melhores cidades de portugal

10 melhores cidades em Portugal para visitar

Muito se fala o quanto Portugal é um país gostoso de conhecer e, para quem é brasileiro, há algumas facilidades. Afinal de contas, como compartilhamos a mesma língua, isso acaba tornando as coisas muito mais fáceis. Contudo, antes de viajar para lá, é importante fazer uma boa pesquisa sobre o que fazer lá, não é verdade? Em razão disso, no artigo de hoje, iremos falar sobre as melhores 10 cidades que você precisa conhecer em Portugal.

É verdade que o país não é muito grande, no entanto, algumas pessoas ainda podem ficar um pouco confuso a respeito de quais locais devem conhecer.

Fora isso, não podemos deixar de falar que não é porque o país é pequeno que ele não tem variedade ou opções do que fazer, mas muito pelo contrário. Na verdade, há várias alternativas de lazer e, por esse motivo, iremos falar sobre as cidades que você precisa conhecer em Portugal. Confira!

Quer saber o que fazer em Lisboa?! Leia também o post Principais pontos turísticos de Lisboa.

10 cidades que você precisa conhecer em Portugal

Vai viajar para Portugal, e está no processo de criar o seu roteiro? A verdade é que o país é muito rico em cultura e há várias opções do que fazer e inúmeros pontos turísticos importantes para toda a humanidade. Por conta disso, é possível que você se sinta um pouco confuso de quais locais conhecer.

É bem provável que a capital, Lisboa, já esteja nos seus planos, haja vista que é a principal rota dos turistas. No entanto, a verdade é que há várias outras cidades que também valem a pena a sua visita, uma vez que tem opções bem interessantes.

Quando viajamos para um país novo, é normal pensarmos que a grande maioria das coisas ocorrem na capital. E, apesar de às vezes isso ser mesmo verdade, há cidades um pouco mais afastadas que também merecem a sua atenção, e com Portugal não é diferente.

Então, se você pretende passar uma temporada no país, é de suma importância que você saiba as cidades que precisa conhecer em Portugal. Sendo assim, para conferir a nossa seleção, sem mais delongas, é só conferir os tópicos abaixo.

Lisboa

o que fazer em Lisboa
Foto por Luana Lôpo. Reprodução proibida

Não podemos deixar de iniciar essa lista falando da capital, haja vista que é o principal destino da grande parte dos turistas. Trata-se de uma cidade muito encantadora, haja vista que possui belas paisagens, mirantes e inúmeros pontos turísticos.

Fora isso, a cidade de Lisboa tem várias opções de lazer como parques e jardins. Ademais, a cidade é conhecida por ser a capital mais segura de toda a Europa e, além de tudo, tem um ótimo sistema de transporte público, o que vai facilitar bastante para você.

O clima é um ponto que agrada muitas pessoas, uma vez que a temperatura média anual é de 18°C, mais ou menos. Os invernos costumam ser bem mais curtos, enquanto os verões são longos e quentes, ideal para quem gosta de praia, por exemplo.

Vai visitar Lisboa com os pequenos? Leia também o post o que fazer em Lisboa com crianças.

Porto

Logo após Lisboa, Porto é uma das cidades que mais agradam os turistas. Inclusive, há alguns que até preferem essa cidade do que a capital, e motivos para isso é o que não falta. Em suma, Porto é um dos municípios mais bonitos e alegres.

E isso acontece porque, além de sua imensa diversidade de atrações culturais e de lazer, Porto também possui algumas praias. Ademais, a cidade é o segundo maior centro econômico do país, o que faz com que o local receba constantes inovações.

Fora tudo isso, Porto ainda foi eleita por três vezes como o melhor destino turístico europeu. Sendo assim, fica muito mais fácil imaginar o motivo de essa ser uma das cidades que você precisa conhecer em Portugal.

Viajar é o sonho de todo mundo, mas viajar e se endividar por isso pode virar um pesadelo. Quer evitar esses tipos de perrengue? Leia o post Planejamento Financeiro para viagens.

Coimbra

Quando se fala de Coimbra, a primeira coisa que passa na cabeça de muitas pessoas é em relação às universidades. E, de fato, a cidade abriga a respeitada Universidade de Coimbra, que é uma das mais antigas do mundo, com cerca de 700 anos.

Mas, fora isso, a cidade possui um ótimo sistema de transporte público, capaz de facilitar a vida de qualquer turista. No entanto, estamos falando de uma cidade relativamente pequena, com cerca de 145 mil habitantes.

Ou seja, isso quer dizer que, ao viajar para o local, você não vai ter muita dificuldade ou pegar trânsito e filas para conhecer os principais pontos turísticos da cidade. Ademais, Coimbra tem uma cultura muito pulsante e com edifícios históricos para visitar.

Braga

melhores cidades portuguesas para visitar
Foto por Luana Lôpo. Reprodução proibida

Essa é uma cidade que nos faz voltar a época imperial, devido a sua arquitetura encantadora. Trata-se de uma região que inspira história, capaz de deixar qualquer um sem fôlego. Fora isso, Braga tem eventos anuais que são imperdíveis.

