pontos turísticos em Roma

O que fazer em Roma em 4 dias

Você vai visitar Roma em 4 dias e ainda não sabe o que visitar primeiro?  Eu criei um roteiro ideal para você que vai passar 4 dias na cidade eterna e ainda não sabe o que visitar ou como organizar os principais pontos turísticos de Roma nos seus dias de viagem. 

Sendo assim, convido você a descobrir tudo o que você precisa saber para organizar bem sua estadia e visitar Roma em 4 dias.

Você está planejando fazer uma viajar sozinha?! Leia também o Guia completo para te ajudar a planejar a sua viagem solo!

O que fazer em Roma em 4 dias – Primeiro dia: visita ao centro histórico de Roma

Se você quer saber o que fazer em Roma em 4 dias, a primeira coisa que eu te digo é: não perca tempo. Afinal, a cidade é um verdadeiro Museu ao ar livre e são muitas atrações imperdíveis para conhecer.

Dito isto, vamos lá!

Que tal descobrir o centro histórico e alguns dos principais pontos turísticos nesse primeiro dia em Roma? 

Está planejando sua primeira viagem internacional? Veja como tirar o passaporte brasileiro.

A sugestão e a organização das atrações foram pensadas no deslocamento, para que ocorra de forma natural, de um local para o outro. Lembrando que o roteiro sugerido pode ser feito ao contrário. Além disso, você poderá alterar a ordem dos dias de viagem de acordo com os ingressos encontrados. 

pontos turísticos da itália
Comemoração na Itália.

Pontos turísticos visitados no primeiro dia em Roma: o que fazer em Roma em 4 dias

・Praça de Espanha

・Via Condotti

・Fontana di Trevi

・Panteão (Pantheon) e a Praça da Rotonda

・Piazza Navona

Praça de Espanha

Roma o que fazer
Piazza di Spagna (Praça de Espanha), Roma, Itália.

Ponto de partida para este primeiro dia no centro histórico de Roma, a Piazza di Spagna está localizada ao pé de uma escadaria monumental que conduz à Igreja da Trindade dos Montes. No topo da escada está também o Obelisco da Trindade das Montanhas, um obelisco egípcio de 13 metros de altura, que foi transportado para Roma no século III.

Esta praça com um típico ambiente romano é uma das mais populares da cidade. Em particular, você encontrará bares e sorveterias, e poderá admirar a fonte barcaccia, obra de Pietro Bernini, o pai de Bernini.

Um dos passeios mais apreciados pelos turistas em Roma é assistir ao pôr do sol da Piazza di Spagna. Mas vale lembrar que atualmente é proibido sentar nas escadarias, o que pode resultar em uma multa de 150 euros ou em uma multa de 400 euros (caso o turista provoque algum dano ao monumento).

Via Condotti: o que fazer em Roma em 4 dias

Via Condotti é uma das ruas que levam a Piazza di Spagna. 

Se você está procurando boutiques de luxo e grandes designers italianos esta é a rua perfeita para fazer suas compras (ou apenas apreciar as vitrines). 

Além disso, continuando seu caminho em direção à Fontana di Trevi, você entrará na Via del Corso, uma rua onde também encontrará muitos grandes nomes de estilistas e algumas lojas a preços mais acessíveis.

Fontana de Trevi

o que fazer em Roma em 4 dias
Fontana di Trevi em Roma, Itália

Ainda em Roma, você poderá esticar um pouco o seu passeio até a Piazza di Trevi para conhecer a Fontana di Trevi, uma das fontes mais incríveis do mundo.

Imortalizada por Fellini em “La Dolce Vita”, a Fontana de Trevi é, sem dúvidas, a mais bela e a mais famosa fontana da capital italiana. 

Os mais supersticiosos querem jogar uma moeda para garantir o seu pedido. Mas você sabe qual o modo certo para isso?! Depende do seu pedido! Deverá sempre se virar de costas e jogar a(s) moeda(s) por cima dos ombros. Para cada pedido, uma quantidade específica de moedas.

* 01 moeda: retornar em Roma

* 02 moedas: achar um amor 💕

* 03 moedas: se casar com a pessoa amada

Diariamente são recolhidos, em média, €3.000,00 (isso mesmo, três mil euros) jogados por turistas na Fontana. 

Mas você deve estar se perguntando: para onde vai o dinheiro que jogam na fonte? Todos os dias, funcionários da prefeitura de Roma recolhem o dinheiro que é doado para instituições de caridade.

O que fazer em Roma em 4 dias: Panteão (Pantheon) e a Praça da Rotonda

Caminhando por cerca de dez minutos desde a Fontana di Trevi, você chegará ao Panteão, situado na Piazza della Rotonda, outro lugar imperdível em Roma. 

