quarta-feira, 19 de junho de 2024 - 19/06/2024 23:42:32
Viagem e Cura


Se você quer conhecer as melhores praias em Salvador está no lugar certo!

Como vocês já sabem eu tenho dendê correndo na veia e pude nascer e crescer me banhando nas águas abençoadas por Iemanjá na capital baiana.

Para mim é uma tarefa hercúlea listar as melhores praias de Salvador, uma vez que, para mim, Salvador oferece uma infinidade de locais incríveis para tomar um banho de mar.

Vai viajar sozinha para Salvador? Leia o post-guia do blog sobre Viajar Sozinha e aproveite a cidade!

O que este artigo aborda:

QUANDO SALVADOR FOI FUNDADA

Antes de desbravar as praias de Salvador com vocês, é importante lembrar que Salvador foi fundada em 29 de março de 1549 e é listada como Patrimônio Mundial da UNESCO e deve ser um destino certo durante a sua viagem pelo Brasil.

Sua arquitetura colonial, sua atmosfera musical e alegre, sua culinária singular, sem esquecer de suas belas praias conquistam os corações de todos aqueles que por aqui passam.

Leia também O que fazer no Pelourinho.

Mas vamos lá, selecionei para vocês nesse artigo as 8 melhores praias de Salvador Bahia para mim.

MELHORES PRAIAS EM SALVADOR

PRAIA DO PORTO DA BARRA

melhor praia de salvador
Praia do Porto, Salvador Bahia

E começaremos pela que para mim é a melhor praia de Salvador, a praia do Porto da Barra!

Uma praia de águas fundas, calmas e cristalinas, a praia do Porto da Barra foi eleita pelo jornal britânico The Guardian como a 3ª Praia mais bonita do mundo.

A praia é uma das preferidas de turistas e baianos para aproveitar um dia de verão (que dura quase o ano inteiro na Bahia) e assistir o espetáculo que é o sol se pôr no mar.

Alguns recifes subaquáticos criam uma enseada tranquila, sem ondas, onde é possível realizar mergulhos para explorar a vida submarina.

A Praia Porto de Barra permite alugar guarda-chuvas e espreguiçadeiras, ou sentar-se em um canto da praia diretamente em uma canga. Se você estiver com fome, não existe uma estrutura com barracas de praia, mas é possível encontrar alguns “ambulantes fixos”que vendem bebidas e petiscos.

Na região do Porto da Barra é possível encontrar, ainda, diversos bares e restaurantes com preços acessíveis e comida boa!

Além disso, importante citar, ainda, que a Praia do Porto da Barra é um dos points LGBTQIA+ da cidade de Salvador! A diversão e a paquera são garantidas para todxs!

Para os que estão com um orçamento mais tranquilo e que são fãs de esportes náuticos como o StandUp Paddle e caiaque tenho uma boa notícia: é possível alugar os referidos equipamentos.

Valor médio em maio/2021: 50 reais/hora.

PRAIA STELLA MARIS

Outra praia de Salvador que tem um lugar cativo no meu coração é a praia de Stella Maris. Fica localizada entre as praias do flamengo e a praia de Itapuã, perto do aeroporto de Salvador.

Ao contrário das demais praias urbanas de Salvador, que por decisão judicial não possuem barracas com grande estrutura, a praia de Stella oferece diversos beach clubes, sendo a mais famosa a Barraca do Lôro.

Contudo,é importante frisar que é difícil encontrar um lugar na alta temporada, ou seja, você deverá ligar para reservar ou chegar cedo para desfrutar de alguns dos melhores lugares e panoramas incríveis.

Além disso, a praia é muito tranquila e está localizada em uma área muito bonita e residencial.

Stella Maris é o destino ideal para toda a família e oferece um grande centro de infraestrutura para todos aqueles que procuram conforto sem ficar na cidade. A Praia Stella Maris é uma longa extensão costeira oceânica, onde nadar é um verdadeiro prazer.

Praia de Stella Maris
Praia de Stella Maris, Salvador Bahia

Na maré baixa, piscinas naturais de água quente são formadas e são ideais para nadar, mas é importante verificar a tábua de maré para verificar o horário da maré baixa e maré alta.

É o lugar ideal para o relaxamento e banhos de sol, mas também para surfistas e entusiastas de corrida na areia – especialmente quando o mar está um pouco agitado.

