quarta-feira, 19 de junho de 2024 - 19/06/2024 23:52:21
Viagem e Cura


Se você chegou até aqui provavelmente tem dúvida sobre como tirar o certificado de vacina internacional. Ou ainda qual vacina deve tomar para visitar determinado país? Além disso, se o cartão internacional de vacina é a mesma coisa que o cartão de vacina do covid.

Por isso, não se preocupe que este texto será seu guia e dirimirá todas as suas dúvidas sobre como tirar o certificado de vacina internacional. Bem como sobre tudo que envolver a vacinação necessária para realizar viagens nacionais e internacionais.

Vai viajar sozinha?! Leia também o Guia completo para te ajudar a planejar a sua viagem solo!

Vamos lá.

Sabemos que todos estão ansiosos para retomar a vida “normal” após esse longo período de isolamento social. Eu mesma já comecei a planejar minhas próximas viagens, bem como já estou viajando seguindo todos os novos protocolos pelo Brasil. E caso você também esteja retomando o planejamento de suas viagens já deve ter se deparado com um tema que está em voga: vacina para viajar.

Primeiramente, eu quero esclarecer que apesar do burburinho em torno da vacina de covid, ela não é a única vacina necessária para viajar. Nesse texto eu vou especificar e esclarecer como emitir o cartão de vacina internacional, especificamente, o certificado internacional de vacina contra febre amarela.

Acredite, esse tema é extremamente importante, uma vez que, por se tratar de segurança sanitária, você será impedido de viajar ou de entrar nos países sem a devida comprovação de vacinação.

O que este artigo aborda:

O que é certificado de vacina internacional – CIVP

O certificado internacional de vacina é um documento que comprova que o cidadão está vacinado contra algumas doenças, como a febre amarela, poliomielite e meningite.

O certificado internacional de vacina mais comum é contra a febre amarela, uma vez que é exigido por diversos países e emitido de forma padronizada ao redor do mundo e é sobre ele que vamos tratar ao longo desse texto. A sua entrada, seja a turismo ou a trabalho, em qualquer dos países que exigem o certificado de vacina internacional somente será permitida mediante a apresentação do documento.

Como exemplo de alguns países em que sua entrada é condicionada a apresentação do certificado de vacina internacional temos: os Emirados Árabes Unidos (Dubai), Tailândia, Curação, Maldivas, Malta e Austrália.

Caso você nunca tenho ouvido falar, já que não é muito comum em diversas regiões do país, a febre amarela é uma doença contraída através de picada de alguns gêneros de mosquitos, incluindo o Aedes aegypti (principal transmissor da dengue), sendo o mosquito Haemagogus seu principal vetor.

Os principais sintomas são náuseas e vômitos, diarreia, dores no corpo, mal-estar. Se identificar alguns dos sintomas, procure um médico na unidade de saúde mais próxima e informe sobre qualquer viagem para áreas de risco nos 15 dias anteriores ao início dos sintomas.

Lista de países que exigem o certificado internacional de vacina
Lista de países que exigem o certificado de vacina internacional

Vai viajar e ainda não tem passaporte? Veja Como tirar o passaporte brasileiro.

Como tirar o certificado de vacina internacional

A vacina de febre amarela faz parte do Programa Nacional de Imunização do SUS, devendo a criança tomar a primeira dose da vacina aos 9 (nove) meses e a segunda dose de reforço aos 10 anos. Lembrando que, como qualquer vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde – SUS, a vacina de febre amarela aplicada de forma gratuita. Além disso, está disponível em qualquer posto de saúde.

disponibilizada em qualquer posto de saúde.

Então, o primeiro passo para tirar seu certificado de vacina internacional é verificar no seu cartão de vacinação se você já tomou a vacina de febre amarela, bem como se no cartão consta o lote e a validade da vacina.

No meu caso, eu já tinha tomado algumas doses de febre amarela na vida quando criança (nas datas corretas e em outras campanhas), mas no meu cartão de vacina não tinham colocado o lote e a validade da vacina. Ou seja, precisei tomar de novo!

Se esse também for seu caso, se você sabe que tomou e não encontrou o cartão, se você não lembra e não encontrou o cartão de vacinação ou ainda se realmente não tomou a vacina, deverá procurar qualquer posto de saúde para se vacinar.

Quais documentos necessários para tomar vacina de febre amarela

CIVP
Vacinação é importante não somente para se proteger ou para viajar. Vacinar é um pacto coletivo e protege a sociedade.

Como eu falei anteriormente, você poderá se vacinar na rede publica de saúde da sua cidade, basta procurar uma unidade básica de saúde (ubs), de preferência o posto de saúde que atenda a região que você mora.

Você deverá levar um documento de identificação válido e com foto, como o RG, carteira de motorista ou passaporte. É importantíssimo você verificar na hora da vacina se a pessoa responsável irá preencher o cartão de vacinação com o lote e a validade da vacina, uma vez que sem os dados você não conseguirá emitir o certificado de vacina internacional.

Atenção! Guarde o comprovante de vacinação recebido, pois você irá precisar no momento em que for solicitar seu certificado.

Atenção: em alguns lugares, a depender do estoque da vacina, se é época de epidemia ou outros fatores, a vacina somente é ministrada em pessoas que irão viajar para locais epidêmicos ou que exijam a vacinação. Caso seja esse o caso, leve também algum comprovante e a data da sua viagem.

