Você vai visitar Roma em 4 dias e ainda não sabe o que visitar primeiro? Por isso, pensando em você, eu criei um roteiro ideal para você que vai passar 4 dias na cidade eterna e ainda não sabe o que visitar. Além disso, o roteiro irá servir para você que não sabe como organizar os principais pontos turísticos de Roma nos seus dias de viagem.
Sendo assim, convido você a descobrir tudo o que você precisa saber para organizar bem sua estadia e visitar Roma em 4 dias.
Você está planejando fazer uma viajar sozinha?! Leia também o Guia completo para te ajudar a planejar a sua viagem solo!
O que este artigo aborda:
- O que fazer em Roma em 4 dias – Primeiro dia: visita ao centro histórico de Roma
- Pontos turísticos visitados no primeiro dia em Roma: o que fazer em Roma em 4 dias
- Praça de Espanha
- Via Condotti: o que fazer em Roma em 4 dias
- Fontana de Trevi
- O que fazer em Roma em 4 dias: Panteão (Pantheon) e a Praça da Rotonda
- Piazza Navona
- O que fazer em Roma em 4 dias – Segundo dia: a descoberta da Roma antiga
- Coliseu: O que fazer em Roma em 4 dias
- Monte Palatino e o Fórum Romano: O que fazer em Roma em 4 dias
- Ingressos para visitar o Coliseu, Monte Palatino e Fórum Romano
- Museus Capitolinos
- Ingressos para visitar os Museus Capitolinos
- O que fazer em Roma em 4 dias – Terceiro dia: o Vaticano
- O que conhecer no Vaticano
- Praça de São Pedro
- Basílica de São Pedro
- Museus do Vaticano: O que fazer em Roma em 4 dias
- Ingressos para visitar os Museus do Vaticano
- O que fazer em Roma em 4 dias – Quarto dia: descubra Roma de forma diferente
- Um passeio na Via Appia
- Jardins da Villa Borghese e Galleria Borghese
- Ingressos para visitar a Galleria Borghese
- Trastevere: o que fazer em Roma em 4 dias
O que fazer em Roma em 4 dias – Primeiro dia: visita ao centro histórico de Roma
Se você quer saber o que fazer em Roma em 4 dias, a primeira coisa que eu te digo é: não perca tempo. Afinal, a cidade é um verdadeiro Museu ao ar livre e são muitas atrações imperdíveis para conhecer.
Dito isto, vamos lá!
Primeiramente, que tal descobrir o centro histórico e alguns dos principais pontos turísticos nesse primeiro dia em Roma?
Está planejando sua primeira viagem internacional? Veja como tirar o passaporte brasileiro.
A sugestão e a organização das atrações foram pensadas no deslocamento, para que ocorra de forma natural, de um local para o outro. Lembrando que o roteiro sugerido pode ser feito ao contrário. Além disso, você poderá alterar a ordem dos dias de viagem de acordo com os ingressos encontrados.
Pontos turísticos visitados no primeiro dia em Roma: o que fazer em Roma em 4 dias
- Praça de Espanha
- Via Condotti
- Fontana di Trevi
- Panteão (Pantheon) e a Praça da Rotonda
- Piazza Navona
Praça de Espanha
Inicialmente, o [onto de partida para este primeiro dia no centro histórico de Roma, a Piazza di Spagna está localizada ao pé de uma escadaria monumental que conduz à Igreja da Trindade dos Montes.
Além disso, no topo da escada está também o Obelisco da Trindade das Montanhas, um obelisco egípcio de 13 metros de altura, que foi transportado para Roma no século III.
Sendo assim, você observará que esta praça com um típico ambiente romano é uma das mais populares da cidade. Em particular, você encontrará bares e sorveterias, e poderá admirar a Fonte Barcaccia, obra de Pietro Bernini, o pai de Bernini.
Além disso, um dos passeios mais apreciados pelos turistas em Roma é assistir ao pôr do sol da Piazza di Spagna. Mas vale lembrar que atualmente é proibido sentar nas escadarias, o que pode resultar em uma multa de 150 euros ou em uma multa de 400 euros (caso o turista provoque algum dano ao monumento).
