melhores destinos no ceará

Quais são as melhores cidades do Ceará para visitar?

O estado do Ceará possui aproximadamente 200 municípios e com esse número tão gigante torna-se quase impossível visitar todos eles, não é? Sendo então a opção mais viável escolher as melhores cidades do Ceará para visitar, e assim, conhecer um pouco mais do território brasileiro. O estado é muito rico e possui uma cultura muito forte, com grande parte de seus municípios localizados no interior do estado.

Bastante popular pelas suas praias, serras e comidas! Sua cultura é gigantesca e atrai cada vez mais a atenção de turistas do Brasil e do mundo; veja neste artigo as melhores cidades do Ceará para visitar e comece agora mesmo a fazer o planejamento da sua próxima viagem.

Como escolher as cidades do Ceará para visitar?

Antes de listarmos quais as melhores cidades do Ceará para visitar, é necessário entender o perfil do turista. O Ceará possui inúmeras cidades, e cada uma delas contém seus pontos fortes e fracos. Isto é, há aquelas cidades que têm um forte marco em praias, outras em serras e há aquelas que têm história e cultura.

Entrementes, também é possível encontrar tudo isso em uma única cidade! Todas as cidades apresentadas serão descritas com seu ponto e público alvo, a fim de estabelecer fielmente o tipo de público e turista que cada cidade recebe.

De antemão, é mito que o estado é precário! De acordo com pesquisas, o estado do Ceará é o que mais cresce em todo o Brasil, e supera a média nacional! Com certeza você vai encontrar bons lugares e histórias por aqui.

Custo de vida

Há algumas cidades do Ceará que têm o custo de vida bastante elevado, principalmente para os turistas. Para se ter ideia, um táxi em Fortaleza não custa menos que R$ 40; em contrapartida, em municípios vizinhos, o valor praticamente cai pela metade.

Caso você esteja com o orçamento apertado, opte pelas cidades com os melhores custo-benefício, isto é, que seja possível aproveitar muito gastando menos! Como é o caso das cidades do interior do Ceará, que são ricas em variedades e com custo de vida bem abaixo da média.

Ponto forte

Logo que definido o orçamento da viagem, é hora de escolher o que deseja ver ou usufruir. Se é praias, serras, comida, tradição ou história. Visto que há cidades como, por exemplo, Juazeiro do Norte, que possuem uma grande história e elevada tradição.

Em contrapartida, outras cidades vizinhas como por exemplo, Camocim, tem como ponto alvo suas belíssimas praias que somam e atraem uma grande quantidade de turistas todos os anos. Sabe aquele pôr do sol incrível?! Lá você vai encontrar.

Localização

E por fim, se você é daqueles que preferem se aventurar no meio ‘do nada’ ou preferem ficar na cidade. Visto que há localidades do Ceará que é necessário se afastar bastante das grandes áreas metropolitanas, sendo algo inviável para muitas pessoas.

Tal como a necessidade de se afastar de grandes centros de conexão, e ficar à mercê de carros e embarcações. Desse modo, é necessário pesquisar muito bem – principalmente se você tiver crises de pânico; é apavorante estar em um estado totalmente desconhecido e sem previsão de volta.

Você sabia que o Brasil recebeu muitos italianos no período da imigração? Descubra as cidades mais italianas do Brasil.  

Cidades do Ceará para visitar

Agora que já conhecemos um pouco sobre o estado, de seus aspectos geográficos e o que precisa ser levado em consideração antes de escolher a cidade, é hora de conhecermos quais são as melhores cidades do Ceará para visitar.

Veja nossa lista e não hesite em já começar reservar sua passagem aérea.

Fortaleza

A cidade de Fortaleza é a capital do estado e bastante rica em todos os aspectos. Possui praias que a rodeiam, pontos históricos e gastronômicos dignos de uma capital. Pode ser uma opção relevante para muitos em razão de ser ponto de ligação entre as demais capitais e de fácil acesso aos municípios vizinhos através da exclusiva rota de ônibus que cercam a cidade. 

O custo de vida é um pouco elevado, precisando gastar até que bem apenas para dar uma volta no centro da cidade ou se locomover entre os bairros; sendo uma opção aguardar nas paradas de ônibus e assim trafegar pela cidade; mas é algo confuso para turistas. 

Ademais, vale bastante a pena somente ao visitar seus grandes monumentos históricos, conhecer o tão famoso banco palco do maior assalto de bancos do mundo e diversos outros programas em família ou solo; não há muito a que se desejar de uma capital. 

Flecheiras

O município de Flecheiras é bastante visitado por turistas que almejam descansar e curtir uma vibe natural enquanto se deleitam nas belas paisagens paradisíacas que rodeiam a cidade. Visto que não está muito longe da capital, a menos de 150 km e possui belas praias, ilhas e piscinas naturais.

Seu ponto forte são suas praias e natureza à vista, sendo possível contemplar com clareza o cair da noite, raiar do dia e com isso aproveitar muito bem cada dia vivido nesse paraíso tropical.

O custo de vida é médio e pode ser considerado até que seja viável se comparado com outras cidades-praia da região. É possível que vez ou outra os turistas fiquem sem eletricidade, é ideal escolher hotéis que tenham geradores; visto que o forte turística da cidade são suas praias ‘isoladas’ das vias urbanas.

Juazeiro do Norte

A cidade de Juazeiro do Norte é rodeada de mistérios e tradição. É a famosa terra do Padre Cícero, sendo um dos símbolos mais famosos do conhecido conto de Ariano Suassuna – O Auto da Compadecida. É uma terra que possui como ênfase a cultura, terra bastante religiosa.

Embora não seja rodeada de praias, suas atrações turísticas deixam as demais coisas de lado. Com pontos fortes na história e gastronomia, é possível aproveitar bastante a ida para conhecer novas culturas e povos.

Encontra-se localizada a 500 km da capital – sendo de excelente passagem e com custo de vida baixo; excelente para turistas e até mesmo populares; que não precisam abrir mão de grandes fortunas para fazer um excelente passeio.

Sobral

A cidade de Sobral Ceará é referência no estado por ser tão grande no aspecto relevância como a capital Fortaleza. Bastante conhecida pelo seu lado histórico, sendo palco de uma das contribuições científicas mais importantes do mundo; a comprovação da teoria da relatividade de Albert Einstein.

Não possui praias, entretanto, seus centros históricos, teatros e calçadões proporcionam aos turistas excelentes passeios; sendo conhecida como Paris brasileira; possui o Arco de Nossa Senhora de Fátima e uma réplica do Cristo Redentor.

É uma cidade universitária e com custo de vida muito baixo. Sendo ideal para turistas que não possuem um grande orçamento mas não abrem mão de visitar um excelente lugar; seus museus e casas culturais são a sensação da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com