planejar viagem

Como fazer o planejamento sua próxima viagem online?

Está pensando em fazer uma viagem? Sem sim, saiba que há muito mais coisas a avaliar do que apenas definir o local do qual deseja conhecer. Você sabia que, caso queira ir a determinados destinos, é preciso ter certas vacinas? No entanto, a verdade é que há como fazer o planejamento de sua próxima viagem online.

A internet tem se mostrado cada vez mais importante na vida de todo o mundo. Afinal de contas, ela tem facilitado inúmeros processos, trazendo-nos muito mais comodidade. Em virtude disso, pode ser que você esteja se perguntando como planejar sua próxima viagem online.

Fato é que há vários aplicativos ou dicas que se usam da internet para trazer mais facilidade. Então, no decorrer desse artigo, iremos dar algumas dicas primordiais antes de viajar. Então, não deixe de conferir os próximos parágrafos.

Você sonha em viajar, mas tem medo? Leia também o post O que te impede de realizar seus sonhos e descubra como vencer seus medos.

Como devo planejar minha viagem online?

Viajar é uma das melhores formas de mandar o estresse para longe. Depois de um ano repleto de trabalho e às vezes até algumas chateações, nada melhor do que recarregar as energias, fazendo aquela tão esperada viagem, não é mesmo?

No entanto, no frenesi da situação, de querer ir logo ao local que você tanto espera, é possível que você esqueça de organizar algumas questões, o que pode afetar de forma negativa o seu tão almejado passeio.

Por isso, antes de fazer qualquer viagem, seja ela a turismo ou a trabalho, é de suma importância ter um planejamento. Afinal de contas, é isso que vai fazer com que você aproveite tudo o que um local tem a oferecer. Por isso, nos próximos parágrafos, iremos dar algumas dicas de como fazer o planejamento de sua próxima viagem online.

Pesquise sobre o destino

Falando sério, não há como conhecer um local sem antes pesquisar sobre ele. É claro que, se é um destino novo, do qual você nunca foi, o seu intuito é de explorar e conhecer o lugar. Mas, mesmo nesses casos, a pesquisa é essencial.

Afinal de contas, essa é uma forma de economizar tempo. Isso porque, se você pretende conhecer um número X de lugares, por que não criar uma logística onde, assim que visitar um determinado ponto turístico, já ir conhecer um outro, que é caminho ou próximo do que você já está?

Ademais, há alguns pontos que só ficam aberto para visitação em dias específicos e, para evitar viagem perdida, é preciso pesquisar. Quanto a isso, a internet auxilia bastante, uma vez que é possível encontrar esse tipo de informação no site do local que deseja visitar.

Outra coisa em relação a esse assunto é que, às vezes, o local pode estar fechado para reforma. Então, nesses casos, também é possível confirmar essa informação no site. Fora isso, procure por blogs ou até vídeos que possam lhe esclarecer sobre como chegar na região e o que fazer para aproveitar lá.

Pesquise sobre o clima

Há alguns locais que são muito badalados durante o verão, mas que, em épocas mais frias, não há tanta diversidade. Então, antes de fazer as suas reservas, procure saber como é o clima do lugar e qual é a melhor época para turistar.

No entanto, mesmo depois de obter essa informação, as coisas não acabam por aí. Afinal de contas, você precisa saber como vai estar o clima durante a sua estadia na região. Ainda que o mês tenda a ser mais quente, algumas chuvas esporádicas podem acontecer.

Sendo assim, você precisa estar prevenido para qualquer situação e clima. E, quanto a esse ponto, a internet também irá lhe auxiliar. Afinal de contas, faz parte de como fazer o planejamento de sua próxima viagem online, pesquisar e descobrir a previsão do tempo nos períodos em que você estará na região. 

Compare preços

Toda cidade tem os locais onde as hospedagens são mais caras e locais em que é possível encontrar preços mais acessíveis. Por isso, ao pensar em fazer o planejamento de sua próxima viagem online e antes de fazer a sua reserva, compare os preços em diferentes regiões da cidade em que você vai visitar.

É claro que, quanto mais próximo do centro turístico, mais caro a hospedagem tende a ser. Mas, mesmo em regiões mais badaladas, há opções com valores um pouco mais baixos. Ademais, por que não optar por um lugar um pouco mais afastado, mas que seja fácil de chegar aos pontos que deseja conhecer?

É para isso que existem tantos sites para fazer reservas. Através deles, é muito mais fácil comparar os preços e averiguar aquele que está dentro do seu orçamento.

Utilize as redes sociais a seu favor

Pode até parecer uma dica dispensável, mas não é, acredite. Assim que você iniciar as suas pesquisas sobre um local, é bem provável que você só encontre fotos bonitas e pontos positivos a respeito de determinados lugares. Mas nem tudo são flores.

Às vezes, um passeio que parece muito interessante pode lhe decepcionar. Mas, através de um simples celular, mais especificamente das redes sociais, você consegue ter acesso a fotos reais, de pessoas que já foram para o local que você deseja. Por isso, uma das formas de solucionar a questão de como planejar sua próxima viagem online é através das redes sociais.