Este antigo edifício religioso,, abriga, entre outras coisas, o túmulo do pintor Rafael e dois reis italianos, Humberto I e Vittorio Emanuelle II, símbolo da unificação italiana.

Construído no século 1 aC, este templo dedicado aos deuses romanos e sua cúpula impressionante ainda hoje testemunham as façanhas que os arquitetos da Roma antiga foram capazes de realizar.

O Panteão celebra as missas  aos sábados, às 17h e aos domingos às 10h30.

Piazza Navona

4 dias em roma o que fazer
Piazza Navona, Roma, Itália

Depois de descobrir o Panteão, você pode caminhar até a Piazza Navona em apenas 5 minutos, que será a última parada neste primeiro dia. 

Esta é a maior praça de Roma, que é particularmente famosa pelas três fontes que aqui se pode admirar: a Fonte dos Quatro Rios, a Fonte de Neptuno e a Fonte do Mouro.

Ao redor da praça, você pode encontrar muitos bares e restaurantes com terraço, onde pode sentar e relaxar após um dia agitado.

Para terminar o dia, encontre um pequeno bar para um aperitivo ou um restaurante para desfrutar dos últimos raios de sol antes de chegar ao hotel. 

Além disso, se ainda não sabe onde dormir em Roma, aconselho-o a escolher a hospedagem em um bairro bastante central para não perder tempo com transportes públicos.

O que fazer em Roma em 4 dias –  Segundo dia: a descoberta da Roma antiga

Durante a sua estadia, você também pode passar um dia visitando alguns dos locais que fizeram de Roma a capital do mundo durante a antiguidade.

Se você, assim como eu, é um apaixonado por história, pode preparar o lencinho e o coração porque esse dia de passeios guarda grandes emoções.

Coliseu: O que fazer em Roma em 4 dias

roteiro de viagem roma
Coliseu, Roma, Itália. Conhecer esse famoso ponto turístico foi uma das maiores emoções da minha vida de viajante.

Este gigantesco anfiteatro oval localizado no centro de Roma é o maior que foi construído durante a época do Império Romano. Pode acomodar 50.000 pessoas. É também o melhor testemunho dessa época que ainda sobrevive até hoje.

Mesmo após 2.000 anos da sua construção, o Coliseu de Roma ainda é hoje o verdadeiro emblema da cidade. Tanto é que em 2007 se tornou uma das novas 7 maravilhas do mundo. 

Para mim foi um dos locais que já visitei no mundo que mais mexeu comigo emocionalmente. A sensação de estar ali presente em um local com tanta história me trouxe emoções indescritíveis. 

Foi uma das melhores visitas a pontos turísticos de toda a minha vida. Por quantas vezes eu tiver a oportunidade de voltar em Roma, eu voltarei no Coliseu. Para visitar o Coliseu, por outro lado, você terá que reservar seus ingressos com antecedência, é imprescindível planejar um horário com antecedência, principalmente se não quiser enfrentar filas gigantescas.

Monte Palatino e o Fórum Romano: O que fazer em Roma em 4 dias

Roma pontos turísticos
Fórum Romano, Roma, Itália.

Ao lado do Coliseu, você pode descobrir o Monte Palatino e o Fórum Romano. O Monte Palatino é uma das 7 colinas de Roma.

 Lá você pode visitar um jardim muito bonito, que abriga as ruínas dos palácios dos imperadores romanos. Neste jardim, você também poderá desfrutar de uma vista muito bonita da cidade.

O Fórum Romano é outro local que reúne muitas ruínas. Este lugar foi o centro de Roma nos tempos antigos, então você pode descobrir os restos de templos e importantes edifícios administrativos aqui.

O Fórum Romano foi outro local que mexeu demais comigo e me arrependi de não ter separado mais tempo para a visita. Assim, se você puder visitá-lo com a calma necessária, eu te digo: o faça.São locais em que, para mim, foi preciso digerir os sentimentos vividos ali. 

Por isso, eu deixei o dia por conta dos dois principais pontos turísticos da Roma antiga.

Caso você ainda queira fazer algum outro local, vou sugerir os Museus Capitolinos. 

Você sabia que é possível percorrer estradas romanas em Portugal? Leia também Parque Nacional Peneda Geres: um tesouro escondido no Norte de Portugal.

Ingressos para visitar o Coliseu, Monte Palatino e Fórum Romano

Existem duas plataformas que eu utilizo demais em minhas viagens internacionais para comprar, de forma antecipada, os ingressos de atrações turísticas concorridas (muitos com a opção fura fila), além de tours e passeios turísticos:  Getyourguide* e o Civitatis.com*. 

Ao clicar nos links acima você será redirecionado diretamente para comprar os ingressos do Coliseu, Monte Palatino e Fórum Romano.

