quinta-feira, 10 de outubro de 2024 - 10/10/2024 22:24:47
Viagem e Cura


 

Sei que muita gente fica se perguntando o que significa fibromialgia?! Qual tratamento para fibromialgia? Fibromialgia mata? 

Então vou fazer um breve resuminho sobre o que é essa doença reumática: a fibromialgia.

+ Você tem fibromialgia ou outra doença crônica e tem medo de viajar? Leia mais sobre os 3 vilões que te impedem de viajar.

O que este artigo aborda:

O que é Fibromialgia

Fibromialgia é uma doença crônica que acomete aproximadamente 5% da população mundial, em sua maioria esmagadora mulheres, que basicamente age no sistema nervoso central desregulando as sinapses nervosas.

Sintomas de fibromialgia

Mas na prática, o que significa fibromialgia para mim e para os demais portadores de fibromialgia?

Dor crônica generalizada, fadiga extrema (aquela sensação de ser atropelado por um caminhão e sair rolando ladeira abaixo).

Como a síndrome age no sistema nervoso central, desregula o nível hormonal, e causa também depressão e transtornos de ansiedade.

Outros sintomas como síndrome do intestino irritável e insônia podem aparecer também. E um dos sintomas que mais me incomodam é o chamado Fibrofog.

O que é fibrofog ou névoa da fibromialgia

O Fibro FOG (a união das palavras fibromialgia + fog – neblina em inglês) consiste na perda da capacidade de manter a concentração, formar pensamentos sequenciais e lógicos e guardar os fatos na memória.

Em resumo é a fibromialgia atrapalhando a cabeça. Tem dias que eu acordo e parece que absolutamente tudo sumiu da minha cabeça, não consigo manter pensamentos muito lógicos, tento lembrar palavras simples e não consigo. Sento para escrever textos aqui para o blog, mas uma coisa que me faz tanto bem vira uma tarefa hercúlea. É uma sensação de impotência terrível, como se eu deixasse de ser quem eu sou.

Quando procurar um médico? 

Você que sente dores crônicas (mais de 3 meses, todos os dias, sem cessar) aparentemente sem motivo não está sozinhx. Procure orientação médica. Qual médico procurar? Um reumatologista.

Quem vê fotos lindas e cenários paradisíacos aqui não sabe as lutas da vida real enfrentadas. Acreditam que os outros tem uma vida perfeita e não tem problemas. A real, é que cada qual carrega suas dores, elas só não são compartilhadas.

Depressão e ansiedade são problemas reais e devem ser enfrentados. Não, não é só você que tá ai do outro lado que está se sentindo assim. As vezes é até difícil reconhecer que precisamos de ajuda, mas ela é fundamental para o caminho de melhora. Psicólogos e psiquiatras NÃO são médicos de maluco, são profissionais da saúde que podem sim te ajudar. Procure ajuda, não esteja só nessa batalha!

Fibromialgia mata?

Não! A fibromialgia não mata diretamente, nem causa nenhuma deformidade permanente ou paralisação de membros.

Em contrapartida, a fibromialgia causa danos irreparáveis ao organismo e ao psicológico do paciente. Seus impactos podem ser vistos diretamente na vida pessoal e profissional, em que as atividades cotidianas nem sempre conseguirão ser realizadas. 

Qual tratamento para fibromialgia

O tratamento da fibromialgia é realizado através do emprego de medicamentos e de outras medidas não medicamentosas como: exercícios físicos, terapia, alimentação, fisioterapia e no meu caso viajar!

Viagem e cura

Viagem e Cura
Uma das minhas maiores felicidades: viajar para esquiar sozinha.

É uma doença que carrega diversos estigmas sociais, por não ter sintomas visíveis, os pacientes muitas vezes são taxados como chatos, preguiçosos, frescos, hipocondríacos. Normalmente as pessoas não fazem ideia o significa fibromialgia.

É difícil mensurar e ter empatia pela dor do outro quando não estamos vivenciando aquilo.

Somado a isso, o fibromialgico cria mecanismos para conviver com a dor, bem como escondê-la, não demonstrando a real face da sombra que lhe acompanha. Muita gente me questiona “É impossível você sentir tanta dor assim, você vive viajando, sorrindo, etc”

Então, porque viagem faz parte da minha cura mesmo? Porque eu sou completamente apaixonada por viagens e com isso ao planejar, viver aquela experiência, meus níveis de serotonina e dopamina aumentam intensamente, diminuindo os sintomas da depressão e da dor crônica.

Se você sempre imaginou ser impossível viajar sozinha enfrentando alguma batalha pessoal, eu venho te dizer que é possível SIM!

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Luana Lôpo

Por Luana Lôpo

Booking.com
1

Pode ser do seu interesse

Viajar Sozinha

Viajar Sozinha

Slow Travel: nova forma de viajar pós pandemia

Slow Travel: nova forma de viajar pós pandemia

O que são bed bugs e quais os cuidados devo tomar

O que são bed bugs e quais os cuidados devo tomar

50 Frases de Viagem

50 Frases de Viagem

Como fazer o planejamento sua próxima viagem online?

Como fazer o planejamento sua próxima viagem online?

Como ter uma experiência de viagem única

Como ter uma experiência de viagem única