PRAIA DO FLAMENGO

A Praia do Flamengo está localizada na fronteira da cidade de Lauro de Freitas, perto do aeroporto de Salvador da Bahia. Embora seja muito popular entre turistas e moradores locais, a presença de pequenas dunas de areia, coqueiros e rochas cria uma atmosfera isolada e quase íntima, perfeita para passar uma tarde na praia e relaxar.

Por isso, as grandes ondas do oceano da Praia do Flamengo atraem milhares de surfistas e mergulhadores todos os anos em busca de tesouros.

Além disso, a área está bem equipada para o aluguel de guarda-sóis e espreguiçadeiras, e perto da praia você também encontrará vários hotéis, restaurantes e casas de férias para uma estadia muito confortável. Há também uma área de serviço onde você pode alugar tendas. A praia também é frequentada por muitos vendedores ambulantes que vendem sorvetes, cocos e outras iguarias de verão para refrescar sua tarde.

PRAIA DE SÃO TOMÉ DE PARIPE

Subúrbio ferroviário
Praia de São Tomé do Paripe, Salvador.

A Praia São Tomé de Paripe é um tesouro escondido no subúrbio ferroviário de Salvador e imediatamente atrai turistas com sua beleza.

A água é calma e quente e chega direto da baía de Todos os Santos. Este lugar é muito acolhedor e bem organizado, com muitos vendedores ambulantes e grandes estacionamentos para que você se sinta em casa.

A praia está cheia de bares e restaurantes e, nos fins de semana, torna-se um que atrai um enorme número de pessoas. A praia de São Tomé de Paripe está localizada no sul de Salvador da Bahia e além de ser um lugar ideal para relaxar com a família e as crianças, possui infraestruturas que oferecem serviços para visitantes que procuram emoções extras. Além disso, você pode fazer aulas de windsurf, esqui aquático e caiaque.

Além disso, você também encontrará um pequeno porto do qual partem barcos em direção à Ilha dos Frades e à Ilha da Maré.

PRAIA FAROL DA BARRA

O Farol da Barra é uma das principais atrações turísticas de Salvador, sendo visitado por viajantes do mundo inteiro.

Segundo os historiadores, o Farol da Barra foi construído para ajudar os muitos navios que chegam nesta baía com açúcar, algodão e, infelizmente, com escravos.

Mas o que nem todos sabem é que a Praia do Farol da Barra é uma delícia e rende fotos instagramáveis.

melhores praias em salvador
Praia do buraco da sereia, Barra.

A piscina natural mais famosa, a da foto acima, se chama Buraco da Sereia. Embora não seja sinalizada, no mapa você pode ver onde ela está localizada.

Além disso, recomendo que você programe passar um final de tarde pela praia do Farol da Barra. Sendo assim, de curtir um belíssimo espetáculo da natureza, com o sol se escondendo na baía de todos os santos, é possível aproveitar uma boa música atrás do Farol.

PRAIA DE BOA VIAGEM

A praia de Boa Viagem é uma das mais famosas de Salvador e possui ótimas facilidades para o turista. Com bom tempo, é comum ver nadadores e praticantes de exercícios.

Esta praia tem águas quentes e esverdeadas, proporcionando não só um bom mergulho no mar, mas também um cenário ideal para os olhos.

Por isso, é comum admirar coqueiros, nas calçadas há quiosques que vendem bebidas e, na areia, camelôs e barracas.

PRAIA ITAPUÃ

Primeiramente, você sabia que Itapuã significa “pedra redonda” em Tupi?!

O bairro de Itapuã é cercado por uma bela caminhada à sombra de coqueiros e oferece uma praia que foi completamente redesenhada para se assemelhar ao paraíso tropical que já foi. Na areia dourada, onde caminhar é um prazer, você também pode admirar a famosa estátua da Sereia Itapuã.

Além disso, a praia de Itapuã é o local onde, durante o Carnaval de Salvador, as baianas vestidas com roupas tradicionais usam vasos de cerâmica cheios de flores e água perfumada para lavar os degraus da igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã.

melhor praia
Praia do Farol de Itapuã. Foto por DlauriniJr

A praia, muito popular entre turistas e moradores locais, se estende ao norte da cidade de Salvador, perto da Baía de Todos os Santos. A formação de corais que a protege torna as águas calmas e não agitadas, ideal para nadar com a família.

