terça-feira, 9 de agosto de 2022 - 09/08/2022 01:59:46
Viagem e Cura

Todo mundo já sonhou em ver neve, não é verdade? E por mais que aqui no Brasil seja possível ir para a serra aproveitar um pouco do frio, a verdade é que não é a mesma experiência de ver neve em abundância.

Em vista disso, é possível que você queira saber onde ver neve em Portugal. E é sobre isso que iremos falar no decorrer deste artigo. Confira.

O que este artigo aborda:

Onde ver neve em Portugal?

Ver neve em Portugal é sim possível, mas desde que você vá para os lugares certos. E, dentre eles, podemos citar os seguintes:

Serra da Estrela

A Serra da Estrela fica no distrito de Castelo Branco, sendo o lugar mais alto e, portanto, também o mais frio de Portugal, sendo o principal destaque dessa lista sobre onde ver neve em Portugal.

O seu ponto mais alto, inclusive, tem 1.993 metros de altitude, o qual se chama “Torre”. E é por essa razão que é possível ver neve por lá.

neva em portugal?Parque Natural de Montesinho

A cidade de Bragança também possui locais de grande altitude, onde é possível ver a neve. A Aldeia de Montesinho, que fica dentro do Parque Natural de Montesinho, fica a mil metros de altitude.

Então, além do turismo e da prática de aventuras, todos os visitantes que chegam ao local podem esperar neve, caso a temperatura também colabore.

Fora isso, é na aldeia que os turistas podem alugar casas típicas e passar alguns dias descobrindo toda a riqueza da região.

Dessa forma, torna-se interessante conhecer mais a respeito do modo de vida dos que residem na região, além de poder passear pela Igreja de Montesinho.

Vai viajar para Portugal? Descubra Principais Pontos Turísticos em Porto (Portugal)

Parque Nacional Peneda-Gerês

No Peneda-Gerês, as temperaturas ficam mais concentradas no extremo norte do Parque, já no concelho de Montalegre.

Por lá, os registros podem apontar cerca de 8°C negativos, mais ou menos. O parque também abrange outros locais, como a área do Minho e de Trás-os-Montes.

Inclusive, é válido salientar que o período de neve tende a durar entre os meses de dezembro a fevereiro, por isso não podia ficar de fora da lista sobre Onde ver neve em Portugal. Mas se você quer desbravar a região do frio, não deixe de visitar também Pitões das Júnias, Lindoso, Soajo ou Castro Laboreiro.

Leia também sobre o Parque Nacional Peneda Geres, destino que eu fui no dia seguinte que eu descobri a existência e acabei me apaixonando.

Serra do Marão

Essa é a sétima maior elevação de Portugal Continental, a qual possui 1.416 metros de altitude, além de 681 metros de proeminência topográfica.

Ademais, a Serra do Marão fica bem no meio do Douro Litoral e o Alto Douro. Então, além de neve, as minas de volfrâmio são uma outra opção turística, já que data da Segunda Guerra Mundial. É uma experiência única e incrível.

Serra do Açor

A Cordilheira Central é composta pela Serra da Lousã, Serra da Estrela e, claro, a Serra do Açor. Mas é o Pico de Cebola que detém o ponto mais alto, já que alcança um total de 1.418 metros.

É válido salientar que o Monte do Colcurinho, Alto de São Pedro, Alto Ceira e o Cabeço do Gondufo são extensões da Serra do Açor, o qual oferece um grande encanto aos turistas, além de representar ainda mais alternativas, a fim de que se torne mais viável admirar a neve.

Qual o período da neve em Portugal?

Agora que você já sabe onde ver neve em Portugal, é necessário ter o conhecimento de qual período neva por lá, haja vista que não é o ano todo que isso acontece e você precisa ficar sempre atento a previsão do tempo.

Quanto a esse respeito, saiba que de dezembro a meados de março é a temporada do inverno. Então, é durante esses meses que haverá mais chances de nevar. Portanto, vá entre esse período.

No entanto, de todos os locais que citamos no texto, é na Serra da Estrela que você vai ter mais chances de ver neve ao longo de diversos dias do inverno.

Mesmo porque, como já citado, trata-se do local mais alto de Portugal. E mesmo as partes mais baixas da Serra possuem neve nos dias de temperaturas mais frias.

Sendo assim, ao visitar a Serra da Estrela no Verão, é bem provável que você perceba que a água das trilhas e cachoeiras possuem uma temperatura bem mais baixa.

Outra curiosidade é que a altitude é a responsável pela importância que a Serra da Estrela tem no abastecimento de águas das cidades de Lisboa e Coimbra. Inclusive, suas nascentes alimentam os rios Mondego, Tejo e Douro.

O conteúdo "Onde ver neve em Portugal" foi feito por Luana Lopo e distribuído por Viagem e Cura na categoria Destinos em .

1

Pode ser do seu interesse

As melhores praias para surfar no brasil

As melhores praias para surfar no brasil

5 praias de nudismo para conhecer no Brasil

5 praias de nudismo para conhecer no Brasil

Como ir à praia sozinha – os melhores lugares, os cuidados e o que levar 

Como ir à praia sozinha – os melhores lugares, os cuidados e o que levar 

Ebook gratuito: Guia de sobrevivência para viajar sozinha

Ebook gratuito: Guia de sobrevivência para viajar sozinha

Quanto custa uma viagem para Disney?

Quanto custa uma viagem para Disney?

Descubra qual melhor resort para crianças no Brasil

Descubra qual melhor resort para crianças no Brasil