Gramado dicas de viagem

Dicas de viagem para Gramado

Gramado, a pitoresca cidade da Serra Gaúcha, que atrai anualmente milhares de turistas brasileiros, é uma cidade rica em locais charmosos e atrações imperdíveis. É conhecida por muitos como a Europa no Brasil, mas as atrações locais vão muito além da arquitetura e gastronomia influenciada pela colonização européia. A cidade de Gramado guarda muitas surpresas para seus visitantes. Assim, se você quer descobrir mais sobre essa cidade incrível, eu separei as melhores dicas de viagem para Gramado.

São informações preciosas, que eu cataloguei em meus arquivos pessoais e em minha memória após 3 visitas a esse pequeno pedacinho da europa no Brasil. 

A cidade de Gramado faz acontecer e mostra-se cada vez mais acolhedora.  Venha correndo e  aproveite o melhor dessa terra cosmopolita e encantadora com as incríveis dicas de viagem para Gramado que encontrará neste post.  

Você está planejando fazer uma viajar sozinha?! Leia também o Guia completo para te ajudar a planejar a sua viagem solo!

Gramado: a cidade do encanto, Europa no Brasil 

dicas de viagem para gramado
Le Jardin ou Parque de Lavanda em Gramado. Foto da seguidora do blog Viagem e Cura Rebeca Ribeiro.

Europa no Brasil ou Europa brasileira é como muitos costumam chamar a cidade de Gramado.  Este é um apelido que, realmente, que a cidade faz jus. 

Eu mesma já viajei diversas vezes para a Europa e sempre que chego em Gramado tenho a sensação de que cheguei em uma linda e pitoresca cidadezinha europeia, mas sem precisar sair do nosso lindo país. 

Europa no Brasil  é uma expressão que se justifica, pois a cidade foi colonizada por imigrantes alemães e italianos, que fizeram questão de manter sua cultura, costumes e arquitetura no local em que chegaram. A colonização alemã e italiana se faz presente em cada  canto da cidade.

Além disso, a sensação se dá também por conta do clima,  que faz a gente se sentir na Europa, muitas vezes, devido ao ar frio e a cerração que envolve a cidade e à arquitetura bávara, que guarda semelhança com as construções alemãs. 

Esta característica arquitetônica  é , inclusive, um dos aspectos turísticos da terra. O fato é comprovado por todo visitante que passa pelo Bairro Bavária, que reflete fortemente a influência dos imigrantes, especialmente a arquitetura alemã. 

O bairro todo é um encanto e parece ter sido transferido da Europa para cá., em um passe de mágica.  No entanto, há muito mais a conhecer. Programe-se para vir e aproveitar tudo de bom que Gramado tem a oferecer. 

Separei para vocês aqui algumas dicas de viagem para Gramado. Aproveite as informações para fazer desta viagem a Gramado a melhor viagem de sua vida.

Como chegar em Gramado

Muitos se perguntam se Gramado tem aeroporto, mas infelizmente, Gramado não tem aeroporto. Por isso, se você vier de algum lugar fora da Região Sul, será preciso pegar um avião até algum aeroporto próximo.  

Existem dois pontos para desembarque aéreo próximos: um é o aeroporto de Caxias do Sul, já o outro é o aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. 

Como chegar a Gramado a partir de Porto Alegre ou Caxias do Sul – Dicas de viagem para Gramado

Provavelmente a sua escolha será o Aeroporto de Porto Alegre, uma vez que é o aeroporto que possui a maior malha aérea do estado do Rio Grande do Sul, garantindo assim um valor menor na passagem aérea que te levará até Gramado. Além disso, por ser na capital do estado, oferece melhores meios para deslocamento até Gramado. 

A partir de Porto Alegre dá para chegar em Gramado de ônibus intermunicipal,  de carro, de Uber ou de táxi, são muitas opções de deslocamento. E ainda há o transfer compartilhado. Várias operadoras oferecem o serviço, que fica em atividade 24 horas por dia, saindo do aeroporto.