Vai viajar para Itália? Leia também Pratos Típicos Italianos: Uma Deliciosa viagem pela comida típica italiana
Via Condotti: o que fazer em Roma em 4 dias
Logo após sair da Piazza di Spagna, chegou a hora de conhecer a Via Condotti. Afinal, a Via Condotti é uma das ruas que levam a Piazza di Spagna.
Por isso, se você está procurando boutiques de luxo e grandes designers italianos esta é a rua perfeita para fazer suas compras (ou apenas apreciar as vitrines).
Além disso, continuando seu caminho em direção à Fontana di Trevi, você entrará na Via del Corso, uma rua onde também encontrará muitos grandes nomes de estilistas e algumas lojas a preços mais acessíveis.
Vai visitar Roma? Não deixe de ler o post Sorveteria tipicamente italiana: descubra onde tomar Gelato Italiano em Roma
Fontana de Trevi
Ainda em Roma, você poderá esticar um pouco o seu passeio até a Piazza di Trevi para conhecer a Fontana di Trevi, uma das fontes mais incríveis do mundo.
Dessa forma, imortalizada por Fellini em “La Dolce Vita”, a Fontana de Trevi é, sem dúvidas, a mais bela e a mais famosa fontana da capital italiana.
Os mais supersticiosos querem jogar uma moeda para garantir o seu pedido. Mas você sabe qual o modo certo para isso?! Depende do seu pedido! Deverá sempre se virar de costas e jogar a(s) moeda(s) por cima dos ombros. Para cada pedido, uma quantidade específica de moedas.
- Para os que decidirem jogar 01 moeda: retornar em Roma
- Já para aqueles que jogaram 02 moedas: achar um amor 💕
- Por fim, aos que jogarem 03 moedas: se casar com a pessoa amada
Por conta disso, diariamente são recolhidos, em média, €3.000,00 (isso mesmo, três mil euros) jogados por turistas na Fontana.
Mas você deve estar se perguntando: para onde vai o dinheiro que jogam na fonte? Todos os dias, funcionários da prefeitura de Roma recolhem o dinheiro que é doado para instituições de caridade.
O que fazer em Roma em 4 dias: Panteão (Pantheon) e a Praça da Rotonda
Logo após sair da Fontana de Trevi e seguir caminhando por cerca de dez minutos, você chegará ao Panteão, situado na Piazza della Rotonda, outro lugar imperdível em Roma.
Este antigo edifício religioso, abriga, entre outras coisas, o túmulo do pintor Rafael e dois reis italianos, Humberto I e Vittorio Emanuelle II, símbolo da unificação italiana.
Além disso, construído no século 1 aC, este templo dedicado aos deuses romanos e sua cúpula impressionante ainda hoje testemunham as façanhas que os arquitetos da Roma antiga foram capazes de realizar.
Destaca-se, ainda, que o Panteão ainda permanece celebrando Missas. Por isso, caso queira ver alguma delas, deverá observar os horários: aos sábados, às 17h e aos domingos às 10h30.
Piazza Navona
Depois de descobrir o Panteão, você pode caminhar até a Piazza Navona em apenas 5 minutos, que será a última parada neste primeiro dia.
Esta é a maior praça de Roma, que é particularmente famosa pelas três fontes que aqui se pode admirar: a Fonte dos Quatro Rios, a Fonte de Neptuno e a Fonte do Mouro.
Ao redor da praça, você pode encontrar muitos bares e restaurantes com terraço, onde pode sentar e relaxar após um dia agitado.
Para terminar o dia, encontre um pequeno bar para um aperitivo ou um restaurante para desfrutar dos últimos raios de sol antes de chegar ao hotel.
Além disso, se ainda não sabe onde dormir em Roma, aconselho-o a escolher a hospedagem em um bairro bastante central para não perder tempo com transportes públicos.
