como achar passagem aérea barata

Onde achar passagens aéreas baratas: Google Flights (Google Voo)

Viajar de avião possui muitas vantagens. Além de ser mais cômodo que um ônibus, por exemplo, ele chega com muito mais rapidez ao seu destino. Contudo, apesar de todos os benefícios, é fato que, na grande maioria dos casos, trata-se de algo um pouco caro. Mas você sabia que é possível encontrar viagens baratas no Google Flights Voos? É sobre onde achar passagens aéreas baratas no google voo que iremos falar neste artigo.

O Google Flighs, ou Google Voo, como também pode ser chamado, é uma espécie de ferramenta que visa facilitar o encontro de viagens aéreas baratas. E, falando sério, para quem gosta de viajar, não existe notícia melhor do que essa! Portanto, para conferir mais a respeito desse assunto, é só conferir os próximos parágrafos.

Você sonha em viajar, mas tem medo? Leia também o post O que te impede de realizar seus sonhos e descubra como vencer seus medos.

Por que as passagens aéreas são caras?

O motivo mais óbvio é pelo fato de as viagens aéreas serem mais caras do que as demais, é pelo fato de oferecer um serviço com mais vantagens em alguns aspectos, quando se compara com outras modalidades.

Se uma viagem de ônibus leva X horas para ser completada, de avião pode levar menos da metade desse tempo. E essa agilidade, querendo ou não, tem um custo. Ademais, quando você viaja de carro ou ônibus, você se obriga a ficar quase que imóvel durante horas e isso cansa, né?!

Ainda que você descanse durante a viagem, ou que o ônibus seja semi-leito, dormir nessas posições nem sempre são confortáveis. Fora isso, não se pode deixar de citar o fato de que, a depender do local que você vai, a estrada é apresentará buracos ou curvas, o que tornará a viagem um tanto que desagradável.

Ou seja, você se submete a alguns riscos e falta de conforto. E como forma de “compensar”, os valores não são tão exorbitantes. Agora, se você for parar para analisar, dentro de um avião essas coisas não acontecem.

A viagem é muito mais curta, você passa menos tempo dentro de um ambiente fechado, não há problemas com estradas ruins nem nada do tipo. Fora isso, o conforto costuma ser maior. Sendo assim, é normal se esperar que esse serviço, por ser superior, deve ser mais caro.

Além disso, soma-se ao fato que os custos para a empresa aérea de fazer um avião decolar é superior ao necessário para colocar um carro ou ônibus na estrada, sendo esse custo repassado diretamente aos consumidores.

Você está planejando fazer uma viajar sozinha?! Leia também o Guia completo para te ajudar a planejar a sua viagem solo!

O que determina o preço das passagens aéreas?

google flight voo

Certo, você entendeu um dos motivos de, naturalmente, os preços cobrados pelas companhias aéreas serem maiores. Contudo, com certeza você já deve ter percebido que há uma oscilação grande nesse setor. Mas você entende o motivo?

De acordo com alguns dados, os preços das passagens subiram um pouco mais de 56% nos últimos 12 meses. Ou seja, é a quarta maior inflação do período, sendo um dos maiores preços visto desde os últimos anos.

É claro que a pandemia fez com que os preços aumentassem. Afinal, as companhias aéreas precisam se recuperar do prejuízo. No entanto, apenas esse fato não justifica o aumento. Na realidade, uma das coisas que determina o preço das passagens, é a matéria-prima. Ou seja, aquilo que é essencial para o avião alçar voo.

A querosene de avião, por exemplo, teve alta de 91,7% no segundo trimestre. Fora isso, outras peças para manutenção também subiram de preço. Mediante a esse assunto, torna-se ainda mais necessário procurar por alternativas de passagens aéreas baratas. E é por isso que iremos falar do Google Flights Voos.

Você vai fazer a sua primeira viagem internacional? Veja como tirar o passaporte brasileiro.

Quando os preços voltarão ao normal?

Que os valores estão em alta é fato. Contudo, você sabe dizer quando tudo vai voltar ao normal? De acordo com alguns estudos, estima-se que a solução para tudo isso irá chegar apenas em 2023, já que 2022 tende a ser um pouco complexo.

