Comece a planejar sua viagem agora com descontos imperdíveis

HOTÉIS

fibromialgia

O que significa fibromialgia

Hotéis

 

Sei que muita gente fica se perguntando o que significa fibromialgia?! Qual tratamento para fibromialgia? Fibromialgia mata? 

Então vou fazer um breve resuminho sobre o que é essa doença reumática: a fibromialgia.

+ Você tem fibromialgia ou outra doença crônica e tem medo de viajar? Leia mais sobre os 3 vilões que te impedem de viajar.

O que é Fibromialgia

Fibromialgia é uma doença crônica que acomete aproximadamente 5% da população mundial, em sua maioria esmagadora mulheres, que basicamente age no sistema nervoso central desregulando as sinapses nervosas.

Sintomas de fibromialgia

Mas na prática, o que significa fibromialgia para mim e para os demais portadores de fibromialgia?

Dor crônica generalizada, fadiga extrema (aquela sensação de ser atropelado por um caminhão e sair rolando ladeira abaixo).

Como a síndrome age no sistema nervoso central, desregula o nível hormonal, e causa também depressão e transtornos de ansiedade.

Outros sintomas como síndrome do intestino irritável e insônia podem aparecer também. E um dos sintomas que mais me incomodam é o chamado Fibrofog.

O que é fibrofog ou névoa da fibromialgia

O Fibro FOG (a união das palavras fibromialgia + fog – neblina em inglês) consiste na perda da capacidade de manter a concentração, formar pensamentos sequenciais e lógicos e guardar os fatos na memória.

Em resumo é a fibromialgia atrapalhando a cabeça. Tem dias que eu acordo e parece que absolutamente tudo sumiu da minha cabeça, não consigo manter pensamentos muito lógicos, tento lembrar palavras simples e não consigo. Sento para escrever textos aqui para o blog, mas uma coisa que me faz tanto bem vira uma tarefa hercúlea. É uma sensação de impotência terrível, como se eu deixasse de ser quem eu sou.

Quando procurar um médico? 

Você que sente dores crônicas (mais de 3 meses, todos os dias, sem cessar) aparentemente sem motivo não está sozinhx. Procure orientação médica. Qual médico procurar? Um reumatologista.

Quem vê fotos lindas e cenários paradisíacos aqui não sabe as lutas da vida real enfrentadas. Acreditam que os outros tem uma vida perfeita e não tem problemas. A real, é que cada qual carrega suas dores, elas só não são compartilhadas.

Depressão e ansiedade são problemas reais e devem ser enfrentados. Não, não é só você que tá ai do outro lado que está se sentindo assim. As vezes é até difícil reconhecer que precisamos de ajuda, mas ela é fundamental para o caminho de melhora. Psicólogos e psiquiatras NÃO são médicos de maluco, são profissionais da saúde que podem sim te ajudar. Procure ajuda, não esteja só nessa batalha!

Fibromialgia mata?

Não! A fibromialgia não mata diretamente, nem causa nenhuma deformidade permanente ou paralisação de membros.

Em contrapartida, a fibromialgia causa danos irreparáveis ao organismo e ao psicológico do paciente. Seus impactos podem ser vistos diretamente na vida pessoal e profissional, em que as atividades cotidianas nem sempre conseguirão ser realizadas. 

Qual tratamento para fibromialgia

O tratamento da fibromialgia é realizado através do emprego de medicamentos e de outras medidas não medicamentosas como: exercícios físicos, terapia, alimentação, fisioterapia e no meu caso viajar!

Viagem e cura

Viagem e Cura
Uma das minhas maiores felicidades: viajar para esquiar sozinha.

É uma doença que carrega diversos estigmas sociais, por não ter sintomas visíveis, os pacientes muitas vezes são taxados como chatos, preguiçosos, frescos, hipocondríacos. Normalmente as pessoas não fazem ideia o significa fibromialgia.

É difícil mensurar e ter empatia pela dor do outro quando não estamos vivenciando aquilo.

Somado a isso, o fibromialgico cria mecanismos para conviver com a dor, bem como escondê-la, não demonstrando a real face da sombra que lhe acompanha. Muita gente me questiona “É impossível você sentir tanta dor assim, você vive viajando, sorrindo, etc”

Então, porque viagem faz parte da minha cura mesmo? Porque eu sou completamente apaixonada por viagens e com isso ao planejar, viver aquela experiência, meus níveis de serotonina e dopamina aumentam intensamente, diminuindo os sintomas da depressão e da dor crônica.

Se você sempre imaginou ser impossível viajar sozinha enfrentando alguma batalha pessoal, eu venho te dizer que é possível SIM!

11 respostas

  1. Eu também tenho fibromialgia, lendo sua postagem passa um filme na minha cabeça. Parabéns por esclarecer sobre o assunto.

  2. Posso imaginar a sua dificuldade… tenho Esclerose Múltipla e alguns dos sintomas são parecidos – a fadiga, por exemplo. Tem dias que a gente nem quer acordar, de tão difícil que é levantar da cama. Mas a gente não se deixa abater e segue a vida, que é linda demais, apesar dos pesares.

  3. Muito bacana os esclarecimentos sobre O que significa fibromialgia. Também concordo que viagem seja um ótimo tratamento, aliado aos outros.

  4. Como funciona o acompanhamento aí no Brasil de quem sofre de fibromialgia? Aqui em Portugal geralmente essas pessoas são acompanhadas também pela Psiquiatria. Por outro lado conheço uma amiga que sofria horrores com fibromialgia e começou a praticar e a competir em trails e ganhou uma vida nova.

    1. Deve funcionar de forma bem semelhante! O tratamento é baseado em 4 pilares: medicamentos, terapia, alimentação e exercícios físicos. Aqui somos acompanhados por reumatologista e psiquiatras, além de psicólogos

  5. Muito didático e esclarecedor teu post sobre o que significa a fibromialgia. Um dos remédios mais eficazes para quebra do preconceito é o conhecimento.

  6. Nossa, complicado né? Não tinha muito conhecimento sobre o que significa fibromialgia, porém que bacana saber que você encontrou uma atividade como viajar para ajudar nos sintomas né

  7. Adorei o post! Não sabia de todas essas informações sobre fibromialgia! Vou compartilhar ñ.

  8. Interessante o seu depoimento. Geralmente lemos sobre as doenças de forma impessoal. Ao relatar sua experiência você aproxima a informação do leitor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • FLIXBUS

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com