como viajar sem dinheiro

Como viajar com pouco dinheiro: É possível? Conheça as melhores dicas

Viajar é uma das melhores experiências que se pode ter e são nelas que formamos memórias incríveis e conhecemos lugares que vamos lembrar para sempre.Mas se você vai viajar e não tem dinheiro, bem como se pergunta como é possível ter viagens incríveis, saiba que é possível viajar com pouco dinheiro. Por isso, separei as melhores dicas para vocês.

Está marcado no imaginário popular que para viajar é necessário gastar muito dinheiro, mas isso não é verdade, é possível sim conhecer diversos lugares gastando muito pouco. 

A cada ano que passa aumenta mais o número de pessoas que estão constantemente viajando, isso porque elas buscaram formas de diminuir o custo dessas excursões, tornando-as totalmente acessível para o maior número de pessoas.

A maioria dessas dicas estarão presentes nesse artigo, e sim, é possível viajar com pouco dinheiro!

Viajar em baixa temporada

A alta temporada é o momento em que tudo fica mais caro, seja os hotéis, pousadas, casas para alugar e até as passagens.

Esse é o momento em que o setor de turismo acaba inflando todos os valores, tornando as férias mais caras. Por isso viajar em baixa temporada se torna uma alternativa interessante, e é bom ficar de olho. 

Sabemos que infelizmente muitas pessoas não possui a disponibilidade de viajar em baixa temporada, mas se você tem essa possibilidade e pretende gastar pouco, recomendamos que avalie bem essa dica, visto que vai ser bastante útil. 

Todas as coisas ficam mais baratas nesse período, é possível encontras passagens aéreas com os melhores preços possíveis, além de ótimos hotéis pela metade do que seria em alta temporada.

Outra coisa que diminui consideravelmente o valor é o preço dos passeios, vai ser possível até negociar com os instrutores um valor menor.

Se você for do tipo de pessoa que prefere ambientes menos movimentados, essa opção combina ainda mais contigo, uma vez que nesses períodos do ano os lugares tem uma quantidade bem menor de turista, deixando os ambientes mais vazios, o que permite ter uma experiência bem melhor nas cidades.  

Vai viajar e quer economizar? Que tal se hospedar em um hostel? Leia também as dicas para sua primeira vez em um hostel. 

Organizar suas finanças 

Para viajar com mais tranquilidade, visando evitar dificuldades durante o percurso, é necessário ter uma ótima organização financeira, isso vai fazer total diferença.

Antes de ir para um destino, você deve colocar no papel todos os gastos que podem aparecer, além de já contar com hospedagem, passagem, alimentação e possíveis passeios, evitando assim surpresas indesejadas.

Outro ponto de extrema importância e que merece atenção é em relação ao cartão de crédito, obviamente um viajante também precisa ter um, então é recomendado que busque a melhor alternativa possível.

Um que sempre é bem indicado para viagens é o cartão Itaucard Click, ele possui inúmeras vantagens, entre elas a anuidade gratuita, já tirando uma preocupação do caminho.

O ItauCard Click também possui descontos em cinemas e eventos culturais parceiros, o que vai resultar em maiores possibilidades de passeios durante as viagens. Essa é sem dúvidas uma das melhores opções disponíveis. 

Na hora de fazer o planejamento financeiro da viagem, lembre-se sempre de deixar um valor reservado para imprevistos, dado que eles podem acontecer durante a excursão, então é melhor já ir preparado para eles, evitando assim de se surpreender negativamente. 

Vai viajar para fora do Brasil e não sabe o que fazer e como receber os códigos para ativar aplicativos e outras coisas? Descubra Como Receber SMS Online Sem Número de Telefone

Pesquise muito o lugar

A maioria dos turistas não gastam muito tempo pesquisando e acabam sempre optando pelas primeiras alternativas que são fornecidas, mas saiba que isso acaba fazendo com que se gaste mais.

Quanto mais você conhecer os detalhes do lugar, melhor vai conhecer as alternativas que estão à disposição. 

Detalhes como: preço de passeios, maneiras mais econômicas de ter acesso ao aeroporto ou rodoviária, bairros com hospedagens em conta e outras informações vão te ajudar bastante, e isso só é possível com muita pesquisa sobre o lugar.

Nesses passeios uma parte enorme dos custos ficam com a alimentação, pesquisando bastante a cidade do destino você vai saber também os melhores lugares para comer gastando pouco, o que gerará uma economia no final.

Por isso lembre-se sempre do lema: “turista desinformado é sempre enrolado”, então nunca seja o turista sem informação, quando for a uma cidade, busque tudo sobre ela antes, assim sua experiência no lugar vai ser muito melhor e bastante econômica. 

Ficar mais tempo em cada lugar

Um dos fatores que acaba fazendo as férias sair mais caras é o fato de ir em vários lugares diferentes.

Claro que sempre vamos querer ir no máximo de destinos possíveis, mas fazer isso tudo de uma vez acaba ficando muito caro, por isso é indicado ficar mais tempo em um lugar, pois assim você acaba economizando mais. 

São vários fatores que vão acabar fazendo com que viajar para vários lugares fique com um preço alto, um dos principais é o deslocamento entre as cidades, visto que como não foi algo planejado, então certamente as passagens e hospedagens vão ficar mais caros, além de ser bastante corrido e desgastante para os próprios turistas.

Quer viajar sem gastar muito? Leia também o post Cidades baratas para viajar pelo Brasil. 

Ficar durante um maior período em uma cidade só tem pontos positivos, pois você vai acabar conhecendo a fundo o lugar, a tendencia é descobrir com os moradores novos lugares para passear, se alimentar, entre outras atividades.

Mesmo fazendo uma boa pesquisa antes de viajar, existem coisas que só vamos aprender com os próprios moradores, durante a viajem.

Leia também: Dicas de viagem para Gramado.

Aproveite passeios gratuitos

Quando se pesquisa os principais passeios de uma cidade no Google, tome bastante cuidado com os principais resultados.

Claro que serão lugares lindos, mas sempre com um valor elevado, visto que passeios com um grande apelo de turistas geralmente são caros. 

Essa é uma boa missão a se seguir, buscar passeios gratuitos e interessantes nas cidades, saiba que isso é possível, basta procurar com carinho.

Além disso, como já falamos anteriormente, até mesmo os passeios com valor elevado, ficam em conta na baixa temporada, que é o melhor período para economizar.

Leia também: 10 atrações turísticas gratuitas em Salvador.

Conclusão sobre como viajar com pouco dinheiro

As duas melhores palavras que resume o que é preciso para viajar com pouco dinheiro é: pesquisa e planejamento, somente seguindo essas duas dicas você vai conseguir economizar muito na sua próxima viagem.

Procure com antecedência as melhores opções de hospedagem e passagem, além de colocar na ponta do lápis todos os gastos e imprevistos que possam ocorrer durante a viagem. 

Tenha sempre um bom cartão de crédito a disposição, e como também já foi citado, um dos mais indicados para viagens é o ItauCard Click, cartão de crédito perfeito para turistas, seja eles experientes ou não.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com