quarta-feira, 19 de junho de 2024 - 19/06/2024 23:12:44
Viagem e Cura


Se você quer conhecer as praias no Rio de Janeiro de tirar o fôlego está no lugar certo!

Sol, mar, biquini, cerveja gelada e aquele gingado sempre me remetem ao Rio de Janeiro. E talvez o carioca leve a vida tão leve porque a cidade é rodeada de praias paradisíacas! Então, resolvi listar para vocês 10 praias no Rio de Janeiro paradisíacas.

Vai viajar sozinha para Salvador? Leia o post-guia do blog sobre Viajar Sozinha e aproveite a cidade!

O que este artigo aborda:

As praias no Rio de Janeiro

Há praias no Rio de Janeiro para todos os gostos. Turísticas e convencionais, como Copacabana, e outras mais alternativas, como Leme (a favorita dos moradores locais).

Provavelmente você conhece uma famosa música brasileira de Tim Maia que diz “de Leme ao Pontal, não há nada parecido”, referindo-se a essas duas praias do Rio de Janeiro, localizadas em ambos os extremos da cidade. E é verdade! Cada praia tem seu charme, e esperamos que este guia para as praias do Rio o ajude a fazer sua escolha!

10 praias no Rio de Janeiro incríveis

1. PRAIA DO LEME

De todas as praias no Rio de Janeiro, Leme é a primeira praia a “mar aberto” no Rio (há outras mais proeminentes geograficamente, mas estão na Baía de Guanabara, como Urca, Botafogo ou Flamengo). Como a maioria das praias do Rio, a Praia do Leme leva o nome do nome do bairro. Você pode encontrar turistas lá, porque fica perto de Copacabana, mas é acima de tudo um lugar local onde jovens e famílias que moram nas proximidades se encontram.

2. PRAIA DE COPACABANA

A mais mítica de todas as praias da cidade é Copacabana. É o emblema turístico da cidade. Apelidada de princesinha do mar, ela se espalha em frente ao centro da cidade e se estende por mais de 5 km de areia. É também a mais popular, onde os habitantes das favelas, empresários que procuram uma pausa ao meio-dia, famílias dão um mergulho. E quando o tempo permitir, você pode aproveitar o sol, praticar esportes, praticar um pouco de surf… Durante a noite, a atmosfera muda completamente, sendo muito mais festiva. Esta é uma das etapas obrigatórias durante sua visita ao Rio.

Além disso, a Praia de Copacabana é um dos elementos essenciais de uma viagem ao Rio. É conhecida como a praia mais democrática da cidade carioca, porque pessoas de todas as classes sociais e turistas de todo o mundo a visitam. No lado direito, a água é mais calma e a vista é melhor.Quase todas as praias do Rio são divididas em Postos, onde há instalações sanitárias e salva-vidas.

A parte mais movimentada da praia de Copacabana é o Posto 6, localizado à direita, na fronteira com Ipanema.

3. PRAIA DE IPANEMA

Antes de mais nada, qualquer um que tenha ouvido a famosa música Garota de Ipanema já se perguntou qual era sua fonte de inspiração. Se você for à praia de Ipanema, pode ter uma ideia. É uma das praias mais famosas do Rio, e esta reúne as praias mais jovens, incluindo muitas “filhas de Ipanema”. A praia é dividida de acordo com os diferentes tipos de turistas. Os principais são:

PRAIA DO ARPOADOR

praia no rio de janeiro
Praia do Arpoador pôr do sol

Localizado à beira de Ipanema, é o lugar privilegiado para surfistas, é também o melhor lugar para admirar o pôr do sol por casais apaixonados, grupo de amigos ou, ainda, para tomar um banho à meia-noite.

Você está planejando uma viagem a dois? Leia também Viagem em casal: 15 lugares românticos.

IPANEMA POSTO 8

É um espaço comumente frequentado pelo público LGBTQIA+. Se você for do babado, pode ir sem medo porque é um local seguro e acolhedor (como deveriam ser todos os outros lugares), além de ser um ponto certeiro para a paquera.

Além disso, para todos aqueles que querem animação e diversão, o posto 8 é o lugar certo nas areais cariocas.

Aqui no Viagem e Cura sempre consideramos justa toda forma de amor. Por isso, se estamos falando em viagem a dois, não poderia deixar de indicar um post incrível do Robba, do Viajante Colorido, 5 Lugares românticos e perfeitos para casal LGBT+! Recomendo a leitura.

IPANEMA POSTO 9

Se você quer estar no coração da praia, o Posto 9 é o lugar perfeito. Tradicionalmente, é aqui que ocorrem eventos importantes. Tornou-se um símbolo do estilo de vida do Rio.