*As empresas são parceiras do blog. Ao reservar por estes links você não pagará nada a mais e ajudará a manter esse blog funcionando.

Museus Capitolinos

Caminhando por cerca de dez minutos do Fórum Romano, você chegará na Piazza del Campidoglio, no Monte Capitolino. Grande parte desta praça foi projetada por Michelangelo. 

Este local não é propriamente antigo, mas pode encontrar alguns dos museus mais importantes de Roma, onde estão expostos os mais preciosos vestígios da antiguidade, inclusive abrigam a estátua da Loba Capitolina, símbolo da origem de Roma

Um fator curioso é que os Museus Capitolinos são uns dos mais antigos do mundo, fundados em 1471. 

Ingressos para visitar os Museus Capitolinos

Existem duas plataformas que eu utilizo demais em minhas viagens internacionais para comprar, de forma antecipada, os ingressos de atrações turísticas concorridas (muitos com a opção fura fila), além de tours e passeios turísticos:  Getyourguide* e o Civitatis.com*. 

Ao clicar nos links acima você será redirecionado diretamente para comprar os ingressos dos Museus Capitolinos.

*As empresas são parceiras do blog. Ao reservar por estes links você não pagará nada a mais e ajudará a manter esse blog funcionando.

O que fazer em Roma em 4 dias – Terceiro dia: o Vaticano

Você pode se perguntar aqui se um dia inteiro não é muito para conhecer o Vaticano e eu te digo que não.Embora o Vaticano seja o segundo menor país do mundo, um dia certamente não será muito longo para descobrir suas principais atrações 

Este estado, que fica bem no centro de Roma, e é a sede da Igreja Católica, deve constar no seu roteiro do o que fazer em Roma em 4 dias, ainda que você não seja Católico.

Conhecer o Vaticano é conhecer a história do mundo moderno. Além disso, seus museus guardam obras de arte dos mais consagrados artistas italianos.

Se você procura mais opções de Turismo Religioso, leia também o post Dicas de Viagem para Israel: um guia completo.

O que conhecer no Vaticano

Praça de São Pedro

Esta praça é, obviamente, o lugar emblemático do Vaticano. É aqui que acontecem as missas dadas pelo Papa. O enorme pátio trapezoidal da Praça de São Pedro foi projetado para acomodar grandes reuniões de peregrinos. Ao redor da praça, 140 estátuas de santos zelam pelos fiéis.

A visita à Praça de São Pedro é gratuita.

Basílica de São Pedro

o que fazer no vaticano
Basílica de São Pedro, Vaticano.

Localizada na praça de mesmo nome, a Basílica de São Pedro é o edifício religioso mais importante da Igreja Católica. É muito difícil transmitir a beleza e a imensidão deste lugar por escrito. 

Por dentro e por fora, esta basílica é sem dúvida um dos edifícios mais impressionantes que eu já pude ver pelo mundo. 

Nenhuma viagem a Roma poderia ser verdadeiramente bem-sucedida se você não dedicar tempo para explorar os muitos tesouros escondidos nesta basílica, a cúpula, o tesouro de São Pedro e as cavernas do Vaticano.

A visita à Basílica de São Pedro é gratuita, mas normalmente as filas são enormes e você acaba perdendo um tempo imenso. Minha sugestão é que você contrate um passeio com guia, uma vez que os grupos com guia possuem outro acesso de entrada para a Basílica de São Pedro. Vale a pena cada centavo gasto, uma vez que seu tempo será utilizado para apreciar e conhecer os Museus do Vaticano e à Basílica e não para esperar na fila.

Museus do Vaticano: O que fazer em Roma em 4 dias

Os Museus do Vaticano acolhem quase 7 milhões de visitantes todos os anos! Isso mesmo que você leu. Juntamente com o Coliseu é o ponto turístico em Roma que mais recebe visitantes ao longo do ano.

A visita aos Museus do Vaticano não é gratuita e aconselho você a comprar o ingresso de forma antecipada e com guia, conforme expliquei acima.

Com o ingresso, você poderá visitar vários museus e palácios, como o Pinakothek, a Capela Sistina ou até mesmo os quartos de Rafael.

As coleções de arte expostas nesses museus estão entre as maiores do mundo. Aqui você pode admirar obras de arte da Renascença italiana, obras de arte sacra, bem como objetos que datam do antigo Egito e até obras contemporâneas.

A Capela Sistina e seu mítico afresco de Michelangelo A Criação de Adão, bem como a escadaria de Bramante, são dois dos lugares a serem descobertos sem falta ao visitar os Museus do Vaticano.

Ingressos para visitar os Museus do Vaticano

Existem duas plataformas que eu utilizo demais em minhas viagens internacionais para comprar, de forma antecipada, os ingressos de atrações turísticas concorridas (muitos com a opção fura fila), além de tours e passeios turísticos:  Getyourguide* e o Civitatis.com*. 

