quarta-feira, 19 de junho de 2024 - 19/06/2024 22:59:17
Viagem e Cura


O ecoturismo, aliado ao turismo sustentável e ao turismo verde, está começando a ganhar notoriedade nos meios de imprensa e nas redes sociais. Assim, possibilita preservar o meio ambiente e os recursos culturais de uma área natural, por isso separei para vocês conhecerem os melhores destinos para Ecoturismo no Brasil.

Há alguns anos o conceito explorar de forma predatória a natureza vem sendo – lentamente – substituído pelo Ecoturismo, um tipo de viagem que, além de ser focado em viagens para a natureza, busca preservar o ecossistema, ensinar a educação ambiental e valorizar tudo de melhor que a natureza pode oferecer. 

Sendo assim, seguem os melhores destinos para o Ecoturismo no Brasil.

Você gostaria de ter mais experiências incríveis nas suas viagens e torná-las ainda mais significativas? Leia também o post Como ter uma experiência de viagem única.

O que este artigo aborda:

Melhores destinos para Ecoturismo no Brasil

De antemão, é importante lembrar que nosso país é altamente privilegiado para os amantes da natureza, uma vez que o Brasil preserva grandes ecossistemas naturais. 

Além disso, o Brasil abriga inúmeros biomas, refletindo a riqueza da enorme flora e fauna do nosso país. Você sabia que o Brasil abriga a maior biodiversidade do planeta?! Por isso, devemos conhecê-los e preservá-los, deixando a exploração desenfreada no passado.

A forma de viajar vem mudando. Cada dia que passa o turismo de massa é substituído por viagens com significados. Quer aprender mais sobre o tema? Recomendo a leitura do post Slow Travel: uma nova forma de viajar. 

Itapema – SC

destinos de natureza

Primeiramente, é importante falar que Itapema além de possuir lindas praias, é destaque no ecoturismo. 

A cidade que fica situada a apenas 9Km da BR 101 e tem como um dos principais pontos turísticos a Cachoeira do Sertão, mas não acaba por aí, são várias trilhas para os mais aventureiros, algumas alcançam 200 metros de altura.

São paisagens que encantam os visitantes, afinal, a fauna, a flora e o mar em uma única cidade é realmente considerável, por isso a cada ano aumenta o número de pessoas que buscam por apartamento na planta em Itapema par mudar de vez.

Por fim, é importante ressaltar que a prefeitura de Itapema lançou em 2021 um aplicativo de Ecoturismo para impulsionar esse tipo de turismo na região. 

Ilha de Boipeba – Cairu BA

destinos de ecoturismo no Brasil
Ilha de Boipeba, Bahia

Como falar sobre os melhores destinos de ecoturismo no Brasil e não falar da Ilha de Boipeba?!

Para os que já me acompanham há algum tempo, sabem que eu sou completamente apaixonada por essa Ilha situada no litoral baiano. Então, vamos lá.

Primeiramente, eu posso te garantir que a energia da ilha é algo fora do comum e que você só vai entender quando estiver lá e sentir.

Uma pequena ilha baiana localizada no coração da natureza intocada, com seus quilômetros de praias desertas, lagoas turquesas, floresta virgem e manguezal.

Outra coisa singular na ilha é que, além do mar de águas cristalinas, a ilha está cercada por mata Atlântica ainda preservada. Quantos lugares do mundo podemos ver um mar cristalino bater em mata Atlântica preservada?!

Quer conhecer um pouco mais sobre o paraíso baiano chamado Boipeba? Leia também os posts 

Ilha de Boipeba

Como chegar na Ilha de Boipeba

Bonito – Mato Grosso do Sul

Ao passo que todo o Mato Grosso do Sul possui destinos incríveis para ecoturismo, Bonito é considerada a capital do ecoturismo do Brasil. 

Dessa forma, com uma área de mais de 4.934 km², Bonito é conhecido por sua floresta tropical, cavernas, cachoeiras e rios. Localizada no sudoeste de Mato Grosso do Sul, entre as visitas imperdíveis está a caverna do lago azul.

Igualmente, a “Gruta do lago azul” é apropriadamente nomeada com um lindo lago profundo de cor azul cristalina. É um dos locais que melhor representam a cidade. No entanto, para preservar o ambiente e a natureza, não é possível nadar na atração turística.  

Descubra as belezas das melhores praias da Bahia e descubra as Melhores praias de Morro de São Paulo Bahia

Pantanal brasileiro

destinos de natureza
Pantanal brasileiro. Foto por Giovanna Colombi.

Antes de mais nada, com uma área de quase 210 mil km², é importante citar que o Pantanal brasileiro é uma das regiões pantanosas mais bonitas do mundo. A região é um verdadeiro paraíso e refúgio para os amantes da natureza.

Se você quiser assistir ao magnífico espetáculo que esta região oferece, é aconselhável ir lá entre maio e setembro, durante a estação seca.

Além disso, entre os animais mais fáceis de observar estão os pássaros. Durante uma visita, você provavelmente terá a oportunidade de ver o “Tuiuiú”. Esses pássaros são o símbolo do Pantanal. 

Igualmente, a descoberta de outras aves como tucanos, garças também estará no programa. Já para mamíferos,  você poderá se deparar com onças e pumas. 

