Depois de uma vida inteira de trabalho árduo, a aposentadoria precisa ser um momento de relaxamento. Para isso, muitos escolhem outros países diferentes do seu de origem. Nesse post vamos ensinar como conseguir o visto de aposentado para morar em Portugal!
Está pensando em mudar do Brasil? Veja também Como ir para Portugal com visto de estudante.
O que este artigo aborda:
- Por que escolher a Europa para morar depois de aposentar?
- Como conseguir visto de residência em Portugal?
- Como conseguir o visto de aposentado para Portugal?
- Quais documentos são necessários para o visto de aposentado em Portugal?
- Conte com uma assessoria!
Por que escolher a Europa para morar depois de aposentar?
Poder escolher a Europa como moradia tendo como garantia o valor da aposentadoria é uma oportunidade excelente para muitos.
O país de Portugal foi eleito, pela revista Internacional Living, o melhor país do mundo para aposentados. Mesmo diante da pandemia, a nação europeia continua liderando o ranking, inclusive por conta do sucesso que obteve ao enfrentar a Covid-19.
A pesquisa levou em consideração a qualidade de vida que inclui saúde, infraestrutura, visto, entretenimento e benefícios para os aposentados. Também foi avaliada a experiência dos correspondentes da revista para construir o melhor resultado possível.
Leia também 10 melhores cidades em Portugal para visitar.
Portugal é o segundo país com menor custo de vida da Europa, perdendo apenas para a Bulgária. O estilo de vida acessível, que insere cuidados de saúde, profissionais de qualidade, clima, alta classificação de segurança e excelentes comida e vinho, foram outros pontos avaliados.
A beleza geográfica natural do país que combina com a arquitetura de várias épocas, datada de milênios e que provocam uma sensação de permanência e tradição atemporal, foram outros destaques.
Todos esses motivos explicam o porquê de ser tão almejado ir para o país, mas principalmente viver a vida de aposentado em Portugal.
Como conseguir visto de residência em Portugal?
Para quem não possui a dupla cidadania portuguesa, os vistos são necessários para migrar para o país europeu. Tanto para estudar, trabalhar ou apenas residir.
Claro que, cada visto irá depender da ocasião que levou aquele imigrante para o país, mas outro fator que é levado em consideração é o tempo que irá passar no território.
Para imigrantes que irão à Portugal como turistas, não há necessidade de visto e pode permanecer no país por até 90 dias (3 meses).
Apesar disso, documentos como passaporte válido, comprovante de hospedagem e de subsistência, passagens e carta convite são itens essenciais que todo viajante deve conter.
Já em casos de quem pretende passar um período mais longo no país e até mesmo trabalhar ou estudar, é necessário o visto para Portugal.
Como conseguir o visto de aposentado para Portugal?
O visto de aposentado para Portugal é chamado de visto D7 que pode ser solicitado por aposentado que comprove os meios de subsistência por um período não inferior a 12 meses.
O visto D7 é voltado para quem pode viver em Portugal com a renda que tem. Desta forma, o público alvo é quem detêm renda no Brasil ou em algum país estrangeiro, pode viver em Portugal com este recurso.
A garantia também inclui quem tem rendimentos de aplicações financeiras, por exemplo, ou outra fonte de renda no exterior que permita a manutenção da residência em Portugal.
Para um único adulto o cálculo exige a comprovação de 100% do salário mínimo em Portugal vigente. Em 2020, o salário mínimo em Portugal é de 635,31€ (equivalente a R$4.066,51).
Deverá, ainda, ser calculado o equivalente em reais, de acordo com o câmbio atual e considerando o número de integrantes da família (caso vá outras pessoas).
Desta forma será possível identificar o valor exato que precisará demonstrar para conseguir o visto de aposentado para morar em Portugal.
Portanto, se já está aposentado no Brasil e recebe o valor correspondente ao estipulado para o D7, pode ser titular do visto para aposentado em Portugal
Preenchendo esse requisito, o próximo passo é reunir a documentação necessária para a solicitação do visto.
A obtenção do visto de aposentado para morar em Portugal pode ser mais fácil do que você imagina, mas sempre requer planejamento.
Quais documentos são necessários para o visto de aposentado em Portugal?
De acordo com o Consulado Geral de Portugal em São Paulo, é necessário apresentar:
- Declaração do aposentado (motivo do pedido de visto, tempo que pretender ficar, local de lojamento)
- Comprovativo dos meios de subsistência (rendimentos que possibilitam a residência assegurados por período não inferior a 12 meses);
- Comprovativo de Alojamento (propriedade de imóvel em Portugal, aluguel, reserva ou carta convite);
- Seguro Médico Internacional de Viagem;
- Atestado de Antecedentes Criminais;
- Autorização ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras para consulta ao Registo Criminal Português;
- RG (cópia) e Passaporte válido;
- Formulário e pagamento da taxa;
- 2 Fotos 3×4.
Conte com uma assessoria!
Agora você já sabe o que precisa para conseguir o visto de aposentado para morar em Portugal, entretanto, é necessário contar com uma assessoria especializada em cidadania portuguesa de confiança para tratar toda a situação de forma simplificada.