Comece a planejar sua viagem agora com descontos imperdíveis

HOTÉIS

turismo ecológico

Turismo ecológico: conceitos, curiosidades e como integrar viagem e natureza

Hotéis

O Turismo ecológico é uma modalidade de turismo sustentável que tem ganhado cada vez mais adeptos em todo o mundo devido a alguns pontos importantes. Entre eles, estão a preservação da natureza, a integração com o meio ambiente e uma consciência de responsabilidade ambiental.

Também conhecido por ecoturismo, o turismo ecológico já movimenta milhões de pessoas ao redor do mundo e só tem motivos para crescer.

Mas você sabe exatamente o que é turismo ecológico e de que forma pode aproveitar melhor a experiência de viajar e estar na natureza, ao mesmo tempo?

Pois antes de separar sua mala, contratar um seguro viagem e escolher seu destino favorito, confira o artigo exclusivo que trouxemos sobre o assunto. Boa leitura!

Está planejando uma trilha raiz? Veja a lista completa do que você precisa saber para acampar .

O que é turismo ecológico

O Turismo ecológico é aquele que utiliza do patrimônio natural e da cultura de determinado local para incentivar sua conservação e a integração entre homem e natureza, de modo sustentável. Ou seja, muito mais do que relacionar a prática de viajar às belezas naturais, ele propõe uma reflexão sobre todo o contexto onde o meio ambiente precisa de cuidados e de um uso consciente de seus espaços.

Em resumo, é possível estabelecer 4 condições básicas para que se possa considerar um passeio ou atividade como parte de Turismo ecológico. São elas:

  • Respeito às condições naturais como clima, paisagem e relevo do local;
  • Respeito à população local onde o ecoturismo está sendo praticado;
  • Envolvimento socioeconômico da comunidade local, de forma a gerar renda e emprego sem interferência negativa no espaço;
  • Interação educativa e conservação do meio ambiente.

Curiosidades sobre o turismo ecológico no Brasil

De acordo com pesquisas realizadas em Davos, na Suíça, o Brasil é o primeiro país no ranking mundial de Turismo de aventura. Além disso, também estamos entre as principais potências mundiais quando o assunto é Turismo ecológico. Isso porque a biodiversidade nacional oferece desde patrimônios como Amazônia, Pantanal e Mata Atlântica, até cachoeiras, cânions, cataratas, rios, lagos, praias e montanhas.

Segundo o Ministério do Turismo, 1 a cada 5 visitantes estrangeiros vêm ao Brasil com motivação pelo turismo ecológico. 

Além disso, eles costumam gastar uma média do dobro dos visitantes tradicionais. Em outras palavras, isso indica uma alternativa que ainda pode ser ampliada no país.

O próprio Fórum Econômico Mundial (WEF) confirma isso, ao colocar o Brasil como 1° numa lista sobre recursos naturais no planeta.

Atualmente, o turismo ecológico movimenta mais de 70 milhões de dólares no país e tem uma taxa de crescimento entre 15 a 25% anual. Ou seja, em média o dobro do turismo tradicional.

Viajar é o sonho de todo mundo, mas viajar e se endividar por isso pode virar um pesadelo. Quer evitar esses tipos de perrengue? Leia o post Planejamento Financeiro para viagens.

Diferenças entre o turismo tradicional e o turismo ecológico

A principal diferença entre o turismo tradicional e o turismo ecológico está na forma como o turista se relaciona com o espaço. Ou seja, enquanto no turismo tradicional a intenção é sempre contemplar, no ecoturismo a experiência permite o contato.

Além disso, ao envolver prioritariamente a comunidade local, o ecoturismo promove educação ambiental. Dessa forma, ele é capaz de criar estruturas mais sustentáveis e complexas, tanto para o meio ambiente quanto para as relações humanas.

Com isso, não dizemos que o turismo ecológico é melhor do que a forma tradicional de turismo. Apenas apresentamos sua importância para o futuro dos ecossistemas e, junto a ele, do ser humano como sociedade.

