como ter passaporte europeu

Conheça as vantagens de ter cidadania europeia e saiba como fazer para conseguir a sua

Como conseguir a cidadania europeia? Muitos brasileiros ainda têm essa dúvida – e com razão, já que a cidadania europeia pode ser um processo muito difícil. Porém, por mais complicada que seja a sua obtenção, ela é possível. Por isso, separei para você um conteúdo incrível sobre as vantagens de ter cidadania europeia e como fazer para conseguir a sua.

E conseguir o documento de cidadania vale muito a pena, já que existem diversas vantagens na cidadania europeia. De acordo com a localidade que escolher para morar no exterior, você terá os mesmos direitos daquela população.

Por isso, prossiga com a leitura e entenda mais sobre!

Está pensando em mudar do Brasil? Veja também Como ir para Portugal com visto de estudante.

Quais são as vantagens da cidadania europeia?

“Ao escolher um dos países europeus como sua moradia, você usufrui dos benefícios daquele país e de toda a União Europeia.”

Antes de entender como conseguir a cidadania europeia, é importante saber o que ganha com esse processo. Ao se tornar um cidadão europeu pela dupla cidadania, você adquire os direitos e obrigações dos cidadãos natos da localidade.

Isso inclui o direito a moradia, trabalho, estudos, lazer, aposentadoria, assistência médica, voto, criação de contas bancárias, compra de casas, etc. Por fim, você pode transitar sem visto pelos países europeus e passar a sua cidadania para descendentes.

Entenda melhor as vantagens da cidadania europeia agora!

A forma de viajar vem mudando. Cada dia que passa o turismo de massa é substituído por viagens com significados. Quer aprender mais sobre o tema? Recomendo a leitura do post Slow Travel: uma nova forma de viajar. 

Melhora da qualidade de vida

Apesar de cada um apresentar características próprias, é fato que segurança, saúde, ensino de qualidade e transporte público acessível são vistos na maioria dos países. Nações como Suíça, Dinamarca, Noruega e Suécia são as mais seguras do mundo.

Você evita fila na imigração de aeroportos

A fiscalização de estrangeiros que desembarcam de voos internacionais é mais forte, o que adiciona mais tempo ao processo de checagem dos vistos e passaportes. Como cidadão europeu, você evita isso, chegando nem perto de um agente de imigração.

Você pode morar em qualquer um dos países europeus

Considerando a determinação da Convenção de Schengen da União Europeia, todos os cidadãos europeus podem morar e trabalhar em qualquer uma das nações membros. Inclusive, sem a necessidade de visto.

Dessa forma, se você adquiriu cidadania portuguesa, pode morar na Itália legalmente e sem prazo de permanência.

Você gostaria de ter mais experiências incríveis nas suas viagens e torná-las ainda mais significativas? Leia também o post Como ter uma experiência de viagem única.

Possibilidade de trabalhar sem visto

O visto de trabalho é um documento difícil de se obter fora do país. Porém, com o passaporte europeu em mãos, você pode trabalhar nos países da Europa sem o visto. De quebra, aumenta as suas oportunidades de emprego pela dupla cidadania.

Obs: você pode se aposentar no país europeu e converter o lucro da aposentadoria em reais, caso queira voltar para o Brasil.

Você tem acesso ao financiamento e crédito imobiliário

Os juros bancários encontrados na Europa costumam ser bem mais baixos que no Brasil, chegando a menos de 1%. Dessa forma, você tem maior estabilidade econômica para investir num imóvel, carro ou empreendimento.

É mais econômico para estudar

Estrangeiros que vão estudar nas instituições de ensino europeias acabam pagando até 3 vezes mais para a sua formação do que um aluno europeu. Ao se tornar um cidadão europeu, você tem acesso ao sistema educacional e pode pagar mais barato.

Você está planejando fazer uma viajar sozinha?! Leia também o Guia completo para te ajudar a planejar a sua viagem solo!

Como conseguir a cidadania europeia?

Como morar no exterior? Bem, é necessário atender a um dos critérios que dão acesso à cidadania europeia. Além disso, é preciso apresentar os documentos que comprovam o seu atendimento ao critério, que podem ser obtidos num cartório online.

E quais são esses critérios?

Cidadania por descendência europeia

O direito de sangue, ou jus sanguinis, se trata de um direito concedido para pessoas com descendência europeia. É a forma mais comum de se obter a cidadania, sendo filho, neto, bisneto ou trineto de um imigrante.

Cidadania por casamento

A cidadania por casamento é outra estratégia comum para se obter a cidadania, sendo ela concedida após o atendimento de algumas regras específicas. Além disso, é necessário ter alguns anos de casamento, geralmente 3 anos.

Cidadania por tempo de residência

Em certos países europeus, é possível obter a cidadania após certo tempo de residência no país. Esse tempo é obtido através dos vistos, como o visto de trabalho, que após alguns anos podem dar o direito à cidadania.

Comprar a cidadania

De certa forma, é possível “comprar” a cidadania investindo muito dinheiro no país de destino. Alguns países são muito caros, como o Reino Unido que exige 2,5 milhões de libras em investimento, porém outros não são.

Na Malta, por exemplo, é possível comprar a cidadania com 350 mil euros em imóveis e 150 mil euros em investimentos!

Onde obter a cidadania europeia?

É concedida a cidadania europeia em qualquer um dos 27 estados-membros da União Europeia, bastando atender às exigências de cada um. As cidadanias mais fáceis são:

  • Cidadania portuguesa;
  • A Cidadania espanhola;
  • Cidadania italiana.

Ao obter a cidadania europeia, você não garante benefícios apenas para si, mas também para as suas futuras gerações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com