quarta-feira, 19 de junho de 2024 - 19/06/2024 23:21:32
Viagem e Cura


Se você chegou até aqui provavelmente está querendo saber mais sobre Praia do Forte o que fazer, onde fica localizada, como chegar, onde se hospedar, acertei?! 

Se estas são algumas das suas dúvidas sobre a Praia do Forte, leia este post com bastante atenção, pois vou esclarecê-las, além de dar dicas úteis e informações importantes para ajudá-lo a montar seu roteiro por essa cidade incrível!

Vai viajar sozinha? Os destinos citados também podem e devem ser visitados pelos viajantes solo. Quer mais dicas, leia o post-guia do blog sobre Viajar Sozinha.

A pequena vila é um dos grandes atrativos da Bahia e um dos destinos mais procurados do litoral norte do estado. 

distância praia do forte para salvador
Vila de Praia do Forte, Bahia.

Sendo assim, Praia do Forte é um refúgio para baianos e turistas de todo o Brasil em busca de águas mornas. E embora seja uma área pequena, possui uma excelente infraestrutura hoteleira e gastronômica, além de segurança e tranquilidade, ou seja, o que todo viajante deseja.

O que este artigo aborda:

Onde fica Praia do Forte

Primeiramente, é importante destacar que a Praia do Forte fica localizada no município da Mata de São João, aproximadamente a 82,9 km de distância de Salvador. 

Distância de Praia do Forte para Salvador e Aracaju

Praia do Forte fica localizada a 55 km do aeroporto de Salvador, capital baiana, e a 250,3 km de Aracaju, capital de Sergipe, e não conta com aeroporto. 

Como chegar na Praia do Forte

como chegar em praia do forte

Ou seja, é impossível chegar de avião diretamente à Praia do Forte. Mas não se preocupe, para chegar até a praia Pipa você poderá optar por diversas maneiras: carro (próprio ou alugado), ônibus, receptivos, táxi.

Avião

Como eu falei anteriormente, não existe aeroporto na Praia do Forte. Então, se você mora em alguma cidade mais distante e quer encurtar as distâncias poderá pegar um voo com destino a Salvador ou então Aracaju e de lá seguir viagem até o paraíso baiano. 

Se quer pesquisar e monitorar as passagens aéreas sugiro o Kiwi. Eles são agregadores de passagens que combinam vários outros sites de pesquisa de voos para facilitar a comparação de preços e garantir que você esteja obtendo o melhor negócio. 

Carro

Além disso, caso esteja indo em família ou com amigos , talvez alugar um carro seja a melhor opção para sua locomoção. Sempre que eu viajo faço minhas locações com a RentCars *parceiro do site.

*a empresa é parceira do blog. Por isso, ao reservar por este link você não pagará nada a mais e ajudará a manter esse blog funcionando.

Assim, se você escolher chegar pela cidade de Salvador, basta pegar a Estrada do Coco (BA-099) com sentido Litoral Norte. 

Todavia, é importante mencionar que no trajeto entre o Aeroporto de Salvador e a Praia do Forte existe um pedágio operado pela CLN. Você pode consultar os valores atualizados no site da empresa.

Destaco que a estrada tem uma pista dupla bem conservada e é bem sinalizada. 

Você já pensou em conhecer um dos 5 maiores Cânions do mundo? Ele fica localizado na divisa de Alagoas com Sergipe. Conheça também o Cânions de Sao Francisco

Empresas de Receptivo/Transfer

Diversas empresas oferecem a opção transfers até a Praia do Forte, tanto para a realização do deslocamento, quanto em passeios de bate e volta saindo de Salvador.

Se você estiver sozinho, pode ser uma opção mais barata do que o aluguel do carro e que vai proporcionar a comodidade de pegar e deixar você no hotel, pousada, hostel que tiver hospedado.

Se quiser deixar programado e encontrará o transfer ideal para você, basta consultar o GetYourGuide*, parceiro do site.

*a empresa é parceira do blog. Ao reservar por este link você não pagará nada a mais e ajudará a manter esse blog funcionando.

Ônibus

Opção mais econômica de todas as listadas. Ou seja, se você está viajando barato, com um orçamento limitado, provavelmente é a melhor opção para você!

Expresso Linha Verde

Existe um ônibus da Linha Verde que sai da Rodoviária de Salvador e passa pelo Aeroporto, você deverá pegar ele no terminal de ônibus localizado atrás do estacionamento e que te deixa em Praia do Forte.

  • Na pandemia a linha foi descontinuada e ainda permanece sem empresa fazendo o transporte

Está viajando pelo Nordeste? Conheça também As 8 melhores Praias de Salvador

Expresso Linha Branca (vans)

A  Cooperativa Expresso Linha Branca atualmente permanece fazendo o trajeto entre Salvador e Praia do Forte de forma econômica. Como o trajeto é feito parando em diversos locais você deve separar mais ou menos 1:30 de translado até a Praia do Forte.

Local de saída: centro Centro Empresarial Iguatemi, no ponto da estação do metrô.

