com a exposição ao sol, por exemplo. Assim sendo, vale a pena levar em conta o uso de camiseta de proteção UV e a hidratação constante, que são bem importantes em época de calor e, especialmente, na praia. 

Outro cuidado é sobre a transição de crianças nesses lugares. Isso porque como a entrada e saída da pousada para a praia é de fácil acesso, muitas famílias e pais costumam ficar tranquilos já que não tem o trânsito das ruas. No entanto, as crianças podem se perder.

Por isso, vale a pena fazer um check list do que levar para a praia e se atentar quando as crianças descobrem o caminho de acesso direto à praia, partindo das pousadas.  

Se você está planejando uma viagem e quer um Roteiro de Viagem Personalizado, contrate uma personal Travel Desgin. Quer saber mais?! Leia o post Roteiros Personalizados!

Por fim, você ainda ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo ou aproveite e compartilhe a sua experiência. Vou adorar saber mais.

Enfim, se quiser conferir outras dicas sobre hospedagens e pousadas pés na areia no litoral brasileiro, ou quer saber mais sobre outros destinos nacionais e internacionais, deixe o seu comentário aqui embaixo. Quem sabe este pode ser o próximo post, não é?

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com