Por fim, indico que para apreciar plenamente o Pantanal,você programe no mínimo 3 a 4 dias. 

Chapada Diamantina – Bahia

destinos de ecoturismo no Brasil
Chapada Diamantina, BA

Definitivamente, a Chapada Diamantina é um dos lugares mais procurados pelos brasileiros para fazer ecoturismo no Brasil. 

Afinal de contas, são muitos atrativos naturais espalhados por quase 70 mil Kmº. Para não perder nada aproveitando a viagem da melhor forma possível é aconselhável contratar alguma empresa de turismo da região com guias qualificados para fazer o acompanhamento, uma vez que a maior parte das trilhas da região não são bem demarcadas, o que dificulta fazê-las por conta própria.

Contudo, apesar das trilhas não serem bem demarcadas, as paisagens são dignas de  cartão postal. Além disso, você irá encontrar inúmeras famosas cachoeiras, como a cachoeira da Fumaça, a quinta maior cachoeira do país. Você ainda encontrará na Chapada Diamantina, montanhas, cavernas, desfiladeiros, grutas etc. 

Quer conhecer um pouco mais sobre a Chapada Diamantina? Leia também os posts:
Vale do Capão

O que fazer no Vale do Capão

Onde comer no Vale do Capão

Chapada dos Veadeiros – Goiás

Assim como a Chapada Diamantina, a Chapada dos Veadeiros é outra querida dos viajantes brasileiros. Situada no estado de Goiás, esse destino de ecoturismo no Brasil é rico em cachoeiras e poços de águas cristalinas , cânions, rochas, além de uma rica fauna e flora. 

Além disso, o que pouca gente sabe é que a Chapada dos Veadeiros abriga cristais de quartzo, e que por esse motivo também recebe muitas pessoas que buscam o local em busca de cura. É um local que atrai um enorme fluxo de turistas esotéricos. 

Ilhabela – São Paulo

É impossível falar dos melhores destinos para ecoturismo no Brasil e deixar Ilhabela de fora. 

Apesar da existência do turismo de massa na ilha, o ecoturismo é bem presente. Este arquipélago conta com 15 ilhas, 40 praias e mais ou menos 360 cachoeiras.

Além disso, a Mata Atlântica ocupa cerca de 80 % de toda vegetação. Por fim, com cerca de quase 29 mil habitantes, a Cidade Ilhabela possui ótima infraestrutura para receber a todos e tem o acesso somente através de balsas ou helicópteros. 

Fernando de Noronha – Pernambuco

ecoturismo e fernando de noronha
Fernando de Noronha, PE.

O que falar do destino mais famoso e almejado dessa lista de destinos para Ecoturismo no Brasil?!

Paradisíaco e exótico, Fernando de Noronha é um amor no coração de Pernambuco. O ecoturismo aqui é levado bem a sério, por isso é cobrada uma taxa dos visitantes para manter a sua preservação, além de incentivar o cuidado com a natureza, é claro. 

Também conhecido como “caribe brasileiro” suas praias estão na lista das mais bonitas do mundo, com águas cristalinas e mornas. Fernando de Noronha ainda ganha destaque no mergulho, a fauna marinha é exuberante. 

Jalapão – Tocantins 

Um verdadeiro oásis no estado de Tocantins, de todos os lugares para ecoturismo no Brasil, o Parque Estadual do Jalapão tem um encanto especial, suas belezas são indescritíveis. 

Cachoeiras, formações rochosas, fervedouros etc.

Além disso, talvez por não ter um acesso tão fácil, o local esteja tão preservado. Se quiser conhecer o paraíso das águas que não afundam, os fervedouros do Jalapão, indico ir acompanhado de agências de turismo, uma vez que o acesso é realmente complicado e somente é possível chegar em carros 4×4. 

Quer saber mais sobre o Jalapão? Leia também os posts

Onde fica o Jalapão To

Melhores fervedouros do Jalapão

Itatiaia – Rio de janeiro 

destinos de ecoturismo no Brasil

Por fim, localizado no estado do Rio de Janeiro, o Parque de Itatiaia é bastante procurado por pessoas que curtem ecoturismo, em especial para praticantes de esportes radicais como trekking e montanhismo. 

Na parte baixa temos as cachoeiras, trilhas fáceis, piscinas naturais, enquanto na parte alta as montanhas para escalada como os Picos do Maciço das Prateleiras e o das Agulhas Negras. 

Agora que você já sabe os melhores locais para ecoturismo no Brasil é hora de escolher o ideal para você. Até a próxima!

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Luana Lôpo

Por Luana Lôpo

Booking.com
1

Pode ser do seu interesse

Como chegar na Ilha de Boipeba

Como chegar na Ilha de Boipeba

O que fazer em Lençóis na Chapada Diamantina (BA) – 7 pontos turísticos incríveis

O que fazer em Lençóis na Chapada Diamantina (BA) – 7 pontos turísticos incríveis

Dicas de lugares para viajar barato com crianças

Dicas de lugares para viajar barato com crianças

Como fazer um bom chimarrão

Como fazer um bom chimarrão

Como ganhar Milhas aéreas

Como ganhar Milhas aéreas

Melhor roteiro para conhecer as cidades históricas de minas gerais

Melhor roteiro para conhecer as cidades históricas de minas gerais