Quer saber o que fazer em Istambul para saber se vale a pena planejar uma viagem? A cidade é repleta de opções para viajantes apaixonados por arquitetura, história e gastronomia.
Quem ama fazer compras em suas viagens também terá muito o que fazer em Istambul. Para te ajudar a planejar a viagem, elencamos algumas dicas práticas sobre lugares para visitar e o que fazer durante sua estadia.
Garantindo que possa aproveitar intensamente tudo que a cidade tem para oferecer, justamente por saber quais lugares visitar.
O que este artigo aborda:
- Saiba o que fazer em Istambul durante sua estadia
- 1. Hipódromo Bizantino de Constantinopla
- 2. Mesquita Azul
- 3. Basílica Cisterna
- 4. Spice Bazar
- 5. Dolmabahçe
- 6. Grand Bazar
- 7. Passeio de barco pelo Bósforo
- Lembre-se que seguro viagem é obrigatório em Istambul
Saiba o que fazer em Istambul durante sua estadia
Cada visitante deve desenvolver seu roteiro sobre o que fazer em Istambul de acordo com seus gostos pessoais. No entanto, elencamos algumas das principais atrações da cidade que não devem deixar de receber sua visita, confira:
1. Hipódromo Bizantino de Constantinopla
Certamente o Hipódromo é um ponto interessante para que possa conhecer em sua viagem. Repleto de história e acumulando mais de 3500 anos de idade, o local é um dos pontos interessantes para incluir em sua lista de pontos para conhecer.
2. Mesquita Azul
Construída entre 1603 e 1617, a Mesquita é um ponto muito interessante da arquitetura dos Otomanos.
Apesar do nome, os azulejos azuis que renderem o apelido são localizados em área que os visitantes não possuem acesso.
Com 6 torres que são equipadas com microfones para chamar os locais para orações, o lugar tem entrada gratuita e nas sextas só abre após as 13h30 para visitação.
3. Basílica Cisterna
A Basílica Cisterna é um ponto muito interessante. Acontece que, Istambul é repleta de cisternas subterrâneas para estocar água e abastecer os Palácios.
Depois que Constantinopla foi conquistada pelos Otomanos, as cisternas deixaram de ser usadas por causa do sistema de Aquedutos que construíram para uso.
No entanto, atualmente os turistas conseguem visitar pontos interessantes como a Basílica que acumula um reservatório gigantesco de água, além de ser arquitetonicamente lindo.
Tendo em vista a galeria de colunas, as passarelas que atravessam o reservatório foram construídas justamente para proporcionar turismo.
Além disso, o local tem som ambiente e goteiras que também ecoam pelo reservatório de água. Por ser um ponto muito visitado, vale a pena comprar seu ingresso com antecedência.
Vai viajar para a Turquia?! Descubra as As 5 melhores atrações na Capadócia
4. Spice Bazar
Quer experimentar delícias e gastar pouco? O Spice Bazar é um mercado colorido, com chás, especiarias e doces diversos e tem o preço mais acessível que o Grand Bazar.
Vale a pena fazer uma visita com calma e disposição para negociar. Afinal, em Istambul você nunca deve aceitar o primeiro preço que é cobrado. A pechincha é parte importante da cultura local.
5. Dolmabahçe
O último palácio dos sultões Otomanos deve ser incluído em sua lista de locais para visitar! Ele é completamente diferente de outros pontos em Istambul e até mesmo diferente do também famoso Palácio Tokapi.
A visita é guiada, tendo alguns guias que falam inglês o que facilita o entendimento da dinâmica interna de divisão do local.
Geralmente é necessário formar um pequeno grupo para que o guia comece a levar os visitantes pelos aposentos principais e harem.
A torre de 4 andares do palácio é encantadora e toda a arquitetura local chama a atenção. Sendo um ponto repleto de estátuas e adornos que merecem sua atenção.
Leia também o post Onde se hospedar em Fiji
6. Grand Bazar
Se ainda tem dúvidas sobre o que fazer em Istambul em algum de seus dias de viagem, dedique tempo ao Grand Bazar.
Muito embora não seja o mercado de preços mais baixos, o local revela muito sobre a cultura da população nativa.
Sendo uma ótima opção para que os visitantes possam vivenciar tudo que Istambul tem para oferecer.
Durante sua visita é possível ver um pouco de tudo e fazer boas compras se tiver disposição para negociar.
7. Passeio de barco pelo Bósforo
Que tal ver as mesquitas de Istambul sob outra perspectiva? O passeio de barco pelo Bósforo é uma opção que dura aproximadamente 90 minutos e possibilita uma ótima experiência.
Afinal, passear de barco permite visualizar a cidade sob diferentes aspectos e garante diversão durante o passeio.
Lembre-se que seguro viagem é obrigatório em Istambul
Durante seu planejamento de viagem, lembre-se que além de se preocupar com o que fazer em Istambul, é preciso contratar um seguro viagem internacional.
Tendo em vista que, o documento é obrigatório para a entrada no país. O que possibilita uma viagem mais tranquila e segura para todos.
Afinal, caso algo não funcione como o esperado, é preciso ter a ajuda de profissionais que falam seu idioma e realmente podem prestar todo o suporte necessário.
Além disso, é interessante planejar a sua mala com antecedência, para que leve roupas apropriadas para cobrir o corpo e os cabelos no caso das mulheres.
Por fim, lembre-se que a vestimenta correta é fundamental para que possa entrar em todos os templos e pontos turísticos interessantes, sempre respeitando a cultura local.