Comidas típicas da Bahia

Viajar, para mim, é viver experiências! Conhecer o dia a dia da comunidade, conversar com os locais e descobrir aquelas maravilhas escondidas na cidade. E não seria possível viver isso de forma plena sem mergulhar e experimentar a culinária local. Por isso, eu fiz esta lista com as comidas típicas da Bahia para você ter uma ideia dos pratos típicos da Bahia e das melhores comidas baianas, o que a gente come aqui na terra de santos, encantos e axés. 

Com um sabor único, o estado brasileiro chama a atenção de turistas brasileiros e estrangeiros por conta de seus destinos incríveis, seu povo ímpar e das comidas típicas da Bahia.  

Você vai viajar sozinha? Leia o guia completo Viajar Sozinha do blog Viagem e Cura

Então, vem comigo embarcar nessa viagem para descobrir o que você deveria experimentar durante a sua estadia nesse pedacinho de chão, conhecer mais da culinária local e entender porque você vai sentir saudades de cada prato. 

A história da culinária baiana: comidas típicas da Bahia

Primeiramente, é válido destacar que quando a gente fala de comidas típicas, da culinária e da gastronomia de uma determinada região, temos que ter em mente que aquilo vai muito além dos sabores e sensações ligadas ao sentido paladar.

Podemos entender a culinária baiana, ou a gastronomia de qualquer região, como fruto da história e evolução daquele povo. É a história, a ancestralidade, as origens traduzidas em um prato típico.

Assim, a história da culinária baiana começa e se confunde com a história do nosso próprio país.

Dessa forma, como aprendemos nos livros de história, a colonização brasileira começa em terras baianas, quando em 22 de abril de 1500, Pedro Álvares Cabral e suas naus aportam na Baía Cabrália, no sul da Bahia.

Além disso, por muitos anos, a Bahia foi o grande centro político, cultural e social do Brasil. 

Neste cenário, assim como a história do nosso Brasil, a história da culinária baiana possui três grandes protagonistas: a população nativa (os índios), os portugueses e os africanos (que de uma forma cruel de desumana passaram a habitar às nossas terras). 

Vai fazer um tour pela Bahia e visitar Salvador juntamente com Boipeba? Não deixe de ler os posts:

O que fazer no Pelourinho

As 8 melhores praias em Salvador

10 atrações turísticas gratuitas em Salvador

Influência indígena nas comidas típicas da Bahia

Primeiramente, é importante destacar que quando os portugueses aportaram em solo brasileiro, nossas terras já eram povoadas por uma infinidade de povos nativos, que popularmente ficaram conhecidos como índios. 

Apesar da pluralidade de tribos que habitavam o nosso país, alguns alimentos eram comumente encontrados como a base da alimentação deles, principalmente alimentos como a mandioca (macaxeira ou aipim, a depender da região do país) e o milho. 

Assim, alimentos como beijus e pirão já faziam parte da culinária indígena.

Influência portuguesa nas comidas típicas da Bahia

Com a chegada dos portugueses, vieram também os cozidos, sardinhas, doces finos e os legumes. 

Influência africana nas comidas típicas da Bahia

Mas não há como negar que a principal influência na culinária baiana, da forma que conhecemos hoje em dia, é da culinária africana.

Lembremos que Salvador é a cidade mais negra fora da África e que essa ancestralidade se faz presente em diversos aspectos cotidianos da cidade de Salvador e dos baianos.

Com o início da chegada dos escravos africanos, a comida da região começou a ganhar ainda mais ingredientes, com destaque para os temperos, como a pimenta malagueta, quiabo e azeite. 

Nessa história toda, podemos destacar toda a cultura do dendê, que trouxe não apenas o azeite, mas o gengibre, pimentas e o leite de coco como essenciais para a cozinha. 

Além disso, não podemos deixar, ainda, de citar que a influência africana não está apenas nos temperos e sabores. Os inúmeros povos vindos da África, vindos das mais diversas regiões, trouxeram suas oferendas em forma de comida, uma culinária criada especialmente pelos povos de santo, para reverenciar e agradecer aos Orixás, tão comuns em religiões de matriz africanas como o Candomblé e a Umbanda. 

