viajar sozinha para índia

Índia: dicas de viagem

A Índia é um impressionante destino situado na Ásia. Trata-se de um país imenso com uma imensa população. É a sétima nação de maior extensão territorial e a segunda mais populosa do mundo. Então, para facilitar o seu planejamento de viagem e roteiro de viagem para a Índia, separei aqui algumas dicas de viagem incríveis! 

E nós, brasileiros, temos um vínculo quase afetivo com esta terra, pois, já na infância ouvíamos  falar delas. Quem não estudou sobre a partida de Cabral em busca de rota que levasse à Índia e seus famosos temperos?! Afinal, nosso país foi “descoberto”pelos Portugueses em virtude das expedições para o oriente em busca de especiarias.  

Cada uma de nós que passou pelas primeiras séries do Fundamental , sabe disso. Poucos desconhecem como foi descoberto o caminho marítimo para a Índia,  tão destemidamente procurado pelos povos da Era dos descobrimentos.

Talvez seja por isso que conhecer a Índia esteja nos planos de muitas de nós. E porque não?  No final das contas, este acaba sendo um sonho a mais a realizar . 

Mas, para se tornar realidade é preciso planejar, especialmente se você for viajar sozinha para a Índia.  

Aqui no post  você descobrirá muitas dicas de Viagem para a Índia. Te conto sobre como chegar à Índia, o melhor tempo para ir, os melhores meios para viajar, onde se hospedar e os pontos mais legais para visitar. 

E então vamos lá!

Quando ir à Índia – dicas de viagem

roteiro de viagem índia
O subcontinente indiano. Mapa retirado do site coladaweb

Quando falamos de organizar uma viagem para um país tão singular como a Índia, é preciso de algumas dicas de viagem extras para evitar alguns perrengues.

Sendo assim, alguns períodos devem ser evitados quando se planeja viajar para a Índia.

Por exemplo, não recomendo você planejar sua viagem para a Índia entre os meses de junho e agosto. Neste período  há a incidência de chuvas muito fortes. 

É o tempo das monções, que geram ventos , trazendo chuvas torrenciais entre junho e agosto. Além disso, é o verão indiano quando os termômetros batem a casa dos 40°C.

Enquanto isso, o inverno é bem frio e as temperaturas podem chegar a 8°C. Esta estação do ano vai de novembro a fevereiro.

A melhor época para ir é entre outubro e março. O clima está mais seco e as temperaturas amenas. Se você quer viajar para a Índia, já anota essas dicas de viagem sobre quando ir para esse país incrível. 

Moeda – dicas de viagem

A moeda da Índia é a Rúpia indiana. Quando comparamos até com o real ela é bem desvalorizada. 

(cotação de novembro/2021 1 Real =  13,66 Rúpias; 1 dólar americano = 74,23 Rúpias e 1 Euro vale 86 Rúpias)

O mais aconselhável é você já levar seu dinheiro trocado, em dólares, euros ou rúpias. Deixar para fazer isso lá é bem mais complexo, principalmente se  não dominar a língua. 

Língua oficial da Índia

O idioma oficial  da Índia é o  Hindi  e o Inglês. Porém, o país tem muitos outros idiomas reconhecidos como oficiais. Porém, se você está procurando dicas de viagem para saber como se comunicar na Índia, pode ficar tranquilo, se você fala inglês conseguirá se comunicar muito bem com os indianos. 

Dicas de viagem para a Índia: Visto para brasileiros

Mais uma das dicas de viagem imperdíveis para aqueles que estão se planejando para viajar para a Índia: é preciso de visto para entrar na Índia. Mas como conseguir um visto para entrar na Índia?!

É bem simples, basta acessar o site do Consulado da Índia mais próximo da sua casa, fazer a solicitação dos vistos. Você enviará o seu passaporte pelos correios e eles te encaminharão da mesma forma. 

Outra opção mais rápida e simples é a solicitação do e-visa, no site India Visa Online. O Visto pode ser solicitado até quatro dias antes da data do início da sua viagem e ficará pronto em 48h. Contudo, sugiro fazer com uma maior antecedência para ter segurança.

Além disso, você precisará obrigatoriamente ter um passaporte válido por no mínimo 6 meses e o certificado internacional contra a Febre Amarela

Dicas de viagem para a Índia: Seguro viagem para viajar para a Índia

Ao contrário da Europa, o Seguro Viagem não é obrigatório em uma viagem para a Índia. Mas lembre-se que você está indo para um país estranho e o seguro viagem é sempre fundamental.

Eu sempre fecho meus seguros pelo site Seguros Promo, empresa parceira do blog e que garante um desconto exclusivo para os seguidores do Viagem e Cura com o código “VIAGEMCURA5”

Índia: dicas de viagem para mulheres que viajam sozinhas

índia: dicas de viagem
Festival das Cores, na Índia.