Além disso, o turismo híbrido – que envolve o modo tradicional de turismo com o turismo ecológico – é uma opção muito comum para diversas viagens. Com isso, o turista passa a alternar experiências mais imersivas com conhecimentos que não exigem maior interação.

A forma de viajar vem mudando. Cada dia que passa o turismo de massa é substituído por viagens com significados. Quer aprender mais sobre o tema? Recomendo a leitura do post Slow Travel: uma nova forma de viajar. 

Principais atividades para praticar em um turismo voltado para a ecologia

Devido às suas diversas possibilidades de lazer e diversão, o turismo ecológico oferece atividades que englobam todos os públicos. Entre as principais estão:

  • Acampamento: com ou sem estrutura de equipamentos específicos, acampar propõe um passeio com menor infraestrutura e maior contato com práticas mais rudimentares;
  • Caminhada: pode ser realizada em trilhas ou caminhos abertos e exige calçados confortáveis e roupas leves;
  • Cavalgada: Uma excelente opção para quem não quer ou pode caminhar, ou ainda irá percorrer longas distâncias. Além disso, a presença de um animal domesticado pode criar uma interação única para os amantes de bichos;
  • Ciclismo: em grupo ou sozinho, exige um bom preparo físico e pode proporcionar vistas incríveis entre montanhas ou estradas;
  • Escalada, rapel e montanhismo: são 3 modalidades distintas mas bastante indicadas para quem procura mais aventura. Aqui, a exigência de melhor condicionamento físico é primordial e o recomendável é a presença de um especialista;
  • Mergulho e descida de botes: Duas das mais comuns atividades praticadas na água, são alternativas interessantes no turismo ecológico, principalmente para amantes de ambientes aquáticos.

Quer conhecer um pouco mais sobre a Chapada Diamantina? Leia também os posts:
Vale do Capão

O que fazer no Vale do Capão

Onde comer no Vale do Capão

5 destinos para turismo ecológico  no Brasil imperdíveis

Mesmo que seja difícil elencar apenas 5 entre os mais incríveis lugares para os adeptos do ecoturismo no Brasil, pode-se destacar os seguintes:

  • Bonito (MS): É um dos destinos mais famosos e tradicionais e aposta em paisagens de tirar o fôlego para encantar os turistas. Por exemplo, cachoeiras de águas límpidas, cavernas submersas e corredeiras em rios com beleza exuberante;
  • Carrancas (MG): E se falamos em cachoeiras, um dos pontos turísticos mais incensados de Minas Gerais é a pequena cidade de Carrancas. Por lá, é possível apreciar quedas d’água majestosas, além de praticar esportes como mergulho e escalada;
  • Brotas (SP): por sua vez, o estado de São Paulo aparece na lista com uma cidade famosa por esportes radicais como rapel e tirolesa;
  • Amazônia: no Brasil, ela ocupa uma área em 8 estados e corresponde a 59% de nosso território. Ou seja, é impossível definir apenas um destino. Além disso, a maior floresta tropical do mundo também abrange 9 países e possui fauna e flora únicos;
  • Jalapão (TO): Por último, temos um espaço indicado para quem quer conhecer montanhas e paisagens naturais e ter uma experiência imersiva em um local completamente preservado.

Como o turismo ecológico se relaciona com a educação ambiental

Por representar diretamente uma proposição sustentável e respeitosa com os diferentes ecossistemas, o turismo ecológico se torna importante na educação ambiental. Isso porque ele foca em práticas que não causam impactos no meio ambiente e, dessa forma, o preserva.

A partir disso, é possível estimular a preservação entre crianças, adultos e idosos, de modo a conscientizar sobre essa interação entre homem e meio ambiente.

De acordo com especialistas da área ambiental, o ecoturismo é essencial para atribuir valor a serviços ambientais. Além disso, através dele é possível estimular comportamentos sociais que afetam todos, como por exemplo, a reciclagem de lixo, o consumo consciente da água e até mesmo o respeito às plantas e animais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • FLIXBUS

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com