Vai visitar Roma? Leia também o post 3 Principais museus de Roma e Vaticano
O que fazer em Roma em 4 dias – Segundo dia: a descoberta da Roma antiga
Durante a sua estadia, você também pode passar um dia visitando alguns dos locais que fizeram de Roma a capital do mundo durante a antiguidade.
Se você, assim como eu, é um apaixonado por história, pode preparar o lencinho e o coração porque esse dia de passeios guarda grandes emoções.
Coliseu: O que fazer em Roma em 4 dias
Este gigantesco anfiteatro oval localizado no centro de Roma é o maior que foi construído durante a época do Império Romano. Pode acomodar 50.000 pessoas. É também o melhor testemunho dessa época que ainda sobrevive até hoje.
Mesmo após 2.000 anos da sua construção, o Coliseu de Roma ainda é hoje o verdadeiro emblema da cidade. Tanto é que em 2007 se tornou uma das novas 7 maravilhas do mundo.
Para mim foi um dos locais que já visitei no mundo que mais mexeu comigo emocionalmente. A sensação de estar ali presente em um local com tanta história me trouxe emoções indescritíveis.
Foi uma das melhores visitas a pontos turísticos de toda a minha vida. Por quantas vezes eu tiver a oportunidade de voltar em Roma, eu voltarei no Coliseu. Para visitar o Coliseu, por outro lado, você terá que reservar seus ingressos com antecedência, é imprescindível planejar um horário com antecedência, principalmente se não quiser enfrentar filas gigantescas.
Monte Palatino e o Fórum Romano: O que fazer em Roma em 4 dias
Ao lado do Coliseu, você pode descobrir o Monte Palatino e o Fórum Romano. O Monte Palatino é uma das 7 colinas de Roma.
Lá você pode visitar um jardim muito bonito, que abriga as ruínas dos palácios dos imperadores romanos. Neste jardim, você também poderá desfrutar de uma vista muito bonita da cidade.
O Fórum Romano é outro local que reúne muitas ruínas. Este lugar foi o centro de Roma nos tempos antigos, então você pode descobrir os restos de templos e importantes edifícios administrativos aqui.
O Fórum Romano foi outro local que mexeu demais comigo e me arrependi de não ter separado mais tempo para a visita. Assim, se você puder visitá-lo com a calma necessária, eu te digo: o faça.São locais em que, para mim, foi preciso digerir os sentimentos vividos ali.
Por isso, eu deixei o dia por conta dos dois principais pontos turísticos da Roma antiga.
Caso você ainda queira fazer algum outro local, vou sugerir os Museus Capitolinos.
Você sabia que é possível percorrer estradas romanas em Portugal? Leia também Parque Nacional Peneda Geres: um tesouro escondido no Norte de Portugal.
Ingressos para visitar o Coliseu, Monte Palatino e Fórum Romano
Existem duas plataformas que eu utilizo demais em minhas viagens internacionais para comprar, de forma antecipada, os ingressos de atrações turísticas concorridas (muitos com a opção fura fila), além de tours e passeios turísticos: Getyourguide* e o Civitatis.com*.
Por isso, Ao clicar nos links acima você será redirecionado diretamente para comprar os ingressos do Coliseu, Monte Palatino e Fórum Romano.
*As empresas são parceiras do blog. Sendo assim, ao reservar por estes links você não pagará nada a mais e ajudará a manter esse blog funcionando.
Museus Capitolinos
Caminhando por cerca de dez minutos do Fórum Romano, você chegará na Piazza del Campidoglio, no Monte Capitolino. Grande parte desta praça foi projetada por Michelangelo.
Este local não é propriamente antigo, mas pode encontrar alguns dos museus mais importantes de Roma, onde estão expostos os mais preciosos vestígios da antiguidade, inclusive abrigam a estátua da Loba Capitolina, símbolo da origem de Roma
Um fator curioso é que os Museus Capitolinos são uns dos mais antigos do mundo, fundados em 1471.