Dessa forma, através da mistura e das influências de diversos povos, a comida baiana surge e se aperfeiçoa, até chegar aos populares pratos baianos que comemos atualmente. 

A culinária baiana e as comidas típicas de diferentes regiões da Bahia

As comidas típicas da Bahia são marcantes e importantes para o país, mas possuem diversas nuances, pratos, receitas e possibilidades.  A culinária baiana não é única e tem seus pratos e características próprias em cada região do estado. 

Vai viajar para o Vale do Capão?! Leia também Onde comer no Vale do Capão.

No sertão baiano, por exemplo, existe uma predominância maior de frutas, mingau, carne seca e cuscuz. A carne de bode é uma das iguarias mais populares, encontrando até mesmo um lugar especializado nessa delícia: o Bodródomo. 

Comidas típicas da Bahia – 15 pratos típicos da comida baiana que você precisa provar

Agora, é hora de preparar o check list de pratos que não podem faltar na sua viagem, sendo obrigatórios na estadia de qualquer turista para este pedacinho incrível do Brasil. 

Então, se prepare para conhecer os principais pratos e porque eles vão fazer você amar o estado. 

1# Moqueca Baiana 

comida baiana
Moqueca Baiana. Foto por Gilrovina.

A moqueca baiana se destaca por vários elementos, mas talvez seu ingrediente mais característico seja o azeite de dendê, um tempero que não é utilizado em outras regiões do país, mas comumente presente na culinária africana. Países como Costa do Marfim e Angola tem o azeite de cor forte e sabor inconfundível como base da sua alimentação.  

Em síntese, o prato é um ensopado de peixes e outros frutos do mar com pedaços de tomates maduros, cebola, pimentão, leite de coco e azeite de dendê. 

É comumente preparado em uma panela de barro, que realça os sabores dos alimentos. 

2# Acarajé: comidas baianas

comidas típicas da Bahia pratos típicos da Bahia e comidas baianas
Acarajé: culinária baiana

Quando surge o assunto de comidas típicas da Bahia, o Acarajé é uma das comidas baianas que aparece em todas as listas ou conversas sobre o tema e que desperta a curiosidade entre os visitantes.

Apesar de não ser tão fácil encontrar um bom acarajé fora da Bahia, eu te garanto que nas minhas andanças pelo mundo, descobri que existem baianos em todas as partes e já comi boas acarajés na europa, por exemplo. 

Mas calma, o acarajé é um prato delicioso, que deveria ser provado ao menos uma vez na vida e que vai fazer você querer mais. 

Para começar, o prato é um pratos típicos da Bahia mais apreciados e é iguaria de rua, como os salgados e pastéis consumidos em outros estados brasileiros. 

Popularmente, a receita foi ganhando espaço e é preparada e vendida pelas baianas de acarajé, atualmente uma profissão regulamentada.

Se as comidas despertam esse nosso lado afetivo das viagens, as Baianas de Acarajé podem ser traduzidas como uma memória histórica e afetiva da Bahia. 

Aquela roupa tão característica das baianas, característica dos ritos do candomblé, constitui também um forte elemento de identificação desse ofício, sendo composta por turbantes, panos e colares de conta que simbolizam a iniciação religiosa das baianas.

Originário da África como uma inspiração para um prato árabe, a receita é feita com feijão fradinho. Depois de moído é frito com o azeite de dendê, cortado e recheado. 

Além disso, o recheio inclui vatapá, camarão, caruru e pimenta. 

Também existe o abará, uma das minhas comidas baianas favoritas, que nada mais é do que uma variação do acarajé que leva os mesmos ingredientes, mas que é apenas cozido em folha de bananeira.

3# Entre as comidas típicas da Bahia: beiju ou tapioca 

culinária baiana comidas baianas
Tapioca de coco

Mais conhecida como tapioca, o beiju tem suas origens nos povos nativos do Brasil e é um prato popularmente consumido na Bahia.