Quer conhecer outra praia paradisíaca no Nordeste? Confira os Posts Ilha de Boipeba e Como chegar na Ilha de Boipeba

Onde se hospedar em Praia do Forte

Apesar de pequena, a Vila oferece muitas opções de hospedagem, desde as mais luxuosas como o Tivoli Ecoresort Praia do Forte (meia pensão), o Iberostar Bahia All Inclusive e o Iberostar Selection Praia do Forte (tudo incluído) até hostels mais baratos, mas nem por isso ruins, como o Praia do Forte Hostel.

Há também uma infinidade de pousadas charmosas como a Pousada Refúgio da Vila, a Pousada Farol das Tartarugas, Hotel Via dos Corais.

Outra ótima opção seria alugar um apartamento, principalmente se você estiver viajando com sua família.

Em termos de localização, se você não optar por se hospedar nos balneários, opte por uma acomodação mais próxima ao centrinho. Use a igrejinha de São Francisco ou o projeto Tamar como referência.

Caso você queira verificar outras opções de hospedagem, poderá fazer através do site Booking.com*

*a empresa é parceira do blog. Ao reservar por este link você não pagará nada a mais e ajudará a manter esse blog funcionando.

Vai fazer um tour pelo Nordeste e tem vontade de (re) visitar a capital sergipana, leia também os posts Aracaju: a capital de Sergipe e O que fazer em Aracaju.

Praia do Forte O que fazer

Praia do Forte: O que fazer

Se você vai para Praia do Forte e quer saber o que fazer, saiba que opções não vão faltar. 

De dia ou de noite, passear pela Vila é sempre um prazer, uma mistura de praia com uma pequena cidade do interior e um pouco de ar moderno. 

A antiga vila de pescadores se transformou e hoje abriga diversos restaurantes com um ar rústico, com uma iluminação especial, além de oferecer inúmeras opções de comprinhas. Sentar e ver a vida passar no café Tango é um dos meus programas favoritos. 

Está pensando em dar uma passeio pelo Litoral Baiano? Que tal conhecer a cidade do descobrimento?! Leia também o post do blog sobre Porto Seguro?!

Praia do Forte O que fazer: visite o Castelo Garcia D`Àvila 

atrações em praia do forte
Castelo Gárcia D`Àvila, Praia do Forte, Bahia, Brasil.Foto por Cleferson Comarela

O Castelo Garcia D’Ávila foi a segunda residência fortificada no Brasil, sendo erguida em 1551, no alto da Colina de Tatuapara. 

Tombado pelo Iphan desde 1937, hoje o Castelo abriga um Museu com curadoria de Rose Lima e Fritz Zehnle Jr.. 

O visitante poderá vivenciar uma experiência de encantamento e imersão histórica com alta tecnologia digital e apreciar a maquete do Castelo recentemente restaurada.

Vai fazer um bate e volta de Salvador? Leia também o post 10 atrações turísticas gratuitas em Salvador.

Praia do Forte O que fazer: visite o projeto TAMAR

o que fazer na praia do forte
Projeto TAMAR, Praia do Forte, Bahia.

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas, mais conhecido como projeto TAMAR, é uma fundação que promove a recuperação das tartarugas por meio de ações sociais. 

Presente na Vila da Praia do Forte desde 1982, o local foi escolhido por ser um ponto de desova de tartarugas.

Além disso, o projeto Tamar na Praia do Forte é um dos passeios imperdíveis na sua visita ao lugar. O espaço oferece uma experiência super bacana, tanto para adultos quanto para crianças. 

O centro de visitantes possui uma área de 10.000 metros quadrados e é um dos mais visitados do Brasil. 

As principais atrações são piscinas e aquários com tartarugas, tubarões e raias. Mas há exposições fixas, restaurantes e espaços multimídia do litoral norte da Bahia, onde ocorre a maior parte das desovas, principalmente das tartarugas-cabeçudas e as tartarugas marinhas.

O espaço possui, ainda, uma filial do famoso restaurante do Souza (o melhor bolinho de peixe da Bahia), no qual é possível apreciar um lindo pôr do sol ao som de uma música ao vivo.

Praia do Forte O que fazer: Visite a Reserva Sapiranga

Praia do forte o que fazer
Reserva Sapiranga, Praia do Forte, Bahia

Engana-se quem acredita que todas as respostas para a pergunta ˜Praia do Forte: o que fazer?˜ giram em torno do mar.

Uma de suas maiores atrações é a Reserva de Sapiranga, uma gigantesca área de Mata Atlântica preservada. 

Os turistas costumam alugar uma bicicleta ou quadriciclo para explorar a área. Existem também visitas guiadas. 

Sendo assim, a Reserva Sapiranga é um pedaço mais que especial da Praia do Forte e que merece ser incluída no seu roteiro.

Praia do Forte O que fazer: Igrejinha de São Francisco

casamentos na praia

A Igrejinha de São Francisco de Assis fica localizada na praça central da Vila, próxima ao Porto e ao Projeto Tamar. 