Procure seguir perfis ou hashtags sobre a região que deseja conhecer. No entanto, essa dica ainda serve para que você descubra outros lugares que valham a pena a sua visita, mas que nem sempre estão nos roteiros oficiais.

Grupos de Whatsapp

Muita gente não sabe que existem diversos grupos no whatsapp com um único propósito: te ajudar a fazer o planejamento de sua próxima viagem online. Apesar de ter o incômodo de qualquer grupo (um número grande de mensagens) são essas mensagens que irão te ajudar a organizar e planejar melhor seu roteiro.

São diversas visões e experiências sobre um mesmo local que podem ser de especialistas ou de viajantes (que viajaram recentemente, planejam viajar ou simplesmente amam aquele destino). E eu te garanto que essas dicas podem te ajudar a economizar muito ou te fazer incluir algum lugar incrível no roteiro. 

Mas vale lembrar que cada um dos grupos tem suas próprias regras, mas algumas delas são universais e devemos lembrar sempre em qualquer grupo de whatsapp, seja de viagens ou não. Afinal, manter a etiqueta virtual é bem importante

  • Não é o local para encaminhar mensagens ou figurinhas de bom dia, boa tarde, boa noite ou aquelas mensagens que normalmente circulam em grupos da família. Lembre que o grupo tem um objetivo e um propósito distinto.
  • É terminantemente proibido tratar de assuntos fora da temática viagem! Lembrando que temas polêmicos como política, religião, futebol, feminismo, machismo, vacinas, normalmente são passíveis de exclusão imediata.  
  • Não compartilhe serviços no grupo sem autorização expressa do administrador! Se o grupo não te pertence, não se sinta no direito de oferecer coisas sem perguntar ao dono desse grupo o que você pode ou não pode fazer. Talvez ele ofereça esses mesmos serviços que você e fique ofendido com a sua postagem.
  • No mundo das fake news verifique diversas vezes antes de compartilhar qualquer conteúdo, principalmente se o conteúdo vier acompanhado de links. Evite propagar fake news ou mensagens com vírus. 

Agora que você já sabe sobre tudo que tem nos grupos de viagem no Whatsapp e também já aprendeu as regrinhas básicas de convivência, segue a minha lista preciosa de grupos. Essa é uma lista especial de grupos que eu amo, acompanho e participo muito já:

  1. Link do Grupo de WhatsApp sobre Dicas de viagem
  2. Link do Grupo Dicas de Viagem 2
  3. Link do Grupo de Whatsapp sobre Dicas de Canún
  4. Grupo de Whatsapp exclusivo para mulheres viajantes no Brasil e outros países
  5. Link do Grupo de WhatsApp sobre promoções de viagens no Brasil e outros países
  6. Link do Viajando sozinho: Grupo de dicas e companhia para viajar no Brasil e outros países;
  7. Grupo do Whatsapp de dicas de Dubai
  8. Link do Grupo Dicas de Nova York;
  9. Link do Grupo de WhatsApp sobre o Egito
  10. Link do Grupo de Viagens no WhatsApp sobre dicas de San Diego
  11. Link do Grupo de WhatsApp sobre dicas de viajar mais barato;
  12. Grupo de WhatsApp sobre dicas da Tailândia
  13. Grupo de WhatsApp sobre dicas da Europa
  14. Link do Grupo do Caribe
  15. Link do grupo Pacotes de Viagem
  16. Link do Grupo Viagens promocionais
  17. Link do grupo Papo de Viagens
  18. Link do Grupo de viagem para Jamaica
  19. Link do Grupo de viagem para a Bolívia
  20. Link do Grupo de Viagem para Santiago, no Chile
  21. Link do grupo de Viagem para Cartagena/San Andres
  22. Link do Grupo de Viagem Viajantes pelo Mundo
  23. Link do Grupo Dicas do Nordeste
  24. Link do Grupo Famílias Viajantes
  25. Link do Grupo Dicas de Portugal
  26. Link do Grupo Cotação de Moedas
  27. Link do Grupo Hotéis/Resorts/Hurb
  28. Link do Grupo Hotéis/Resorts/H5
  29. Link do Grupo Melhores Ofertas – apenas ofertas mandadas pelo ADM, sem interação entre os membros.

Defina o meio de transporte

Outra coisa que não pode ficar de fora, é em relação a qual meio de transporte você vai usar. Vai depender do transporte público? Se sim, procure por hospedagens que ficam próximas a metrôs, trens e ônibus.

No entanto, se for alugar um carro, não deixe de pesquisar preços, para saber qual possui as melhores condições. Fora isso, saiba que há diferentes tipos de transporte, a depender do local que você vai visitar. Aqui no Brasil, temos a Uber e a 99.