Afinal, pode ser consumido em qualquer uma das refeições do dia ou até mesmo entre as refeições, como lanche. 

Em vários estados brasileiros, a tapioca foi ganhando novas formas e recheios, se tornando peça chave em programas alimentares e dietas e ainda facilitando a rotina, com farinhas prontas de preparo rápido. 

Porém, na Bahia, você vai conferir receitas realmente incríveis do beiju, feito à base de mandioca e servido principalmente com manteiga. 

Além disso, outros recheios comuns incluem queijo coalho, carne seca, camarão, peixes e muitos outros preparados. 

Tudo com um sabor incrível e que é difícil de ser encontrado em outros lugares. 

4# Vatapá: comidas baianas

comida típica da Bahia
Vatapá

O vatapá é um prato baiano que é comumente servido como acompanhamento de outros pratos típicos da Bahia, como a moqueca baiana, o acarajé e o caruru.  

Esse prato típico da culinária baiana é feito com castanhas, camarão, alho, amendoim, dendê, óleo de coco e muitos outros temperos a sua visita. 

Vale destacar ainda que essa comida baiana é mais comum em datas comemorativas, fazendo parte das festas de São Cosme e Damião e Santa Bárbara. 

Por fim, para acompanhar essa viagem de sabores, o vatapá é servido com caruru, arroz branco e cozido de quiabo. 

Você está planejando uma viagem para a Capital Baiana? Conheça as melhores praias de Salvador.

5# Arroz de Hauça 

o que comer na Bahia
arroz de hauça

O arroz de hauça é um prato originário da Nigéria, que chegou na Bahia com os africanos e se tornou parte importante da culinária baiana. 

Mas não é só isso não. 

Esse prato ganhou ainda mais notoriedade fora do estado depois que a filha de Jorge Amado disse que esse era uma das comidas baianas mais amada pelo escritor. 

Bem diferente do arroz consumido no dia-a-dia dos sulistas, este prato típico da Bahia consiste em uma mistura de arroz cozido com leite de coco, azeite de dendê e carne seca. 

Você lembra que o que eu falei do dendê, não é? Então, como pode-se notar, é presente em diversos pratos típicos da Bahia, sendo uma marca nas comidas típicas da Bahia.

6# Mungunzá é uma das comidas típicas da Bahia 

o que comer em salvador
Mungunzá feito pela Tayane Anjos, do @issoecomida

Esse prato é um dos pratos típicos da Bahia que mais gera confusão nos turistas. 

Primeiramente, esqueça tudo que você já ouviu em outras regiões do país! O verdadeiro Mungunzá, comida típica da Bahia é essa aí da foto! 

Afinal, esse é um prato feito com leite, açúcar, milho, canela e manteiga. 

Inclusive, prepare-se: diferente de outras comidas típicas, esta é uma criação do solo brasileiro. 

A inspiração para a criação da iguaria foi um doce africano, que consistia em um milho cozido. 

Aqui no Brasil, a ideia se transformou, gerou uma nova receita e começou a ser consumido em toda a região Nordeste, principalmente nas festas juninas. 

7# Mininico de carneiro: comidas baianas

o que comer no sertão baiano ,pratos típicos da Bahia
Iguaria de Bode

O mininico de carneiro é bastante comum na região de sertão da Bahia e é parecido com a buchada de bode. 

Como um tipo de releitura da receita, o prato se tornou queridinho em bares, bodegas e outros espaços de lazer, happy hour e até para terminar o dia. 

E como ele é feito?

O prato foi criado a partir da chegada dos árabes no território brasileiro, isso na época do cacau, e feito com as vísceras de carneiro, que são cozidas. 

Na maior parte dos locais, o mininico de carneiro acompanha de farinha de mandioca e pirão, tudo muito temperado com pimenta e limão.

Justamente por isso, pode ser consumido como uma refeição completa ou mesmo para que você não precise se preocupar e curta muito a noite. 