Ao mesmo tempo, algumas formações rochosas criam piscinas naturais de água quente, perfeitas para relaxar ao sol durante as horas mais quentes. Você também pode alugar todo o equipamento necessário para surfe e outros esportes aquáticos e desfrutar de um dia cheio de atividades.

Itapuã sempre foi um ponto de encontro para as pessoas mais influentes de Salvador da Bahia e, em geral, do mundo. A Rua de Música, também conhecida como Rua K, passa perto de Itapuã e recebeu algumas personalidades da música e do esporte.

PRAIA DO SOLAR DO UNHÃO

Prainha do MAM
Praia do Solar do Unhão, Salvador Bahia. Foto por Rodrigo Nery

Porque choras Cinque Terre?! Nós também temos uma praia com uma vista para casinhas charmosas e pitorescas.

Além disso, essa é uma praia que foge muito do que comumente encontramos aqui no Brasil, se aproximando bastante das praias européias: a praia do Solar do Unhão é popularmente conhecida como a praia de pedras.

A faixa de pedrinhas redondas é um pouco maior que a extensão de terra da Praia do Mam, que ficam próximas. Mas pode ficar tranquilo, é possível caminhar tranquilamente sobre elas.

Entretanto, para não se machucar ou até mesmo perder a elegância, recomendo que você vá calçado com uma sandália que possa molhar ou com um tênis específico para o mar, inclusive quando for entrar no mar.

Sendo assim, é outro local incrível para assistir o pôr do sol em Salvador.

Como acessar a praia do solar do Unhão

Para acessá-la, entre um pouco na comunidade, seguindo em baixo da Av. Contorno, antes da Associação, há uma escada do lado direto.

Vale lembrar, ainda, que da Praia do Solar do Unhão é possível pegar um barco até outras praias de Salvador, como a Praia do MAM, a Gamboa, o Corredor da Vitória, etc.

O QUE FAZER EM SALVADOR, BAHIA

Além de uma visita à cidade velha, os visitantes que chegam a Salvador poderão desfrutar de sua parte inferior e moderna, e sua parte superior, conectada ao resto da cidade por um soberbo elevador panorâmico, de onde você pode tirar fotos inesquecíveis.

Deixe-se seduzir pela beleza das basílicas da cidade, como a Basílica de Salvador, a Igreja de São Francisco e a Igreja do Convento do Carmo, do século XVII e seu convento.

Por isso, se você quiser passar um dia sob a bandeira da cultura entre uma visita à praia e outra, faça uma parada no Museu Arte da Bahia, que abriga uma soberba coleção de pinturas e uma enorme biblioteca.

Em seguida, siga para o museu Abelardo Rodriguez, que exibe objetos de arte, e visite o palácio histórico onde o museu da Arte Sacra, um dos mais populares do Brasil, está localizado.

Se você preferir a natureza, não perca os enormes parques de Salvador da Bahia e deixe-se encantar com a variedade de flora e fauna.

Não perca o zoológico, que abriga muitas espécies animais e, portanto, é ideal para uma visita com crianças.

Além disso, o parque Metropolitano de Pituaçu, com seu lago e ciclovia, e o pitoresco Parque Metropolitano de Abaete, onde eventos musicais e shows são organizados todos os fins de semana.

Quer saber mais sobre o que fazer em Salvador? Leia também o post 10 atrações turísticas gratuitas em Salvador.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Luana Lôpo

Por Luana Lôpo

Booking.com
1

Pode ser do seu interesse

Museus no Rio de Janeiro: 10 locais incríveis

Museus no Rio de Janeiro: 10 locais incríveis

Viagens de casal baratas

Viagens de casal baratas

Melhores Hotéis em Búzios

Melhores Hotéis em Búzios

Cumuruxatiba Bahia

Cumuruxatiba Bahia

Viagens bate e volta: o que conhecer em um fim de semana saindo de Salvador" title="Viagens bate e volta: o que conhecer em um fim de semana saindo de Salvador">

Viagens bate e volta: o que conhecer em um fim de semana saindo de Salvador

Melhores pontos turísticos de Curitiba

Melhores pontos turísticos de Curitiba