Planejamento financeiro para viagens

Planejamento financeiro para viagens

Conhecer lugares novos, experimentar comidas diferentes e ter experiências únicas é o sonho de muita gente. Viajar não é algo difícil de conseguir atingir, mas como qualquer realização de vida requer economizar dinheiro. Assim, quando falamos em finanças para viagens, você sabe como se planejar? Você sabe fazer um bom planejamento financeiro para viagens?

Antes de mais nada, é importante lembrar que para conseguir orçamento para realizar a viagem dos seus sonhos, ter dinheiro disponível para viajar, é preciso bastante organização e planejamento.

Afinal, quem não quer tornar esse “esboço”, realidade? Saber o quanto de dinheiro economizar, o valor necessário para gastar no local e, o mais importante, não retornar de férias cheio de dívidas são questões bem recorrentes sobre o assunto. 

Se você está determinado em saber mais como fazer um planejamento financeiro eficaz para viagens, confira abaixo algumas dicas para não acabar com o seu orçamento!

Você está começando o planejamento e o roteiro de uma viagem? Não deixe de ler o post Como fazer o planejamento de uma viagem online.


Por que montar um planejamento financeiro para suas viage
ns

Qualquer processo que envolva dinheiro gasto têm também sangue e suor envolvidos. Pode soar um pouco forte essa expressão, mas a verdade é que precisamos trabalhar e fazer algumas escolhas para podermos economizar dinheiro.

Com certeza serão meses poupando ao máximo, às vezes renunciando a momentos importantes que tenham gastos e você deverá renunciar em nome do sonho de uma viagem. 

Então, para que não haja arrependimentos, que você tenha segurança e, o mais importante, para que não passe por possíveis apuros, fazer um planejamento financeiro para suas viagens é essencial para que você possa viajar tranqüilo e feliz. 


5 dicas essenciais na hora de planejar as finanças para viagens

Para ficar mais fácil o seu planejamento financeiro para viagens, daremos cinco dicas importantes para que você tenha sucesso na pré-organização da sua viagem:

  1. Faça o planejamento o quanto antes;
  2. Aproveite a tecnologia atual para esse processo, hoje todos nós somos um pouco nerds e temos acesso às redes.
  3. Possuem milhas no cartão? Use-as!
  4. Estabeleça um orçamento de quanto gastar na viagem;
  5. Anote todos os gastos.


Planeje com antecedência

Quanto mais cedo você fizer o planejamento financeiro da sua viagem, mais provável ter sucesso com suas finanças pessoais. Por isso, comece anotando toda a renda mensal da sua casa, além dos seus gastos mais habituais. Mesmo que sejam valores mais baixos, anote estes já que podem fazer a diferença no final do mês.

Um bom planejamento financeiro está na reunião de dados, por isso, jamais subestime aquele cafezinho que você sai para tomar de vez em quando. Todas essas informações podem te ajudar a ter conhecimento do que pode ser cortado e poupado no final do mês.

Mas caso você tenha que fazer uma viagem de urgência e não tiver tempo para se planejar ou guardar o valor, avalie suas opções. 

Parcelar um grande valor no cartão pode acabar virando uma bola de neve, por isso, avalie também a possibilidade de um empréstimo com juros mais baixos, como o caso do com garantia de veículo ou imóvel. 

Mas coloque na ponta do lápis para saber se realmente é a melhor alternativa. Além disso, use a tecnologia a seu favor, comparando valores de diferentes empresas através de um simulador.

Está fazendo um planejamento para uma viagem internacional a dois? Leia também Viagens de casal baratas 


Use a tecnologia como aliada

A tecnologia pode ser extremamente útil no planejamento de sua viagem. Você pode fazer simulações de preços de passagens, pesquisar mais sobre hotéis e outros tipos de hospedagem, além de conhecer os pontos mais interessantes para conhecer do local. 