Mas, e se você for para o exterior, há algum aplicativo de transporte? Se você for para a Espanha, por exemplo, é possível contar com o app Mytaxi ou Cabify, em Portugal com o MyTáxi e o Bolt. Agora, caso vá viajar para os EUA, existe a Lyft. Então, procure saber qual é a melhor forma de se locomover ao fazer o planejamento de sua próxima viagem online.

Economizar nunca é demais, né?! E já imaginou economizar bastante no seu transporte até o destino sonhado?! Leia também os posts:

Onde achar passagens aéreas baratas: Google Flights Voos

Passagem barata de ônibus: Buser e FlixBus

Como Ganhar Milhas aéreas

Aplicativos essenciais

Além de um aplicativo de transporte da região, ainda há outros apps que podem deixar a sua viagem muito mais gostosa. É normal se sentir um pouco perdido durante a viagem. Afinal de contas, você vai conhecer a região.

Em virtude disso, há alguns aplicativos que podem facilitar bastante o período de sua estadia. Dentre eles, podemos citar os seguintes:

  • Google Maps: trata-se de um mapa que reconhece qualquer região do mundo. E, mesmo que esteja sem internet, há uma versão offline. Através dele, você evita ficar perdido em um local desconhecido;
  • Google tradutor: é um aplicativo capaz de traduzir em tempo real vários idiomas. Então, se você vai viajar para Paris, mas não é tão fluente na língua, esse é o app indispensável;
  • Time Buddy: que tal ter um aplicativo conversor de fuso horário? Através desse app, você nunca mais vai ficar perdido em relação às horas;
  • XE Converter: é uma calculadora de taxa de câmbio. Com ele, você evita prejuízos e sempre fica à par do valor que, de fato, está gastando.
  • Tricount: com ele é possível anotar todos os gastos da sua viagem, facilitando a organização e o planejamento. É possível ainda compartilhar com os amigos e indicar o que cada um do grupo foi responsável pelo pagamento. No final, o aplicativo já indica e facilita as contas de quem deve o que para quem.
  • ConectSUS: esse aplicativo se tornou essencial na vida de qualquer viajante, uma vez que ele irá confirmar ao mundo quantas doses de vacina contra a covid-19 você tomou, as datas e o lote. É o famoso passaporte da vacina.

Converse com viajantes e nativos

Se você conhece algum amigo que já foi para a região que quer visitar, por que não pedir algumas dicas? Afinal de contas, se ele já conhece o lugar, com certeza ele é capaz de lhe dar alguns toques sobre o que fazer.

Fora isso, ainda existe a possibilidade de conversar com um nativo. Existe algo melhor do que conversar com uma pessoa que mora no local que você quer conhecer? Os meios online também facilitam bastante essa questão, uma vez que, nos dias de hoje, encontra-se pessoas de vários locais com um simples clique.

Eu, por exemplo, já falei aqui no Guia de como viajar sozinha, utilizo bastante o Tinder para conversar e obter informações com os locais. Se eu não quero paquerar, já deixo bastante claro na minha bio que sou viajante e busco apenas informações dos lugares.

Faça uma previsão de quanto vai gastar

A melhor forma de resolver o impasse de como fazer o planejamento de sua próxima viagem online é fazendo uma previsão de gastos. E, como é possível encontrar várias informações na internet, essa não é uma tarefa difícil. Através dela, torna-se possível saber quanto você irá gastar com passagem, hospedagem, alimentação e até ingressos para visitar alguns pontos.

Ao fazer isso, é possível criar uma margem de quantos você pode gastar fazendo compras, por exemplo, para trazer alguma lembrança do local ou até mesmo para levar algum presente para alguém que você gosta muito.

Compre sua passagem e reserve a sua hospedagem

Aplicou todas as dicas de como fazer o planejamento de sua próxima viagem online? Então o próximo passo é só comprar a sua passagem, as hospedagens, alugar o carro e comprar seu seguro viagem. E, quanto a isso, você também consegue resolver de forma online. Afinal de contas, há várias formas de comprar uma passagem de ônibus ou avião sem sair de casa.

Além disso, é possível reservar o hotel e o hostel que você irá se hospedar. Para a reserva dos hotéis eu utilizo sempre a plataforma Booking.com* e para a hospedagem em hostel utilizo tanto o Booking.com* quanto o Hostelworld*.

Sobre o seguro viagem, deve ser um item essencial no seu planejamento, seja uma viagem nacional ou internacional. É bem verdade que queremos que nossa viagem seja perfeita e que nada aconteça, mas infelizmente estamos sujeitos aos interregnos da vida em qualquer lugar do mundo. Por isso, eu nunca viajo sem contratar um. Para pesquisar e comprar o seguro viagem, eu recomendo utilizar o site Seguros Promo* .

Já para o alugar carro, uma excelente opção em viagens de família ou quando você vai viajar com amigos, eu indico a empresa RentCars. Reservo sempre online com eles e já chego no destino com tudo prontinho me esperando só para aproveitar.

*as empresas são parceiras do blog. Ao reservar por este link você não pagará nada a mais e ajudará a manter esse blog funcionando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com