8# Torta Búlgara entre as comidas típicas da Bahia 

Torta Búlgara

Quando você pensa em gastronomia baiana, aposto que logo vai passar pela sua cabeça uma das iguarias citadas acima, como uma deliciosa moqueca, um acarajé, e outras delícias, feitas quase todas com dendê, como falamos. 

Mas tem uma sobremesa bem baiana e que boa parte do Brasil nem sonha com a existência: a torta búlgara. 

É uma das minhas sobremesas favoritas e, ao contrário do que o nome pode sugerir, a receita é soteropolitaníssima.

A receita da torta búlgara é simples, com apenas quatro ingredientes: ovos, chocolate em pó, açúcar e manteiga. Sem farinha de trigo, sem leite e muito cremosa, tem um aspecto de bolo solado, meio casca grossa. 

Gosta de culinária contemporânea e está procurando dicas de restaurantes? Leia também esse post Restaurantes românticos em São Paulo

9# Casquinha de siri 

pratos típicos da Bahia e comidas baianas
Casquinha de Siri: gastronomia da Bahia

Claro que a casquinha de siri não poderia faltar nessa ao se falar de comidas baianas. 

Afinal, é um dos pratos mais comuns do verão baiano, sendo servido tanto em restaurantes mais sofisticados e até nas barraquinhas que ficam à beira-mar.  

Dessa maneira, espere por um quitute muito bem temperado e que pode levar outros frutos do mar, que ficam dentro da casquinha. 

É importante dizer que a receita é mais leve e pode ser encontrada em diversas regiões com manguezais e lagunas. Como as áreas mediterrâneas, como Portugal e Espanha. 

10# Rabada: comidas baianas

comida típica da Bahia
Rabada: gastronomia baiana

A rabada é um prato comum em praticamente todo o nordeste brasileiro e um prato muito consumido em Salvador. 

De forma geral, a base do prato é o rabo de boi. 

Entretanto, além de muito tempero, como salsão, você utilizará ingredientes com cebola, cenoura, tomate, alecrim e cerveja preta. Sendo essa a receita mais clássica. 

Afinal, em outros estados, o prato já recebeu outros acompanhamentos. 

Por fim, você também utilizará na receita o azeite de dendê e é servida com arroz, farinha de mandioca ou outros acompanhamentos. 

11# Cocada

doces baianos
Cocada Branca: doces típicos da Bahia

Com mais de 500 anos de história, a culinária baiana tem o coco como um prato típico, mas também como um sabor local. 

Você vai notar isso ao ver diversos bolos, sorvetes e picolés com esse sabor. 

Além de, é claro, a cocadinha e a cocada mole. 

Ainda assim, a cocada branca e clássica é uma das comidas baianas mais consumidas e também a cara do estado, que caiu no coração do brasileiro, sendo um doce comum em padarias e barraquinhas de rua. 

12# Uma das comidas típicas da Bahia mais famosas é o caruru 

comidas baianas religiosas - pratos típicos da Bahia
Caruru: comida do candomblé

O caruru faz parte das comidas baianas que podem ser a base de outra receita, um acompanhamento ou mesmo um recheio. 

Dessa maneira, a forma mais comum de encontrar o prato é como um recheio do acarajé. 

Ainda que seja comum no preparo de peixes, frangos, farofas e muito mais. 

Inclusive, esse é o prato oficial do Dia de São Cosme e Damião e leva amendoim, castanha, gengibre e outros ingredientes comuns da região. 

Além disso, vale destacar que o principal ingrediente do caruru é um cozido de quiabo e, geralmente, leva pimenta malagueta e até castanha de caju. 

13# Maniçoba: comidas baianas

gastronomia da Bahia pratos típicos da Bahia
Maniçoba: a comida típica do recôncavo baiano

Eu me pergunto todos os dias como esse prato existe! Uma vez que se feito de forma equivocada é um prato tóxico e que pode levar a morte, mas é uma delícia!