É verdade, que o aeroporto de Caxias do Sul é o mais perto, pois está a 65 quilômetros de distância , enquanto Porto Alegre fica a 120 quilômetros. Porém, não oferece voos diretos para a maioria das capitais brasileiras. Somente quem vem de São Paulo conta com este privilégio. 

Mas, o ideal é você optar pelo transporte mais fácil , dependendo do lugar de onde vem. Apesar do avião ser o meio mais rápido e prático, costuma também  ser o mais caro. E aí entra o seu bom senso e possibilidade financeira. Escolha o que melhor te atender. 

Você sonha em viajar, mas tem medo? Leia também o post O que te impede de realizar seus sonhos e descubra como vencer seus medos.

Quando ir a Gramado – Dicas de viagem para Gramado

europa no Brasil
Charmosa cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. Foto por Nathalia Morelatto

Muitos se perguntam quando ir a Gramado e a resposta é: qualquer mês do ano!

Gramado possui atrativos turísticos incríveis para visitar o ano inteiro, não apenas no inverno ou no natal, como muitos pensam. 

Mas, é bom saber como é a temperatura e o clima ali, em determinados períodos. 

Quando ir a Gramado: Temperatura no Outono e Inverno

O frio aparece e toma conta de tudo entre abril e outubro. As estações são outono, seguido do  inverno, e  as temperaturas caem bastante nesta cidade pitoresca do Rio Grande do Sul. Olha como fica a temperatura na cidade icônica da serra gaúcha:

  • Março – máxima fica em torno de 27°C. A mínima temperatura fica em 18°C
  • Abril – entre 15°C e 24°C
  • Maio – entre  10°C e 20°C
  • Junho – entre 11°C e 18°C
  • Julho- entre 10°C e 17°C 
  • Agosto- entre 12°C e 19°C

O calor só chega mesmo entre  janeiro e março. Pensa que não há o que fazer? Engano seu. O verão oferece inúmeras opções. Se você prefere viajar com o tempo mais quentinho e temperaturas mais altas, este período é o ideal, já salve essa dica de viagem para Gramado.

Quando ir a Gramado:  Temperatura no Verão

  • Dezembro- entre17ºC a 26ºC
  • Janeiro- entre 18°C e 28°C
  • Fevereiro- as temperaturas permanecem iguais às de janeiro. Ainda é verão.  

Sabe o que tem de melhor neste período? 

  • A agitação e o frenesi da alta temporada, que  inclui os meses de  dezembro e janeiro
  • Hortênsias em flor;
  • Natal Luz, que só encerra em 30 de janeiro de 2022; 
  • O Carnaval entre 26 de fevereiro e 1 de março;  

O que você precisa saber se você quiser viajar para Gramado em Fevereiro.

Fevereiro é baixa temporada, aliás depois do carnaval é baixíssima mesmo. A  cidade fica vazia. 

E devido à presença ínfima de turistas alguns dos pontos turísticos de Gramado não estarão abertos para receber os turistas, uma vez que esse é o mês escolhido para as férias coletivas de seus funcionários. 

Sendo assim, se for em fevereiro não conte em conhecer, por exemplo,  o Mini Mundo ou o Jardim Lavanda, que ficam fechados durante o mês de fevereiro. Contudo, a grande vantagem é que os preços durante o mês de fevereiro são tão baixos quanto a temporada.  Ou seja, se você quer fazer uma viagem muito econômica para Gramado, uma das principais dicas de viagem para Gramado que eu posso te dar é: vá nos meses de fevereiro e março.

Quando ir a Gramado: meses intermediários e baixa temporada

dicas de gramado
Charmosa cidade de Gramado, na Serra Gaúcha. Foto por AUGUSTO JANISKI JUNIOR

Apesar das férias coletivas em fevereiro, em março a cidade volta ao funcionamento regular, apesar da baixa temporada continuar. Assim, você não encontrará muitos eventos, mas poderá curtir tranquilamente a gastronomia (uma atração turística à parte em Gramado) e as atrações regulares. 

Durante o mês de março os preços permanecem mais baixos, ou seja, é uma ótima oportunidade de conhecer os pontos turísticos em Gramado de forma econômica. 

