Jalapão onde está situado

Onde fica o Jalapão To

Talvez você tenha chegado até aqui tentando descobrir onde fica o Jalapão, acertei?! Talvez você queira descobrir o que é um fervedouro ou quais os melhores Fervedouros do Jalapão.

Se estas são algumas das suas dúvidas sobre o Jalapão, este paraíso brasileiro, leia este post-guia com bastante atenção, pois vou esclarecê-las, além de dar dicas úteis, onde fica e informações importantes para ajudá-lo a montar seu roteiro por essa cidade incrível!

Vai viajar sozinha?! Leia também o Guia completo para te ajudar a planejar a sua viagem solo!

o que fazer no Jalapão
Parque_Estadual_do_Jalapão – Raphael Coelho (@raphaelcoelhophoto)

Antes de mais nada, eu quero te falar que o Jalapão é mais um destino brasileiro que atrai os amantes da natureza. O contato com a natureza de uma forma que não estamos acostumados a ver, águas cristalinas entre uma bela mata em que você não afunda.

Então quero fazer uma aposta com você: ao entrar em um fervedouro pela primeira vez aposto que terá uma crise de riso.

É quase inconsciente! A sensação de ser empurrada para cima , a cada vez que se tenta mergulhar, faz todo mundo sorrir. Por mais tentativas que você faça, não vai conseguir afundar! Só vai mesmo dar muita risada. 

Então, está  imaginando o porquê dessas sensações tão incomuns ?  Eu te conto, já , já! Preparei este post exatamente para isso. Para te falar sobre o  extraordinário encanto dos Fervedouros Jalapão.

Então vamos descobrir finalmente onde fica o Jalapão To.

Vai viajar também pela capital baiana? Leia mais sobre Salvador:

As 8 melhores praias em Salvador

Onde ficar: Salvador

O que fazer no Pelourinho.

10 atrações gratuitas em Salvador.

Onde fica o Jalapão

O Jalapão é uma região situada no Tocantins, lá pelo lado oeste deste estado do Brasil. Ele está a 350 quilômetros de Palmas , a capital. É uma região constituída por diversas áreas de conservação. 

Três municípios servem de porta de entrada para o Jalapão. São as cidades de Ponte Alta, Mateiros e São Félix. 

Trata-se de um parque imenso, com muitas atratividades , essencialmente ecológicas. Por ali espalham-se estradas de difícil acesso e sem conservação, por onde só é seguro  passar, carros com tração nas 4 rodas. 

Os  caminhos são  muito rústicos, sem asfaltamento , com sinal de celular bastante precário e longe de tudo. 

Mas, em compensação, a natureza foi bastante generosa com esta parte do Brasil. Deixou ali recantos, paisagens e fascínios indescritíveis. Entre os mais famosos destaques naturais do Jalapão estão os Fervedouros. 

Quer saber o local exato onde fica o Jalapão? Ou onde ficam os fervedouros do Jalapão? Quer saber  onde se hospedar , e como chegar até eles?  Então é só procurar aqui nesse artigo. Deixo para você todos os detalhes. Aproveite. 

Fervedouros do Jalapão 

Fervedouros no Jalapão
Fervedouro Jalapão To

Em meio à mata rústica, sob um sol vibrante, pisando a areia quente do caminho, parece que estamos indo de encontro ao paraíso. E acaba que é em um deles que a gente chega. Quer saber como sentir essa sensação maravilhosa de flutuar na água? Então venha conhecer os Fervedouros do Jalapão. 

O Jalapão é uma região de notável beleza e cheia de maravilhosas surpresas deixadas pela natureza. Ele fica na Região Norte de nosso Brasil. Está localizado a 250 quilômetros de Palmas,  capital do estado do Tocantins, do qual faz parte.  

É um destino fascinante para qualquer pessoa, mas atrai especialmente aqueles que curtem ecoturismo, são aventureiros, gostam de muita adrenalina e querem, o tempo todo, estar cara a cara com a natureza. 

A região ficou mais famosa e tornou-se  mais procurada, depois de ter servido como pano de fundo para a novela da Globo chamada “Do Outro Lado do Paraíso”. 

Não é pra menos que tenha ganho tanta popularidade, pois o Jalapão é repleto de belezas. Só quem nunca viu , nem em fotos, as paisagens ali existentes, pode não desejar conhecer de perto. 

Essa é uma  região mágica, onde a gente encontra rios, cachoeiras, serras e rochas de formato inusitado e até dunas. E tem também os incríveis fervedouros. É deles que vou te falar. 

Sua viagem já vai começar aqui no post, porque você vai conhecer detalhes sobre os Fervedouros do Jalapão. Mas primeiramente entenda o que é  um fervedouro. 

O  que é um fervedouro no Jalapão 

Agora que já sabe onde fica o Jalapão, vou contar o que é um fervedouro no Jalapão.

Antes de mais nada, um fervedouro é a nascente de um  rio subterrâneo. Ele se forma quando a água que está  no lençol freático não encontra vazão e começa a brotar fortemente  da terra, fluindo sem parar para a superfície. 

