o'que é jet lag

Jet lag: o que significa

Viajar para o exterior é o sonho de muita gente, mas durante o planejamento da viagem muitas vezes esquecemos um pequeno detalhe: o fuso horário. Por conta do fuso horário muitas vezes o seu destino final está horas na frente/atrás da sua partida e essa diferença de horário causa sensações desagradáveis ao nosso organismo. Essas sensações são comumente chamadas de Jet Lag. Por isso, enquanto eu me recupero e faço a adaptação do meu corpo ao fuso horário europeu, superando o Jet lag, vou te contar o que significa, bem como dar dicas para evitar que os efeitos do Jet Lag atrapalhem a sua viagem.

Felizmente, existem truques para se recuperar mais rapidamente do Jet lag e que possibilitam você aproveitar o seu destino final mais rapidamente. Neste artigo, falaremos sobre as principais dicas para limitar os efeitos em seu corpo.

A forma de viajar vem mudando. Cada dia que passa o turismo de massa é substituído por viagens com significados. Quer aprender mais sobre o tema? Recomendo a leitura do post Slow Travel: uma nova forma de viajar. 

O que é Jet Lag

Antes de seguir com as dicas para aprender a se recuperar do jet lag, é importante conhecer a causa.

O corpo humano vive o ritmo do seu relógio interno, que por sua vez tem como base a alternância natural entre o dia e a noite. Mas quando se viaja para o exterior, o nosso relógio biológico pode sofrer uma mini pane por umas horas/dias, uma vez que em um diferente fuso horário a alternância entre o dia e a noite pode ser bem diferente ao que estamos acostumados.

Por exemplo, para aqueles que sonham em viajar para a Ásia, devem levar em consideração que quando no Brasil é dia, lá é noite e vice-versa. Ou seja, é completamente o oposto ao que estamos acostumados.

Portanto, será necessário algum tempo para sincronizar com esse novo ritmo de alternância entre as fases diurna e noturna. Em algumas pessoas mais sensíveis, o jet lag pode causar incômodos mentais e físicos.

Os principais efeitos são insônia, fadiga aumentada, dores de cabeça ou dores musculares e articulares.

Por esse e outros motivos, é importante que você sempre viaje com o seu seguro viagem, ainda que não seja obrigatório para aquele destino. Entenda os benefícios do seguro viagem!

Você está planejando fazer uma viajar sozinha?! Leia também o Guia completo para te ajudar a planejar a sua viagem solo!

Como minimizar os efeitos do Jet lag

Prevenção

Prepare-se ante mesmo de sair da sua casa! Afinal, o bom e velho ditado já nos ensina: é melhor previnir do que remediar. E agora que você ja sabe o que é Jet Lag e o que ele significa, poderá se previnir de forma mais fácil.

A primeira dica para se recuperar mais rapidamente do jet lag é se preparar antes mesmo de pisar os pés no aeroporto. O objetivo é se adaptar à mudança futura antes de sair do conforto da sua casa.

Para isso, pode ser interessante mudar seus horários de sono em uma ou duas horas. Para uma viagem ao continente americano, é melhor começar o dia mais tarde e dormir mais tarde.

Por outro lado, você terá que acordar mais cedo e ir para a cama mais cedo para uma viagem à Ásia. Se não for possível adotar esse novo hábito, é importante não atrasar no sono antes da partida, pois isso tornará ainda mais complicada a adaptação ao novo fuso horário.

Finalmente, pode ser necessário comer antes de embarcar no avião, a fim de dormir um pouco durante a viagem e, assim, chegar mais descansado.

Descansar durante o voo

Durante o voo, você poderá tentar reduzir os efeitos do Jetlag de uma forma bem simples: descansar. Eu sei que nem sempre é possível, muitas pessoas não conseguem dormir no avião ou ao menos relaxar. Mas quanto mais você consegue descansar e relaxar, melhor estará o seu corpo para enfrentar um fuso estranho.

Durante um dia de voo, basta uma soneca. Para um voo noturno, o melhor é dormir durante à noite toda. Por isso, é importante pensar em levar uma máscara para os olhos, um travesseiro e tampões para os ouvidos.

Quanto à refeição, é melhor comer antes de sair. A bordo, você pode fazer um lanche leve no início do voo ou na chegada.

Economizar nunca é demais, né?! E já imaginou economizar bastante no seu transporte até o destino sonhado?! Leia também os posts:

Onde achar passagens aéreas baratas: Google Flights Voos

Passagem barata de ônibus: Buser e FlixBus

Como Ganhar Milhas aéreas

Expor-se à luz solar para se recuperar do jet lag

Depois de chegar ao seu destino, é importante sincronizar com a hora local. Agora que você já sabe o que é Jet lag e o que ele significa, saiba que a luz do sol é fundamental. Para fazer isso, você deve ficar acordado até a hora de dormir no fuso local, mesmo que isso seja difícil.

Você também deve saber que a luz natural tem efeitos positivos no jet lag. Portanto, é aconselhável tomar um banho de sol muito cedo durante a viagem para seguir o ritmo local caso você esteja indo para o Oriente.

Por outro lado, o ideal é que você se exponha à luz solar durante à tarde enquanto viaja pelo continente americano para adiar a hora de dormir.

Hidratação é fundamental

A água é antes de tudo a fonte de hidratação mais importante do corpo. Serve como lubrificante para as articulações e os olhos e permite a atividade neurológica do cérebro, bem como a eliminação de toxinas responsáveis, entre outras coisas, pela fadiga.

