Como conseguir a cidadania europeia? Muitos brasileiros ainda têm essa dúvida – e com razão, já que a cidadania europeia pode ser um processo muito difícil. Porém, por mais complicada que seja a sua obtenção, ela é possível. Por isso, separei para você um conteúdo incrível sobre as vantagens de ter cidadania europeia e como fazer para conseguir a sua.
E conseguir o documento de cidadania vale muito a pena, já que existem diversas vantagens na cidadania europeia. De acordo com a localidade que escolher para morar no exterior, você terá os mesmos direitos daquela população.
Por isso, prossiga com a leitura e entenda mais sobre!
Está pensando em mudar do Brasil? Veja também Como ir para Portugal com visto de estudante.
O que este artigo aborda:
- Quais são as vantagens da cidadania europeia?
- Melhora da qualidade de vida
- Você evita fila na imigração de aeroportos
- Você pode morar em qualquer um dos países europeus
- Possibilidade de trabalhar sem visto
- Você tem acesso ao financiamento e crédito imobiliário
- É mais econômico para estudar
- Como conseguir a cidadania europeia?
- Cidadania por descendência europeia
- Cidadania por casamento
- Cidadania por tempo de residência
- Comprar a cidadania
- Onde obter a cidadania europeia?
Quais são as vantagens da cidadania europeia?
“Ao escolher um dos países europeus como sua moradia, você usufrui dos benefícios daquele país e de toda a União Europeia.”
Antes de entender como conseguir a cidadania europeia, é importante saber o que ganha com esse processo. Ao se tornar um cidadão europeu pela dupla cidadania, você adquire os direitos e obrigações dos cidadãos natos da localidade.
Isso inclui o direito a moradia, trabalho, estudos, lazer, aposentadoria, assistência médica, voto, criação de contas bancárias, compra de casas, etc. Por fim, você pode transitar sem visto pelos países europeus e passar a sua cidadania para descendentes.
Entenda melhor as vantagens da cidadania europeia agora!
A forma de viajar vem mudando. Cada dia que passa o turismo de massa é substituído por viagens com significados. Quer aprender mais sobre o tema? Recomendo a leitura do post Slow Travel: uma nova forma de viajar.
Melhora da qualidade de vida
Apesar de cada um apresentar características próprias, é fato que segurança, saúde, ensino de qualidade e transporte público acessível são vistos na maioria dos países. Nações como Suíça, Dinamarca, Noruega e Suécia são as mais seguras do mundo.
Você evita fila na imigração de aeroportos
A fiscalização de estrangeiros que desembarcam de voos internacionais é mais forte, o que adiciona mais tempo ao processo de checagem dos vistos e passaportes. Como cidadão europeu, você evita isso, chegando nem perto de um agente de imigração.
Você pode morar em qualquer um dos países europeus
Considerando a determinação da Convenção de Schengen da União Europeia, todos os cidadãos europeus podem morar e trabalhar em qualquer uma das nações membros. Inclusive, sem a necessidade de visto.
Dessa forma, se você adquiriu cidadania portuguesa, pode morar na Itália legalmente e sem prazo de permanência.
Você gostaria de ter mais experiências incríveis nas suas viagens e torná-las ainda mais significativas? Leia também o post Como ter uma experiência de viagem única.
Possibilidade de trabalhar sem visto
O visto de trabalho é um documento difícil de se obter fora do país. Porém, com o passaporte europeu em mãos, você pode trabalhar nos países da Europa sem o visto. De quebra, aumenta as suas oportunidades de emprego pela dupla cidadania.
Obs: você pode se aposentar no país europeu e converter o lucro da aposentadoria em reais, caso queira voltar para o Brasil.
Você tem acesso ao financiamento e crédito imobiliário
Os juros bancários encontrados na Europa costumam ser bem mais baixos que no Brasil, chegando a menos de 1%. Dessa forma, você tem maior estabilidade econômica para investir num imóvel, carro ou empreendimento.
É mais econômico para estudar
Estrangeiros que vão estudar nas instituições de ensino europeias acabam pagando até 3 vezes mais para a sua formação do que um aluno europeu. Ao se tornar um cidadão europeu, você tem acesso ao sistema educacional e pode pagar mais barato.
Você está planejando fazer uma viajar sozinha?! Leia também o Guia completo para te ajudar a planejar a sua viagem solo!
Como conseguir a cidadania europeia?
Como morar no exterior? Bem, é necessário atender a um dos critérios que dão acesso à cidadania europeia. Além disso, é preciso apresentar os documentos que comprovam o seu atendimento ao critério, que podem ser obtidos num cartório online.
E quais são esses critérios?
Cidadania por descendência europeia
O direito de sangue, ou jus sanguinis, se trata de um direito concedido para pessoas com descendência europeia. É a forma mais comum de se obter a cidadania, sendo filho, neto, bisneto ou trineto de um imigrante.
Cidadania por casamento
A cidadania por casamento é outra estratégia comum para se obter a cidadania, sendo ela concedida após o atendimento de algumas regras específicas. Além disso, é necessário ter alguns anos de casamento, geralmente 3 anos.
Cidadania por tempo de residência
Em certos países europeus, é possível obter a cidadania após certo tempo de residência no país. Esse tempo é obtido através dos vistos, como o visto de trabalho, que após alguns anos podem dar o direito à cidadania.
Comprar a cidadania
De certa forma, é possível “comprar” a cidadania investindo muito dinheiro no país de destino. Alguns países são muito caros, como o Reino Unido que exige 2,5 milhões de libras em investimento, porém outros não são.
Na Malta, por exemplo, é possível comprar a cidadania com 350 mil euros em imóveis e 150 mil euros em investimentos!
Onde obter a cidadania europeia?
É concedida a cidadania europeia em qualquer um dos 27 estados-membros da União Europeia, bastando atender às exigências de cada um. As cidadanias mais fáceis são:
- Cidadania portuguesa;
- A Cidadania espanhola;
- Cidadania italiana.
Ao obter a cidadania europeia, você não garante benefícios apenas para si, mas também para as suas futuras gerações!