Tanto sites como aplicativos podem ser muitos válidos para ajudar na sua pesquisa. Existem muitos blogs e perfis no Instagram com pessoas que costumam viajar e informar os custos com alimentação, por exemplo. 

Outra opção certeira de ajuda é fazer download de apps de controle financeiro para cadastrar suas despesas e receitas. 

E considerando todas essas informações, montar um roteiro com uma previsão de possíveis gastos, ou seja, um orçamento mais próximo da realidade.


Aproveite as milhas do cartão de crédito

Se você tem cartão de crédito e utiliza muito no seu dia a dia, vale a pena optar por fazer parte dos programas de fidelidade. Através destes, é possível trocar pontos acumulados por milhas aéreas.

Imagine poder eliminar esse custo, afinal a passagem aérea representa uma boa porcentagem do valor total da sua viagem. E, caso você tenha dúvidas de como fazer essa troca, levante todos os seus pontos diretamente com a empresa operadora do cartão, até porque eles costumam ter um prazo de validade. E não se esqueça de pesquisar outros possíveis benefícios que você pode receber por cada um deles.

Vai viajar e quer economizar na sua viagem? Que tal aprender como ganhar milhas aéreas?


Estabeleça um orçamento de gastos durante a viagem

É importante também fazer uma análise detalhada dos possíveis gastos envolvidos na viagem. A melhor opção é iniciar pelos custos mais básicos como passagem, hospedagem e alimentação. Depois de compreender os gastos com esses itens, você terá uma boa noção do montante que gastará. 

Outro ponto é pensar sobre o perfil de viagem a ser feito: luxuosa ou mais simples? A partir desse momento você consegue estabelecer um orçamento final para gastar. Não se esqueça de fazer algo que seja realista para o seu padrão de vida, afinal não adianta ostentar e voltar cheio de pepinos para casa. 

Anote todos os gastos

Por fim, mas não menos importante, é importante montar uma planilha com todos os gastos da viagem. Tendo esses valores anotados, a probabilidade de comprar por impulso algo desnecessário, diminui.  Além disso, você conseguirá ter um controle eficaz de tudo aquilo que gastou — e não terá grandes surpresas ao regressar da viagem.

Aproveite sua viagem

A questão mais importante de viajar é aproveitar cada momento, ter lembranças e histórias para dividir, dar risada e aquecer seu coração com momentos únicos. Então, por todos esses motivos que dinheiro nenhum do mundo é capaz de comprar, é importante que você faça um planejamento cuidadoso, antecipado e sem surpresas desagradáveis.


Mais fácil do que você imagina

Muitas pessoas consideram o ato de viajar como algo fora do alcance e impossível de realizar, a não ser que você tenha muito dinheiro. É claro, que não há outra forma de viajar de avião, por exemplo, sem comprar uma passagem aérea ou com milhas disponíveis em cartão de crédito. Porém, com planejamento financeiro e organização é possível atingir esse sonho.

Você concorda com a afirmação acima? Deixe nos comentários abaixo, caso você tenha mais alguma dica para compartilhar conosco! 

Se você está planejando uma viagem e quer um Roteiro de Viagem Personalizado, contrate uma personal Travel Desgin. Quer saber mais?! Leia o post Roteiros Personalizados!

Por fim, você ainda ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo ou aproveite e compartilhe a sua experiência. Vou adorar saber mais.

Enfim, se quiser conferir outras dicas sobre planejamento de viagens, ou quer saber mais sobre outros destinos nacionais e internacionais, deixe o seu comentário aqui embaixo. Quem sabe este pode ser o próximo post, não é?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Olá! Eu sou a Luana Lopo, sou uma baiana completamente apaixonada por viagens.

    Compartilho nas minhas redes sociais (@viagemecura) e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

    Leia mais

  • Reserve pelo TripAdvisor

  • Baixe o ebook gratuito Viajando Sozinha

    capa de um ebook sobre viajar sozinha, foto de uma mulher de costas em uma cachoeira em tons terrosos e título do livro em cores também terrosas
  • Booking.com