Forma então piscinas naturais, que contam com pressão extremamente  intensa. Tão forte  que é capaz de empurrar qualquer corpo para cima da água, não permitindo que afunde.

Este é o maior fascínio dos fervedouros. Eles te fazem flutuar levemente sobre as águas,  não deixam você afundar, por mais que tente. Muita gente compara o fenômeno ao que ocorre no Mar Morto, que fica entre Israel e a Palestina, no entanto, há diferenças. 

Enquanto no Mar Morto a flutuação ocorre devido à alta densidade da água excessivamente salgada, nos fervedouros  acontece pela intensa pressão da água que jorra do subterrâneo.

Sendo assim, isso quer dizer que nos Fervedouros do Jalapão você não vai afundar , devido ao fenômeno de ressurgência das águas, que  vão empurrando  tudo para cima, até mesmo a areia fina e branca do fundo. 

E junto a isso, há o verde exuberante que cerca por todos os lados estas piscinas naturais. E tem mais, pois para complementar a singularidade e nos encantar,  as águas são límpidas  e de cores transparentes , que vão do azul translúcido ao esverdeado. 

O belo cenário se completa com o Sol em seu brilho intenso e o céu azul e branco, sobre a terra laranja do Jalapão.

Os fervedouros caracterizam-se pela diversidade. Eles ocorrem em diferentes formatos, tamanhos,  diferença na cor das águas e diferença de flutuação. Esta flutuação é que é interessante, pois  pode ser mais intensa ou com menor intensidade  em cada um deles.  

Fervedouros do Jalapão: informações gerais

onde se hospedar no Jalapão
Fervedouros no Jalapão

No Jalapão tem fervedouro de todo jeito e tipo, conforme já te falei no tópico anterior. Estas características e o controle de visitação fazem com que algumas normas sejam necessárias para segurança dos turistas e para preservação do ambiente.

A administração das atrações do Jalapão  é realizada pela Naturatins – Instituto de Natureza do Tocantins. Os  fervedouros, no entanto,  ficam em áreas particulares. Por isso, as normas impostas a eles são, em parte,  de responsabilidade da administração local e dos proprietários. 

Sendo assim  o controle para visitas aos fervedouros impõem algumas restrições. São regras que devem ser cumpridas por todos. Desta forma, veja o que você deve ter em mente ao visitar um dos Fervedouros do Jalapão.  

  • Por estarem, todos eles, localizados em propriedades privadas, possuem taxas de cobrança para permitir a  entrada, que varia entre R$10,00 a R$20,00.
  • O acesso só é permitido com a condução de guia de turismo cadastrado e com experiência na região. 
  • A entrada nos fervedouros é restrita, dependendo de suas características, especialmente o tamanho. Cada fervedouro  comporta diferente número de pessoas  e por isso a permanência dentro dos lagos varia  entre 4 a 10 nadadores.  
  • O tempo de permanência de cada grupo também é limitado. Indo de 15 a 20 minutos.
  • Não é permitido o uso de protetor solar, repelente ou bronzeadores ao entrar nas águas dos fervedouros. Assim, lembre-se este é um cuidado ambiental, cuja intenção é evitar a contaminação e poluição das águas límpidas  destas nascentes. 
  • Também há a proibição de pisar na borda dos fervedouros.  
  • O Jalapão está aberto à visitação desde outubro de 2020, não tendo sido registrada alta prevalência de casos de Covid-19. No entanto, o uso de máscara no decorrer das excursões é exigido. 

O que fazer num Fervedouro, Jalapão 

Cachoeira no Jalapão. Foto por Adribeiro2020,

Chegando em um Fervedouro do Jalapão, a primeira coisa a fazer é admirar essa maravilha da natureza. 

Respirar o ar puro , relaxar e esquecer da rotina cansativa da cidade é meu primeiro conselho. Em seguida, registrar cada detalhe com  muitas fotos, que irão fazer bonito no Instagram. Você, com certeza, irá querer relembrar desse momento único. 

Além disso, o “tchibum” dentro do fervedouro não pode faltar. Se refrescar em meio ao grande calor do Tocantins, flutuando e esquecendo dos problemas, é tudo de bom. Só a massagem natural que o fervedouro oferece já faz valer a pena a experiência. 

Melhores Fervedouros Jalapão 

Os fervedouros são um sonho! Visitá-los vai ser fácil quando chegar no Jalapão. São muitos na região, porém nem todos estão abertos à visitação.

Por isso, separei aqui os melhores para você saber em qual você irá se deliciar mergulhando em suas águas. Você terminará querendo visitar todos!

Sendo assim, segue a lista dos melhores Fervedouros do Jalapão:

1- Fervedouro Rio do Sono

2- Fervedouro do Ceiça 

3- Fervedouro do Buriti

4- Fervedouro Encontro das Águas

5- Fervedouro Alecrim

6- Fervedouro da Korubo

7- Fervedouro Bela Vista

Onde se hospedar no Jalapão

Já sabendo onde fica o Jalapão, chegou a hora de descobrir Onde se hospedar no Jalapão.