4. PRAIA DO LEBLON

praia no Rio de Janeiro
Praia do Leblon: praia no Rio de Janeiro. Foto por Rodrigo Soldon

O Leblon é principalmente uma praia familiar, muito mais tranquila do que sua vizinha Ipanema. A Praia do Leblon é ideal para turistas que viajam para o Rio com seus filhos, ou para aqueles que só querem passar algumas horas relaxando lendo um livro.

5. PRAIA DE SÃO CONRADO – praias do Rio de Janeiro

praia no Rio de Janeiro
Praia de São Conrado

Está localizada no distrito da Zona Sul do Rio, o mais difícil acesso para um turista sem carro. São Conrado tem uma praia frequentada principalmente pelos habitantes do Rio. Poucos turistas vão a este lugar. Esportes de aventura, como caminhadas na Pedra da Gávea ou um salto de asa delta são coisas que você pode fazer aqui. Da praia, você terá uma vista impressionante da favela da Rocinha, bem como da montanha rochosa.

6. BARRA DA TIJUCA: praias no Rio de Janeiro

Depois de passar por São Conrado e por um túnel, você chegará à Barra da Tijuca, um dos maiores bairros do Rio. Este tem uma longa praia com ondas mais fortes do que as que falamos até agora. É por isso que atrai um grande número de surfistas e jovens. Algumas famílias vêm nos fins de semana para desfrutar da água cristalina e refrescante. Há uma parte mais visitada da praia, chamada Praia do Pepê, depois vem a Praia do Barra, seguida pela Praia da Reserva, a parte mais isolada à beira do distrito do Recreio.

Vai viajar pelo estado do Rio de Janeiro? Leia todas as Dicas de Penedo RJ.

7. PRAIA DE GRUMARI

Se você for à praia de Grumari durante a semana, provavelmente sentirá que não está mais no Rio. Não se preocupe: esta praia deserta fica a poucos quilômetros da “civilização Carioca”. Nos fins de semana, no entanto, a praia perde sua aparência como um tesouro escondido, pois é invadida por muitas famílias. Depois de relaxar nas águas claras, recomendamos almoçar em um dos excelentes restaurantes de frutos do mar típicos do distrito de Guaratiba.

8. PRAINHA

praia Rio de Janeiro
Prainha, Rio de Janeiro. Foto por Rodrigo Soldon

Se, para chegar à Barra e Recreio, um carro é altamente recomendado, é mais essencial ainda para ir à praia da Prainha (a menos que você esteja pronto para caminhar alguns quilômetros subindo e descendo as colinas). É o santuário dos surfistas do Rio e uma das praias mais bonitas da cidade. Se você tiver a chance de ir, não hesite em combinar a visita com a da praia de Grumari, nas proximidades.

9. PRAIAS DE NITERÓI – quais as melhores praias no Rio de Janeiro

Não é realmente o Rio, mas a cidade vizinha de Niterói tem muitas praias bonitas. Você pode chegar lá mais rápido do que em Grumari, dependendo da hora do dia. Este lugar claramente merece uma visita, especialmente pela vista do Rio que algumas praias oferecem. Outras dão uma visão geral das atrações de Niterói, como o Museu de Arte Contemporânea, projetado por Oscar Niemeyer. As praias mais famosas são Camboinhas, um lugar familiar de onde você pode observar o Pão de Açúcar de um ponto de vista único. Mas também o de Itacoatiara, dividido em duas partes: uma para surfistas e outra para crianças mais novas.

Quer conhecer praias paradisíacas no Nordeste? Confira os Posts Ilha de Boipeba e Como chegar na Ilha de Boipeba

10. PRAIA DO RECREIO

Depois da Praia da Reserva, começa a praia do Recreio. É semelhante a da Barra, mas pode haver um pouco menos de pessoas nos fins de semana. No final, há uma bela colina rochosa, a praia do Recreio a compartilha com a Praia da Macumba e a Praia do Pontal (lembre-se da música). Mas as praias são muito maiores do que as do Leme.

Por fim, você gostou da seleção das 10 praias paradisíacas no Rio de Janeiro? Qual a sua favorita?

Então, deixe o seu comentário abaixo, e aproveite para compartilhar esse post em suas redes sociais!

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Luana Lôpo

Por Luana Lôpo

Booking.com
1

Pode ser do seu interesse

Viagens de casal baratas

Viagens de casal baratas

Quais as cidades situadas na Serra da Mantiqueira?" title="Quais as cidades situadas na Serra da Mantiqueira?">

Quais as cidades situadas na Serra da Mantiqueira?

Onde ficar: Salvador

Onde ficar: Salvador

Praga: principais pontos turísticos

Praga: principais pontos turísticos

4 destinos para viajar em agosto

4 destinos para viajar em agosto

Mirantes em São Paulo: 10 lugares incríveis!

Mirantes em São Paulo: 10 lugares incríveis!