Ingressos para visitar os Museus Capitolinos
Existem duas plataformas que eu utilizo demais em minhas viagens internacionais para comprar, de forma antecipada, os ingressos de atrações turísticas concorridas (muitos com a opção fura fila), além de tours e passeios turísticos: Getyourguide* e o Civitatis.com*.
Ao clicar nos links acima você será redirecionado diretamente para comprar os ingressos dos Museus Capitolinos.
*As empresas são parceiras do blog. Ao reservar por estes links você não pagará nada a mais e ajudará a manter esse blog funcionando.
O que fazer em Roma em 4 dias – Terceiro dia: o Vaticano
Você pode se perguntar aqui se um dia inteiro não é muito para conhecer o Vaticano e eu te digo que não.Embora o Vaticano seja o segundo menor país do mundo, um dia certamente não será muito longo para descobrir suas principais atrações
Este estado, que fica bem no centro de Roma, e é a sede da Igreja Católica, deve constar no seu roteiro do o que fazer em Roma em 4 dias, ainda que você não seja Católico.
Conhecer o Vaticano é conhecer a história do mundo moderno. Além disso, seus museus guardam obras de arte dos mais consagrados artistas italianos.
Se você procura mais opções de Turismo Religioso, leia também o post Dicas de Viagem para Israel: um guia completo.
O que conhecer no Vaticano
Praça de São Pedro
Esta praça é, obviamente, o lugar emblemático do Vaticano. É aqui que acontecem as missas dadas pelo Papa. O enorme pátio trapezoidal da Praça de São Pedro foi projetado para acomodar grandes reuniões de peregrinos. Ao redor da praça, 140 estátuas de santos zelam pelos fiéis.
A visita à Praça de São Pedro é gratuita.
Basílica de São Pedro
Localizada na praça de mesmo nome, a Basílica de São Pedro é o edifício religioso mais importante da Igreja Católica. É muito difícil transmitir a beleza e a imensidão deste lugar por escrito.
Por dentro e por fora, esta basílica é sem dúvida um dos edifícios mais impressionantes que eu já pude ver pelo mundo.
Nenhuma viagem a Roma poderia ser verdadeiramente bem-sucedida se você não dedicar tempo para explorar os muitos tesouros escondidos nesta basílica, a cúpula, o tesouro de São Pedro e as cavernas do Vaticano.
A visita à Basílica de São Pedro é gratuita, mas normalmente as filas são enormes e você acaba perdendo um tempo imenso. Minha sugestão é que você contrate um passeio com guia, uma vez que os grupos com guia possuem outro acesso de entrada para a Basílica de São Pedro. Vale a pena cada centavo gasto, uma vez que seu tempo será utilizado para apreciar e conhecer os Museus do Vaticano e à Basílica e não para esperar na fila.
Museus do Vaticano: O que fazer em Roma em 4 dias
Os Museus do Vaticano acolhem quase 7 milhões de visitantes todos os anos! Isso mesmo que você leu. Juntamente com o Coliseu é o ponto turístico em Roma que mais recebe visitantes ao longo do ano.
A visita aos Museus do Vaticano não é gratuita e aconselho você a comprar o ingresso de forma antecipada e com guia, conforme expliquei acima.
Com o ingresso, você poderá visitar vários museus e palácios, como o Pinakothek, a Capela Sistina ou até mesmo os quartos de Rafael.
As coleções de arte expostas nesses museus estão entre as maiores do mundo. Aqui você pode admirar obras de arte da Renascença italiana, obras de arte sacra, bem como objetos que datam do antigo Egito e até obras contemporâneas.
A Capela Sistina e seu mítico afresco de Michelangelo A Criação de Adão, bem como a escadaria de Bramante, são dois dos lugares a serem descobertos sem falta ao visitar os Museus do Vaticano.
Ingressos para visitar os Museus do Vaticano
Existem duas plataformas que eu utilizo demais em minhas viagens internacionais para comprar, de forma antecipada, os ingressos de atrações turísticas concorridas (muitos com a opção fura fila), além de tours e passeios turísticos: Getyourguide* e o Civitatis.com*.