Lembrando que o prazo de imunização da vacina de febre amarela são 10 dias, ou seja, não deixe para vacinar na véspera da viagem. É preciso se programar para evitar surpresas desagradáveis e perrengues na viagem.

Certificado de vacina internacional
Certificado Internacional de Vacina

Se você não conseguir tomar a vacina no SUS, existe alguma outra alternativa

É possível também se vacinar em clinicas particulares, o valor da vacina pode variar de acordo com a sua região.

Mas fique atento! A vacina contra a febre amarela e todas as etapas mencionadas acima são direitos do cidadão e você não precisa pagar pelo serviço na rede publica (SUS). Além disso, se optar por clinicas particulares, orientamos que faça uma pesquisa de valores na sua região.

Solicitação do certificado de vacina online

Após tomar a vacina de febre amarela, você precisa acessar e se cadastrar no site do Governo do Brasil. Dessa forma, após feito o cadastro, você irá solicitar o certificado de vacina internacional. Nessa ocasião deverá informar todos os dados solicitados, incluindo o lote e a validade da vacina. Por isso, é importante fazer a solicitação com o cartão de vacinação em mãos).

Realizado esse processo é só aguardar o recebimento do certificado validado pela Anvisa em seu endereço de e-mail. Essa etapa leva em torno de dez dias e a orientação é que você imprima e assine o certificado no campo indicado.

Quem deve ter o certificado internacional de vacina?

Todos a partir de 9 meses de idade.

A vacina contra a febre amarela deve ser tomada por crianças a partir de 9 meses de idade. Inclusive, o certificado internacional é exigido para crianças a partir dessa idade, com exceção de Santo Eustáquio que exige a vacina para crianças maiores de 6 meses.

Existe contraindicação para tomar a vacina de febre amarela?

Sim! A vacina contra a febre amarela é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos. Bem como para gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas. Em situações de emergência, surtos, epidemias ou viagem, o médico vai avaliar o benefício e o risco da vacinação para estes grupos. Por isso é sempre extremamente importante consultar seu médico.

Lembrando que nos casos em que a vacinação é contraindicada, não há como emitir o Certificado. Por isso, o viajante deverá apresentar no seu destino um Atestado Médico de Isenção de Vacinação, escrito em inglês ou francês.

Contudo, você deverá primeiro de procurar os antigos cartões de vacinação, uma vez que você pode ter tomado em algum momento da vida a vacina em questão.

cartão de vacina viagem
Atestado médico de isenção do certificado internacional de vacina

Validade do certificado internacional de vacina

Especificamente para vacinação contra febre amarela, o certificado internacional de vacina tem validade vitalícia.

Portanto, se você já possui um CIVP, não é necessário solicitar um novo.

Como guardar o certificado internacional de vacinação de forma segura

Para evitar perder ou esquecer o certificado eu deixo ele sempre junto com o meu passaporte. Recomendo que você faça o mesmo!

Certificado internacional de vacina da poliomielite e meningite

O certificado para Poliomielite somente deve ser emitido de forma presencial, ao contrário do certificado internacional da vacina de febre amarela.

Por isso, o atendimento presencial se faz necessário. Nele os agentes da ANVISA irão avaliar diversos aspectos como o histórico vacinal, a idade, o tipo e o lote da vacina, o número de doses recebidas, a dose recomendada e a validade da vacina.

Lembrando que pouquíssimos países exigem de vacinação dessas doenças para brasileiros.

Sobre o a necessidade de emissão do CIVP para Poliomielite ou Meningite, eu te recomendo verificar que tipo de vacinação está sendo solicitada. Além disso, é preciso verificar que tipo de vacina está sendo aceita e se é realmente necessário emitir tal certificado. Vale ressaltar que é possível encontrar os países que solicitam o certificado no site da OMS.

Quais os países que exigem vacina para Poliomielite para viajantes originários de todos os países

•Paquistão e Somália*.

(dados setembro de 2021)

Quais os países que exigem vacina para Poliomielite para viajantes originários de todos os países

•Arábia Saudita e Líbia.

(dados setembro de 2021)

Importância da vacinação

A saúde das pessoas que amamos é extremamente importante para nós. Por isso, devemos sempre lembrar que a vacinação é um ato de amor.

Uma vez vacinado(a) você pode curtir a sua viajem com segurança e se divertir com sua família e amigos.

Além disso, o cuidado com você e com quem você ama, vale muito mais que a exigência dos países, né?!

Por fim, vai viajar ou conhece alguém que está programando uma viagem? Compartilha esse artigo com quem você conhece e deixe seu comentário aqui abaixo.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Luana Lôpo

Por Luana Lôpo

Booking.com
1

Pode ser do seu interesse

Como fazer um bom chimarrão

Como fazer um bom chimarrão

Deserto do Atacama e Salar de Uyuni – um roteiro para quem ama a natureza

Deserto do Atacama e Salar de Uyuni – um roteiro para quem ama a natureza

Ilha da Gigóia, Rio de Janeiro: como chegar e o que fazer

Ilha da Gigóia, Rio de Janeiro: como chegar e o que fazer

Dicas para Pular de Paraquedas

Dicas para Pular de Paraquedas

Pontos turísticos de Budapeste

Pontos turísticos de Budapeste

Quais são as melhores cidades do Ceará para visitar?

Quais são as melhores cidades do Ceará para visitar?