Foi construída por volta de 1900 e a sua simplicidade encanta todos os visitantes que chegam em Praia do Forte. 

Eu tenho uma ligação muito especial com essa Igreja, meus avós comemoraram bodas nela, tão somente com filhos e netos presentes, celebrando um amor que transpassou os 60 anos de casamento aqui na terra. Além disso, tive o prazer de apadrinhar um casal de amigos de infância nessa mesma igrejinha.

Quer descobrir mais destinos românticos no Brasil e no mundo? Conheça 15 lugares românticos para realizar uma viagem em casal

Principais praias da Praia do Forte: o que fazer 

Além das atrações incríveis presentes no vilarejo, ao passar ou se hospedar em hotéis na Praia do Forte – Bahia, você vai poder conhecer as mais belas praias do litoral norte, como:

1. Praia do Lord 

Considerada uma das melhores praias para a observação da vida marinha, a Praia do Lord está localizada a 1 km da Praia do Forte e encanta os visitantes por possuir um mar calmo e cristalino.

Além disso, o local é uma ótima opção para quem ama apreciar a paisagem e tomar um bom banho de sol.

Você deverá observar a tábua das marés, uma vez que as piscinas se formam apenas durante a maré baixa. 

2. Praia do Porto de baixo ou Praia do Tívoli

Essa praia é mais conhecida como Praia do Tívoli e fica localizada bem em frente ao hotel. De fácil acesso, aproximadamente uns 10 minutos caminhando pela areia, partindo da Igrejinha, você chega nela. 

De mar calmo, sem ondas, a praia não conta com corais. 

3. Praia do Porto de Cima ou Praia Central 

praia central praia do forte

Esta praia fica em frente à igrejinha de São Francisco, perto também do Projeto Tamar. 

Sendo assim, como o nome já diz, ela está localizada em um pequeno porto de pescadores, com barcos ancorados. 

Apesar do mar calmo, protegido pelos corais, não é uma praia perfeita para banho, exatamente pelo mesmo motivo: corais na parte rasa e barcos amarrados. 

Não tem bares na areia com grande infraestrutura, mas é possível armar seu guarda-sol e comprar bebidas e comidas de vendedores ambulantes que estacionam suas bancas por lá durante o dia. 

Assim, não espere uma praia paradisíaca ou tranquila, mas sim um banho de bar rápido para recarregar as energias pertinho da pousada e dos restaurantes. 

4. Praia Papa Gente 

piscinas naturais no nordeste
Peixinhos nos corais da Praia Papa Gente

Inicialmente, apesar do nome sugestivo, a praia não tem absolutamente nada de perigosa! 

A praia de Papa Gente é uma praia de águas geralmente calmas, também com corais e piscinas naturais, boa para observação de peixes e vida marinha em geral. 

Se quiser mergulhar, é melhor levar seus óculos e snorkel, pois nem sempre tem equipamento para alugar. Contudo, cuidado ao andar nas pedras. É sempre recomendado caminhar sempre de sandálias ou sapatilhas de borracha.

Você deverá observar a tábua das marés, uma vez que as piscinas se formam apenas durante a maré baixa. 

Praia do Forte o que fazer: desfrute das piscinas naturais

praias da Bahia
Piscinas Naturais Praia do Forte, Bahia, Brasil

Na maré baixa, formam-se piscinas naturais bem próximas à areia onde é possível curtir o mar calmo e avistar peixes, corais e a fauna marítima a olho nu ou com snorkel. 

As praias em que acontece esse fenômeno são: Praia da Pedra do Chapéu com piscinas menores ideais para famílias com crianças pequenas, Praia do Lord que forma uma piscina maior e é a mais conhecida da Praia do Forte e a Papa-Gente, a piscina ideal para quem quer fazer snorkel. 

Além disso, há estrutura de barracas na Pedra do Chapéu e no Lord com aluguel de cadeiras, guarda-sol e snorkel, serviço de bebidas e petiscos.

Gosta de praias com piscinas naturais? Leia também O que fazer em Maragogi

Por isso, gostaram das dicas de Praia do Forte o que fazer que eu selecionei com carinho para você programar a sua próxima viagem? Deixem aqui seu comentário dizendo se já fez alguma viagem a dois romântica para uma das cidades citadas.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Luana Lôpo

Por Luana Lôpo

Booking.com
1

Pode ser do seu interesse

Quanto custa viajar para o Egito

Quanto custa viajar para o Egito

Parque Nacional Peneda Geres: um tesouro escondido no Norte de Portugal

Parque Nacional Peneda Geres: um tesouro escondido no Norte de Portugal

5 praias de São Paulo para conhecer durante uma semana 

5 praias de São Paulo para conhecer durante uma semana 

Como fazer um intercâmbio?

Como fazer um intercâmbio?

Melhores Hotéis em Goiânia

Melhores Hotéis em Goiânia

Quais são as comidas típicas de portugal

Quais são as comidas típicas de portugal