Ao clicar nos links acima você será redirecionado diretamente para comprar os ingressos dos Museus do Vaticano.

*As empresas são parceiras do blog. Ao reservar por estes links você não pagará nada a mais e ajudará a manter esse blog funcionando.

O que fazer em Roma em 4 dias – Quarto dia: descubra Roma de forma diferente

Para o último dia da sua estadia e do nosso roteiro O que fazer em Roma em 4 dias, que tal sair dos circuitos habituais e descobrir a capital italiana de uma forma diferente?

Um passeio na Via Appia

Se você quiser aproveitar um pouco de paz e sossego para um belo passeio, da Porta San Sebastiano você pode chegar a uma das estradas pavimentadas mais antigas do mundo: a Via Appia! 

Ao longo deste caminho antigo, você desfrutará de um ambiente bucólico muito agradável e descobrirá muitos vestígios que datam da época do Império Romano, palácios, mausoléus e catacumbas.

Jardins da Villa Borghese e Galleria Borghese

Roma em 4 dias
Jardins da Villa Borghese, Roma, Itália

Apesar da Galleria Borghese estar presente em diversos roteiros turísticos de Roma, os jardins da Villa Borghese nem sempre são citados. 

Eu que sou apaixonada pela natureza, tento sempre incluir ela nos meus programas, mesmo em grandes metrópoles. Afinal, é possível entrar em sintonia com a natureza e ter breves fugas para encontrá-la onde quer que você esteja no mundo.

Ao se permitir desacelerar um pouco, dar uma volta no parque, seja andando ou de bicicleta, sentir o vento no rosto, escutar o barulho dos pássaros, você seguirá o dia se sentindo bem melhor. 

Assim, não visite apenas a Galleria Borghese no quarto dia de viagem a Roma, percorra também por seus jardins.

Está procurando destinos para se conectar com a natureza? Leia também:

O que fazer no vale do Capão

Vale do Capão

Cânions de São Francisco

Pontos turísticos Rio Grande do Sul

 

Ingressos para visitar a Galleria Borghese

Existem duas plataformas que eu utilizo demais em minhas viagens internacionais para comprar, de forma antecipada, os ingressos de atrações turísticas concorridas (muitos com a opção fura fila), além de tours e passeios turísticos:  Getyourguide* e o Civitatis.com*. 

Ao clicar nos links acima você será redirecionado diretamente para comprar os ingressos da Galleria Borghese.

*As empresas são parceiras do blog. Ao reservar por estes links você não pagará nada a mais e ajudará a manter esse blog funcionando.

Trastevere: o que fazer em Roma em 4 dias

Não sei se vocês já escutaram a expressão flanar. Flanar é andar despretensiosamente, sem rumo ou destino certo.

E é exatamente isso que eu te sugiro para fechar seu roteiro de o que fazer em Roma em 4 dias com chave de ouro: flanar pelo Trastevere.

O Trastevere é um dos bairros mais charmosos de Roma e fica localizado às margens do Rio Tibre.

Minha sugestão é que você se perca entre as lindas e charmosas vielas do bairro. Que pare com calma para comer uma boa refeição italiana (os melhores restaurantes que eu fui em Roma ficavam em Trastevere), bem como para tomar um drink (o bairro é animadíssimo pela noite). 

Você irá encontrar pontos turísticos como a Porta Portese e a Basílica de Santa Maria in Trastevere.

Quer ler sobre mais destinos europeus incríveis para flanar por ai? Leia também:

Principais pontos turísticos de Barcelona: atrações imperdíveis

Espero que este post sobre o que fazer em Roma em 4 dias lhe dê algumas ideias se você não souber quais pontos turísticos visitar em Roma, nem organizar as atrações imperdíveis nos dias de viagem.

Se você está planejando uma viagem e quer um Roteiro de Viagem Personalizado, contrate uma personal Travel Desgin. Quer saber mais?! Leia o post Roteiros Personalizados!

Por fim, você ainda ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo ou aproveite e compartilhe a sua experiência. Vou adorar saber mais.

Enfim, se quiser conferir outras dicas sobre praias de nudismo e praias naturistas no Brasil, ou quer saber mais sobre outros destinos nacionais e internacionais, deixe o seu comentário aqui embaixo. Quem sabe este pode ser o próximo post, não é?

 Acima de tudo, tenha em mente uma dica importantíssima: aproveite o tempo presente e aproveite ao máximo todos os pequenos prazeres e momentos agradáveis que a cidade eterna tem para te oferecer. Se você tiver outras sugestões de monumentos para ver ou outros destinos para visitar, não hesite em informar nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com