melhores destinos no sul do país

Viagem de carro: os melhores destinos da região Sul

A região Sul do Brasil conta com diferentes tipos de atrações para os mais variados públicos. Com paisagens incríveis que variam entre serras, cachoeiras, rios, cânions e praias, ela é privilegiada com suas belezas naturais exuberantes, cultura e destinos incríveis. Sendo assim, sabemos que pode ser difícil escolher um único lugar para conhecer e justamente por isso, preparamos o post de hoje com algumas dicas de roteiros para conhecer de carro pelos melhores destinos da região Sul. Afinal, dessa forma é possível conhecer mais de um lugar em uma única viagem. Vamos lá?

Viajar é o sonho de todo mundo, mas viajar e se endividar por isso pode virar um pesadelo. Quer evitar esses tipos de perrengue? Leia o post Planejamento Financeiro para viagens.

1. De Balneário Camboriú a Floripa, Santa Catarina

Em uma semana é possível fazer um roteiro bastante interessante no litoral catarinense, passando por Blumenau, Penha, Floripa e Balneário Camboriú. Essa última cidade é um dos lugares mais procurados do Brasil e bastante agitado. Escolhendo passar duas noites em cada lugar é possível aproveitar bastante toda a viagem. Inclusive, uma boa dica é procurar uma imobiliária em Balneário Camboriú e optar pelo aluguel de temporada de imóveis, como casas e apartamentos. Dessa forma, você garante maior liberdade e comodidade.

O litoral catarinense é incrível e você com certeza vai aproveitar suas belezas e praticamente infinitas opções de lazer. Não se esqueça que você pode começar a viagem tanto por Floripa quanto por BC.

Vai fazer uma viagem solo pelo Brasil e ainda não definiu o destino?! Recomendo a leitura do post Top 10 lugares para viajar sozinha no Brasil.

2. Caminhos de Pedra, Rio Grande do Sul

Esse é um destino bastante famoso e um dos mais bonitos do Brasil. O percurso possui aproximadamente 12 km na cidade de Bento Gonçalves e passa por construções históricas, restaurantes e diversas atrações que mostram uma parte da história dos imigrantes italianos que chegaram por volta de 1875 na Serra Gaúcha. Ainda que seja feito na maior parte em área rural, a rua principal do roteiro é asfaltada, sendo que as que não são, mesmo assim são de boa qualidade. Durante o trajeto, não deixe de conhecer o Parque da Ovelha, onde é possível conhecer o tratamento dos animais e até mesmo amamentar os filhotes. Além disso, você também pode comprar produtos locais e derivados do leite das ovelhas. 

3. Estrada Graciosa, Paraná

Com curvas sinuosas, esse trajeto oferece paisagens incríveis para os viajantes, como os canteiros de hortênsias, diversas cachoeiras e mirantes distribuídos ao longo de toda sua extensão de 40 km. Ela foi construída entre 1854 e 1873 e já foi considerada uma das mais importantes rodovias do país, ligando Curitiba a cidades como Antonina e Morretes. A boa notícia é que o percurso proíbe a circulação de caminhões e ônibus, sendo um trajeto voltado somente para carros, permitindo que os turistas apreciem cada trecho da região. Mas, não deixe de parar em algum mirante, cachoeiras ou restaurantes espalhados. 

Vai fazer uma viagem solo pelo Brasil e ainda não definiu o destino?! Recomendo a leitura do post Top 10 lugares para viajar sozinha no Brasil.

4. Rota dos Cânions, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Uma rota um pouco mais longa, com 140 km de extensão, esse percurso passa por estradas de terra entre as cidades de Bom Jardim da Serra em SC e Cambará do Sul, em RS. Com paisagens de tirar o fôlego, ela consegue conquistar tanto aqueles mais aventureiros quanto os que preferem fazer o passeio de carro. É importante deixar claro que mesmo que as estradas sejam de terra, a maior parte é bem conservada. Ao longo do trajeto existem várias opções de hotéis fazenda e pousadas, permitindo que você pare para descansar e saborear a incrível gastronomia típica da região. Não deixe de conhecer os parques Aparados da Serra e Serra Geral, onde estão os cânions Itaimbezinho e Fortaleza. 

5. Vale dos Vinhedos, Rio Grande do Sul

Essa é uma área com mais de 80 quilômetros quadrados localizada na Serra Gaúcha, responsável por abrigar as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo Sul. Com belezas naturais incríveis, lugares históricos típicos da colonização italiana, gastronomia de alta qualidade e população acolhedora, o roteiro ainda é ideal para se fazer de carro. As atrações mais famosas, obviamente, são as vinícolas nas quais você pode visitar e acompanhar o processo de produção dos vinhos, assim como fazer uma boa degustação. Não deixe ainda de conhecer as cantinas tradicionais que oferecem o melhor da cozinha italiana. 

6. Rota do Café, Paraná

São mais de 30 atrações nas 9 cidades paranaenses que juntas criam a Rota do Café, com grandes fazendas, propriedades de pequenos agricultores, museus, cafeterias e lojas de artesanato. Aqui, além de conhecer os processos de produção da matéria prima da bebida mais consumida no Brasil, você também pode participar da colheita, assim como degustar os diferentes tipos de cafés produzidos por ali. Não deixe de visitar o Museu do Café, a Fazenda Monte Belo e a Casa Muller, além de saborear os almoços típicos do interior. 

Locação de Carro

Caso esteja indo em família ou com amigos , talvez alugar um carro seja a melhor opção para sua locomoção. Uma empresa que eu sempre uso é a Localiza e sempre é possível encontrar mais de um Cupom Localiza de descontos para baratear ainda mais

Então, agora que você conhece alguns dos roteiros mais interessantes para fazer de carro na região Sul, já pode escolher qual fazer primeiro. O ideal é realizar algumas pesquisas para garantir que o destino se encaixa em seu perfil de viajante e assim ter a melhor experiência de viagem. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com