Porto Portugal o que fazer

Principais Pontos Turísticos em Porto (Portugal)

Quando se trata de Portugal, a capital Lisboa recebe indiscutivelmente mais turistas. Mas o viajante experiente sabe há muito tempo que a pequena cidade irmã do Porto está repleta de seus próprios encantos imperdíveis. Por isso, descubra quais os principais pontos turísticos em Porto, ou seja, o que fazer nessa pequena jóia situada no norte de Portugal.

O tamanho modesto do Porto facilita a navegação, o que, por sua vez, significa que você pode visitar facilmente mais de uma das dez principais atrações em um dia. Dê um mergulho em uma piscina deslumbrante, fotografe uma estação de trem que vale a pena visitar por si só ou simplesmente se satisfaça com o lindo rio Douro e a megalítica ponte de ferro Dom Luís I que se estende até Gaia. 

Se você está procurando por algum tipo de moradia em Portugal, a Portugal Golden Visa, que é um programa de visto de residência permanente em Portugal, através de investimento imobiliário ou em fundos, oferece mais facilidade em todo o processo de compra de casas e apartamentos no exterior e vale a pena dar uma conferida.

Vamos ver abaixo, os principais pontos turísticos em Porto:

Torre dos Clérigos: o que fazer em Porto Portugal

Está ornamentada torre sineira de 75 metros, que vigia com amor a cidade do Porto, é sem dúvida a silhueta mais icônica da cidade. Foi inaugurada em 1763 e é abençoada com uma bela barragem de motivos barrocos graças ao seu designer italiano Nicolau Nasoni. 

Dada a sua posição de destaque, você pode ter uma vista incrível de 360° da cidade do topo, mas terá que subir 225 degraus para chegar lá.

Jardins do Palácio de Cristal

Ao pesquisar este parque no Google, se você se deparar com um monte de dinossauros de fibra de vidro, então você está no Crystal Palace errado. Apesar da falta de modelos pré-históricos, esses jardins são um pouco mais exóticos do que Londres tem a oferecer. 

Este paraíso verdejante, não só tem um labirinto de caminhos, vias navegáveis ​​arborizadas, topiaria esculpida e um enorme pavilhão abobadado (tudo graças ao paisagista alemão Emile David), mas também tem vista para o rio Douro. Vale a pena a caminhada até lá.

Serra do Pilar: principais pontos turísticos em Porto Portugal

A Serra do Pilar é uma colina cortada acima do rio Douro do lado de Gaia. Não precisamos nem dizer, a vista é espetacular, especialmente ao pôr do sol. Visite o mosteiro do século XIII para saber mais sobre os quatro sítios do Património Mundial na região norte de Portugal: os centros históricos do Porto e Guimarães, a região vinícola do Douro e o Parque Arqueológico do Côa.

Caves do Vinho do Porto

A cidade irmã do Porto, Gaia, tem praias e as famosas caves do vinho do Porto. São lindíssimos, com visitas guiadas que te ensinam a história das coisas e as características distintivas de cada casta (existem muitas variedades de vinho do Porto). 

Afinal, todo passeio tem um final feliz: uma degustação do Porto. Dessa forma, aconselho as Caves Sandeman (Largo Miguel Bombarda, 3; as de chapéu de capa preta), que incluem um museu; Taylor’s (Rua do Choupelo, 250), bem como o conceituado restaurante: O Barão de Fladgate; e Cockburn’s (Rua Serpa Pinto, 346), onde pode desfrutar de um piquenique com algumas deliciosas iguarias portuguesas.

Quer saber o que fazer em Lisboa?! Leia também o post Principais pontos turísticos de Lisboa.

Livraria Lello

Em uma lista sobre os principais pontos turísticos em Porto, Portugal, não poderia faltar uma das livrarias mais famosas do mundo, ou seja, a livraria Lello.

Inicialmente, destaco que o jornal The Guardian e o site de viagens Lonely Planet escolheram esta como a terceira livraria mais bonita do mundo. Com mais de um século, Lello é uma pérola art nouveau com detalhes góticos, vitrais e uma fabulosa escada vermelha, que dizem ter inspirado a de Hogwarts (JK Rowling já viveu no Porto). 

Por isso, fãs de Harry Potter: vá direto para cá imediatamente. Há tantos visitantes hoje em dia que agora você é cobrado para entrar, mas isso é descontado de qualquer compra. Muitos passeios vão para a Livraria Lello.

Sé do Porto

A Sé do Porto é a igreja mais importante da cidade. Construída nos séculos XII e XIII, é um monumento nacional. Aprecie o claustro gótico, os frescos da capela, a escultura de Teixeira Lopes no batistério e o retrato medieval de Nossa Senhora de Vandoma, padroeira da cidade. 

Quando os locais falam da ‘Sé’, não se referem apenas à catedral: o nome aplica-se também à zona histórica no coração do Porto.  

Estação Ferroviária de São Bento

A estação de trem clássica é um meio para um fim: é para onde você vai como forma de chegar a outro lugar. E vamos ser sinceros, a maioria das estações de trem não são exatamente ótimos lugares para passar o tempo (embora superem as salas de embarque dos aeroportos). 

A Estação de São Bento é diferente e deve sempre estar em sua lista sobre o que fazer no Porto, em Portugal.. Este antigo convento combina uma fachada Belle Époque com um interior icônico decorado com 20.000 azulejos pintados. O artista Jorge Colaço adornou as paredes com imagens da história do país, incluindo oportunamente cenas da vida cotidiana e meios de transporte. Só não fique tão preso em ficar boquiaberto se você tropeçar em um passageiro. Esta movimentada estação também funciona como ligação a Miramar, Braga, Guimarães e outros destinos populares.

Foz

Foz é quase uma minicidade dentro do Porto. No século XIX era uma estância balnear onde os britânicos e os portugueses passavam férias. Hoje em dia, visite-o pelas suas praias (várias delas com bandeira azul), esplanadas à beira-mar (experimente os da Praia da Luz e os iBar’s, situados entre as rochas), ou um passeio ao sol pela Avenida do Brasil com sua vista para o Atlântico. 

Perto está o Forte do Queijo, a Fonte do Passeio Alegre, o Farol de Felgueiras, o Molhe Molhe e a Foz Velha (parte mais pitoresca do concelho). Você pode comer muito bem por aqui: experimente o restaurante homônimo do chef Pedro Lemos, Casa Vasco, Cafeína ou um hambúrguer no Peebz.

Esses são alguns locais que temos certeza que você não vai se arrepender ao conhecer em Portugal. Sendo assim, arrume suas malas e vá para esse lindo país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com