É fato que o Brasil é um país extremamente miscigenado, sendo uma grande e boa mistura de povos e culturas. E, quando falamos de imigrantes, os italianos contribuíram e muito para toda nossa história com sua diversidade e também criando lugares que são considerados pedacinhos desse país tão querido em nosso território. Sabemos que com a pandemia do COVID-19, ainda que a vacinação já esteja avançada, as fronteiras não estão totalmente abertas. Então, se você quer viajar, aproveite nosso post e veja 7 cidades italianas para conhecer no Brasil.
O que este artigo aborda:
- Cidades italianas para conhecer pelo Brasil
- 1. Jaraguá do Sul, Santa Catarina
- 2. Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul
- 3. Pedrinhas Paulista, São Paulo
- 4. Domingos Martins, Espírito Santo
- 5. Nova Veneza, Santa Catarina
- 6. Monte Verde, Minas Gerais
- 7. Antônio Prado, Rio Grande do Sul
Cidades italianas para conhecer pelo Brasil
1. Jaraguá do Sul, Santa Catarina
Jaraguá do Sul é considerada uma das maiores economias de Santa Catarina, possuindo natureza preservada e excelente qualidade de vida. Esse conjunto de fatores é responsável por atrair cada vez mais pessoas em busca de uma imobiliária em Jaraguá do Sul a fim de instalar-se de vez na charmosa cidade. Além disso, o município mantém vivos até hoje muitos traços étnicos e culturais dos imigrantes italianos, como religiosidade, cantos, culinária, trajes e idioma. A Chiesetta Alpina foi construída para homenagear a contribuição dos italianos com a cultura de Jaraguá. Mas, além dessa igreja belíssima, também existe o Círculo Italiano, que promove noites gastronômicas e outras atividades típicas da região.
2. Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul
A apenas 15 minutos de Bento Gonçalves existe o Caminhos de Pedra, uma rota turística de 12 km em que os visitantes podem apreciar atrações tipicamente italianas, um verdadeiro patrimônio cultural dos imigrantes que chegaram no Rio Grande do Sul em 1875. A presença italiana pode ser vista em todos os lugares, desde o sotaque até o nome das ruas e estabelecimentos. Além disso, as casas históricas, feitas de pedra e madeira contribuem para a sensação de realmente estar na Itália. Nesse trajeto, o visitante ainda poderá conhecer bons restaurantes, criação de ovelhas, casa de massas, plantação e casas de tomates, moinho de fabricação de erva mate, vinícolas, etc.
Vai viajar para o nordeste? Leia também o post Quais são as melhores cidades do Ceará para visitar?
3. Pedrinhas Paulista, São Paulo
Conhecida como Roma Brasileira, a cidade de Pedrinhas Paulista não poderia ficar de fora de nossa lista, possuindo forte influência italiana até os dias de hoje. Ela foi praticamente construída pelos imigrantes e atualmente conta com os costumes tradicionais, impressionando com sua arquitetura repleta de colunas e estátuas. Além disso, a cidade conta com uma estátua da loba Capitolina, que segundo a lenda, amamentou os irmãos Rômulo e Remo (fundadores de Roma) e até hoje é um símbolo extremamente característico da cultura do país europeu. No mês de agosto, acontece também a tradicional Macarronada de São Donato, uma festa típica que atrai turistas de toda a região.
4. Domingos Martins, Espírito Santo
A serra capixaba é casa da pequena cidade de Domingos Martins, um lugar tipicamente europeu, influenciado principalmente pelas culturas italiana e alemã. Com arquitetura e culinária inspirada em várias cidades italianas, o local ainda conta com diversas atrações voltadas para o turismo de aventura, com cachoeiras e parques naturais para conhecer.
5. Nova Veneza, Santa Catarina
Em 1891, cerca de 400 famílias de Veneza, na Itália, chegaram em Santa Catarina, formando um pequeno vilarejo que, por muito tempo, ficou conhecido como Colônia Nuova Venezia. Atualmente, 95% dos moradores são descendentes de italianos e as crianças aprendem o idioma nas escolas. Mas, além disso, as tradições e costumes estão presentes no dia a dia de boa parte dos moradores, como a culinária mediterrânea, arquitetura, artes, placas de sinalização, nome de lojas, casas típicas, etc. Além disso, casarões tombados como patrimônio histórico, ruas ladrilhadas e máscaras venezianas complementam o cenário.
6. Monte Verde, Minas Gerais
Monte Verde é um pequeno distrito da cidade de Camanducaia em Minas Gerais, mas é bastante visitado pelos paulistas, visto que está bem próxima da capital e na divisa com o estado. Localizada na Serra da Mantiqueira, a cidade recebeu um fluxo bastante alto de imigrantes europeus, influenciando em sua arquitetura, vinícolas e, claro, os restaurantes de comidas típicas italianas e alemãs. Com uma paisagem incrível, você também pode aproveitar para conhecer a região por trilhas e caminhadas.
7. Antônio Prado, Rio Grande do Sul
Antônio Prado é considerada a cidade mais italiana do Rio Grande do Sul e foi fundada em 1886 com esse nome para homenagear o fazendeiro paulista responsável por promover a vinda dos imigrantes italianos ao Brasil, além de instalar núcleos coloniais no estado gaúcho. Até os dias de hoje, a pequena cidade preserva sua arquitetura original, com diversos imóveis tombados como patrimônio histórico. Além disso, o local conta com diversas atrações culturais, vinícolas, cervejarias, bares e restaurantes dedicados à gastronomia italiana.
Então, agora que você conhece algumas das cidades mais italianas do Brasil, já pode escolher qual será seu próximo destino. Lembre-se de ter um bom planejamento para garantir a melhor experiência de viagem. Afinal, mesmo que seja nacional, ainda assim diversos detalhes precisam de sua atenção.