Primeiramente, é preciso dizer que aqui é preciso se despir de qualquer preconceito. Uma das melhores dicas de viagem que eu posso dar para mulheres que sonham em viajar sozinhas para a Índia é: esqueça o preconceito. 

Apenas quero que esqueça tudo de ruim que já ouviu sobre a Índia. Afinal, quando falamos em viajar sozinha para a Índia diversas manchetes de jornal vem instantaneamente a nossa mente, não é?! 

O assédio às mulheres existe na Índia? Eu seria leviana e mentirosa se eu te falasse que não.

Sim, o assédio sofrido pelas mulheres na Índia é real, mas ocorre assim como aqui no Brasil ou em qualquer outro lugar do mundo. 

Se te disseram que é impossível viajar sozinha para a Índia, não lhes dê ouvidos!

Ser mulher é perigoso em qualquer lugar do mundo e as dicas de segurança e de atenção que você deve tomar na Índia tão somente por ser mulher não é maior ou tão diferente do que você já faz aqui no Brasil.

Dicas de viagem: o que mulheres que já foram para a Índia sozinhas recomendam

dica de viagem índia
Sana Jinah saiu em várias capas de revista em comemoração ao Dia Internacional das mulheres. Foto da matéria “Women lead the way on a tour of northern India”, no The Guardian

Conversando com diversas mulheres que já viajaram para a Índia, uma das primeiras dicas de viagem que elas me deram foi: deixe seu sexto sentido funcionar! Nossa intuição é uma arma poderosa e vai nos proteger de muitas coisas.

Outra dica que serve para a Índia, o Brasil ou qualquer outro lugar no mundo, evite locais escuros e desertos, você se torna um alvo muito mais fácil para os predadores.

Por isso, é extremamente importante manter-se informada sobre os caminhos e deslocamentos, bem como os preços comumente cobrados dentro das cidades  e sempre conferir o percurso no Google Maps antes de sair. Se você sabe quanto comumente é cobrado, evitará cair em golpes, bem como saberá se o motorista alterar o percurso.

Muitas dicas de viagem para a Índia que outras viajantes me passaram são sobre as vestimentas. Na hora de arrumar a mala lembre-se de incluir roupas menos ousadas e que mais se assemelham aos costumes indianos, que são bem diferentes dos nossos. As indianas usam roupas cobrindo braços e pernas, faz parte da cultura e da religiosidade delas. Assim, como uma forma de respeito e também com o objetivo de evitar gracejos e assédio, uma vez que tudo que é diferente choca e pode ocasionar interesse, o mais adequado é evitar decotes e roupas que deixem você mais exposta.

Quando vamos para um país com uma cultura bem diferente da nossa, é sempre essencial estudar e aprender um pouco mais dos costumes locais, formas de vestimentas, religião. Assim, você conseguirá entender e não ofender os moradores daquele local com gestos, atitudes ou vestimentas.

Como chegar à Índia

Não é difícil, mas quando se começa a planejar um roteiro de viagem, é sempre um ponto a se pensar com brevidade, afinal é preciso conhecer os meios de transportes que podem te levar até ele. 

 No caso da pergunta acima, como chegar à Índia?, a melhor resposta é de avião. Por isso, separei algumas opções de voos para vocês terem uma noção de duração e preço.

Lembrando que o valor das passagens podem variar de acordo com a época do ano buscada, se existem ou não promoções, etc.

 Todos os voos pesquisados desembarcam  no  Aeroporto Internacional  Indira Gandhi, em  Nova Delhi,

Voos saindo de cidades brasileiras menor tempo de voo ( ida)Todos com 2 conexões Menor Preço (ida e volta)
Rio de Janeiro46h15m 5.504,00
São Paulo36h20m5.705
Manaus 34h558.030
Ilhéus27h15m9.139
Salvador29h30m9.071
Belo Horizonte 25h7.646
Goiânia27h55m7.712
Brasília25h20m7.710
Florianópolis27h457.717
João pessoa30h5014.641
Cuiabá27h1518.170

Fonte: https:// www.kiwi.com.br. 

Se quer pesquisar e monitorar as passagens aéreas sugiro o Kiwi. Eles são agregadores de passagens que combinam vários outros sites de pesquisa de voos para facilitar a comparação de preços e garantir que você esteja obtendo o melhor negócio. 

Deslocamento do aeroporto ao Centro de Nova Delhi – dicas de viagem

dica de viagem para índia
Ruas de Nova Delhi

Chegando ao Aeroporto Internacional  Indira Gandhi, em  Nova Delhi, que é a porta de entrada da Índia você deve procurar um meio de locomoção para seguir até sua acomodação. 