E, se você quer uma opção mais calma para turistas, com certeza essa é a cidade mais indicada. Afinal de contas, Braga reúne cerca de 180 mil habitantes, onde a grande parte deles são idosos e aposentados. Ou seja, trata-se de um lugar muito tranquilo.

Ademais, é uma cidade que fica próxima do Porto, mas que tem um custo muito mais baixo. Lá, há vários pontos turísticos indispensáveis, como palácios, castelos, ruínas pré-históricas e da idade média, museus, teatros, jardins e várias outras coisas.

Vai viajar sozinha e não sabe para onde ir?! Leia também o post Top 10 lugares para viajar sozinha no exterior 

Guimarães

Essa é uma outra cidade que remete a uma região antiga e medieval. Inclusive, o seu centro histórico é tido, pela UNESCO, como Patrimônio Cultural da Humanidade. Ou seja, a cidade tem um peso gigante para todo o mundo.

Ademais, a cidade tem por volta de 160 mil habitantes, o que também faz dela uma região mais tranquila. E, apesar de ter um transporte público, grande parte das coisas podem ser feitas a pé, o que vai lhe gerar muitas economias.

Aveiro

cidades para visitar em portugal
Foto por Luana Lôpo. Reprodução proibida

Conhecida como a “Veneza portuguesa”, Aveiro é uma cidade que encanta devido aos seus canais navegáveis e barcos moliceiros, o que lembra muito as glândulas de Veneza. O local tem cerca de 80 mil habitantes, o que não vai lhe render problemas para conhecer os pontos turísticos.

Fora isso, o custo de turistar na cidade é bem baixo, em comparação com as demais regiões como Lisboa. Ademais, o grande ponto positivo a respeito de Aveiro é o fato de possuir algumas praias, o que é ideal para matar a saudade do mar.

Viseu

Viseu é uma das cidades famosas por ter a melhor qualidade de vida de Portugal. Inclusive, a região já ocupou rankings internacionais nesse quesito. Mas, fora esses detalhes, a cidade tem cerca de 100 mil habitantes, o que a torna bem tranquila.

Ademais, é uma cidade com muitos espaços verdes e um centro histórico muito bem preservado. E, por ser uma cidade um pouco mais afastada, ela costuma ter um custo de vida muito mais inferior que as demais, como Lisboa e Coimbra, por exemplo.

Partimão

O turismo é muito forte nessa região e, por conta disso, essa é uma das cidades que você precisa conhecer em Portugal. O local é cercado por praias paradisíacas, com um mar transparente e protegido por uma falésia enorme.

E, por ter um clima mediterrâneo, o sol está presente na grande parte dos dias, com verões longos e um inverno mais curto. Fora isso, em Portimão há importantes centros de esportes aquáticos e náuticos, o que pode lhe render experiências incríveis.

Sintra

cidades portuguesas quais conhecer
Foto por Luana Lôpo. Reprodução proibida

Em comparação com as demais, Sintra já é uma cidade um pouco maior, haja vista que tem mais de 350 mil habitantes. Fora isso, ela fica a apenas 30km de Lisboa, que dá por volta de 40 minutos de trem, o que é ótimo para quem quer praticar turismos em ambas as cidades.

Em suma, Sintra é uma vila medieval, a qual é considerada um Patrimônio Mundial pela UNESCO. A região ainda é repleta de palácios e castelos, fora que a cidade é regada de muita arquitetura grandiosa. Inclusive, esse é o principal motivo por trazer milhares de turistas à cidade.

Dentre as suas construções, uma que não podemos deixar de citar é a Quinta da Regaleira, que é uma espécie de torre invertida. Ou seja, é uma construção que desce a 27 metros dentro do solo, como se fosse um poço. E, à medida que descem as escadarias, há algumas alamedas com estátuas gregas e obras ocultas da ordem dos cavaleiros templários.

Cascais

Que tal conhecer uma cidade litorânea de Portugal? Se você está disposto a essa experiência, com certeza essa é a cidade mais indicada. Situada a apenas 30km de Lisboa, Cascais tem pouco mais de 210 mil habitantes, o que faz ser chamada de “Riviera Portuguesa”.

Trata-se de uma região com muitas passagens de tirar o fôlego e praias de um azul cristalino. Fora isso, o clima costuma ser bem agradável, haja vista que tem uma média de 260 dias sem chuvas durante o ano, e os dias costumam ser bem ensolarados.

Se você está planejando uma viagem e quer um Roteiro de Viagem Personalizado, contrate uma personal Travel Desgin. Quer saber mais?! Leia o post Roteiros Personalizados!

Por fim, você ainda ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo ou aproveite e compartilhe a sua experiência. Vou adorar saber mais.

Enfim, se quiser conferir outras dicas sobre as 10 melhores cidades para visitar em Portugal, ou quer saber mais sobre outros destinos nacionais e internacionais, deixe o seu comentário aqui embaixo. Quem sabe este pode ser o próximo post, não é?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com