Resta saber como são os meses: que restam:

  • Setembro- Começa a primavera- temperatura  ainda fria. Entre 12ºC  e 20ºC. 
  • Outubro – temperatura entre 15°C e 20°C
  • Novembro – Entre 15°C e 24°C

Os eventos principais neste período são:

Em setembro você terá o prazer de participar do Festival de Cultura e Gastronomia, na Rua Coberta, e te garanto que será uma experiência inesquecível.

Já no final do mês de Outubro temos o início da famosa atração de Gramado: o Natal Luz! 

Por fim, em novembro continua a preparação para o Natal Luz, bem como tem início a floração das hortênsias. 

Gramado no Inverno 

gramado no inverno
Snowland, uma das atrações mais procuradas em Gramado no Inverno.

Sendo uma das principais cidades turísticas da Região Sul do país, a pitoresca cidade da Serra Gaúcha ganha vida no inverno. Uma das dicas de viagem para Gramado é que você deve ao menos uma vez na vida ir até a região no inverno.

O período  do inverno brasileiro  tem início em  junho e vai até fins de setembro. Porém, é entre junho e julho que a coisa acontece nos Pontos turísticos de  Gramado

Nos meses de junho e julho, a cidade de Gramado recebe inúmeros turistas no inverno procurando uma das principais atrações desse período: o frio. 

E é este que contribui para encher a cidade, novamente, de turistas, em busca de neve, que às vezes, (bem às vezes e muito raramente), dá as caras. Esta é a temporada de inverno, bem famosa em cidades do Sul. 

Agosto ainda é inverno, mas o destaque fica por conta do grande Festival de Cinema de Gramado, que atrai muita gente e movimenta o cinema nacional. Afinal, todos querem saber quem será o vencedor e sairá de Gramado com o cobiçado troféu Kikito de Ouro. 

Como ir de Gramado à Canela– Dicas de viagem para Gramado

Canela fica tão próxima de gramado, que seria loucura visitar uma cidade sem conhecer a outra, nem que seja por algumas horas. Gramado e Canela são cidades vizinhas, quase que complementam. Sendo que é impossível falar de uma, sem citar a outra. 

Sendo assim, você já pode incluir em seu roteiro de viagem um bate e volta entre Gramado e Canela.

Mas vamos ao que interessa: como ir de Gramado à Canela?!

Pode ficar tranquilo, o acesso é bem fácil!  São apenas 7 (sete) quilômetros que separam as duas cidades e há transporte público que faz a rota. 

Os ônibus saem da rodoviária, mas também existem pontos de ônibus no centro das cidades.  Os preços dependem do tipo de meio de transporte. 

・Linha comum – R$ 4,70 a R$ 9,40

・Executivo – R$ 12,70 a R$15,40

Você poderá ainda ir de táxis ou uber até a cidade de Canela.

Outro meio de ir de uma cidade a outra é o Bustour- um ônibus de turismo que faz o percurso entre Gramado e Canela

Se você está viajando com crianças ou com um grupo de amigos, talvez alugar um carro seja uma excelente opção para ir de Gramado à Canela.

Fiz uma simulação no site da RentalsCars, empresa que eu sempre utilizo para fechar minhas locações de carro nas viagens e achei ofertas 168 reais a diária, já incluído o seguro completo e franquia zerada.

Gramado é um destino extremamente dinâmico, estando por ali é impossível parar. Em toda ocasião há atrativos. É por isso que você não pode perder esta viagem. Ponha o destino em sua lista. programe o roteiro, vá , divirta-se, depois me conta como foi. 

E se curtiu as dicas de viagem para Gramado, compartilhe com as amigas. 

4 respostas

  1. Gramado é realmente linda.. é sentir um pouco da Europa no Brasil! Adorei as dicas do post!!

  2. Sem dúvida Gramado é um lugar mágico, encantador, não há quem não se apaixona por sua beleza, seu clima, suas atrações, td é minimamente pensado para sentir um pedacinho da Europa no Brasil.
    Assim é esse pedacinho do nosso país que carinhosamente chamo de paraíso, eu simplesmente Amo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com