Você pode seguir de ônibus, táxis, metrô, Ola ou Uber, metrô ou carro alugado.

Táxis 

Os táxis podem ser  solicitados nos guichês  no próprio aeroporto.

São pré-pagos. Levam até o centro em 25 minutos.  Também há os  táxis de rua, mas não são recomendados. Costumam ser sujos e velhos, apesar de mais baratos. 

Aplicativos de locomoção urbana

Para quem apostou em  viajar sozinha para a Índia, Uber ou Ola são ideais. A corrida leva em torno de 25 minutos  e os valores sofrem variação, porém, não costuma ultrapassar R$40,00

O Ola é um app de locomoção que funciona na Índia e arredores. É o preferido dos indianos. Em termos de preço não há muita diferença para o aplicativo uber.

Metrô

O metrô na Índia é um meio de locomoção seguro e bastante rápido. Para sair do aeroporto é bom, mas não aconselho se você tiver muita mala. Fica complicado entrar e sair, tropeçando em meio à bagagem, em lugar desconhecido! 

Principalmente porque antes da entrada no metrô, eles fazem vistoria nas bagagens de quem sai do aeroporto.

Até o centro você paga mais ou menos R$5,00 = 80 rúpias, indo de metrô. E leva 20 minutos para chegar. 

Ônibus 

É a forma mais econômica entre as citadas. Contudo, é a que tem o menor custo benefício. O percurso até o centro leva 60 minutos e você irá embarcar com malas em um ônibus bem cheio. 

Sendo assim, talvez não seja o melhor meio de transporte para a chegada no país. 

Preço da passagem =  R$4,00  ou seja 60 rúpias.  

Transfer 

Se você está planejando uma viagem para a Índia com mais conforto, uma das dicas de viagem que eu te dou é que um transfer pode ser uma excelente opção.

Você chegará no aeroporto e já terá alguém te esperando para te levar ao seu hotel. Contudo, é também a opção mais cara.

Você poderá encontrar boas opções de transfers nos sites GetYourGuide* e Civitatis, sites parceiros do blog, e que eu sempre fecho meus serviços durante minhas viagens.

Hospedagem na Índia: Onde ficar ?

Assim, como o transporte, uma das dicas de viagem para a Índia que alguém que está planejando um roteiro para a Índia mais precisa são dicas de hospedagem na Índia. Descobrir onde ficar em um país tão grande pode ser um desafio.

Por isso, se você quer descobrir quanto custa uma viagem para a Índia e onde ficar na Índia, chegou ao lugar certo.

Separei para vocês algumas opções de hospedagens na Índia, todas elas bem avaliadas pelos hóspedes. E para facilitar descobrir quanto custa uma viagem para a Índia, coloquei todos os valores em dólares, para tentar driblar a variação cambial que pode ocorrer colocando os valores em reais. . 

Hotéis para se hospedar em New Delhi, na Índia.

The Metropolitan Hotel & Spa New Delhi – US$ 54

Hotel Shelton US$ 17

Hotel Centra InnUS$ 15Caso você queira verificar outras opções de hospedagem na Índia, poderá fazer através do site Booking.com*. Lembrando que as notas na plataforma variam entre 0 e 10.

Você quer viajar sozinha para a Índia? 

Se você é uma mulher que deseja  viajar sozinha para a Índia, prepare o coração, pois  vai sentir na Índia uma emoção especial. 

Primeiramente por chegar sozinha  em um país asiático, repleto de misticismo e cheio de costumes  diversos dos nossos. 

Além disso, o lugar é apontado como um dos países mais machistas. E mesmo assim você venceu seus medos e foi capaz de se jogar nessa experiência de viagem única. Eu imagino que esta deve ser a sensação que uma mulher que viaja sozinha sente quando pisa na Índia. Uma coisa incrível que você vai guardar para sempre em um cantinho aí de seu coração.  

A Índia é um grande sonho de viagem da minha vida. Espero que em breve eu consiga compartilhar com vocês meu relato sobre como foi fazer uma viagem pela Índia, o meu roteiro de viagem pela Índia, Quanto custa uma viagem para a Índia (com todos os meus gastos anotados).

Mas, agora você já tem diversas dicas de viagem sobre a Índia e sabe que informar-se é essencial para sua proteção. Aqui mesmo no post tem dicas de viagem importantes. Aproveite tudo, arrume sua bagagem e vá curtir a Índia .   

A Índia te aguarda. Mas, antes de ir, não esqueça de compartilhar o post em suas redes sociais. 

Uma resposta

  1. Excelente post sobre dicas de viagem à Índia! Foi uma de minhas viagens prediletas, pois é um lugar totalmente inesquecível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com