A maniçoba é um dos pratos típicos da Bahia e é popularmente encontrado na mesa dos baianos e que tem suas origens nos povos indígenas, característico de toda a região nordeste do país e dizem que foi criado no Pará.

Além disso, o preparo, é feito a partir da folha da mandioca, que é a base, sendo moída e depois fervida por uma semana inteira antes de ser consumida. 

Depois desse processo, as folhas ganham outros ingredientes, como carnes de porco e boi. 

Justamente por isso, a maniçoba já recebeu o nome de feijoada em alguns lugares, já que também pode levar outros defumados na receita. 

Na Bahia, o destaque está para as Maniçobas de Cachoeira e Santo Amaro (terra de Caetano Veloso e Maria Bethânia), cidades do recôncavo baiano, locais de diversas receitas de comidas baianas incríveis.

14# Pão Delícia: um dos pratos típicos da Bahia

o que comer na Bahia - comidas baianas
Pãozinho delicia: uma receita tipicamente baiana

 Outro prato típico que foge o senso comum quando se fala em comida baiana, mas que é uma das comidas mais típicas da Bahia e presente de forma cotidiana nos lares baianos.

Da festa de casamento, passando por coquetéis, festas de aniversário e lanches da tarde, não há um evento tipicamente baiano que o pão delícia não faça parte. 

Dessa forma, se os mineiros possuem o Pão de Queijo Mineiro, nós possuímos o pão delícia e olha, não perdemos em nada no quesito sabor, viu?!

Além disso, é mais uma comida típica da Bahia que não leva uma única gota de dendê.

15# Bobó de camarão : pratos típicos da Bahia

comidas baianas e pratos típicos da Bahia
Um dos carros chefes da gastronomia baiana: Bobó de camarão

O bobó de camarão é uma das melhores comidas baianas para quem ama frutos do mar e pratos mais cremosos. 

A receita tem uma consistência incrível e tem como base os camarões, que são refogados e preparados com leite de coco, temperos verdes, azeite de dendê, gengibre, purê de macaxeira e até camarões secos. 

Ou seja, um prato completinho e irresistível que você vai querer levar para a sua casa. 

Tipicamente, o bobó vem acompanhado de arroz branco, mas você também pode encontrar com pirão e até com alguns legumes e verduras. 

Enfim, vale dizer que existem muitas outras comidas típicas da Bahia que devem estar no seu guia de viagens, como o doce de mamão verde, arroz de polvo e o bolinho de estudante. 

O bolinho de estudante, preparado com tapioca granulado, coco ralado, canela e açúcar, é um dos preferidos dos turistas.

Além disso, por ser popular entre os estudantes, ganhou o nome, e é barato e encontrado em barraquinhas de rua, tabuleiros de acarajé, padarias locais e restaurantes. 

As comidas típicas da Bahia estão ganhando novos formatos 

Ao chegar até aqui, você deve ter notado que as comidas típicas da Bahia quase sempre têm alguma carne como base, sejam os frutos do mar, a carne seca ou frango/boi. 

Entretanto, com o movimento e crescimento do vegetarianismo e do veganismo, já é possível encontrar receitas que ganharam um novo formato. 

Ou seja, as receitas mais tradicionais das comidas baianas estão recebendo novas releituras, substituindo o uso da carne e de outros ingredientes de origem animal, conferindo uma deliciosa releitura aos pratos típicos da Bahia.  

Um exemplo disso é o acarajé, que já pode ser encontrado apenas com cenouras, camarões veganos e outros ingredientes ou moquecas de legumes ou banana da terra (minha favorita). 

moqueca vegana e comidas baianas
Moqueca de Banana da Terra. Foto de divulgação do @pororestaurantebar

Claro que tudo isso é impacto da mudança e da demanda do mercado, fazendo com que a culinária se adapte novamente ao mundo. 

A vantagem é que, seja você vegetariano/vegano ou não, ainda pode curtir toda a culinária local, conferindo sabores, temperos e muitos acompanhamentos para todos os horários do dia. 