Por isso, ao clicar nos links acima você será redirecionado diretamente para comprar os ingressos dos Museus do Vaticano.
*As empresas são parceiras do blog. Sendo assim, ao reservar por estes links você não pagará nada a mais e ajudará a manter esse blog funcionando.
O que fazer em Roma em 4 dias – Quarto dia: descubra Roma de forma diferente
Finalmente, chegamos ao final do nosso roteiro. Por isso, para o último dia da sua estadia e do nosso roteiro O que fazer em Roma em 4 dias, que tal sair dos circuitos habituais e descobrir a capital italiana de uma forma diferente?
Um passeio na Via Appia
Se você quiser aproveitar um pouco de paz e sossego para um belo passeio, da Porta San Sebastiano você pode chegar a uma das estradas pavimentadas mais antigas do mundo: a Via Appia!
Ao longo deste caminho antigo, você desfrutará de um ambiente bucólico muito agradável e descobrirá muitos vestígios que datam da época do Império Romano, palácios, mausoléus e catacumbas.
Jardins da Villa Borghese e Galleria Borghese
Apesar da Galleria Borghese estar presente em diversos roteiros turísticos de Roma, os jardins da Villa Borghese nem sempre são citados.
Eu que sou apaixonada pela natureza, tento sempre incluir ela nos meus programas, mesmo em grandes metrópoles. Afinal, é possível entrar em sintonia com a natureza e ter breves fugas para encontrá-la onde quer que você esteja no mundo.
Além disso, ao se permitir desacelerar um pouco, dar uma volta no parque, seja andando ou de bicicleta, sentir o vento no rosto, escutar o barulho dos pássaros, você seguirá o dia se sentindo bem melhor.
Assim, não visite apenas a Galleria Borghese no quarto dia de viagem a Roma, percorra também por seus jardins.
Ingressos para visitar a Galleria Borghese
Além disso, existem duas plataformas que eu utilizo demais em minhas viagens internacionais para comprar, de forma antecipada, os ingressos de atrações turísticas concorridas (muitos com a opção fura fila), além de tours e passeios turísticos: Getyourguide* e o Civitatis.com*.
Por isso, ao clicar nos links acima você será redirecionado diretamente para comprar os ingressos da Galleria Borghese.
*As empresas são parceiras do blog. Sendo assim, ao reservar por estes links você não pagará nada a mais e ajudará a manter esse blog funcionando.
Trastevere: o que fazer em Roma em 4 dias
Não sei se vocês já escutaram a expressão flanar. Flanar é andar despretensiosamente, sem rumo ou destino certo.
E é exatamente isso que eu te sugiro para fechar seu roteiro de o que fazer em Roma em 4 dias com chave de ouro: flanar pelo Trastevere.
Além disso, o Trastevere é um dos bairros mais charmosos de Roma e fica localizado às margens do Rio Tibre.
Por isso, minha sugestão é que você se perca entre as lindas e charmosas vielas do bairro. Que pare com calma para comer uma boa refeição italiana (os melhores restaurantes que eu fui em Roma ficavam em Trastevere), bem como para tomar um drink (o bairro é animadíssimo pela noite).
Você irá encontrar pontos turísticos como a Porta Portese e a Basílica de Santa Maria in Trastevere.
Espero que este post sobre o que fazer em Roma em 4 dias lhe dê algumas ideias se você não souber quais pontos turísticos visitar em Roma, nem organizar as atrações imperdíveis nos dias de viagem.
Se você está planejando uma viagem e quer um Roteiro de Viagem Personalizado, contrate uma personal Travel Desgin. Quer saber mais?! Leia o post Roteiros Personalizados!
Por fim, você ainda ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo ou aproveite e compartilhe a sua experiência. Vou adorar saber mais.
Acima de tudo, tenha em mente uma dica importantíssima: aproveite o tempo presente e aproveite ao máximo todos os pequenos prazeres e momentos agradáveis que a cidade eterna tem para te oferecer. Se você tiver outras sugestões de monumentos para ver ou outros destinos para visitar, não hesite em informar nos comentários.