Comece a planejar sua viagem agora com descontos imperdíveis

HOTÉIS

dicas para viajar de forma sustentável

Viagem sustentável: como minimizar seu impacto social e ambiental

Hotéis

Ao falar de viagem sustentável, muita gente logo imagina aquelas viagens à praia ou lugares montanhosos. No entanto, ter esses destinos no seu roteiro de viagem não quer dizer aplicar hábitos sustentáveis.

O que estamos querendo dizer aqui é algo mais sério. Você sabe como diminuir os impactos ambientais em suas viagens? Afinal, de nada adianta bater aquela foto clássica à beira-mar e não se preocupar com a sustentabilidade.

A forma de viajar vem mudando. Cada dia que passa o turismo de massa é substituído por viagens com significados. Quer aprender mais sobre o tema? Recomendo a leitura do post Slow Travel: uma nova forma de viajar. 

Essa é uma pauta que, a cada ano que passa, tem conquistado muita relevância. Inclusive, diversas empresas já começaram a criar novos modelos para diminuir o impacto social e ambiental.

Nós temos a responsabilidade de deixar o sistema saudável para as futuras gerações. Mas, para que isso se torne uma realidade, é essencial incrementar algumas ações saudáveis.

Mas como diminuir o impacto social e ambiental? Algumas pequenas dicas fazem a grande diferença, em especial quando um grupo se preocupa em fazer. Quer saber mais sobre o assunto? Então é só conferir o artigo.

O que é uma viagem sustentável?

Antes de tudo, você precisa saber o que é uma viagem sustentável, uma vez que ainda há certos desentendimentos sobre o assunto. Em suma, nada mais é que uma forma de viajar prezando sempre pelo bem sustentável.

Mas o que isso quer dizer? É quando se faz uma viagem e se descobre um destino, mas sempre prezando pelo bem da cultura, meio ambiente e das pessoas que estão na região.

Assim, preserva não só a natureza, como também a tradição do povo local e dos próprios habitantes. Saiba que o turismo é setor da economia, o qual gera resultados bem expansivos.

E, como qualquer outro tipo de indústria, ela gera tanto impactos positivos quanto negativos, seja para as pessoas, seja para o planeta. Por isso ter ações sustentáveis é algo que todo mundo deveria ter.

Então, a fim de deixar a sua viagem mais consciente, ter algumas dicas sobre como manter a sustentabilidade é ideal.

Como minimizar o impacto social e ambiental?

O setor de turismo gera grandes impactos durante o ano todo. Por isso, nos tópicos seguintes, iremos falar sobre como minimizar o impacto social e ambiental.

Carregue sua própria água

Essa é uma dica básica que todo mundo deveria aplicar, uma vez que é bem simples. Ao chegar num destino novo, você vai caminhar bastante para poder conhecer a região.

Seja fazendo trilhas, indo aos locais turísticos ou apenas conhecendo a cidade, é preciso se manter hidratado. Então, diminuir o número de garrafas plásticas é uma obrigação.

Para isso, basta levar a sua própria garrafa e encher no caminho. Isso, além de reduzir os impactos, também protege o seu bolso.

Ecobag

Essa é uma dica tão fundamental quanto a anterior. Uma ecobag ocupa muito menos espaço que uma calça na sua mochila, por exemplo. Então, não há desculpas para não ter a sua.

Você pode usar a ecobag para várias situações, desde para fazer compras, ir à praia ou apenas sair à noite, carregando todos os seus pertences. Assim, diminui o uso de sacolas plásticas.

Marmitas

Por que, ao invés de comprar lanches pesados, gordurosos e industrializados, você não preza por algo muito mais econômico e saudável? Se você tiver talheres reutilizáveis, é ainda melhor.

Isso porque, além de diminuir o consumo de embalagens plásticas e de isopor, é possível evitar também o desperdício. Inclusive, essa é uma ótima dica de como se alimentar mais saudável e fazer uma viagem muito mais sustentável.

Cosméticos sólidos

Já notou o quanto de plástico que existe em produtos de higiene pessoal? Então, uma forma de evitar esse problema é aderir ao uso de produtos sólidos, como o shampoo e condicionador em barra.

Além de evitar possíveis vazamentos na sua mala, o produto em barra rende muito mais do que as versões líquidas e você pode com uma simples mudança de hábito ajudar a tornar sua viagem muito mais sustentável.

Evite o turismo predatório

Por “turismo predatório”, entende-se ser todo aquele que não respeita o uso de recursos naturais, mas que contribui para que eles se esgotem. Então, evite locais que não controlam o fluxo de turistas em reservas ambientais.

Atente-se em casos de uma lugar ecologicamente sensível respeitar todas as diretrizes. Fora isso, passe longe daqueles que exploram os animais, de qualquer forma.

Meio de transporte mais ecológico

Se você vai viajar para um estado distante, é bem provável que tenha de ir de avião, carro, ônibus ou moto. Então, uma forma de compensar esse problema é optar por um veículo mais ecológico.

Além disso, que tal procurar por companhias que usam biocombustível e que voem direto? Ou, se for possível, vá de trem, já que ele gera muito menos carbono que os demais.

E, ao chegar no seu destino, prefira fazer uso dos ônibus fretados ou demais transporte público. Com certeza isso vai ajudar a diminuir os impactos ambientais.

Mas, se vai chegar ao local de navio, opte por aqueles que são menores, pois também são menos poluentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • FLIXBUS

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com