Com tantos locais para conhecer, é essencial escolher um local confortável para poder descansar após um longo dia de visitas e após banhar-se nas águas dos Fervedouros do Jalapão. 

Geralmente, ao fazer uma viagem com agência de turismo, a hospedagem já vem inclusa. Mas, para quem vai por conta própria fique atento para as opções das regiões.

Saiba que as hospedagens da região são simples, só há pousadas e campings. Além disso, o sinal de internet é fraco na região, lembre-se de verificar se o local escolhido fornece wi-fi para os hóspedes. 

Por isso, para visitar os Fervedouros do Jalapão, você pode ficar em São Félix do Tocantins e Mateiros. Ambos oferecem uma distância boa até as estradas onde estão localizadas estas piscinas naturais flutuantes.

  • Pousada Cristal Dourado
    • Localização: Mateiros
    • Acomodações: Café da manhã, Wi-fi, Tv, ar-condicionado.
    • Valor da diária (1 diária, individual): R$200
    • Avaliação: Fantástico – 9,3
  • Pousada Aconchego
    • Localização: Mateiros
    • Acomodações: Café da manhã, Wi-fi, Tv, ar-condicionado.
    • Valor da diária (1 diária, individual): R$120
    • Avaliação: Fabuloso – 8,8
  • Pousada Rio Novo Jalapão
    • Localização: Mateiros
    • Acomodações: Café da manhã, Wi-fi, Tv, ar-condicionado.
    • Valor da diária (1 diária, casal): R$250
    • Avaliação: Fantástico – 9,2
  • Pousada Cachoeiras do Jalapão
    • Localização: São Félix do Tocantins
    • Acomodações: Café da manhã, Wi-fi, Tv, ar-condicionado, piscina, bar.
    • Valor da diária (1 diária, casal): R$230
    • Avaliação: Fabuloso – 8,6
  • Pousada do Paulim
    • Localização: São Félix do Tocantins
    • Acomodações: Café da manhã, Tv
    • Valor da diária (1 diária, casal): R$174
    • Avaliação: Muito bom 8,1

Quando ir ao Jalapão para conhecer os Fervedouros 

A data é uma das primeiras questões a serem resolvidas para planejar uma viagem. É importante saber quando as atrações disponíveis estarão em seu melhor momento para aproveitar. 

Ao passo que onde fica o Jalapão é ponto superado, você precisa entender um pouco do clima para chegar a essa tão difícil decisão. 

Essa região é quente durante todo o ano. Não importa qual época sejam suas férias, você conseguirá se refrescar nas águas de um fervedouro. No entanto, há uma época do ano em que ficam especialmente lindos. 

Isso ocorre durante a seca, momento em que o calor já está te fazendo derreter, podendo chegar até 40ºC. Assim, nesse período, quase não chove, por conta disso, os fervedouros ficam cristalinos e atingem o ápice de sua beleza. 

Portanto, programe-se para viajar entre maio e setembro. Você não irá se arrepender

Por outro lado, entre outubro e abril é o período chuvoso. Essa época não é tão boa para visitação, não só por correr o risco de você ficar preso dentro do hotel. Mas também porque a chuva torna a água  amarelada, fazendo com que estas nascentes percam a sua cor natural. 

Além disso, para quem deseja visitar as cachoeiras por perto, também há desvantagens. Já que com o aumento do volume de água, o risco de tromba d’água aumenta. 

Um  Fervedouro Jalapão  vai proporcionar o relax que você tem buscado, em vão,  em tantos lugares . Saiba que é aqui, flutuando em um dos fervedouros do Jalapão que a serenidade, a emoção e o bem-estar virão a seu encontro. Somente quem vive a experiência pode constatar. 

Então, agora que já sabe onde fica o Jalapão, arrume a mochila e vá curtir, pelo menos um  Fervedouro Jalapão, mas antes, compartilhe o post com quem você quer viajando com você.

Conclusão

Se você está planejando uma viagem e quer um Roteiro de Viagem Personalizado, contrate uma personal Travel Desgin. Quer saber mais?! Leia o post Roteiros Personalizados!

Por fim, você ainda ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo ou aproveite e compartilhe a sua experiência. Vou adorar saber mais.

Enfim, se quiser conferir outras dicas sobre praias de nudismo e praias naturistas no Brasil, ou quer saber mais sobre outros destinos nacionais e internacionais, deixe o seu comentário aqui embaixo. Quem sabe este pode ser o próximo post, não é?

5 respostas

  1. Jalapão é um destino de sonho pra mim! Fico fascinada com as paisagens e com esse fenômeno dos fervedouros. Achei o post super completo e informativo, muito bom!

  2. Adoro o Jalapão. Achei muito bom o seu post se como chegar no Jalapão. Achei bem completo. Parabéns

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com