O final da pandemia ainda é incerto. Além disso, com o final da pandemia, será preciso todo um trabalho para que as coisas se estabilizem e voltem ao normal.

Fora isso, para que haja essa solução, é preciso retomar toda a malha aérea de trajetos internacionais, que são os responsáveis por trazer essa estabilização.

Nesse ponto, recentemente já tivemos algumas mudanças importantes, tendo em vista que já houve abertura de fronteiras dos Estados Unidos e da Argentina, por exemplo, ainda que seja apenas para quem já está imunizado. 

Os voos internacionais costumam ser mais caros e é essa parte que traz rentabilidade as empresas. Sendo assim, as coisas irão voltar ao normal à medida que a fronteira para outros países forem se abrindo.

A forma de viajar vem mudando. Cada dia que passa o turismo de massa é substituído por viagens com significados. Quer aprender mais sobre o tema? Recomendo a leitura do post Slow Travel: uma nova forma de viajar. 

Onde comprar passagens aéreas baratas?

Diante dessa alta de preços, é normal que você queira saber como e onde comprar passagens aéreas que sejam mais baratas, ou que ao menos possuam um preço mais justo e acessível. E, como você pôde ver, as expectativas dizem que as coisas irão se normalizar apenas no ano de 2023.

Por isso, é ainda mais importante obter alguns recursos e saber como fazer para comprar passagens mais baratas. Uma das ótimas opções é o Google Flights, e iremos falar sobre ele logo a seguir, no tópico abaixo.

Você está começando o planejamento e o roteiro de uma viagem? Não deixe de ler o post Como fazer o planejamento de uma viagem online.

O que é o Google Flights/ Google Voo

O Google Flights, também conhecido como Google voo, é uma das formas de conseguir encontrar a passagem que melhor se encaixa com aquilo que você está procurando. Ademais, nas suas buscas, já estará contido todas as taxas e impostos. Sendo assim é uma ótima alternativa para economizar na sua viagem.

Um dos princípios para economizar na passagem aérea é procurar pelas opções. No entanto, mesmo que seja algo necessário, é inegável afirmar que isso demanda umas boas horas de pesquisa. Afinal de contas, quando você faz cotação em diversos sites diferentes, a probabilidade é que você consiga encontrar o melhor custo.

Sendo assim, não seria muito mais simples se existisse um site que mostrasse todas as passagens existentes, de todas as companhias aéreas, referente ao destino que você selecionou? Pois é esse o intuito do Google Flight Voo!

Trata-se de um site de buscas que tende a mostrar todos os resultados, categorizados por sessões. Você pode filtrar pelas mais baratas, com menos escalas, de uma determinada companhia aérea etc. Isso vai te poupar MUITO trabalho.

Ainda que pareça uma ideia inovadora, saiba que essa ferramenta existe desde 2011, ela apenas não é tão explorada. 

google flight voo

Como o Google Flights funciona?

Ainda que ele mostre todos os resultados referente a sua pesquisa, não podemos deixar de frisar que ele não é um site de compra e venda. Ou seja, ao encontrar a passagem com o melhor custo-benefício para o seu perfil, você não conseguirá fazer a compra direto daquela tela. O Google voo funcionará como um otimizador de busca entre os sites de compra e venda de voos.

O intuito do Google Flights Voos é apenas mostrar todas as opções de voos das companhias aéreas. Ou seja, reunir tudo de uma maneira organizada, para facilitar as coisas para você. No entanto, para comprar a sua passagem, você deve se deslocar até o site da companhia.

Mas, em alguns casos, ao clicar na opção desejada, o Google Voos pode te direcionar direto para a empresa aérea e, daí sim, você faz a sua reserva. Isso também ajuda a poupar tempo.

Quer aprender algumas palavras básicas para não passar perrengue na viagem? Leia também:

75 frases em inglês para viagem com tradução

50 frases em francês para viagem

 

Como usar o Google Flights Voos?

É bem simples e intuitivo. A ferramenta é bem semelhante aos layouts mais comuns das empresas aéreas, mas com diversas outras ferramentas. Se você já utilizou algum site de empresa aérea, provavelmente, não terá dificuldade para se adaptar.