Portanto, hidrate-se mais para se recuperar do Jetlag e aproveitar melhor a sua viagem.

Ao longo do dia, perdemos água de diferentes formas: urina, suor, respiração; e as perdas são ainda maiores durante a atividade física. Por isso, é essencial beber bastante água, pelo menos dois litros por dia.

Você vai fazer a sua primeira viagem internacional? Veja como tirar o passaporte brasileiro.

Respire e medite

Respirar é a melhor forma de recuperação do corpo. Muitas vezes nos sentimos cansados no final do dia porque não recebemos respiramos oxigênio suficiente. Você tem separado um tempo para observar sua respiração durante o dia? E durante os efeitos do Jet Lag isso é fundamental, o que significa que você terá que observar bem de perto como você está respirando

Nós tendemos a respirar no peito, e essa respiração ineficiente que nos permite encher apenas 30% de nossos pulmões pode causar um acúmulo de toxinas e limitar a oxigenação das células.

Para se recuperar melhor, o ideal é favorecer a respiração do tipo abdominal. Essa respiração proporciona relaxamento profundo e tonifica o corpo.

Para fazer isso, sente-se confortavelmente em uma cadeira ou levante-se, comece exalando pela boca como se estivesse soprando a chama de uma vela, depois inspire pelo nariz e mande o ar para o abdômen (a barriga incha).

Sendo assim, faça esse exercício por vários ciclos, com o objetivo de prolongar a respiração e ter uma expiração mais longa do que a inspiração.

Faça alongamento

O alongamento mobilizará as articulações e aumentará a circulação sanguínea para promover a eliminação de resíduos. Eles permitirão um retorno ao equilíbrio, e assim você poderá se recuperar de uma viagem rapidamente.

Se você passar a maior parte do seu dia sentado (a) e meios de transporte, por exemplo, pode esticar as costas. Sentando confortavelmente em sua cadeira, com as costas retas, inspire, levante os braços verticalmente, dedos entrelaçados, segurando o ar, estique as costas para cima e solte por expiração.

Ao inspirar, estique os braços para a frente enquanto cruza os dedos; ao expirar, rode as costas inteiras empurrando os braços para a frente. O Jet lag pode te deixar com fortes dores musculares, o que significa que os exercícios de alongamento te farão muito bem.

Os alongamentos já fazem parte da minha rotina com fibromialgia e durante as viagens eles são extremamente fundamentais.

Faça exercícios

Fazer atividades físicas e esportivas quando estiver cansado, com dores nas pernas ou nas costas pode parecer contraditório, certo?!

Mas uma das coisas que eu aprendi na prática é que o exercício é fundamental na recuperação e prevenção de algumas dores.

No entanto, se você fizer da forma correta, com a intensidade correta, a prática de atividade físicas após o dia de viagem pode ser uma fonte de relaxamento e prazer, graças aos hormônios do bem-estar que ela libera.

Para a fadiga física, ioga, ginástica leve, natação ou até caminhadas podem ajudar a harmonizar seu corpo e proporcionar-lhe bem-estar. Relaxar, fazer intervalos regulares, fazer uma dieta equilibrada e dormir bem também são necessários para uma boa recuperação.

Elimine a tensão muscular após o voo

Não foi possível encontrar uma posição confortável em um avião lotado? Quando você dorme pouco ou mal, os músculos ficam tensos.

Além de uma massagem simples, que você pode fazer em um massagista na cidade de destino, você deve estender todas as articulações: pescoço, pelve, coluna vertebral. Nenhuma tensão resiste às mãos de um especialista. Quando você voltar, não hesite em marcar uma consulta com seu massagista favorito.

Ou, de preferência, tente fazer assim que chegar ao destino!

Com essas dicas, você pode ter certeza de que fará uma viagem mais tranquila e conseguirá se recuperar de uma viagem de forma bem mais rápida!

Por fim, não se esqueça de que para fazer uma viagem internacional, é imprescindível viajar com um seguro viagem.

Como se recuperar de um jet lag no retorno ao Brasil

Quando você volta de viagem, há outras formas para se recuperar do jet lag mais rapidamente. O ideal é ter pelo menos dois dias de descanso antes de retornar ao trabalho para encontrar o ritmo de volta. Por isso, eu sempre retorno das minhas viagens um pouco antes do final das férias, uma vez que assim eu consigo me adaptar e me recuperar bem.

Ao retornar de uma viagem ao Oriente, é aconselhável não praticar esportes e não ser exposto à luz pela manhã. O objetivo é não despertar o organismo cedo demais.

Por outro lado, você deve estar exposto ao sol o mais rápido possível e praticar alguns esportes de volta de uma viagem para o Ocidente.

Após um dia de trabalho, a fadiga física e intelectual estará muito presente no seu corpo, podendo até afetar sua noite ou seus dias de descanso.

Esse cansaço, sem uma boa recuperação, pode afetar sua produtividade e desempenho. Portanto, é essencial estabelecer intervalos regulares durante e no final do seu dia.

Por fim, você ainda ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo ou aproveite e compartilhe a sua experiência. Vou adorar saber mais.

Se quiser conferir outras dicas de viagem ou quer saber mais sobre outros destinos nacionais e internacionais, deixe o seu comentário aqui embaixo. Quem sabe este pode ser o próximo post, não é?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com