Chek-list comidas típicas da Bahia: as melhores comidas baianas

Essa lista é para você salvar de forma prática e ir dando o ok assim que provar alguma das melhores comidas baianas visita à Bahia. Afinal, se você for como eu, provavelmente fará um tour gastronômico para provas as comidas típicas da Bahia.

  1. Moqueca Baiana 
  2. Acarajé 
  3. Beiju ou tapioca 
  4. Vatapá 
  5. Arroz de Hauça 
  6. Mungunzá
  7. Mininico de carneiro 
  8. Torta Búlgara
  9. Casquinha de siri 
  10. Rabada
  11. Cocada\
  12. Caruru
  13. Maniçoba
  14. Pão Delícia
  15. Bobó de camarão

Então, qual dos pratos típicos da Bahia é o seu favorito até agora e o que já deixou anotado no seu roteiro para não faltar na sua viagem? Comenta aqui embaixo. 

Por fim, aproveite e compartilhe a sua experiência no estado da Bahia, outros pratos típicos que experimentou ou qual a próxima culinária que quer conhecer. 

Quer conhecer a gastronomia e pratos típicos de outras regiões?! Eu separei alguns textos incríveis sobre o tema! Recomendo a leitura:

Comida Afetiva – por Robba do blog Viajante Colorido

Comidas Mineiras: quais os melhores pratos – por Moisés do blog Viajando com o Moisés

Comida Típica do Uruguai 10 Pratos Imperdíveis – por Rodrigo do blog O mundo em lanches

Os melhores petiscos portugueses – por Patrícia do blog Descobrir Viajando

O que comer em João Pessoa (PB) – por Iza do Blog Mundo Viajante

Dieta Mediterrânea – por Kenia do blog Agarre o Mundo

Onde comer no Recife comida regional – por Sabrina do blog Viaje sem Pacote

Comida Típica da Grécia – por Soraya do blog Destinos de Casal

Comida Típica da Espanha – por Andrea do Blog Ouse Viajar

Onde comer no bairro da Liberdade – por Joyce do blog Que vontade de Viajar

Comidas de Praga e da República Tcheca – por Guto do Blog Review de Viagem

22 respostas

  1. Adoramos o seu post sobre as comidas típicas da Bahia. Somos fãs da culinária baiana, principalmente a famosa moqueca e o acarajé! Não tem como ficar indiferente com esses pratos deliciosos.

  2. Sou baiana e adoro as comidas da Bahia. Seu post sobre comidas típicas da Bahia está maravilhoso. Aguçou meu desejo de comer.🤗🤗🤗

  3. Luana assim você me mata! Cada prato mais convidativo que o outro. As comidas típicas da Bahia são super saborosas e de dar água na boca, mas confesso que essa Maniçoba me deu um tanto de medo, como assim pode matar?! Já sei que quando for aí tenho que te pedir referência de restaurantes confiáveis que oferecem esse prato, hahaha! No mais quero provar tudo, amei o post! 🥰😘

  4. As comidas típicas da Bahia são boas demais e as tuas dicas deliciosas. Sei nem por onde começar

  5. A comida baiana sempre me agradou demais. Sempre que possível como o bobo de camarão e a rabada também. A Bahia é um destino culinário também.

  6. Nunca me canso do tempero da Bahia, as comidas típicas deles são deliciosas e carregadas de tradições brasileiras. Lendo o seu post fiquei morrendo de saudades desses sabores, abraços

  7. Já quero experimentar todas essas comidas típicas da Bahia! Adorei! Muitas eu nem tinha ouvido falar!

  8. Confesso que sou apaixonada pelas comidas típicas da Bahia, não perco a chance de experimentar, sempre que vou por lá ou encontro um restaurante especializado. O seu post está mais que completo. Tem até comida que eu não conheço, o que me fez pensar em ir a Salvador e procurar. Parabéns pelo post!

  9. Meu Deuss, que post delicioso. Amo conhecer os sabores típicos das cidades para onde viajo. Adorei essa lista de comidas típicas da Bahia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com