Primeiro, você deve digitar os dados para que o site faça a busca da sua passagem. Ou seja, você deve ter a data da viagem, quantidade de pessoas, cidade origem e destino e coisas desse tipo. Depois é só apertar para fazer a busca.

Em seguida, é só avaliar os resultados que serão obtidos e, caso queira, você pode filtrar melhor os resultados. Isso vai lhe ajudar e encontrar o voo mais adequado para você, com o melhor custo-benefício. Ele vale tanto para voos nacionais quanto os internacionais.

Google Flights e aeroportos próximos

O sistema do Google Flights Voos é bem inteligente. Sendo assim, ele consta com algumas funções bastante interessantes. Em alguns casos, quando você opta pelo aeroporto mais próximo de você, isso pode baratear os custos.

E é por esse motivo que, ao fazer as suas buscas, o Google Flights Voo permite que você escolha até 5 aeroportos na mesma pesquisa. Dessa forma, você consegue obter com mais precisão sobre qual vale mais a pena.

Mas lembre-se que você deve considerar a taxa para se deslocar do seu local até o aeroporto, e do aeroporto até o local em que você ficará hospedado. Então, nem sempre o mais próximo da sua casa é o que vale mais em conta.

Google Flights: pesquisas sem destinos

Para mim, uma das maiores funcionalidades do Google Flights Voos é poder selecionar apenas o destino de chegada/saída e no outro colocar alguma região, país ou mesmo o mundo.

O buscador irá te mostrar os valores de todos os voos e você poderá programar sua viagem de férias de acordo com os valores das passagens aéreas.

Eu já programei uma Eurotrip inteira com base no Google Flights Voo. Para escolha do meu voo internacional eu comecei a pesquisa com Brasil – Europa. Durante a pesquisa, a melhor porta de entrada foi Portugal.

Após definir minha entrada na Europa, comecei a pesquisar o país que eu estaria (não somente a cidade) e Europa, obtendo a informação dos valores, eu fui decidindo os lugares que eu iria naquela viagem. O que tornou minha viagem muito mais barata.

Você gostaria de ter mais experiências incríveis nas suas viagens e torná-las ainda mais significativas? Leia também o post Como ter uma experiência de viagem única.

Google Voos: pesquisas sem data definida

Da mesma forma que dá para deixar em aberto o local de destino, é possível fazer pesquisas no Google Flights de voos sem colocar a data de embarque.

Você poderá filtrar por mês ou até mesmo solicitar que ele te informe qual mês aquela passagem sonhada está com o menor preço. Dessa forma, se você tiver flexibilidade em marcar a data da sua viagem, conseguirá garantir preços infinitamente inferiores.

Criação de alertas com Google Flights

Sabe aquele período em que você nota que a oscilação de preços está maior do que o comum? Nesses casos, é normal que, uma hora ou outra, o preço despenque, ou que pelo menos vá para um valor mais acessível.

Nesse caso, não seria ótimo uma opção de criar alarme, para que você fique sabendo das variações no preço? Então, assim que fizer a sua pesquisa e selecionar as datas no google flights voos, não se esqueça de ativar a função “rastrear preços”.

Ao fazer isso, você receberá por e-mail as informações referentes às variações de preços do valor da passagem do período em que você selecionou. Essa é outra função que também irá facilitar o seu trabalho.

Valor das bagagens

Se você quer comprar o serviço de bagagem extra, também seria legal se, ao fazer as suas pesquisas, essa informação estivesse bem visível, não é verdade? Mas, no Google Flights Voos, isso acontece! Ele sinaliza se o valor consta ou não com a bagagem.

Se você está planejando uma viagem e quer um Roteiro de Viagem Personalizado, contrate uma personal Travel Desgin. Quer saber mais?! Leia o post Roteiros Personalizados!

Por fim, você ainda ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo ou aproveite e compartilhe a sua experiência. Vou adorar saber mais.

Enfim, se quiser conferir outras dicas sobre praias onde achar passagem aérea barata, sobre google voo, ou quer saber mais sobre outros destinos nacionais e internacionais, deixe o seu comentário aqui embaixo. Quem sabe este pode ser o próximo post, não é?

E se curtiu as dicas sobre o Google Flights Voos e Onde achar passagem aérea barata, compartilhe com as amigas. 

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com